viva o mundo

Fazer um mergulho em Angra dos Reis é se deixar encantar por todas as belezas que há por ali. Confira os 10 melhores pontos neste guia.

Não é à toa que Angra dos Reis é o maior centro náutico da costa brasileira. 

As águas calmas e transparentes da Baía da Ilha Grande são perfeitas para passear de lancha, velejar, esquiar e andar de jet-ski. 

Até mesmo para quem mora em São Paulo, Angra dos Reis é um lugar perfeito para uma viagem de carro durante o final de semana ou feriado prolongado.

Para quem mergulha, estas águas também são especiais. Há mergulho em Angra dos Reis para todos os gostos: rasos, fundos, em naufrágios, em cavernas, em canyons. É praticamente impossível perder a viagem. 

Por pior que esteja as condições de mar, sempre é possível encontrar uma enseada tranquila para mergulhar e se encantar com as belezas submarinas de uma das regiões mais bonitas de nosso litoral. 

São inúmeros pontos, impossível de listar neste guia, mas separamos os dez pontos de mergulho em Angra dos Reis que são imperdíveis. Confira!

Mergulho em Angra dos Reis - Os 10 Melhores Pontos e Quem Leva
Mergulho em Angra dos Reis – Os 10 Melhores Pontos e Quem Leva. Foto: Alcides Falanghe
viva o mundo

Pontos de Mergulho em Angra dos Reis – Nível Básico

Laje da Matariz

A laje sempre oferece excelentes condições para o mergulho. No fundo, espalhados sobre a areia branca, encontram-se os restos de um helicóptero que caiu em 1998. Hoje restam poucas peças, mas a vida marinha ao seu redor é intensa e colorida.

  • Profundidade máxima: 15 metros.

Ponta e Gruta do Acaiá

Na costeira há pequenas tocas e variadas vida marinha. A atração do local é uma grande gruta submersa com entrada a seis metros de profundidade e que se estende para o interior da ilha formando um salão acima da superfície. A luz azulada vinda do fundo é um espetáculo à parte.

Para entrar na gruta, entretanto, é essencial ser mergulhador avançado.

  • Profundidade máxima: 15 metros.

Laje Branca

Em um único mergulho é possível dar uma volta completa na laje.

Os rochedos são forrados por pequenas gorgônias vermelhas sobre as quais é frequente a presença do lindo molusco Língua de Flamingo. Na sombra dos grandes blocos de granito-gnaisse, os corais se abrem, expondo seus tentáculos e colorindo as paredes de branco, amarelo e laranja.

Esponjas azuis e rosas completam o quadro. Peixes-soldado, salemas e bodiões estão sempre ao lado dos mergulhadores.

  • Profundidade Máxima: 20 metros.

Vapor Califórnia

O vapor Califórnia naufragou em 1866 após um incêndio. Ainda estão lá a caldeira, os volantes do motor, as tubulações e partes do casco.

A vida marinha ao seu redor é exuberante, principalmente à noite, o que torna este ponto um dos mais procurados para mergulhos noturnos. A costeira que se estende a partir do naufrágio também possibilita um mergulho bem interessante.

  • Profundidade Máxima: 12 metros.

Ilha de Imboassica

O fundo é caracterizado por um costão rochoso, com várias tocas, que desce até a areia. No lado oeste, há um pequeno parcel com uma grande concentração de peixes e corais. 

É frequente o encontro com raias repousando na areia. Nas pedras mais rasas, há grandes colônias de coral-tubastrea, uma espécie invasora originária do Caribe que vem se alastrando por toda a Baía da Ilha Grande. O lado leste é uma boa opção quando o tempo está virado e predomina o vento sudoeste.

  • Profundidade Máxima: 15 metros.

Ilhas Botinas

Cartão-postal de Angra dos Reis, são duas ilhotas formam um remanso ideal para a prática de snorkeling.

Os cardumes de sargentinhos é um espetáculo à parte. Cercam os barcos assim que os ferros são lançados na água. Nas costeiras há muita vida marinha, como caranguejos-aranha e grandes estrelas-do-mar.

Trata-se de um local ideal para quem está começando e para a criançada. Entretanto é preciso ter cuidado com o tráfego de embarcações, principalmente nos feriados e finais de semana.

  • Profundidade Máxima: 8 metros.
Ilha das Botinas, Angra dos Reis | Mergulho em Angra dos Reis
Ilha das Botinas, Angra dos Reis. Foto: Alcides Falanghe
viva o mundo

Pontos de Mergulho em Angra dos Reis – Nível Avançado

Ilha do Jorge Grego

Fica em mar aberto do lado de fora da Baía da Ilha Grande.

Toda a costa da ilha é repleta de vida marinha e é frequente a avistagem de animais de grande porte, como tartarugas-marinhas, golfinhos, garoupas e barracudas.

Na pequena baía encontram-se os restos de um iate naufragado. O mergulho mais bonito é em uma fenda estreita que entra mais de 80 metros para o interior da ilha. Começa aos 21 metros de profundidade e termina aos oito. Dentro, grandes rochedos formam belas passagens e abrigam muitos peixes.

  • Profundidade Máxima: 21 metros.

Parcel do Coronel

Imensos blocos de granito-gnaisse formam um grande labirinto submerso. Sem dúvida um dos melhores mergulho de todo litoral brasileiro. 

As rochas formam túneis e passagens estreitas e são cercadas por peixes-frades, garoupas, badejos e uma infinidade de peixes tropicais. Peixes de passagem e tartarugas também são sempre avistados. A grande quantidade de ouriços exige um bom controle de flutuabilidade.

  • Profundidade Máxima: 24 metros.
Mergulho em Angra dos Reis - Os 10 Melhores Pontos e Quem Leva | Viva o Mundo
Parcel do Coronel. Foto: Alcides Falanghe

Pinguino

É o naufrágio mais famoso e querido de Angra dos Reis. 

O cargueiro panamenho permanece praticamente intacto na Enseada do Sítio Forte. Afundou em 1967, após um longo incêndio. Encontra-se adernado. 

Em seus porões há muitas anêmonas e cerianthus. Não é aconselhável a penetração, uma vez que o navio está se deteriorando rapidamente.

  • Profundidade Máxima: 18 metros.
Estaremos em recesso de 21/12/20 a 10/01/21 @tissybrauen @adrisuzuki @juangasparin.fotografia
Mergulho em Angra dos Reis. Foto: Alcides Falanghe

Laje do Pendão

Composta por duas formações rochosas, Pendão de Dentro e Pendão de Fora. 

São afastadas do continente e pouco visitadas por mergulhadores e caçadores submarinos. Ali é possível encontrar grandes cardumes de peixes de passagem, além de grandes garoupas e badejos. 

Tocas enormes e uma pequena gruta também compõem o visual da laje. O local é sujeito a grandes variações de tempo por estar praticamente em mar aberto.

  • Profundidade Máxima: 34 metros.
Mergulho em Angra dos Reis. Foto: Alcides Falanghe
viva o mundo

Operadoras de Mergulho em Angra dos Reis

Independente do seu nível de mergulhador, é sempre essencial contratar uma empresa que esteja apta a realizar esse tipo de serviço.

Por isso, separamos as 5 melhores que conhecemos. Confira.

Aquamarina

Com saídas às 8h30 do cais de turismo na Vila Abraão em Ilha Grande, a Aquamarina define os locais de mergulho apenas no dia da atividade por conta das condições climáticas e de visibilidade.

Eles oferecem desde passeios náuticos até batismo, mergulho de cilindro e curso Open Water.

mergulho em angra dos reis

Pousada Aquamaster Dive Center

A Pousada Aquamaster em Angra dos Reis, além de hospedagem com piscina e vista panorâmica do mar, oferece passeios de lancha e cursos de mergulho.

mergulho em angra dos reis

Elite Dive Center

Dive Center PADI 5 star em Ilha Grande, a Elite Dive Center tem saídas diárias às 8h30 e oferece desde batismos à cursos especiais.

Trabalhando com o número reduzido de mergulhadores por instrutor, a Elite Dive Center preza pela segurança e conforto.

Dive & Cia

Com diversos cursos de mergulho e opções de praticá-lo tanto de dia quanto de noite, a Dive & Cia faz o circuito de mergulho em Ilha Grande e Angra dos Reis.

mergulho em angra dos reis

Deep Blue

A Deep Blue é uma empresa completa.

Com mais de 30 anos de mercado e com práticas de mergulho e ciências do mar, é voltada, principalmente, à prestação de serviços subaquáticos.

Utiliza tecnologia de ponta que chega a profundidade de até 50 metros e já treinou diversos mergulhadores profissionais.

mergulho em angra dos reis

Confira mais passeios em Angra dos Reis

Perguntas frequentes

Quais os pontos de mergulho em Angra dos Reis?

Existem diversos pontos de mergulho em Angra, tanto para níveis iniciantes quanto para avançados, como o Pinguinio, o naufrágio mais famoso da região. Confira tudo em nosso post.

Onde fazer curso de mergulho em Angra dos Reis?

Existem diversas escolas e centros de mergulho na cidade como Deep Blue e Dive & Cia. Descubra mais em nosso post.

Leia mais

Alcides Falanghe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Uma resposta