viva o mundo

Confira as principais informações para deixar a sua viagem para Nova York ainda mais incrível. A cidade mais populosa dos Estados Unidos guarda surpresas a cada esquina.

Passei três meses morando em Nova York, onde juntei todas as dicas que você vai encontrar aqui. É um dos destinos que você deve ir pelo menos uma vez na vida. A Big Apple encanta e fascina pelo ritmo frenético, pela diversidade cultural e pelas surpresas guardadas em cada esquina.

Você nunca sabe o que pode acontecer por lá e novas descobertas acontecem todos os dias. Como diz Norah Jones,”New York City, such a beautiful disease.”

Nova York | Viva o Mundo
A Vista do Top of The Rock, no fim de tarde. Vale a pena subir no mirante ao entarceder

Neste post:

Informações básicas sobre Nova York

Onde fica

Nova Iorque é a maior cidade dos Estados Unidos e fica localizada no extremo sul do estado de Nova Iorque, entre Washington D.C e Boston.

História

A região onde se encontra a cidade de Nova Iorque era habitada por povos nativos-americanos até a chegada de um explorador a serviço da coroa francesa em 1524, mas uma colônia europeia só começou em 1614, com a fundação de um comércio de pele de holandeses que, futuramente, batizaram o local de Nova Amsterdã.

Ao final da guerra entre Inglaterra e Holanda, a cidade foi então entregue aos ingleses e batizada de Nova York pelo Duque de York e Albany, em 1664.

Em 1785, logo após a Revolução Americana, Nova York se tornou a capital do país após a montagem do Congresso da Confederação.

Em 1857, foi criado o Central Park, o primeiro parque com jardins em uma cidade dos Estados Unidos.

Durante os séculos XX e XXI, houveram diversos momentos importantes na história da cidade, como a criação do metrô em 1904 que ajudou a ligar toda a cidade.

No ano de 1930, a região metropolitana de Nova York ultrapassou a marca de 10 milhões de habitantes e se tornou a primeira megacidade da história da humanidade.

Em 11 de Setembro de 2001, um dos maiores atentados da história fez de Nova York seu palco, quando dois aviões sequestrados por terroristas se chocaram contra as duas torres que compunham o complexo World Trade Center, na região de Manhattan, matando cerca de três mil pessoas.

Mas em 2014 foi inaugurado no novo One World Trade Center no lugar das antigas Torres Gêmeas.

Informações demográficas

Nova York é a terceira cidade mais populosa das Américas, perdendo apenas para São Paulo e a Cidade do México.

Sua população é de 8,399 milhões de habitantes segundo dados de 2018.

Norte-americanos são muito amigáveis e atenciosos. Brasileiros por lá estão em alta, já que gastamos muito de nossas economias nas compras – a maioria dos produtos lá custam 1/3 do que são vendidos no Brasil.

Fuso Horário: (-2hrs horário de Brasília).

Idioma

O idioma oficial de Nova York é o inglês, língua oficial dos Estados Unidos, mas a cidade tem a maior diversidade linguística do mundo, com 800 outros idiomas falados em seu território.

Religião

O cristianismo, o judaímos e o islã são as três maiores religiões seguidas na cidade de Nova York, mas há também praticantes do hinduísmo, budismo e uma grande variedade de outras religiões, assim como ateístas e agnósticos.

Melhor época para visitar

Cada estação do ano em Nova York tem um charme especial, prova disso é o Central Park que muda de cara em cada época.

O clima por lá chega aos extremos. No inverno (Dez-Mar) as temperaturas podem ultrapassar os -15º, já no verão (Jun-Set) o clima chega aos 40º.

Como chegar e se locomover por Nova York

Como chegar

Existem voos diários de todas as companhias brasileiras e norte-americanas para NY. O tempo de viagem é de aproximadamente 10 horas, saindo de São Paulo – (GRU) e chegando no JFK.

Passagens aéreas para Nova York

Confira aqui os melhores preços e datas para a sua viagem para Nova York.

Como chegar do aeroporto ao hotel

Uber saindo do JFK, que fica há aproximadamente 40 minutos de Manhattan, custa em torno de U$ 70.

Para quem quiser economizar nesse percurso, uma ótima opção é pegar um Shuttle, que custa cerca de U$ 20 por trecho. Esta é uma van compartilhada que leva quem chega ao aeroporto para a porta de cada hotel.

Sempre vale a pena a economia, já que em Manhattan os hóteis são pertos uns dos outros, mas lembre-se de reservar antes de viajar.

Aos casais ou grupos que chegam pelo Aeroporto La Guardia vale a pena pegar um uber que sai por volta dos U$ 40 até Manhattan. 

Como se locomover em Nova York

Metrô

O transporte público em Nova York é o principal modo de locomoção, especialmente o metrô.

São mais de 500 estações espalhadas pela cidade e, para facilitar ainda mais, você pode comprar o cartão de metrô da cidade e carregar com a quantia que for utilizar ou selecionar, por exemplo, para usar ilimitadamente por sete dias.

Uber

É claro que os aplicativos de carros estão presentes em Nova York, mas além do Uber, é comum também o uso do Lyft e do Juno.

Os três são bem competitivos entre si e funcionam praticamente do mesmo jeito, portanto é sempre bom dar uma olhada em qual dos aplicativos a tarifa está saindo mais em conta e chamar um carro.

Como preparar uma viagem para Nova York

Moeda

A moeda de Nova York e de todo Estados Unidos é o dólar, representado por “US$” ou apenas “U$”.

Bagagem

Existem diversas atrações em Nova York, coisas para se fazer tanto a pé quanto utilizando algum transporte público, portanto, leve sapatos confortáveis que permitam que você percorra grandes distâncias ou fique muito tempo em pé.

Para o período noturno, se for à alguma balada ou bar e quiser investir num sapato mais elegante ou com salto, está mais do que permitido.

Na questão das roupas, vale se atentar ao período que está indo. No verão, opte por roupas frescas e bastante protetor solar e óculos de sol. No inverno, leve suas roupas mais quentes, luvas, botas e cachecóis.

Dicas essenciais

Os nova-iorquinos podem parecer um pouco sem educação no primeiro contato, mas a vida agitada que levam não deixa espaço e tempo para muita conversa, portanto, não se assuste com isso.

Em Nova York, assim como no resto dos Estados Unidos, é não só de bom grado quanto importante o pagamento de gorjetas em restaurantes. Os garçons tem um salário fixo baixo e compõe a maior parte de seu rendimento mensal através das gorjetas.

Os preços das etiquetas não são os preços finais dos produtos. Na hora de chegar no caixa, é acrescido uma taxa de 8,875% no valor referente ao importo sobre o produto.

Para entrar em qualquer cidade dos Estados Unidos, é necessário ter visto emitido pelo governo estadunidense, feito em duas etapas: primeiro é feito uma coleta de dados, como nome completo, escolaridade, endereço, recolhimento de impressões digitais e foto. Depois vem a parte da entrevista realizada por um funcionário do governo americano.

Dependendo de onde for dado entrada no processo de visto, as duas etapas levam de 1 a 2 dias e após aprovação do visto, o consulado retém o passaporte e o devolve, com o visto impresso, em média até 10 dias úteis.

Onde ficar em Nova York

Manhattan

Nada melhor do que começar pelo distrito mais famoso de Nova York, Manhattan. Porém poucas pessoas sabem que Manhattan é uma ilha que fica entre os rios Hudson, East e Harlem.

O sucesso da ilha é devido os diversos acontecimentos e atrações que possui. Por lá, estão concentradas 90% das atrações turísticas de Nova York.  Porém, Manhattan contém o metro quadrado mais caro do mundo. Apesar de super concorrida, é uma das melhores regiões para ficar e dá para encontrar boas opções de hospedagem por preços acessíveis sim.

The Surrey

É uma das opções mais queridas para quem quer conforto e vista sensacional para apreciar. O hotel cinco estrelas possui um jardim sazonal na cobertura de onde é possível visualizar o Central Park, que está apenas a 136 metros de distância.

Garanta sua reserva no The Surrey.

Nova York: onde ficar

Hotel Lucerne

Com decoração clássica, oferece um bom custo-benefício para quem prefere uma hospedagem confortável com um preço mais acessível. A decoração é clássica e aconchegante.

A propriedade dispõe de quartos espaçosos, restaurante e academia. A  estação de metrô da 79th street está a 150 metros do Lucerne.

Garanta sua reserva no Hotel Lucerne

Nova York: Onde ficar

HI NY Hostel

Para quem procura por uma boa localização, o HI NY Hostel está localizado em um dos bairros nobres de Manhattan, o Upper West Side, o bairro queridinho das celebridades e é ideal para quem quer proximidade com diversos pontos turísticos, museus e parques.

Garanta a sua reserva no HI NY Hostel

Nova York: onde ficar

Brooklyn

O Brooklyn é o bairro que fica ao ladinho de Manhattan. Ele está se tornando super hype e descolado, queridinho por muuuitos visitantes que buscam um lado B de Nova York. Além disso, no Brooklyn, além dos bons preços você tem uma vista panorâmica incrível de Manhattan.  

O Brooklyn possui diversas opções de hospedagens que vão do luxo ao econômico. Separamos alguma dicas de hotéis para você.

1 Hotel Brooklyn Bridge

Se tem um hotel que é meu maior sonho de hospedagem, é esse aqui. Inclusive, fiz até um trabalho de pós-graduação sobre ele. Referência em sustentabilidade no mundo hoteleiro, o 1 Hotel é a melhor hospedagem do Brooklyn. 

Garanta sua reserva no 1 Hotel Brooklyn Bride

1 Hotel Brooklyn Bridge

The Box House Hotel

Já pensou ficar hospedado em uma antiga fábrica? O The Box House é um hotel que fica no lugar de uma das antigas fábricas do Brooklyn. Os lofts e suites são decorados com obras de arte originais e são bem confortáveis.

Garanta sua reserva no The Box House Hotel

The Box House Hotel

NY Moore Hostel

Para os amantes do grafite o NY Moore Hostel é um prato cheio. Com móveis rústicos, os grafites das paredes dos quartos compartilhados e das áreas comuns do Hostel dão um vida e cor com um ar moderno para os ambientes.

Nas opções de acomodação, há opções de quartos apenas para mulheres ou mistos, e também quartos para famílias e não fumantes.

O NY Moore Hostel é uma ótima opção pra quem quer gastar pouco mas ao mesmo tempo estar em uma boa localização.

Garanta a sua reserva no NY Moore Hostel

NY Moore Hostel

O que fazer em Nova York 

A grande vantagem de Manhattan é que tudo pode ser feito a pé ou de metrô. As distâncias são curtas e a locomoção é muito fácil. Divida seu dia em manhã, tarde e noite e coloque um destino em cada período, além de fazer cada dia ser em uma região da cidade. Essa é a melhor forma e aproveitar o dia inteiro e conhecer muita coisa por lá.

Principais pontos turísticos

Central Park

O parque que fica no coração de Manhattan, é sempre lindo, tem muitas atrações dentro dele e vale a visita.

Você pode conhecê-lo a pé ou de bicicleta. Se você for a pé, separe as partes que gostaria de conhecer e prepare-se para uma bela caminhada! Se tiver pouco tempo, vale a pena alugar uma bicicleta ou fazer um passeio guiado de bike para conhecer ao máximo.

Central Park em Nova York

Museus

Reserve alguns dias para conhecer alguns dos melhores e mais renomados museus do mundo.

Já que você vai estar passeando pelo Central Park, vale dar um pulinho nos museus em Nova York que cercam o parque. Escolha o seu predileto para visitar, entre: Museu de História Natural, Guggenheim e o MET. 

Museu em Nova York
American Museum of Natural History em Nova York

Quinta Avenida

Uma das mais famosas avenidas do mundo, é uma das paralelas ao Central Park e também pode ser feita toda a pé.

A Avenida é repleta de lojas com grifes super reconhecidas. Porém, não é aqui que você vai encontrar os melhores preços. Espere um pouquinho :).

Times Square

A Times Square é um dos pontos mais icônicos de Nova York. Confluência de duas grandes avenidas de Manthattan, a praça é um dos ícones da cidade

Times Square

Grand Central Terminal

Comece o seu dia conhecendo a estação mais icônica da Big Apple. Aqui, diversas cenas de filmes e séries foram rodadas. Quem não reconhece o Grand Central Terminal?

Veja mais sobre o que fazer em Nova York.

Vida noturna

Ir para a balada em Nova York é uma experiência única. A vida noturna da cidade é repleta de bares, casas de shows, restaurantes e até mesmos passeios que ganham outro ar quando o sol se esconde no horizonte.

Baladas

A melhor dica que posso dar é sempre ver a programação das baladas listadas abaixo antes de embarcar para a Big Apple, já que DJs renomados e artistas famosos sempre tocam por lá.

É importante também se ater ao dress code (código de vestimenta), pois muitas baladas levam isso realmente a sério e podem também barrar a sua entrada caso suas roupas não combinem com o estilo do lugar.

O que fazer à noite em Nova York
(Foto: Sky Room NYC)

Bares

Caso queiram algo mais tranquilo, existem bares e pubs muito divertidos em cada esquina da cidade.  

Nesses programas pode ter certeza que você não vai correr risco de ser barrado na fila e vai se divertir muito. Alguns tem Beer Pong e outros listados aqui guardam grandes surpresas.

(Foto: The Stumble Inn)

Broadway

Qualquer espetáculo que esteja em cartaz é de deixar qualquer um de queixo caído. Aqui estão alguns dos musicais da Broadway imperdíveis para quem for passar pela Big Apple.

Fizemos um post para você com alguns dos melhores musicais da Broadway. São espetáculos que você não pode perder quando estiver por Nova York .

Passeios

Se você já curtiu os bares e baladas, já assistiu aos espetáculos que mais queria e ainda assim não quer voltar para o hotel mais cedo e descansar, não se preocupe.

O nome “a cidade que nunca dorme” não é por nada, então encontrar opções de o que fazer à noite em Nova York não vai ser problema.

O que fazer à noite em Nova York

Veja mais dicas sobre o que fazer à noite em Nova York.

Onde comer

A cidade de Nova York além de muitas coisas para serem feitas, possui uma lista recheada de bares e restaurantes deliciosos.

Carrinhos de comida de Rua

Pode comer o quanto quiser ! A comida nos carrinhos que ficam pelas ruas de Nova York são uma delicia! Não deixe de experimentar os hot dogs, ou os muffins com cafés e até os Kebabs! Há variedade para agradar todo mundo.

A única ressalva é: os hot dogs de lá não são nada parecidos com os que temos aqui no Brasil, por isso não se espante ao dar de cara com aquelas uma salsicha num pão. É assim que eles comem por lá.

Onde comer em Nova York

Shake Shack

O lugar traz a proposta de, em meio à hambúrgueres, batatas fritas e milk-shakes, ingredientes orgânicos e saudáveis. Não deu outra: o restaurante cresceu e caiu no gosto turista e nova iorquino.

Em Nova York, existem alguns espalhados pela cidade. É um ambiente moderno, assim como as batatinhas-fritas que tem uma forma diferente e bem descoladas. O forte do restaurante são os hambúrgueres e batatas. É muito bom!!!!

Nova York: O guia completo

Confira nossas outras dicas sobre onde comer em Nova York.

Lojas para se acabar 

O que não falta nesta cidade incrível são lojas de deixar qualquer um impressionado.

Uma dica que vale a pena ter em mente quando estiver prestes a eliminar todos os gasto do cartão de crédito para poder ter mais limite para compras e o imposto sobre os produtos, que são cobrados na hora do pagamento nos Estados Unidos, é que compras até US$110 não tem imposto.

Apple Store

A loja da 5 ave é um ponto turístico em si, vale conhecer mesmo que não for comprar nada. Ela é toda de vidro, no formato de cubo e tem uma escada em caracol que foi patenteada pelo Steve Jobs.

A visita por lá é imperdível também pela localização, que fica em frente ao The Plaza Hotel – um dos mais famosos dos EUA – e ao Central Park.

Apple Store NYC

Times Square

A Times Square tem diversas lojas, e a vantagem de comprar lá é que todos os estabelecimentos são isentos de impostos, ou seja, as compras saem um pouquinho mais baratas.

Meninas, não deixem de visitar a maior loja do mundo da Forever 21 que fica na Times. Dá pra passar o dia querendo comprar tudo!!!

Times Square em Nova York

Confira mais lojas para fazer compras em Nova York.

Cenários de Filmes para conhecer 

Aos cinéfolos de plantão, vale visitar alguns lugares não tão conhecidos no turismo regular, mas muito conhecidos nos clássicos do cinema. Esses lugares existem e podem ser visitados, nem que seja para tirar uma foto e dizer “eu fui”.

O Poderoso Chefão

É só andar pelas calçadas do bairro de Little Italy, o reduto italiano de Nova York, que a impressão de que um mafioso pode aparecer a qualquer hora vem à tona.

Cenários de filmes em Nova York

King Kong

Poucos sabem que aquela famosa cena em que o gorila gigante salva a  moça em cima de um dos maiores ícones da cidade, o Empire State Building, foi  filmada com um homem vestido de macaco escalando uma torre em miniatura, idêntica à original. Mas mesmo assim o Empire State não deixa de ser um ícone de NY.

Cenários de filmes

Friends

A grande surpresa é saber que toda a série foi gravada dentro de estúdios em Los Angeles, na Califórnia, mas as fachadas e as ambientações tiveram as cenas feitas na Big Apple.

O chamado ‘Friends Building’ fica na esquina das ruas Bedford e Grove, no bairro de Greenwich Village, um dos bairros mais boêmios da cidade. Vale o passeio pela vizinhança depois de encontrar o tão famoso prédio.

Confira mais lugares com cenários de filmes em Nova York.

Perguntas frequentes:

Qual a melhor época para ir à Nova York?

Cada estação do ano em Nova York tem um charme especial, prova disso é o Central Park que muda de cara em cada época. Continue lendo.

É preciso visto para ir para Nova York?

Sim. Para entrar em qualquer cidade dos Estados Unidos, é necessário ter visto emitido pelo governo estadunidense. Continue lendo.

Como se locomover em Nova York?

Através do transporte público ou aplicativos de motoristas, como Uber e Lyft. Continue lendo.

Leia mais sobre Nova York

Virginia Falanghe

Jornalista de viagens e especialista em marketing digital de turismo, Virginia transformou sua paixão por viagens e aventuras em profissão. Já conheceu os cinco continentes com algumas paradas longas na Austrália, EUA, Portugal, Canadá, além de três meses a bordo de um catamarã pelas ilhas do Caribe. Além de escrever sobre destinos de natureza aqui no Viva o Mundo, é colunista de viagens na JovemPan, editora-chefe do site Dicas de Viagem e head da agência digital Pura. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 respostas

  1. Sem dúvidas esse blog já virou um dos meus favoritos!! Eu e meu marido também amamos viajar. Essas dicas incríveis que vocês passam são super valiosas. Blog muito bem feito. Parabéns!

    1. Ramona, obrigada pelas palavras! 🙂 Nós ficamos muito contentes em saber que nossas dicas estão sendo valiosas! Com certeza comentários como o seu servem como combustível para nós continuarmos com este trabalho! Obrigada e seja sempre bem-vinda por aqui!

  2. Nova York foi uma das cidades mais interessantes e especiais que já visitei. Durante o meu intercâmbio nos Estados Unidos fazendo um curso de inglês em Nova York, conheci esta cidade impressionante e os seus pontos turísticos mundialmente conhecidos. O meu intercâmbio em Nova York me traz ótimas lembranças e desejo melhorar a minha fluência com outro curso de inglês nos Estados Unidos. A minha estadia na cidade foi inesquecível e a escola de inglês em Nova York também é muito boa e compartilho aqui a dica de onde estudei, Sprachcaffe: http://www.sprachcaffe.com/portuguese/study_abroad/language_schools/new_york/main.htm