viva o mundo

Veja ótimas opções de restaurantes e aproveite as comidades da Praia Barra do Una para uma viagem incrível.

Talvez uma das praias mais bonitas de se admirar lá do alto, a praia Barra do Una recebe esse nome devido ao contorno que o Rio Una encontra e o mar e forma uma península tranquila, parte de água doce, parte de água salgada. Apesar de ser uma praia de tombo, é gostosa para passar o dia.

Uma boa dica é pegar um Stand Up Paddle ou um Caiaque e subir rio acima. Além disso, existem diversas marinas e iate clube no Rio Una e de lá saem os barcos que navegam pelo litoral. Assim, a vida por lá parece de interior, com um pequeno centrinho, uma igrejinha, e ruas de terra.

Na deliciosa cidade de São Sebastião, esse é um destino pouco frequentado pelos banhistas. Dessa maneira, é o lugar certo se você gosta de curtir privacidade e calmaria. Além disso, o encontro do mar com o rio energizam o lugar, respire fundo e absorva a arte da natureza.

Descendo pela rodovia Rio-Santos, a praia fica no canto esquerdo da cidade. Aprecie todo o percurso, afinal a vista que compreende a faixa de ilha é de tirar o fôlego.

Por isso, é uma área de preservação e quase não tem infraestrutura à beira mar mesmo, entretanto oferece muitas opções de restaurantes, mercados e pousadas bem acima da estreita faixa de areia branquinha.

Guia da Praia de Calhetas, Litoral Norte de São Paulo
Barra do Una

Como chegar à Praia Barra do Una

Duração da Viagem: de 2 à 3 horas de viagem saindo de São Paulo de carro.

viva o mundo

O que fazer na Barra do Una

Fizemos uma listinha do que não pode faltar na sua ventura pela Barra do Una:

  • Alugue um Stand Up Paddle e suba o Rio Una
  • Coma uma casquinha de Siri no restaurante da Giselle
  • Assista ao Pôr do Sol em cima do morro que divide Juquehy com Barra do Una
  • Aproveite para experimentar esportes náuticos como passeio de lancha para conhecer as ilhas da costa
  • Aos que podem gastar um pouquinho mais, que tal alugar uma lancha para um passeio de barco pelo Litoral Norte de SP?

Onde comer na Barra do Una

Fica em uma localização incrível: em frente a junção do Rio Una com o mar. Imagine a vista e a tranquilidade que não é comer por ali, não é?

Além disso, a dona do restaurante que leva seu nome, Giselle, geralmente está por lá para receber os clientes. A casa serve deliciosos frutos do mar e drinks. Com certeza vale passar por lá para um petisco no fim da tarde ou um almoço tardio.

Praia da Barra do Una, no Litoral Norte de SP
Restaurante Giselle

Encontre comida típica brasileira ou saboreie as delícias feitas com frutos do mar. O restaurante oferece uma casquinha de siri que é famosa na cidade inteira.

Aproveite uma vista linda em meio ao verde enquanto aprecia sua refeição. Vale ressaltar que esse restaurante pertence ao hotel Canoa.

Praia da Barra do Una, no Litoral Norte de SP
Restaurante Canoa

Se você gosta de uma comidinha caseira, simples e muito gostosa, vai gostar do restaurante de comida brasileira da Tia Maria. Sendo assim, também é uma ótima opção com bom custo-benefício, e serve também petiscos e marmitas.

Após o almoço, para a sobremesa, não deixe de experimentar o sorvete produzido na cidade e que é uma delícia, o sorvete Rochinha.

Tia Maria Restaurante

Agito pela Barra do Una

Baldeário Praia

Se você curte uma balada, conheça essa casa noturna do litoral de São Paulo. O prédio de dois andares possui decks a beira do Rio Una que dão o clima ‘balneário’ ao local. Isso porque o espaço tem um clima intimista, de curtição, música boa e bons drinks. Apesar de garantir a badalação, os preços são salgados, tanto de bebida quanto de entrada.

viva o mundo

Onde se hospedar na Barra do Una

Desfrute de uma praia de águas mais calmas e cristalinas, cercada por mata atlântica e ilhas da região litorânea. Assim, da areia que separa o mar e cerca o rio ao longo da praia, assista um pôr-do-sol único de cores vivas que alegram o espírito. Veja onde se hospedar com todo esse visual.

Hotel Marina Canoa

Hotel Canoa

É um hotel para quem procura hospedagem custo-benefício e familiar. Não fica na beira da praia, mas como o próprio nome já diz é uma opção também para quem quer sair de barco pelo litoral. Fica do outro lado do Rio Una, ou seja, você precisa cruzar o rio por uma ponte e andar um pouquinho para chegar na praia. No entanto, não é longe e é uma boa opção para famílias com crianças.


Pousada Samburá

Pousada Samburá

Pousadas são opções ótimas para aproveitar o melhor custo-benefício de uma estadia, bem como muito conforto. A Pousada Samburá é ideal para casais que curtem praticidade, porque oferece café da manhã.

Dessa forma, se informe com os funcionários para saber sobre os serviços locais, entres eles os passeios pelas ilhas da região: Montão de Trigo, Couves, Gatos, e Alcatrazes. 

> Clique aqui para ver as opções de hospedagem na região pelo Booking.

Hospedagens na Praia Barra do Una

Booking.com
viva o mundo

Guia do litoral norte de São Paulo

Não há dúvidas que nosso pedaço de paraíso é o litoral Norte de São Paulo (SP), especificamente as praias de São Sebastião (Maresias, por exemplo, faz parte delas).

Frequentamos estas praias desde que nascemos  e descemos a serra rumo à tranquilidade  do litoral paulista praticamente todos os fins de semana. Assim, por frequentarmos esta região há mais de 20 anos, parece tarefa fácil escrever um guia local.

A missão deixa de ser por apenas um motivo: as 33 praias do município de São Sebastião, litoral norte de SP, são singulares, cada uma atende um perfil,  existem diversos passeios, restaurantes, hospedagens e uma infra-estrutura completa, pronta para atender para quem vem de outros cantos do Brasil.

Praias do Litoral Norte de São Paulo

Dessa maneira, curtir as praias de São Sebastião é uma viagem cheia de possibilidades, que encanta pelos detalhes e marca pelos momentos.

Assistir ao pôr do sol na secreta Praia de Calhetas, correr na praia da Baleia, lavar a alma nas cachoeiras escondidas no verde da natureza,  surfar no mar transparente do litoral, não há preço que pague.

Por isso, apresentamos a vocês o Guia do Litoral Norte de São Paulo feito por nós, apaixonados por esse paraíso. Além disso, temos a certeza de que sem este pedacinho de refúgio e tranquilidade não seríamos os mesmos hoje em dia.

Leia o Guia de Outras Praias do Litoral:

Leia mais

Dúvidas frequentes

Onde passar as férias em São Sebastião?

Se você gosta de tranquilidade e conforto, a Praia Barra do Una é uma excelente opção. A região da cidade não é tão movimentada como as praias principais, tem infraestrutura e um mar belíssimo, além de várias possibilidades de atrações. Continue lendo…

Onde comer na Praia Barra do Una?

O restaurante Canoa e da Giselle são opções famosas para comer bem na região. Saiba onde comer na Praia Barra do Una. Continue lendo…

Onde ficar na Barra do Una?

Confira as hospedagens que o Blog Viva o Mundo selecionou para você e saiba onde ficar na Barra do Una. Continue lendo…

Onde fica a Praia Barra do Una?

A Praia Barra do Una fica em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, na região metropolitana do Vale do Paraíba. Continue lendo…

O que fazer na Barra do Una?

A Praia Barra do Una tem muitas atrações para conferir, dentre esportes aquáticos e bons restaurantes. Saiba o que fazer na Barra do Una. Continue lendo…

Virginia Falanghe

Jornalista de viagens e especialista em marketing digital de turismo, Virginia transformou sua paixão por viagens e aventuras em profissão. Já conheceu os cinco continentes com algumas paradas longas na Austrália, EUA, Portugal, Canadá, além de três meses a bordo de um catamarã pelas ilhas do Caribe. Além de escrever sobre destinos de natureza aqui no Viva o Mundo, é colunista de viagens na JovemPan, editora-chefe do site Dicas de Viagem e head da agência digital Pura. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 respostas

  1. Infelizmente informo que a Praia De Barra do Una em São Sebastião, está com BANDEIRA VERMELHA, com a balneabilidade comprometida e possibilidade de contrair uma virose devido ao alto indice de coliformes fecais em nosso rio e mar. Também é proibido o turismo de 1 dia com vans, onibus e micro-onibus. Na Costa Sul este tipo de turismo só no Balneário dos Trabalhadores e com autorização prévia da prefeitura. Não comprem ou vendam pacotes deste genero para esse bairro pois podem ser impedidos de entrar. Grato Raoul Cardinali Junior – Presidente da Sabu

    1. Olá, Raoul,

      Muito obrigada pelas informações! Fomos ao litoral neste verão e ficamos muito tristes em ver a situação das praias :(. Quase todas impróprias para banho!

      Se tivermos como ajudar de alguma maneira, nos avise.

      Obrigada!