Berlim, uma das cidades mais impressionantes do mundo.

 

Berlim é a capital da Alemanha e a maior cidade do país, com uma população de 3,5 milhões. Em Berlim, você vai reviver o que aprendeu nos livros da escola de um jeito emocionante. Por lá tem muita, mas muita história, construções maravilhosas, museus incríveis, vida noturna super agitada, além de ser uma das cidades mais modernas do planeta. Não tem como ir a Alemanha e não se emocionar com as histórias das Guerras Mundiais, Holocausto, o Muro de Berlim… Cada museu, cada esquina, cada lembrança da história faz você se arrepiar.

O Portão de Brandemburgo é o símbolo da cidade de Berlim

O Portão de Brandemburgo é o símbolo da cidade de Berlim

Dedico este post aos mochileiros que vão passar por Berlim, ou quem está indo passar apenas um período curto. Passei apenas três dias por lá, quando fiz meu mochilão por 9 países da Europa. Eu e minha querida amiga Guga, nunca esperávamos encontrar uma cidade com tantas coisas para visitar e se impressionar. Por isso, se você estiver planejando um mochilão, considere mais tempo na cidade. Nós decidimos aproveitar o máximo todos os minutos deste tempo em Berlim, já que são tantas coisas para conhecer.

O que eu aconselho: divida seu dia em três partes: a manhã, tarde e noite. Encaixe os passeios mais próximos uns dos outros em cada período do tempo, e não se esqueça de aproveitar para curtir os melhores lugares para comer. No fim, o seu dia vai render muito!

East Side Gallery - São 2km do Muro de Berlim que não foram derrubadas, mas sim pintadas por artistas em recordação a esta época tão dura para os alemães.

East Side Gallery – São 2km do Muro de Berlim que não foram derrubados, mas sim pintadas por artistas em recordação a esta época tão dura para os alemães. No texto do muro: “Eu pintei sobre o muro da vergonha. Assim a liberdade não será mais motivo para vergonha. O inferno dominou por muito anos, até as pessoas escolherem a luz. Eu coloquei minha fé em você, Berlim. E dei à você minhas cores iluminadas de volta. ” Fulvio Pinna, Itália.

Outra coisa que você precisa fazer antes de ir a Berlim: estude história a Segunda Guerra Mundial, o Holocausto e também sobre o Muro de Berlim. Claro que chegando lá você vai aprender tudo em cada passeio, mas é sempre bom já ir com uma bagagem – ainda mais que você estará lendo e ouvindo tudo em inglês ou alemão!  A história e os pontos turísticos em Berlim são de arrepiar, além de fazer você refletir sobre várias questões humanas. Bom, quer estudar um pouquinho? Vamos lá, te dou um resuminho das coisas importantes por aqui!

Segunda Guerra Mundial:

Tudo começou em 1939, quando a Alemanha decidiu atacar a Polônia, o que acarretou com que os Aliados (EUA, União Soviética e o Império Britânico – principais membros) declarassem guerra à Alemanha, que fazia parte do Eixo (Alemanha, Japão, Itália, entre outros). A partir de 1940, Berlim sofreu diversos bombardeios e alguns dos edifícios que ficaram em ruínas ainda estão intactos. Claro que a história é muito mais complexa que essa aqui, mas é só pra te passar um pouquinho do que você precisa saber quando chegar por lá.

Em Berlim, você pode encontrar uma igreja que continua destruída após os bombardeios da Segunda Guerra Mundial, e nós vamos falar tudo sobre ela aqui no Blog! A Igreja memorial do Kaiser Wilhlem possui ruínas intactas e foram transformadas em um memorial.

Kaiser-Wilhelm-Gedächtniskirche, a igreja foi bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial, e suas ruínas se transformaram em memorial

Kaiser-Wilhelm-Gedächtniskirche, a igreja foi bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial, e suas ruínas se transformaram em memorial

Holocausto:

Uma das maiores tragédias da humanidade. Foi o genocídio em massa de mais de 6 milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial, patrocinados pelo Estado Nazista comandado por Adolf Hitler.Cerca de dois terços dos judeus que residiam na europa foram mortos. Filmes para você assistir antes de ir: A lista de shindler. Livros: O menino de pijama listrado, A menina que roubava livros. Por lá, não deixe de ir em um dos museus mais impressionantes de Berlim: Memorial do Holocausto – Memorial aos Judeus Mortos da Europa

Memorial do Holocausto - um dos melhores museus de Berlim (ele é subterrâneo em baixo das pedras). Segundo o arquiteto Peter Eisermen, os blocos são desenhados para produzir uma intranqüilidade, um clima de confusão e a escultura toda ajuda a representar um sistema supostamente ordenado e que perdeu o contato com a razão humana.

Memorial do Holocausto – um dos melhores museus de Berlim (ele é subterrâneo em baixo das pedras). Segundo o arquiteto Peter Eisermen, os blocos são desenhados para produzir uma intranqüilidade, um clima de confusão e a escultura toda ajuda a representar um sistema supostamente ordenado e que perdeu o contato com a razão humana.

 Muro de Berlim:

Essa história é impressionante. O Muro de Berlim marcou a guerra fria e a polarização entre a disputa do Capitalismo e Socialismo. Eis que de um dia para o outro, simplesmente sem avisar ninguém, a República Democrática Alemã (RDA) ergueu o Muro de Berlim dividindo a Alemanha Ocidental (comandada pelos norte-americanos) e a Alemanha Oriental (comandada pela União Soviética), e assim os anos se passaram de 1961-1989 !! Bem resumida a história é essa, mas agora, imaginem vocês se em sua cidade decidissem fazer o mesmo, esquece amigos e familiares do outro lado, porque daqui pra frente (sem internet, sem celular, sem nada) você fica preso apenas de um lado da cidade. Pelo menos essa loucura acabou, e melhor ainda, ficaram museus incríveis para se visitar e descobrir as histórias dos alemães que precisaram se polarizar.

Dois passeios são indispensáveis para entender melhor a história do Muro de Berlim:

Check-Point Charlie: Museu que fica onde era a guarita mais importante entre os dois lados. Nele, você vai conhecer muito bem a história de alemães que tentaram passar para o outro lado do muro das maneiras mais esquisitas possíveis – algumas deram certo e outras não. 800 pessoas foram assassinadas por tentar atravessar sem aviso.

East Side Gallery: São 2km do Muro que ainda está erguido em Berlim. Mas este pedaço de concreto teve um final feliz: artistas de diferentes partes do mundo fizeram grafites incríveis ao longo do muro, além de um espaço que todo mundo que vai a Berlim escreve por lá!

Repare no chão!: Isso mesmo, não é dica de louco haha, olhe para o chão em Berlim, que em muitas partes da cidade você vai ver cravado na rua a demarcação de onde fica o Muro.

Mapa de Berlim com a divisão do Muro. Impressionante, não é?

Mapa de Berlim com a divisão do Muro. Impressionante, não é?

A entrada do Check Point Charlie - um dos museus que mais relembra as histórias durante os anos de existência do  Muro de Berlim.

A entrada do Check Point Charlie – um dos museus que mais relembra as histórias durante os anos de existência do Muro de Berlim.

East Side Gallery

East Side Gallery

Repare no chão quando estiver passeando por Berlim, você vai se deparar por onde passava a divisão do Muro.

Repare no chão quando estiver passeando por Berlim, você vai se deparar por onde passava a divisão do Muro.

Acho que deu pra mostrar um pouquinho porque Berlim é uma das cidades mais impressionantes do mundo. Por lá, você vai viver a história aprendida na época de escola de um jeito incrível, se arrepiar com as emoções que o mundo viveu no Século XX, além de curtir todas as outras coisas que a cidade oferece: comida, vida noturna, shoppings, e tudo mais que vamos dar de dicas a vocês aqui! Aproveitem!

E você? Tem mais dicas de Berlim? Comente aqui!