Entenda o por que Bonaire é um dos melhores lugares do mundo para mergulhar!

 

A vida marinha é a grande atração de Bonaire. Golfinhos, raias-manta e chitas, tartarugas, tarpões, barracudas, garoupas e uma infinidade de peixes tropicais fazem dos recifes de corais de Bonaire um dos mais ricos e mais bem preservados do mundo.

É o Parque Marinho mais bem conservado do Caribe

A ilha toda é protegida pelo primeiro parque marinho do Caribe, criado na década de 60 e que é modelo para unidades de conservação no mundo todo. Antes de começar a mergulhar é obrigatório apresentar sua certificação, pagar a taxa do parque marinho de 25 dólares anuais, assistir a uma palestra de orientação e fazer um mergulho acompanhado por um instrutor. Uma vez cumpridos estes pré-requisitos, você mesmo programa seus mergulhos.

Não é a toa que Bonaire é o paraíso dos mergulhadores. Existem cerca de 55 espécies de corais e mais de 460 tipos de peixes na ilha! Além disso, uma grande variedade de gorgônias, corais negros e esponjas são encontradas praticamente em todos os mergulhos.

Não é a toa que Bonaire é o paraíso dos mergulhadores. Existem cerca de 55 espécies de corais e mais de 460 tipos de peixes na ilha! Além disso, uma grande variedade de gorgônias, corais negros e esponjas são encontradas praticamente em todos os mergulhos.

O diferencial é a facilidade.

O grande diferencial de Bonaire são os mergulhos ilimitados de praia, que podem ser feitos a qualquer hora do dia ou da noite. Basta alugar um carro, pegar os cilindros na operadora de mergulho e escolher um dos mais de 60 pontos demarcados por uma pedra amarela no acostamento da estrada, que percorre a orla do lado oeste da ilha. Aí é só se equipar, nadar poucos metros até a boia amarela que sinaliza o local de mergulho e descobrir o mundo fantástico que Bonaire esconde sob suas águas.

61094_1629577303052_4282712_n

São mais de 80 pontos de mergulho

Outros 20 pontos de mergulho estão em Klein Bonaire, uma pequena ilha situada a cerca de uma milha de Bonaire. Para levar os mergulhadores até lá, ou até pontos de mergulho onde o acesso por terra é mais complicado, os centros de mergulho possuem embarcações especialmente projetadas para atender o mergulhador. Os mergulhos de barco são sempre acompanhados por guias e instrutores experientes. São várias saídas por dia e para se inscrever basta escrever seu nome em uma lousa em seu centro de mergulho, onde consta o nome da embarcação e a hora da partida. Simples e fácil, como tudo em Bonaire.

61094_1629577063046_4095377_n

Mergulhe 24 horas por dia 7 dias por semana

Não estranhe se na hora do jantar, ou mesmo de madrugada, você se de- parar com mergulhadores entrando e saindo da água. Mergulhar a noite em Bonaire é uma mania, uma experiência inesquecível; é quando a vida marinha explode em cores e exotismo.

Saiba quais são os pontos de mergulho que você não pode deixar de ir em Bonaire:

É importante ressaltar aqui que não importa aonde você vá mergulhar em Bonaire, qualquer lugar já vai estar valendo! Todos os lugares são de uma beleza indescritível e muito bem conservados. Em qualquer ponto você vai ter a chance de se deparar com golfinhos, arraias, tartarugas, maravilhosos paredões de corais, entre outros. Mas aqui estão os clássicos que todo mergulhador deve ir:

  • 1000 Steps

É preciso preparo físico ou no mínimo força de vontade para mergulhar neste ponto. Isso porque, como o nome já diz, você precisa descer uma escadaria até chegar ao local . Mas não se assuste, não são 1000 degraus. Mas você vai entender o motivo do nome depois que sair do mergulho e precisar subir com cilindros e todo o equipamento os verdadeiros 67 degraus do local.  Então você deve ir lá para dizer aos seus amigos na volta:”Eu desci e subi os 1000 steps”  e também para curtir o ponto que é cheio de vida, com um paredão de coral cheio de surpresas! O ponto foi classificado pelo jornal norte-americano U.S News como número 4 das dez coisas que você deve fazer em Bonaire.

  • Hilma Hooker

Pessoalmente é um dos meus pontos favoritos em Bonaire e quiça do mundo inteiro. Tenho mais de 100 mergulhos no meu logbook e não houve nenhum em que eu senti o que senti quando avistei aquele naufrágio incrível que é o Hilma Hooker, talvez porque foi o primeiro naufrágio que mergulhei mas enfim, tenho um carinho enorme por este ponto. Você entra pela praia (como todos em Bonaire) e nada até a boia amarela. Descendo você já vai curtir um paredão de coral com muita vida por alí… até avistar no meio do azul uma sombra preta e quando vai se aproximando descobre que aquilo é na verdade um naufrágio.

61507_1629578063071_5878982_n

E tudo melhora quando você descobre a história daquele navio, então já vou contar pra vocês e aí vai todo mundo mergulhar em Bonaire preparado. :)  O Hilma Hooker é um navio holandês fabricado em 1951. Em 1984 chegou à Bonaire com a bandeira colombiana e cometeu diversas irregularidades. A Marinha decidiu inspecionar o navio e não achou nenhum problema, mas continuou desconfiando que havia algo de errado com aquela embarcação. Então, eles pediram ao Captain Don (percussor do mergulho em Bonaire e uma lenda na ilha), para mergulhar e ver se encontrava alguma irregularidade no casco do navio. Dito e feito, Captain Don viu uma placa de aço no casco do navio muito suspeita e desconfiou daquilo. Mais tarde, a Marinha descobriu que era um compartimento que levava 12 toneladas de Cocaina e Maconha!!! O capitão do barco quando viu que o seu segredo seria revelado tentou alagar os porões do barco. A tripulação foi presa e o dono do barco nunca apareceu para pega-lo (claro). No fim, o navio foi afundado para a diversão dos mergulhadores que já namoravam o Hilma há um tempinho!

  • Invisibles

O The Invisibles é um dos pontos mais famosos de Bonaire, talvez pela sua exuberante vida marinha. Você entra no ponto e avista corais por todos os lados, a sua direita e esquerda, como um túnel de corais.  Além disso, como todos os pontos de mergulho de Bonaire a visibilidade chega aos 30 metros!!

Quem leva e te dá cilindros e a permissão de mergulhar no Parque Marinho: Buddy Dive, www.buddydive.com (que recomendamos) . Além dela, todos os resorts de mergulho da ilha também fazem o mesmo.

Quer mergulhar do lado  leste de Bonaire? Onde o mar não é protegido?

Existem dois pontos de mergulho do lado leste de Bonaire. Quando o vento sossega, dá pra aproveitar o dia e se aventurar a mergulhar no Leste de Bonaire! Lá você vai encontrar tarpões e diversos tipos de cardumes. Raias prego e chita podem ser vistas com freqüência, assim como tartarugas que sempre visitam o local.

Quem leva: Bonaire East Side Diving ( www.bonaireeastcoastdiving.com )

E aí, quais pontos de mergulho em Bonaire você recomenda? Tem alguma dúvida ou quer saber algo a mais sobre isso? Deixe um comentário! Quanto mais informação melhor fica a viagem de todos!!!! :)

Deixe uma Resposta