Rio de Janeiro

Encantando viajantes há décadas, o Rio de Janeiro é um dos estados mais visitados do Brasil. Além da Cidade Maravilhosa, o estado também guarda destinos únicos em seu interior e litoral.

Início » América

Desde a Era de Ouro do cinema americano, o Rio de Janeiro se destacou como um lugar paradisíaco, de praias incríveis e atmosfera super agradável. A cidade possui alguns dos cartões-postais mais conhecidos do país, como o Cristo Redentor e o calçadão de Ipanema.

Mas além da capital carioca, o estado do Rio de Janeiro também encanta com outros destinos interessantes e variados atrativos. Petrópolis, Teresópolis e Visconde de Mauá oferecem montanhas e até temperaturas baixas no inverno, um cenário bastante diferente das praias que são a cara do Rio.

Na costa, o litoral conta com outros destinos famosos como Arraial do Cabo, Paraty, Cabo Frio, Angra dos Reis e até a rústica Ilha Grande. Todas essas cidades são banhadas por águas de cores impressionantes, ainda mais belas que as do mar de Copacabana.

Uma viagem pelas belezas naturais e históricas do Rio de Janeiro é sempre uma boa pedida. Abra seu coração para conhecer o que há de melhor no estado e na capital, e confira nossas principais dicas para sua viagem.

Antes de ir

Planeje melhor a sua viagem com essas dicas ;)

A moeda oficial do Brasil é o real. Dólares, euros e outras moedas não costumam ser aceitas como forma de pagamento, portanto, caso esteja vindo de outro país, vale a pena trocar seu dinheiro para evitar perrengues. Cartões de débito ou crédito internacionais são aceitos na maioria dos lugares, mas é sempre bom ter algumas notas no bolso.

O Rio de Janeiro, e principalmente a capital do estado, tem uma fama de lugar com alta criminalidade, que acaba trazendo insegurança aos que visitam a região. No entanto, é uma cidade grande com defeitos assim como quaisquer outras metrópoles no mundo são.

Uma das práticas mais importantes é se misturar bem à população, buscando não se destacar e nem dar muita pinta de turista. Verifique sempre seus arredores, confira se o local que pretende ir é seguro e evite andar a pé à noite.

Você já deve ter notado que o Rio de Janeiro oferece uma grande diversidade de destinos. Além da Cidade Maravilhosa, quem quer aproveitar as praias do estado pode se esbaldar em Cabo Frio, Arraial do Cabo, Angra dos Reis, Paraty, Búzios, entre outros locais.

Já na região serrana, as cidades de Petrópolis, Teresópolis, Itatiaia, Nova Friburgo ou Visconde de Mauá são algumas das principais escolhas dos visitantes.

O turismo no estado de Rio de Janeiro é uma boa ideia em qualquer estação do ano. Dependendo da sua preferência, no entanto, uma época pode ser mais indicada, ou uma região encaixar melhor com o que você espera da viagem.

É fácil chegar ao Rio de Janeiro de carro, ainda mais se você for dos estados mais próximos. Porém, de avião a viagem é ainda mais cômoda, além de super rápida. Por isso, se você mora em cantos mais longe do Brasil, em outro país, ou mesmo pretende ter uma viagem mais tranquila, ir voando é uma ótima opção.

Por ser um estado com diversas opções de o que fazer, prepare a sua mala de acordo com o seu destino e a época do ano. Para lugares de praia, leve roupas leves, chinelos e óculos de sol, enquanto para região serrana, é sempre bom ter uma blusa, pois o tempo por lá esfria com frequência.

Viagem e Turismo no Rio de Janeiro

O que você não pode deixar de conhecer durante sua viagem

A primeira imagem que vem na cabeça de quem pensa no Rio de Janeiro é a capital do estado. Com o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, a Escadaria Selarón, o calçadão de Ipanema e a icônica Copacabana, a cidade é mesmo um dos cartões-postais do turismo no Brasil.

Fora da Cidade Maravilhosa, o estado reúne outros atrativos diversos, que prometem agradar os mais diferentes gostos dos viajantes. No Rio de Janeiro, você pode curtir um litoral maravilhoso, natureza abundante e até pegar um friozinho nas cidades serranas.

Deu pra ver que o destino é bem completo, não é? Fazer turismo por lá rende passeios ricos em história e cheios de oportunidades de contato com a flora da região. Seja você uma pessoa mais praieira, mais adepta do ecoturismo ou dos que preferem lugares frios, no RJ você vai encontrar o que fazer.

Mergulhe conosco nos detalhes de como é o turismo no Rio de Janeiro e descubra maravilhas que talvez você nem saiba que existem nas terras fluminenses. Se surpreenda com esse pequeno, mas muito gracioso, pedacinho do Brasil.

Passagens Nacionais

É fácil chegar ao Rio de Janeiro de carro, ainda mais se você for dos estados mais próximos. Porém, de avião a viagem é ainda mais cômoda, além de super rápida. Por isso, se você mora em cantos mais longe do Brasil, em outro país, ou mesmo pretende ter uma viagem mais tranquila, ir voando é uma ótima opção.

Os sites Passagens Promo, Passagens Imperdíveis e Skyscanner sempre mostram promoções de voo para o Rio de Janeiro. Fique de olho para não perder boas oportunidades!

Aluguel de Carro

Quem opta em ir para o RJ de carro pode garantir maior comodidade ao alugar um veículo para a viagem. Assim você terá mais liberdade para conhecer destinos diversos no estado. Com a RentCars você pode reservar um carro ótimo para usar durante todo o período que estiver por lá. Confira as condições no site.

Passeios Imperdíveis no Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro capital, os pontos turísticos mais conhecidos, como o Cristo Redentor, a praia de Copacabana, a Lagoa Rodrigo de Freitas ou o Estádio do Maracanã, são lugares indispensáveis para visitar.

Já no interior do estado, a estátua de Brigitte Bardot, em Búzios, as casinhas do centro histórico de Paraty, ou o Museu Imperial, em Petrópolis, são indicações de passeios imperdíveis. Os mergulhos no mar de Angra dos Reis ou Búzios também são super recomendados.

História e Ecoturismo

O que fazer para você aproveitar ao máximo sua viagem

Quem de nós, brasileiros, não se encanta quando vê uma menção ao nosso país em filmes estrangeiros? Há muitos anos, o Brasil ganhou o gosto de Hollywood, sendo indicado como destino paradisíaco em diversas películas clássicas das décadas passadas.

Vale dar alguns “spoilers” de filmes antigos para exemplificar? Em Bonequinha de Luxo, a personagem de Audrey Hepburn sonha em fugir para uma nova vida no Brasil, mas é impedida por seu par romântico. Já em Interlúdio, de Alfred Hitchcock, a personagem de Ingrid Bergman se refugia no país com a complicada missão de ser uma espiã americana.

E como a vida imita a arte, uma grande atriz dos anos 60 acabou vindo mesmo para o RJ, trazendo holofotes a um destino desconhecido até então. Com a ideia de descansar longe dos paparazzis, Brigitte Bardot veio a Búzios em janeiro de 1964, se encantou com o lugar e passou quatro meses por lá. Hoje, existe até uma estátua dela na cidade.

A romantização de Copacabana e do Rio como um todo, envolvendo o Carnaval, as praias, o clima agradável e a receptividade dos brasileiros, ajudou a desenvolver o turismo do Rio de Janeiro ao longo das décadas. Ainda hoje, o estado e a capital figuram entre os lugares mais visitados do país – e não é por menos, visto que possui tantas belezas.

Com uma natureza esplendorosa por todo o território, o estado do Rio é um grande destino para os ecoturistas. Na capital, algumas praias mais reclusas são a oportunidade perfeita para passar o dia mais próximo da natureza. Mais no interior, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos e o Parque Nacional do Itatiaia são destaques.

  • Praia
  • Montanha
  • Cachoeira
  • Floresta

Roteiros de Viagem

Roteiros prontos para você encaixar o melhor da região no seu tempo de viagem ;)

Uma das melhores formas de explorar o RJ é fazer uma road trip por algumas cidades próximas. No litoral, Paraty e Ilha Grande podem ser visitados com alguns dias pela região. O mesmo acontece para quem vai a Arraial do Cabo ou Cabo Frio, coladas uma na outra. Mas há diversos outros roteiros pelo estado, e você pode conferir mais aqui.

Onde ficar no Rio de Janeiro

Descubra os melhores hotéis, pousadas e regiões para se hospedar no estado

Seja nos hotéis mais incríveis da capital carioca, ou nas pousadas mais charmosas da serra fluminense, as hospedagens do Rio de Janeiro fazem o gosto dos visitantes. Por lá, você vai encontrar opções sofisticadas e também algumas mais simples, mas super confortáveis.

Confira as acomodações dos bairros mais recomendados da capital, se aventure em hospedagens únicas em meio à natureza na serra, ou escolha Airbnbs com vista espetacular do mar nas cidades do litoral.