Separamos 13 praias em Fernando de Noronha que devem estar no seu roteiro de viagem. Conheça as dicas, passeios e fique por dentro dessas praias imperdíveis!

viva o mundo

As praias em Fernando de Noronha atraem, cada vez mais, visitantes de todo Brasil. Com suas águas cristalinas, a ilha localizada em Pernambuco, no nordeste brasileiro, é um verdadeiro cartão postal, mas engana-se quem acha que o destino é só para surfar e mergulhar. Há praias de todo tipo: pegar um sol, ver a vida marinha e dar uma boa relaxada!

Quando não se está mergulhando ou pegando uma onda, as opções são ir para uma praia e largar-se por lá. Se estiver no pique, aproveite para fazer uma caminhada pelas praias. Todos os caminhos levam à elas e todas são, sem dúvida, as mais bonitas do Brasil!

Por ser uma ilha, opção de onde curtir o mar é o que não falta em Fernando de Noronha. Por esse motivo, separamos para você as praias que são imprescindíveis de estar no seu roteiro de viagem, e que valem muito a pena conhecer!

Confira o que separamos!

Neste post você vai ler:

13 praias em Fernando de Noronha que são imperdíveis

viva o mundo

Mar de Fora

O Mar de Fora é como é conhecida uma das costas que envolve Fernando de Noronha. É um dos lugares menos visitados da ilha, com excelentes pontos de mergulho para visitar, como a Praia do Atalaia.

Estas são as praias que ficam no mar de Fora de Noronha que valem a visita:

As 13 praias em Noronha que são imperdíveis para a sua viagem
Mar de Fora

Baía Sueste

O Sueste é um dos pontos de mergulho mais interessantes de Noronha. O lugar tem uma ótima infraestrutura: lanchonete para quebrar um galho na fome, aluguel de equipamento e até um lugar gostoso para sentar e apreciar a paisagem.

Para chegar na Baía é bem fácil: você pode ou ir por passeio fechado com agências de turismo, ou pegar um ônibus que te deixa praticamente na porta da praia. Vale muito a pena um banho de mar por lá, uma vez que ver a vida marinha ali é abundante!

Praia do Atalaia

A Praia do Atalaia é um dos pontos turísticos de Noronha mais populares e com certeza um dos mais desejados. Lá, é possível fazer um mergulho único e deslumbrante, onde se vê tubarões, arraias, cardumes e muito mais.

O acesso é feito através da reserva de horário no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), por causa da preservação do lugar. Normalmente, as pessoas optam por com um guia, já que há duas trilhas que podem ser feitas para chegar à praia, mas você pode ir por conta própria também.

Para fazer mergulho na Praia do Atalaia é necessário estar com equipamento (colete é obrigatório), já que deve-se ter muito cuidado para não encostar nos corais. Você pode levar o seu próprio se tiver, mas também pode alugar em uma lojinha que fica na entrada da trilha por um preço super acessível.

Vale lembrar também que a Atalaia está dentro do grupo de praias preservadas pelo Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, portanto é necessário adquirir o ingresso de acesso que custa por volta de R$75,00 e tem validade para dez dias.

Praia do Leão

Principal praia de desova de tartarugas marinhas em Fernando de Noronha, a Praia do Leão é o lugar perfeito para o merecido descanso.

Com águas cristalinas que chegam a formar piscinas naturais, a Praia do Leão é assim chamada pela ilha que está à sua frente, a qual lembra a figura de um leão marinho deitado.

O acesso pode ser feito através de uma trilha partindo da Praia do Sueste ou de carro até o mirante da praia, por onde você desce por uma trilha até as areias vermelhas que contrastam com o mar em tons de azul bem claro.

Durante o período de desova, de Janeiro a Junho, o acesso à praia fica proibido das 18h às 06h.

Praia do Porto

Considerada das praias em Fernando de Noronha com menos atrativos visuais, a Praia do Porto é a queridinha dos locais por sua estrutura com barraquinhas e o mar tranquilo.

A poucos passos da areia, há uma embarcação naufragada que é o lar de várias espécies marinhas que você consegue ver fazendo snorkel ou mergulho com cilindro.

viva o mundo

Mar de Dentro

Diferente do Mar de Fora, o Mar de Dentro é a costa de Noronha voltada para o Brasil. Suas águas possuem um azul mais clarinho, e são ótimas para fazer atividades como mergulho, flutuação e surfe.

Baía do Sancho

A Baía do Sancho fica bem perto da Baía dos Porcos, preservada pelo Parque da ilha. É um dos cartões postais de Fernando de Noronha, já que ela é considerada a praia mais bonita do Brasil e uma das mais bonitas do mundo inteiro segundo a TripAdvisor.

Com acesso pela praia, também é possível fazer uma trilha para observar o mirante da Baía dos Porcos e uma das vistas mais conhecidas de Fernando de Noronha, o Morro Dois Irmãos. 

Essa praia tem que estar no seu roteiro, principalmente porque ela contém toda a essência de Noronha!

5 Pontos Turísticos imperdíveis em Noronha
Praia do Sancho, eleita a mais bonita do mundo pelo TripAdvisor

Praia Cacimba do Padre

A Cacimba do Padre é uma das praias urbanas em Fernando de Noronha com o clima mais gostoso. Point para campeonatos de surf, ela é boa de se visitar em qualquer época do ano.

A Cacimba é um lugar ideal para surfar, tomar um sol, descansar e curtir a praia sem preocupações. 

Apesar de ser uma praia com ondas bem fortes, o lugar tem um visual sem igual: com uma vista para um dos morros do Dois Irmãos, considerado um dos maiores cartões postais de Fernando de Noronha, e com um pôr-do-sol maravilhoso.

Vale a pena também ir até a Praia do Americano que, apesar de não ter muitos atrativos, é tida como uma continuação da Cacimba do Padre, só que mais calminha.

Praia Cacimba do Padre
Praia Cacimba do Padre

Praia do Boldró

Como praia em Fernando de Noronha é o que não falta, a Praia do Boldró, que segue na sequência da Cacimba e do Americano portanto é um pouco parecido com as outras duas, dispõe do Mirante do Boldró, um dos pontos mais famosos em Noronha para se ver o pôr-do-sol.

No fim da tarde tem um agito bem gostoso por lá: mesas para beber algo e, algumas vezes, até música ao vivo. O mirante é um lugar ideal para se curtir o final do dia e apreciar uma vista linda do entardecer de Fernando de Noronha.

Vista do Forte da Praia Do Boldró
Vista do Forte

Praia da Conceição

A Praia da Conceição é outra praia urbana de Noronha (não é protegida pelo Parque Nacional e não exige ingresso para a entrada), que tem vista para o Morro do Pico. Lá tem uma ótima infraestrutura, com cadeiras, barracas de comida, guarda-sol e barzinhos bem gostosos.

Morro do Pico, Fernando de Noronha
Morro do Pico, Fernando de Noronha

Praia do Cachorro

A Praia do Cachorro é uma praia pequenininha, com uma parte de areia curta, que às vezes não é muito boa para se entrar quando a maré está muito alta. Ela fica bem próxima da Vila dos Remédios (centro de Noronha), e é um ponto muito bom para ver a vida marinha com snorkel!

Além disso, é na Praia do Cachorro que fica o famoso Buraco do Galego, uma piscina natural que se forma em meio às pedras durante a maré baixa. É por ali também que fica o Bar do Cachorro, um dos mais badalados da ilha.

Praia do Meio

A Praia do Meio fica localizada entre a Praia da Conceição e a Praia do Cachorro. É um lugar interessante para se fazer uma trilha, já que é possível atravessar para as outras duas praias.

Baía dos Golfinhos

A Baía dos Golfinhos fica dentro do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, e é um point para uma das melhores atrações da ilha: o golfinho rotador.

Não há exatamente uma praia para curtir o lugar, mas existem duas opções para poder ver os golfinhos:

A primeira delas é chegando no mirante às 6h30 (já que esse é o horário que os animais passam por lá), se juntar aos biólogos que estão trabalhando por ali, pegar um binóculos e ficar os observando. Vale a pena acordar cedo para curtir esse passeio e o contato com a natureza.

Além de você poder apreciar a linda vista, pode-se aprender literalmente tudo sobre essa espécie de golfinhos com os biólogos. Eles estão ali para observar os hábitos destes animais, e estão mais do que dispostos para te explicar o que sabem sobre eles.

É um passeio super interessante para aprender bem sobre os golfinhos e entrar em contato com a natureza de uma forma única!

Outra maneira de ver estes adoráveis animais, é por meio do passeio de barco que sai do Porto de Santo Antônio. Passando por várias praias e pontos turísticos, o ponto alto da programação é a chegada à Baía dos Golfinhos para vê-los, o que não é raro de acontecer. 

É bem fácil comprar um lugar no barco já que praticamente todas agências de turismo em Noronha tem esse passeio!

Baía dos Porcos

A Baía dos Porcos é outra praia que é preservada pelo Parque Nacional, e ela fica próxima à Praia do Sancho. Esta praia é muito famosa por ter uma vista privilegiada para o Morro Dois Irmãos, um cartão postal bem clássico em Fernando de Noronha.

Morro Dois Irmãos em Fernando de Noronha
Morro Dois Irmãos

Baía e Porto de Santo Antônio

Local do porto de Fernando de Noronha, é de lá que saem os barcos para passeios de mergulho na ilha, seja com cilindro ou até mesmo snorkel.

Mergulho em Fernando de Noronha
Mergulho em Noronha

Onde se hospedar para curtir as praias em Fernando de Noronha

Fizemos um post sobreonde ficar em Fernando de Noronha, no qual separamos hotéis ótimos que adoramos e recomendamos, e detalhamos cada região da ilha! 

Separamos aqui algumas das pousadas que super indicamos se você quer desfrutar bem as praias em Fernando de Noronha.

Pousada do Vale

Localizada na Vila dos Remédios, a Pousada do Vale possui uma ótima infraestrutura e uma localização de primeira.

A Vila dos Remédios é o centro histórico de Fernando de Noronha. Com construções antigas e ruas de paralelepípedo, é lá onde se encontram algumas lojinhas e restaurantes super conhecidos. Além disso, algumas das melhores praias ficam lá perto, como a praia do Cachorro, que fica a apenas 250m da pousada.

Onde se hospedar para aproveitar as praias em Fernando de Noronha
Pousada do Vale
Pousada do Vale
Pousada do Vale

Clique aqui e faça sua reserva!

Martinelli Residence

O Martinelli Residence está localizado a 300m da Praia do Meio e fica pertinho da Vila dos Remédios, centro histórico de Fernando de Noronha, e Praia da Conceição e Praia do Cachorro.

Possui uma estrutura com WI-FI, estacionamento e oferece traslado gratuito para o aeroporto.

Martinelli Residence
Onde se hospedar para curtir as praias em Fernando de Noronha
Martinelli Residence - onde ficar em Fernando de Noronha

Clique aqui e faça sua reserva

Dolphin Hotel

O Dolphin Hotel é uma opção de estadia com um ótimo custo-benefício. Localizado próximo a Praia do Boldró, ele fica a 15 minutos a pé do centro e está bem no meio da ilha, o que é ótimo para se conhecer todas as praias com mais facilidade.

Ah! E com estacionamento gratuito.

Onde se hospedar e curtir as praias em Fernando de Noronha
Dolphin Hotel
Dolphin Hotel - onde ficar para curtir as praias em Fernando de Noronha

Clique aqui e faça sua reserva!

Pousada Filó

A Pousada Filó conta com uma vista linda para a Praia da Conceição, do Mar de Dentro e do Oceano Atlântico.

Localizada a apenas 600m da Praia da Conceição e 800m da Praia do Meio, os chalés da pousada oferecem ar-condicionado, vista para o jardim e café da manhã.

Pousada Filó
Onde ficar em Fernando de Noronha
Vista da piscina da Pousada Filó

Clique aqui e faça sua reserva

Veja os preços e disponibilidade das pousadas em Fernando de Noronha no mapa:

Booking.com

Continue lendo sobre Fernando de Noronha:

Virginia Falanghe

Jornalista de viagens e especialista em marketing digital de turismo, Virginia transformou sua paixão por viagens e aventuras em profissão. Já conheceu os cinco continentes com algumas paradas longas na Austrália, EUA, Portugal, Canadá, além de três meses a bordo de um catamarã pelas ilhas do Caribe. Além de escrever sobre destinos de natureza aqui no Viva o Mundo, é colunista de viagens na JovemPan, editora-chefe do site Dicas de Viagem e head da agência digital Pura. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Uma resposta