O que você não pode deixar de fazer em Bonaire

 

O que você não pode deixar de fazer em Bonaire:

 

Bonaire tem atividades para todos os gostos e idades. Além dos esportes, que são o ponto forte da ilha, existem diversos passeios históricos e de eco-aventura para você curtir com a família ou apenas relaxar um pouco. Mesmo quem vai à ilha só pensando em todas as atividades de ação, precisa dedicar pelo menos um dia para alugar um carro, quadriciclo ou uma bike para dar uma volta na ilha.

A ilha é tão pequena que você pode andar em todo o seu entorno em menos de um dia. Mas vá preparado: leve roupas de banho e equipamento de snorkeling. Ah, e tome cuidado com os burros selvagens que passam pela estrada frequentemente.  Nesse caminho, além dos simpáticos burros, você vai se deparar com os seguintes pontos que são paradas obrigatórias a todos que vão à Bonaire:

- Krajendijk

Provavelmente a capital de Bonaire será o seu ponto de partida. Na charmosa cidade colorida com arquitetura holandesa, você pode passear, comer, fazer compras e curtir o amanhecer ou fim-de-tarde no calçadão. Além disso, é lá que a maioria dos serviços da ilha tem base. Então aproveite para dar uma voltinha e alugar uma moto ou carro para começar a volta em Bonaire. Informações de aluguel de carro e serviços na cidade você encontra aqui: http://vivaomundo.com.br/nossas-dicas-bonaire/

- Washington Slagbaai National Park

Comece a sua volta indo em direção ao norte da ilha, onde fica o Washington Slagbaai National Park já que ele abre apenas das 8 às 17hrs com exceção de feriados. O parque nacional Washington Slagbaai ocupa 1/5 da ilha e guarda paisagens incríveis e diversos animais silvestres como burros e diferentes espécies de aves. Além disso, é lá que vive a maior concentração de Flamingos da ilha.

Existem duas trilhas para carros, a mais curta (a rota verde) que tem 28km e dura em média duas horas para completa-la, e a mais longa (a rota amarela) com 45 km, que dura em média 4 horas. Lembre-se: essas são rotas que só podem ser feitas com veículos 4×4. Para quem preferir curtir uma trilha a pé, o parque tem rotas para excursões e passeios ao topo do Monte Brandaris, o ponto mais alto de Bonaire com 240m.

Por lá, não deixe de passar nas praias:

Praia Funchi, na costa oeste da ilha, era o porto para a plantação que existia no parque. As pedras do cais ainda são visíveis. A água é tão clara que os visitantes que estão nas falésias cima da baía podem ver os corais coloridos abaixo. A praia não tem nenhuma corrente, lá  mesmo as crianças pequenas podem brincar na água.

Boca Slagbaai, um pouco mais pra frente surge a praia que é ótima para um banho de mar. Lá você vai encontrar três construções que datam de 1868, que pertenciam a antiga fazenda a qual se transformou em parque.

Praia Bengè é considerada um dos melhores pontos de snorkeling em Bonaire

Boca Slaagbai no Washington Slaagbai National Park.

Boca Slaagbai no Washington Slaagbai National Park.

- LacBay

Saindo do parque pegue a estrada para o lado leste da ilha. Ande por alguns km em direção à LacBay. Pela estrada você vai avistar geradores de energia eólica e é lá que você já deve prestar atenção à entrada da praia. LacBay é uma baia de águas rasas e cristalinas que tem as condições perfeitas para o Windsurf. Os melhores profissionais do esporte treinam por lá diariamente.

Além disso, em Lacbay existem diferentes hotéis e restaurantes que você pode aproveitar o dia. Alugue um Windsurf por 20 dólares ou aproveite para ter algumas aulas por 60 dólares a hora. Se você quiser relaxar, pegue uma das espreguiçadeiras na areia e aproveite o dia por lá.

Em Lacbay você também pode alugar caiaques e ir até os mangues, berço da vida marinha em Bonaire. Aproveite e leve um snorkeling caso queira cair na água.

LacBay é o paraiso dos Windsurfistas. De lá, sairam os melhores profissionais do esporte do mundo.

LacBay é o paraiso dos Windsurfistas. De lá, sairam os melhores profissionais do esporte do mundo.

 

Alugue uma prancha ou aprenda a praticar Windsurf por lá

Alugue uma prancha ou aprenda a praticar Windsurf por lá

- Red e Whitle Slave

Já ao lado oeste da ilha ficam as históricas casas dos escravos Red e White Slave. No século XVII, com a dominação holandesa, a economia da ilha se baseava em mão de obra escrava para trabalhar em produções de milho e extração de sal marinho. As pequenas cabanas que estão intactas próximas à estrada, em dois pontos distintos (a Red e a White), são os resquícios dessa época. Era lá que os escravos dormiam amontoados e tentavam “viver” por ali. É impressionante…

Red Slaves, resquícios do Século XVII, período em que a economia da ilha era baseada em mão-de-obra escrava. Estas pequenas cabanas era onde os escravos "vivam"

Red Slaves, resquícios do Século XVII, período em que a economia da ilha era baseada em mão-de-obra escrava. Estas pequenas cabanas era onde os escravos “vivam”

- Salinas

Um pouquinho mais pra frente, também no lado oeste da ilha ficam as salinas. Parecem montanhas de neve, mas na verdade são pirâmides de sal em pleno Caribe. As salinas de Bonaire são um “must” para quem visita à ilha: as águas se tornam rosadas e contrastam com o branco dos montes de sal, tudo isso em frente ao mar azul turquesa da ilha. É um visual que nunca vi igual.

Pirâmides de sal, na estrada ao lado oeste de Bonaire

Pirâmides de sal, na estrada ao lado oeste de Bonaire

 

Turquesa, rosa e branco. As salinas em Bonaire dão forma a um verdadeiro arco-iris terrestre.

Turquesa, rosa e branco. As salinas em Bonaire dão forma a um verdadeiro arco-iris terrestre.

 - Klein Bonaire

Agora este é um passeio para um dia diferente, já que Klein Bonaire é uma ilha que fica a 1,2km de distância de Bonaire e só é possível ir para lá de barco (ou fazendo algum tipo de travessia com Kite, SUP, veleiro, caiaque e etc). A pequena ilhota em frente à Bonaire é onde ficam as mais lindas praias da região e também um excelente ponto para o snorkeling. Além disso, também tem outros 20 pontos de mergulho por lá Não deixe de agendar um transporte para passar uma manhã ou algumas horas em Klein Bonaire.

Klein Bonaire. A ilha que fica a 1.200 metros de Bonaire é ótima para passar o dia, fazer snorkeling, mergulhar e relaxar.

Klein Bonaire. A ilha que fica a 1.200 metros de Bonaire é ótima para passar o dia, fazer snorkeling, mergulhar e relaxar.

 

Deixe uma Resposta