Conheça o guia da Praia da Baleia, em São Sebastião, litoral norte paulista e programa-se para a próxima viagem!

Com quase 3 km de extensão, a praia da Baleia é uma ótima possibilidade para quem gosta de esportes de praia. A faixa de areia ampla e batida tornam o local perfeito para praticantes de corrida, skates elétricos, frescobol e passeios de bicicleta, por exemplo.

Por isso, é uma boa opção de surf quando tem onda. Mas quando o mar está flat, é perfeito para praticar Stand Up Paddle (além de ter preços de alugueis mais acessíveis que a Barra do Sahy).

O ‘Canto Mágico’ é o apelido do canto direito da praia, que costuma receber boas ondas. Aliás, o canto esquerdo da praia é uma ótima opção para iniciantes do surf em dias de mar muito agitado.

Praia da Baleia - Tudo para planejar seu fim de semana
Praia da Baleia. Crédito: Prefeitura Municipal de São Sebastião

Como chegar na praia da Baleia

O acesso é feito pela Rodovia Rio-Santos, na entrada de Barra do Sahy ou de Cambury. O bairro da praia é constituído basicamente por uma avenida larga, cheia de condomínios, sem centro comercial, nem lojas e restaurantes.

Assim, a região traz ainda mais exclusividade aos frequentadores da praia. A viagem dura cerca de 2 à 3 horas saindo de São Paulo de carro.

viva o mundo

Qual é a melhor época para conhecer a praia da Baleia

Fuja do alto verão e do alto agito. Do mês de março ao mês de junho, as temperaturas continuam quentes, então não chove como no verão, os preços de hospedagens caem e, além disso, as praias ficam super vazias.

Aliás, a mesma coisa acontece nos meses de setembro a novembro quando começa a esquentar, chove pouco e o melhor de tudo: o trânsito é quase inexistente em horários fora os de pico (das 16 às 20 hrs).

Onde estacionar na Praia da Baleia

A Praia da Baleia, no verão, fica super concorrida. Por isso, encontrar lugares na rua pode ser bem complicado. Existem alguns estacionamentos no canto esquerdo da praia.

Então, se conseguir ir de bicicleta ou a pé, melhor ainda. Todavia, é bem tranquilo encontrar vagas em frente as entradas da praia fora de temporada.

O que fazer na Praia da Baleia

Aulas de surfe

Aulas de surf com os atenciosos Heitor e Nati, na Escola do Meio da Baleia. Eles também alugam Stand Up Paddle. Aliás, como o nome já diz, a escola fica bem no meio da praia, na entrada da banca de jornal.

Corrida e caminhadas

Para corredores e ciclistas de plantão: esta é a melhor praia do litoral para praticar os esportes. Ida e volta, são cerca de 6 km de corrida na praia da Baleia. Ou seja, é um ótimo treino para o fim de semana.

Pôr do sol no morro da Baleia

Suba o morro da Baleia com sentido para Camburi para desfrutar a vista da praia. Então, pare para tomar uma água de coco na lanchonete que fica no topo. Acima de tudo, no pôr do sol, rola um agito por ali e o sol costuma cair no mar durante o verão. É lindo!

Gastronomia da região

Não há restaurantes na praia da Baleia. Por isso, escolha os restaurantes da região. Dessa maneira, em Camburi, o Manacá, o Aqua e o Taioba são os melhores. Para jovens que buscam agito à noite, o Outside Bar abriu com tudo também na praia.

Para comidinha caseira, na Barra do Sahy experimente o prato trivial do restaurante Aromas ou do Fundo de Quintal.

Outside Beach Bar. Crédito: Reprodução Facebook
viva o mundo

Praias próximas da Praia da Baleia para se encantar

Barra do Sahy

Somos suspeitos para falar, mas essa é uma das nossas praias favoritas do litoral norte, já que a pequena e tranquila praia Barra do Sahy é rodeada por um pequeno e charmoso vilarejo.

A praia é bem pequena, de areia branca, mar calmo e rodeada pela Mata Atlântica e pelo rio Sahy. Por isso, vale a pena fazer um passeio de barco para ‘As Ilhas‘, uma pequena caminhada para a Igrejinha da praia no canto esquerdo e andar até os rochedos do canto bravo e piscina natural.

Barra do Sahy: O guia completo
Fim de tarde na Barra do Sahy.

Camburí

Uma das praias mais agitadas e conhecidas do litoral norte. Mesmo assim, não deixa de ser descontraída e frequentada por surfistas e do pessoal que procura um estilo de vida saudável.  

Camburí e Camburuzinho são separadas por um rio, que também faz a diversão dos banhistas que cansaram da água salgada. Além disso, Camburizinho, como o nome já diz, é menor e mais exclusiva.

Já Camburí, é uma praia mais larga com uma frequência que vai de surfistas a praticantes da capoeira, o que faz o clima ficar descontraído e animado.

Praia de Cambury
Hotel Nau, em Cambury. Um dos melhores da região.

Juquehy

Em tupi-guarani Juquehy quer dizer ‘Areias que Cantam’, já que a areia branca e fofa de Juquehy realmente canta quando você pisa nela. É uma praia linda, com 3 km de extensão e vista para a ilha Montão de Trigo. Pessoalmente, é uma das minhas praias favoritas do litoral.

Afinal, ela une tudo o que há de bom em um lugar só: praia maravilhosa, pôr do sol magnífico durante o verão (quando o sol se põe no mar), bairro agitado, 2 mini shoppings bem bonitinhos, ótimos restaurantes, boas pousadas e também tem uma pequena vida noturna.

Assim, por ter tudo em um só lugar, Juquehy é uma das praias mais requisitadas para se hospedar no litoral norte de São Paulo.

Confira a nossa seleção de pousadas em Juquehy que valem a estadia. ?

Onde ficar na Praia da Baleia

Existem poucas opções de pousadas na praia da Baleia. Mas a melhor delas é a excelente Pousada Azul Maria. Além disso, há opções de pousadas mais simples e aluguel de casas de veraneio ou temporada (veja no mapa abaixo).

A arquitetura inspirada nas palafitas de Bali dão um ar de aconchego ao local. Sofisticada, mas confortável e acolhedora, a Pousada Azul Maria proporciona bem-estar aos hóspedes e excelente serviço.

Tem infraestrutura completa: academia, sauna, SPA, piscina ao ar livre (todo o ano), solário, hidromassagem, etc. Entretanto, o preço é um pouco mais salgado. É necessário reservar com antecedência por ser uma das poucas pousadas da praia da Baleia com infraestrutura completa. 

A Pousada Praia da Baleia é uma ótima opção para famílias que buscam diversão e casais que querem comodidade por alguns dias na região, porque a estadia tem uma boa estrutura.

A piscina e a charmosa casa rodeada de mata nativa proporciona uma experiência acolhedora e reconfortante, para descansar nas férias ou feriados. Além disso, é possível ir caminhando até à praia que fica à 300 metros de distância da casa.

> Clique e confira opções de pousadas, hotéis e casas para alugar no Booking.com

Hospedagens em São Sebastião

Veja as opções de acomodações na Praia da Baleia e arredores no mapa abaixo:

Booking.com

Guia do Litoral Norte de São Paulo

Não há dúvidas que nosso pedaço de paraíso é o litoral Norte de São Paulo (SP), especificamente as praias de São Sebastião (Maresias, por exemplo, faz parte delas).

Frequentamos estas praias desde que nascemos e descemos a serra rumo à tranquilidade  do litoral paulista praticamente todos os fins de semana. Por isso, apesar de frequentarmos esta região há mais de 20 anos, parece tarefa fácil escrever um guia local.

A missão deixa de ser por apenas um motivo: as 33 praias do município de São Sebastião, litoral norte de SP, são singulares, cada uma atende um perfil,  existem diversos passeios, restaurantes, hospedagens e uma infra-estrutura completa, pronta para atender para quem vem de outros cantos do Brasil.

Praias do litoral norte de São Paulo

Dessa maneira, curtir as praias de São Sebastião é uma viagem cheia de possibilidades, que encanta pelos detalhes e marca pelos momentos.

Afinal, asistir ao pôr do sol na secreta Praia de Calhetas, correr na praia da Baleia, lavar a alma nas cachoeiras escondidas no verde da natureza,  surfar no mar transparente do litoral, não há preço que pague.

Por isso, apresentamos a vocês o Guia do Litoral Norte de São Paulo feito por nós, apaixonados por esse paraíso. Além disso, temos a certeza de que sem este pedacinho de refúgio e tranquilidade não seríamos os mesmos hoje em dia.

Leia os Guias das Outras Praias do Litoral

Leia mais

Dicas extras

O que fazer na Praia da Baleia?

Conheça as atrações da Praia da Baleia, em São Sebastião. Aulas de surf e prática de esportes na areia são ótimas opções. Continue lendo…

Onde fica a Praia da Baleia?

Localizada no litoral norte paulista, a Praia da Baleia fica na cidade de São Sebastião. Saiba tudo o que fazer por lá. Continue lendo…

Onde ficar na Praia da Baleia?

Conheça opções de hospedagens pela região da Baleia, em São Sebastião, como a Pousada Praia da Baleia. Continue lendo…

Como chegar na Praia da Baleia, em São Sebastião?

O acesso à praia é feito pela Rodovia Rio-Santos, por uma estrada que liga Camburí e Barra do Sahy até Baleia. Continue lendo…

Onde comer na Praia da Baleia?

Confira indicações de restaurantes e bares pela região da Praia da Baleia e explore o melhor de São Sebastião. Almoce no Aqua e aprecie um drink no Outside Bar. Continue lendo…

Virginia Falanghe

Jornalista de viagens e especialista em marketing digital de turismo, Virginia transformou sua paixão por viagens e aventuras em profissão. Já conheceu os cinco continentes com algumas paradas longas na Austrália, EUA, Portugal, Canadá, além de três meses a bordo de um catamarã pelas ilhas do Caribe. Além de escrever sobre destinos de natureza aqui no Viva o Mundo, é colunista de viagens na JovemPan, editora-chefe do site Dicas de Viagem e head da agência digital Pura. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 respostas