Dicas de passeios fora do tradicional no Rio de Janeiro

Já foi diversas vezes para a cidade maravilhosa e quer conhecer outros passeios incríveis da cidade longe do turismo convencional? Confira nossas dicas!

Conheça o Lado B mais incrível do Rio de Janeiro

 

A Expedia Brasil nos fez um desafio e tanto: fazer uma lista de passeios inusitados que provam que o Rio é muito mais que o Cristo Redentor. E nós conseguimos.

Que a Cidade Maravilhosa não se resume em Corcovado e bondinho do Pão de Açúcar, isso todo mundo já sabe. Você já foi algumas vezes ao Rio de Janeiros e está buscando programas e roteiros diferentes para fazer? Para sair do tradicional na cidade, a Expedia Brasil nos desafiou a montar uma lista de passeios para curtir o Rio fora do turismo convencional, com muitas trilhas e passeios culturais.

giphyComo missão dada é missão cumprida, fomos ao Rio de Janeiro três vezes no primeiro semestre deste ano para escrever um super artigo para este desafio. A cada fim de semana que passamos lá decidimos viver um lado mais  ‘carioca’ da cidade, fora da zona sul e dos roteiros clássicos como Copacabana, Ipanema e Leblon. Fomos explorar o centro, as incríveis vistas e festas do morro do Vidigal, Santa Teresa, restaurantes incríveis e a Zona Oeste lindíssima do Rio de Janeiro. Fizemos trilhas e descobrimos um Rio de Janeiro para todos os gostos e idades.

Além disso, descobrimos ainda um bônus: uma das coisas que mais preocupa quem vai ao Rio de Janeiro é o valor da hospedagem. As vezes conseguimos uma mega promoção na passagem, mas o valor de um hotel dá aquele susto, não é mesmo? Nós temos uma ótima solução para você!

Olha só a lista que a gente preparou para vocês curtirem este lado lindo do Rio de Janeiro.

 

Prainha – na Zona Oeste

Saia do agito das praias convencionais do Rio de Janeiro e dirija-se à Zona Oeste da cidade. Passe a Barra da Tijuca, o Recreio (que também vale a parada) até você chegar em uma das praias mais queridas pelos surfistas cariocas: a Prainha. Escondida entre as montanhas, ela fica em frente a uma Reserva Natural que possui diversas trilhas para explorar. Na praia, existem só duas pequenas lanchonetes que vendem lanches naturais e só. Ao lado direito da Prainha, tem o restaurante Mirante da Prainha, que como o nome já diz tem uma vista linda do local.

Vale a visita aos que gostam de natureza, um lugar mais reservado, super preservado e aos surfistas de plantão :)

Prainha Rio de Janeiro

Prainha, Zona Oeste do Rio de Janeiro

 

Parque Lage e Jardim Botânico - na Zona Sul 

É um parque lindo ao pé do Corcovado, na rua do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. A história do Parque Lage começou em 1811, quando Rodrigo de Freitas adquire uma fazenda próximo a lagoa que hoje leva seu nome. O parque passou de mão em mão (até por Carlos Lacerda e Roberto Marinho) e se tornou parque público na década de 70. Hoje, funciona por lá a Escola de Artes Visuais do Parque Lage. É um lugar super legal para tirar fotografias e até para um picnic.

Horário: Diariamente, das 8h às 17h (durante o horário de verão, até às 18h). O Palácio abre às 9 horas. Nós chegamos lá às 8h30 e vimos o parque abrir, é lindo porque tem pouquíssima gente nesse horário.

Endereço: R. Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico, Rio de Janeiro – RJ, 22461-000

Parque Lage - Rio de Janeiro

Parque Lage – Rio de Janeiro

Depois do Parque Lage, vale uma paradinha no Jardim Botânico que fica ali do lado!  Uma coisa que aprendemos é: não pode entrar de bicicleta. Nós não tínhamos onde deixar a nossa e acabamos perdendo a visita. Mas muita gente diz que é lindo, maravilhoso, então se você for conta pra gente, tá?

Ah, gente, até o Snoop Dog e o Pharell Williams passaram no Parque Lage para gravar o clipe “Beautiful”. Sobe o som aí pra se inspirar no roteiro ;) (o parque aparece aos 2’44)!

 

Escadaria Selaron – em Santa Teresa 

Mais uma vez um cenário escolhido por Snoop e Pharell. Santa Teresa é um lugar especial do Rio de Janeiro que vale muito a visita. O bairro é autêntico, cheio de ruas de pedras e histórico. A Escadaria Selaron é um ponto turístico sim, mas geralmente não está no roteiro tradicional de quem visita o RJ. Por isso, se estiver no Rio, vá até lá. Para chegar é um pouco complicado, nós fomos de carro e o pessoal nos avisou para ficar atento porque estava tendo muito assalto e furto nas ruas ao redor da escadaria!! Então vá atento, ok?

A história da Escadaria é muito interessante: Jorge Selarón morava em uma das casas que dividem a escada e estava cansado de ver a escadaria em um péssimo estado de conservação. Começou em 1990 a sua obra juntando cores e azuleijos. A partir daí, azuleijos de diversos lugares do mundo chegaram para ajudar Selarón em sua obra de arte. O resultado ficou incrível!

Para chegar: se você for de carro siga as placas para a Lapa, nós tivemos que sair perguntando bastante para o pessoal. O Google Maps dá a localização mas não explica onde estacionar e como chegar. A escadaria fica próxima aos Arcos da Lapa dá pra parar o carro por ali e ir a pé. De metro ou de ônibus pare na estação Cinelêndia e caminhe cerca de 10 minutos até a escadaria.

Escadaria Selaron - Rio de Janeiro

Escadaria Selaron – Rio de Janeiro

 

 

Restaurante Aprazível –  em Santa Teresa

Uma boa dica é: vá às escadarias por volta das 11 horas e depois almoce no Restaurante Aprazível. É necessário fazer reserva, ok? O restaurante além de oferecer uma gastronomia brasileira deliciosa, tem uma vista incrível do Rio de Janeiro. O ambiente é super agradável e também arrumado (na foto só aparece um dos terraços, mas existem vários e bem mais arrumadinhos). O preço é salgado, mas vale conhecer o local nem que seja para tomar uma cervejinha. Nós indicamos a cesta de pão de queijo com linguiça mineira grelhada e também os pastéis maravilhosos de lá. (Preciso admitir que fomos desses pão duros que não almoçamos pela falta de $$, haha).

Faça sua reserva pelo site.

Endereço: Rua Aprazível, 62. Santa Teresa – Rio de Janeiro.

Horário de Funcionamento: Terça a sábado e feriados: das 12 hrs às 23 hrs. Domingo: das 12 hrs às 18 hrs.

Restaurante Aprazível - Rio de Janeiro

Restaurante Aprazível – Rio de Janeiro

 

Parque das Ruínas –  em Santa Teresa 

Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas também tem uma história fascinante. Ele fica localizado na antiga casa de Laurinda Santos Lobo, que costumada receber diversos intelectuais e artistas da Bélle Epoqué carioca. O palacete foi restaurado e hoje abriga diversas instalações e atrações culturais. O que vale mesmo é a vista panorâmica da cidade do Rio de Janeiro: a Baia da Guanabara, o Aterro do Flamengo e o centro do Rio são avistados dali. O que achamos triste é a falta de divulgação do local, são poucos os visitantes por dia. Vamos agitar isso aí porque vale a pena a visita!

Endereço: R. Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa, Rio de Janeiro – RJ, 20241-050

Horário de Funcionamento: das 8 às 20 horas.

Parque das Ruinas - Rio de Janeiro

Parque das Ruinas – Rio de Janeiro

 

Museu MAR – Museu de Arte do Rio

Um dos museus mais novos da cidade, inaugurado em 2013, o MAR é uma das obras do Porto Maravilha e um espaço dedicado a arte e cultura. São dois prédios que compõe o complexo: o antigo Palacete de Dom João VI se tornou o pavilhão de exposições do MAR. Enquanto isso, o contraste se dá por um outro prédio extremamente moderno, os dois se ligam por uma passarela. O interessante é que a visita começa de cima para baixo. Primeiro, você chega no terraço para ver a vista da região portuário do Rio e depois desce para contemplar as artes expostas no museu.

As exposições mudam geralmente a cada três meses, vale conferir a programação no site, clicando aqui

Horário: das 10 às 17hrs

Ingressos: R$ 8 reais inteira. R$ 4 reais meia entrada. Terça-feira o ingresso é gratuito a todos!

Endereço: Praça Mauá, 5, Centro, Rio de Janeiro

 

Projeto do MAR - Rio de Janeiro

Projeto do MAR – Rio de Janeiro. Incrível, né?

 

 

Bar da Laje – Morro do Vidigal

Uma das vistas mais incríveis que já vimos do Rio de Janeiro. Entre dois bairros de luxo, Leblon e São Corrado, fica o morro do Vidigal. Pacificado, o morro já tem 11 hostels e se tornou atração turística na cidade. O Bar da Laje é um desses lugares que precisam ser visitados. Todo sábado tem feijoada,  música brasileira ao vivo e o mais lindo e impressionante: a vista panorâmica do Leblon e Ipanema. É maravilhoso!

Para mais informações é só entrar no site, clicando aqui

Endereço: R. Armando Almeida Lima nº 4, Vidigal (Arvrão), Rio de Janeiro

Bar da Laje - Rio de Janeiro

Bar da Laje – Rio de Janeiro

 

Rio Scenarium na Lapa

A Rio Scenarium é uma casa de shows muito bacana na Lapa. Ela foi eleita pelo jornal britânico “The Guardian” como um dos 10 melhores bares do mundo!

A Lapa em si já é uma saída bem diferente para quem gosta de vida noturna, lá se misturam todos os tipos de gente em vários bares de samba. Não é a coisa mais segura do mundo passear pelas ruas do bairro, mas vale a pena a visita em um dos bares mais famosos da região: o Rio Scenarium.

Como o nome já diz, são vários cenários em uma casa só: tem samba, mpb, música ao vivo, e até eletrônico em diversos ambientes para todos os gostos. O bar fica em um antigo casarão carioca e tem um aspecto bem brasileiro. É ótimo para levar gente que vem de fora do país, porque você encontra em um só lugar diversas caras do Brasil. Esse vídeo explica bem como é a energia da casa (e dá pra ver que sempre tem vários turistas por lá ):

Endereço: R. do Lavradio, 20 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20230-070

Horário: 19h30 às 2h30

Programação: entre no site para checar a programação, clicando aqui

 

Trilha da Pedra da Gávea – Zona Oeste 

Trilheiros de plantão, vamos as dicas! No Parque Nacional da Tijuca tem muita coisa boa para descobrir. Bem, a vista da Pedra da Gávea é uma das mais famosas do Rio de Janeiro. O problema é: não é uma trilha fácil. São cerca de 2h30 horas pra ir,  subindo a pedra de 847 metros acima e passando pela parte mais “sinistra”, a Carrasqueira. Esse vídeo aqui mostra um pouquinho de como é essa parte da trilha e ensina a como subir mais fácil:

Para chegar até o começo da trilha é necessário entrar em um condomínio na Barra da Tijuca, na Estrada do Sorimã. Após caminhar um pouquinho, você chega no começo da trilha. Como falamos, a parte mais difícil da subida é a Carrasqueira, porque é um paredão de pedra que dá aquela sensação de vertigem. Tem muita gente que olha pra baixo e trava ali. O segredo é ir com calma e seguir as dicas do pessoal desse vídeo.

Trilha da Pedra Bonita - Zona Oeste 

O nível de dificuldade desta trilha é menor, mas o espetáculo visual ainda é lindo! Sabe a famosa pedra onde descem as Asas Deltas no Rio de Janeiro? Pois bem, é possível chegar lá através de uma trilha também no Parque Nacional da Tijuca. A montanha tem 693 metros de altura e é ‘vizinha’ da Pedra da Gávea. É um dos lugares onde se pode apreciar o incrível por do sol da cidade.

A trilha dura cerca de 1 hora para subir. O início dela fica no estacionamento na Estrada da Pedra Bonita com a bifurcação da Estrada das Canoas, no setor C do Parque Nacional. A rampa da Asa Delta fica um pouco abaixo do cume da Pedra, a 520 metros de altura, voltada ao bairro de São Conrado.

Pista de voo na Pedra Bonita - Rio de Janeiro

Pista de voo na Pedra Bonita – Rio de Janeiro

 

Onde Ficar: Leblon All Suites Design Hostel

Gente, esse Hostel está mais pra mini-hotel do que um hostel propriamente dito. Nós reservamos um quarto para casal e ficamos surpreendidos. Apesar das acomodações terem tamanhos pequenos, elas oferecem um aspecto super clean, é tudo novinho e com design de bom gosto. Ao contrário dos hostels tradicionais, o All Suites não tem quartos compartilhados. São boas suites para casais, a 10 minutos da praia do Leblon (muito bem localizado, ao lado de um Pão de Açucar e uma distância a pé para bons restaurantes, bares e a praia). Além disso, o  “mini-hotel” tem serviço de quarto,  ar condicionado nos quartos, TV de tela plana, wifi e café da manhã.

Leblon All Suites - Rio de Janeiro

Leblon All Suites – Rio de Janeiro

 

Nós pagamos R$300 reais a diária (dividido em 2 dá esse valor para o fim de semana para cada). É um dos melhores custo-benefício da região. Não achamos nada que chegasse aos pés desse hostel! Recomendamos principalmente a casais.

Endereço do Hostel:  Rua Joao Lira 149 Rio de Janeiro RJ 22430 -210.

OBS: Para jantar ali por perto vale a pena ir na Prima Brusquetteria, no Leblon.

 

Bruschetta de Brie com Nozes

Bruschetta de Brie com Nozes na Prima

Fizemos um mapinha com todos os programas que fizemos pelo Rio, aí você consegue situar onde fica cada coisa :)

É isso, pessoal! Vocês gostaram? Tem dúvidas? Críticas ou Sugestões? Deixem seus comentários aqui embaixo. :) Eles dão energia para a gente continuar fazendo esse trabalho para todos viajarem melhor depois de ler um pouquinho o blog.

divisoria viva o mundo

Deixe uma Resposta

1 Comentário

  1. Pingback: Os 25 melhores lugares para viajar no mundo - Blog Viva o Mundo