O Vaticano é, sem dúvidas, parada obrigatória para quem vai à Roma. Sede da Igreja Católica e menor país do mundo, a cidade-estado é rica em arquitetura, religiosidade e serenidade. Mas, quais são as regras para entrar no Vaticano, inclusive o que é preciso para viajar para lá?
Dono de um acervo respeitável de obras de arte, o Vaticano tem, entre os pontos obrigatórios de visita, seu museu, a Basílica de São Pedro, as catacumbas e a Capela Sistina. Ademais, vale muito assistir a uma audiência papal com o primeiro pontífice sul-americano de toda a história.
Entretanto, há alguns pontos a serem observados para viajar para o Vaticano, como códigos de vestimentas, normas para conhecer as obras de arte e até fotografias. Também, é importante saber como chegar e a documentação necessária.
Sobre o Vaticano
A história do Vaticano começa com a construção de uma igreja sobre o túmulo de São Pedro, ainda no século IV d.C. Após tornar-se, naturalmente, um ponto de peregrinação que perdurou por séculos, foi projetada a Basílica de São Pedro, em 1626, tida como a maior igreja do mundo.
Hoje, a cidade-estado ocupa um território de 0,44 km² habitados por cerca de 825 habitantes. Patrimônio Mundial da Humanidade, o Vaticano recebe, todos os dias, mais de 25 mil visitantes em seus museus, galerias e audiência papal.
Com joias, a exemplo do teto da Capela Sistina pintado por Michelangelo, o Vaticano tem seus próprios sistemas bancário, correios, de comunicação, telefonia e televisivo. Ali, ficam os membros da Guarda Suíça, responsáveis pela proteção do Papa, clérigos e demais moradores.
O que é preciso para viajar para o Vaticano
Em primeiro lugar, precisa de visto para entrar no Vaticano? Inicialmente, não, pois o país pertence ao Tratado de Schengen que permite a estadia de até 90 dias em seus países membros, sem a necessidade de visto.
Porém, é preciso lembrar que a compra do seguro viagem para entrada no país é obrigatória (clique aqui para comparar os preços e reserve a melhor cobertura de seguro viagem com 5% de desconto usando o cupom VIVAOMUNDO)
Ademais, precisa pagar para entrar no Vaticano? A entrada na cidade-estado, em si, é gratuita. Contudo, a visita a atrações turísticas, como a Capela Sistina e o Museu do Vaticano requer compra antecipada de bilhetes, o que você pode fazer pelo site da Hellotickets.
Aliás, isso é altamente recomendável, diante da quantidade de visitas que o país recebe diariamente. Logo, comprar seus passeios com antecedência resguarda filas e longas horas de espera.
Regras para visitar o Vaticano
Como se trata de um espaço religioso, existem regras a serem cumpridas, inclusive no que toca às vestimentas. Ademais, o Vaticano guarda um acervo histórico altamente valioso, com o qual há cuidados específicos para toque e fotografias.
O que pode vestir para entrar no Vaticano?
Você não precisa andar pelo país totalmente coberto ou coberta, mas há códigos a serem respeitados, a saber:
- não usar roupas acima dos joelhos
- não deixar os ombros à mostra
- não deixar símbolos religiosos, bem como tatuagens consideradas ofensivas, à mostra
- não usar roupas rasgadas ou muito decotadas
- não usar bonés e chapéus
Posso comer dentro do Vaticano?
O consumo de bebidas alcoólicas em atrações do Vaticano, como o museu, é expressamente proibido. Da mesma forma, não é permitido beber ou comer nos corredores das exposições.
Celular – posso levar?
Poder, pode, mas deve ser mantido no modo silencioso enquanto visitar os espaços de exposição. Observe, também, ser proibido fotografar o interior da Capela Sistina, além do uso do flash nas demais atrações.
Regras gerais
Cada atração tem seu próprio código de visita, então, é interessante dar uma lida nas respectivas orientações gerais antes de ir.
Quando visitar o Vaticano?
Certamente, ao viajar para o Vaticano, você vai querer assistir a uma audiência papal. Neste caso, o ideal é agendar sua visita para a quarta-feira. Aos domingos, o pontífice realiza a missa papal, entretanto, vale conferir se não estará em viagem antes.
Lembre-se, apenas, que nas aparições papais, o esquema de segurança é reforçado e há muito mais gente no país. Você pode reservar a sua atividade com antecedência pela Hellotickets.
Se, entretanto, esta não for sua prioridade, então não há dias específicos para visitar o Vaticano.
Como chegar ao Vaticano?
O Vaticano fica no centro de Roma, portanto, dá para chegar lá pelo transporte público. Isso inclui ônibus (linha 49), metrô (linha A) e trem, uma vez que a Basílica de São Pedro tem sua própria estação.
Se animar um pouquinho, pode ainda chegar lá a pé, um percurso de 45 minutos a partir do Panteão de Roma. Já da Piazza Navona, o tempo é mais curto, 27 minutos. Por outro lado, se não estiver muito a fim dessa caminhada até lá, a corrida de táxi até a cidade-estado custa, em média, 20 euros.
O que conhecer no Vaticano?
O Vaticano tem atrações turísticas importantes, sobretudo do ponto de vista religioso e artístico. Entre as atividades possíveis na cidade-estado, podemos ressaltar:
- Capela Sistina: uma das principais atrações do país, fica dentro dos Museus do Vaticano, com afrescos pintados por Michelangelo. É lá que os cardeais se reúnem para a escolha do novo papa.
- Museus do Vaticano: uma só instituição dividida em partes, expõe obras dos artistas mais renomados do mundo.
- Basílica de São Pedro: além da importância religiosa, guarda obras de arte de valor inestimável, a exemplo da Pietá, de Michelangelo.
Agora que você já sabe as regras para entrar no Vaticano, lembre-se de reservar suas atividades com antecedência, considerando a horda de turistas que costumam visitar o local. Isso evita filas e garante visitas mais tranquilas. Para isso, acesse o site da Hellotickets para reserva das atividades.
Em suma, as regras para entrar no Vaticano são bem tranquilas. Espero que este post tenha ajudado você a planejar melhor a sua viagem.
*Este post foi patrocinado pela Hello Tickets, empresa que vende ingressos para passeios e atividades ao redor do mundo.
Leia mais:
- Seguro Viagem para Europa – Como escolher o melhor?
- Qual o melhor chip internacional de celular para usar em uma viagem a Europa