Canoa Quebrada e além – conheça o desconhecido do Ceará

Dicas de Canoa Quebrada, Morro Branco, o litoral do Estado e além: descubra as maravilhas da região serrana do Ceará.

Por Lucas, do blog Encher Tudo com Amor

 

Antes de Canoa Quebrada, surpreenda-se com a região serrana do Ceará

 

Engraçado quando ouvi uma vez que “Quando Deus criou o mundo ele caprichou na Bahia”. A é verdade é que quando ele saiu de lá, decidiu caprichar o Ceará também.

Em uma primeira viagem que fizemos, visitamos a região de serra do Estado, onde acredite se quiser, pode chega aos 10°C em certos períodos do ano.

Como um parênteses, já aproveito para indicar algumas cidades imperdíveis no Ceará, mas que não tem nada de praia ou serrado:

-Viçosa do Ceará com seus lindos pomares e chácaras próximas da cidade e a Igrejinha do Céu. Os Doces, Licores e Geleias da casa do seu Alfredo Miranda. Sem falar do centro histórico recentemente restaurado.

-Sobral com seu complexo Cultural de Teatros e Museus centenários e uma programação cultural o ano todo.

Viçosa

Viçosa do Ceará. Você sabia que o Ceará tinha uma região de serra assim?

-Ubajara com seus resorts e pousadas maravilhosas na região do Parque Nacional de Ubajara, com direito a Passeio de Bondinho e Trilhas com aproximadamente 20 cachoeiras (que não tive a oportunidade de conhecer quando fui, mas tá marcado pra próxima ida)

-Tianguá com o tão falado Sitio do Bosco, que no meio da Serra possui uma área de camping, chalés, grutas com cachoeiras e até mesmo uma rampa de salto para amantes do Parapente.

O bondinho de Ubajara, no Ceará

O bondinho de Ubajara, no Ceará

 

 

Agora sim, Canoa Quebrada :) 

 

Bom, mas a aventura dessa vez que gostaria de contar é sobre o Litoral Cearense, em especial Canoa Quebrada, que tive o privilégio de me encantar de vez pela grama do vizinho, nesse caso pela areia (não contei ainda, mas sou piauiense e morro de amores pelas belezas nordestinas)

 

No Viva o Mundo, você encontra também um Guia completo de Jericoacoara. É só clicar aqui.

 

Como chegar

De chegada logo no aeroporto em Fortaleza, me surpreendo com um clima tropical bem melhor que o de casa, mesmo quente, mas é bem mais ventilado e úmido. Ventos que nos seguem até Aracati (município onde se localiza a praia de Canoa Quebrada, a 160 km de Fortaleza pela CE-040 conhecida como Rodovia Litorânea). Onde fomos (eu e um grupo de amigos que viajavam comigo) recebidos por alguns guias turísticos locais que lhe acompanham seja para encontrar sua pousada, ou pra lhe indicar uma programação turística da localidade caso você ainda não tenha, de cara eles não lhe cobram nada, mas claro como gentileza é sempre bom ajudar.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

As fotos de Canoa Quebrada e o texto foram feitas pelo Lucas, do Blog Encher Tudo com Amor

 

Onde Ficar

Depois de feito o checkin no hotel – o que ficamos foi a Pousada Iguana, simples, e um pouco distante do centro cultural de Canoa Quebrada, mas bem com uma equipe bem receptivo), e além do mais eles tem parceria com um restaurante na Broadway (falo já sobre ela) e lhe cedem um cupom de descontos.

 

Clima em Canoa Quebrada

As praias chegam a lotar em períodos de alta estação, sendo considerada a 4ª mais visita do Brasil por turistas internacionais, segundo informações locais, mas como fomos num período de baixa temporada, estava mais tranquilo para se encontrar barracas, e até mesmo um bom lugar nos lounges próximos do mar, a única agitação que encontramos foi a do mar na manhã seguinte a nossa chegada.

 

Passeios em Canoa Quebrada

Para o fim da tarde é indispensável um passeio de buggy, para conhecer um pouco mais das riquezas do lugar, o percurso que dura 2 horas, (o qual recomendo que o faça começando até as 16 horas para que o final seja mais incrível ainda, terminando as 18h nas dunas admirando o Pôr do Sol) tem surpresas incríveis:

- Uma tirolesa (Numa região de oásis).

-Vista do ‘parque eólico’,  um lindo exemplo de ecologia e sustentabilidade.

-Paradas em Cartões postais como a Lua Crescente e a Estrela, símbolos de Canoa Quebrada

-Toda a Extensão da praia, à beira-mar

-E por ultimo as Dunas, onde você poderá encontrar diferentes culturas reunidas no por do sou, desde europeus, latinos e até mesmo asiáticos.

O passeio custa em media de 150 a 200 reais por grupo.

E para um segundo dia de viagem vale conferir o pôr do sol também da passarela, um outro cartão postal de onde é possivel ter uma vista de parte da localidade com suas luzes e ao longe o parque eólico.

As fotos de Canoa Quebrada e o texto foram feitas pelo Lucas, do Blog Encher Tudo com Amor

As fotos de Canoa Quebrada e o texto foram feitas pelo Lucas, do Blog Encher Tudo com Amor

 

Noite em Canoa Quebrada: 

A noite de Canoa Quebrada é bem eclética, a começar das diversas culturas, desde sorveterias e pizzarias de italianos e argentinos, a restaurantes portugueses e até mesmo cubanos. Sem falar na culinária local, que quem prova jamais esquece. Tudo isso fica concentrado na Broadway, que é uma rua no centro de Canoa Quebrada onde você encontrará de tudo, como:

-Mercadinhos para comprar algo que faltou na mala

-Pontos de Táxi e de ônibus (antes da parte cultural, pois a rua é exclusiva para pedestres)

-Lojinhas de artesanatos e suvenirs

-Restaurantes e todo o complexo cultural e culinário

A rua não tem mais que 700m de extensão, mas a riqueza que você encontra é bem maior que isso. Nela também tem alguns becos para ruas paralelas com mais restaurantes e bares.

O clima é tranquilo durante a noite e a região é bem segura, com um trânsito frequente de bombeiros ou policiais pelas vias, tanto de dia como a noite.

As fotos de Canoa Quebrada e o texto foram feitas pelo Lucas, do Blog Encher Tudo com Amor

As fotos de Canoa Quebrada e o texto foram feitas pelo Lucas, do Blog Encher Tudo com Amor

 

Vá além…. Majorlândia e Morro Branco

Foi então que colhendo informações descobrimos que não muito longe havia praias de pescadores ainda mais tranquilas em Majorlândia (à 7km de Canoa Quebrada pela CE-371), sem tantos vendedores (sim há uma diversidade incrível de ambulantes) que vendem desde telas e  artesanatos locais que são fascinantes até mesmo vendedores de queijo assado, que por sinal são uma delícia. E você pode encontrar até algumas figuronas cheias de humor, como um domador de urubu que encontramos por lá.

À 85 km de Canoa Quebrada é possível conhecer Morro Branco (Beberibe) onde são confeccionadas a maior parte daquelas famosas garrafinhas de areia colorida.

O acesso pra Canoa Quebrada pode ser feito por ônibus rodoviários, ou você pode locar uma van ou taxi no próprio aeroporto (dependendo do grupo de pessoas que vá com você).

 

Fortaleza

Para finalizar essa viagem ainda, passei um dia em Fortaleza que é outro paraíso que pra ser melhor conhecido levarão mais dias e uma outra viagem, mas pude conhecer a Praia de Iracema, Uma feirinha noturna de artesanato no bairro Beira-Mar e muita arte popular, e até um encontro de food trucks que ocorre todo último final de semana do mês no Pátio Cocó.

 

As fotos de Canoa Quebrada e o texto foram feitas pelo Lucas, do Blog Encher Tudo com Amor

As fotos de Canoa Quebrada e o texto foram feitas pelo Lucas, do Blog Encher Tudo com Amor

 

Você também vai gostar:

Os Pontos Turísticos imperdíveis de Jericoacoara

Os 20 lugares mais bonitos do Brasil – pela visão dos estrangeiros

Conheça Fernando de Noronha

 

Deixe uma Resposta

1 Comentário

  1. Pingback: Canoa Quebrada e além – conheça o desconhecido do Ceará | #DicaDoDiaViagem