Saiba tudo sobre como é o Parque Nacional do Iguaçu, como chegar e as melhores dicas para aproveitar nesse guia de como é visitar as Cataratas do Iguaçu.

Patrimônio Natural da Humanidade, as Cataratas do Iguaçu atraem visitantes de todos os lugares do mundo que buscam sua beleza e encanto em meio à Mata Atlântica. O maior conjunto de quedas d’água do mundo fica no Brasil – fazendo divisa com a Argentina – e é um dos pontos turísticos mais visitados do país.

Quem visita o Parque Nacional do Iguaçu tem noção da infinidade e tamanho das belezas naturais que tem por ali, mas ainda assim é quase impossível não ficar de queixo caído a cada nova visita.

Neste guia, descubra como é visitar as Cataratas do Iguaçu, como chegar e o que fazer durante esse passeio imperdível na região das três fronteiras.

Pôr do sol nas Cataratas do Iguaçu, oportunidade que só quem se hospeda dentro do parque Nacional consegue apreciar
Pôr do sol nas Cataratas do Iguaçu.

Como chegar nas Cataratas do Iguaçu

As Cataratas do Iguaçu podem ser visitadas tanto pelo lado brasileiro quanto pelo lado argentino, e os dois parques contêm vistas de tirar o fôlego e incluem diversos tipos de passeios.

Para acessar o lado brasileiro, é necessário percorrer a Avenida das Cataratas. O Parque Nacional do Iguaçu fica localizado a cerca de 15 km do centro de Foz do Iguaçu.

Pontos Turísticos em Foz do Iguaçu - 9 Passeios Imperdíveis
Passarela para a maior queda d’água das Cataratas do Iguaçu, a Garganta do Diabo.

Ônibus

É possível chegar lá de ônibus (linha 120) saindo do terminal central. A viagem dura cerca de 30 minutos, mas cuidado: a volta pode ser um pouco mais demorada por haver muita gente saindo do parque no mesmo horário.

Uber e transfers

Há também as opções de uber e transfers contratados. Você pode pegá-los na porta do hotel e descer na entrada do Parque Nacional. A vantagem é que os transfers de agências de viagens possuem permissão para entrar no perímetro do parque, poupando um pouco de caminhada.

Carro

Se você está viajando de carro, também é fácil: o caminho indicado no GPS funciona direitinho, mas carros pessoais não podem entrar no Parque. Na entrada, entretanto, há um estacionamento que cobra pelo período todo, além de outros estacionamentos particulares.

O Parque Nacional de Iguaçu

Atualmente, para visitar as Cataratas do Iguaçu, é necessário comprar os ingressos online antecipadamente e com marcação de horário. Para brasileiros, os valores começam a partir de R$ 14,00 (crianças de 2 a 11 anos e idosos).

As entradas estão limitadas a 500 pessoas por dia, então é preciso que haja planejamento para quando você quiser visitá-lo. 

Depois de passar pela portaria do parque, o visitante embarca em um ônibus que o leva até as Cataratas. A parada é frente ao icônico Belmond Hotel das Cataratas e, de lá, é só descer alguns lances de escadas e percorrer uma trilha de aproximadamente 1,5 km até, finalmente, chegar às cataratas.

Já no caminho é possível apreciar a beleza das quedas d’água em meio à Mata Atlântica e o barulho que fazem juntamente com os sons da natureza.

Uma vez dentro do parque, curtir todo o visual e andar pelas plataformas que permitem chegar bem perto das quedas d’água é só o começo do passeio.

Arco-Íris nas Cataratas do Iguaçu

Macuco Safari

Um dos passeios mais procurados por quem visita as Cataratas do Iguaçu, o Macuco Safari é a oportunidade perfeita para se molhar com as águas do Rio Iguaçu e chegar bem pertinho das quedas d’água. 

Algo que pode ser aproveitado por toda família, o passeio começa com uma trilha pela mata de cerca de 2 km e termina num barco inflável cortando o Rio Iguaçu. Quer mais adrenalina? 

Pontos Turísticos em Foz do Iguaçu - 9 Passeios Imperdíveis
Passeio de barco nas Cataratas do Iguaçu

>Confira tudo sobre o Macuco Safari em Foz do Iguaçu aqui.

Como é visitar as Cataratas do Iguaçu – Dicas

Apesar de grande e cheio de atividades, a visitação ao Parque Nacional do Iguaçu acaba cedo. Por volta das 16h você já está de volta ao ponto inicial.

Como todo bom turista, você pode aproveitar as lojinhas do parque e comprar diversos tipos de lembrancinhas de viagem, mas lembre-se: os preços são um pouco mais altos por ali. 

Entretanto, para que o seu dia no parque seja uma ótima experiência, separamos algumas dicas para você. Confira:

  • Chegue cedo: apesar de os ingressos serem limitados a 500 por dia, é sempre bom chegar antes dos horários mais movimentados e, assim, aproveitar ainda mais seu passeio.
  • Tome cuidado com os quatis. Logo ao entrar no parque, há várias sinalizações para não alimentar e chegar perto deles. Os quatis parecem ser amigáveis, mas estão sempre espertos para “roubar” bolsas, acessórios e comida dos visitantes.
  • Prefira câmeras e celulares a prova d’água, ou use capas impermeáveis. Mesmo que você não faça o passeio do Macuco Safari, é fácil acabar se molhando com os respingos. 
  • Opte por roupas leves para longas caminhadas e que sequem rápido.
  • Tenha uma troca de roupa na mochila para usar depois do Macuco Safari.
  • Beba muita água e use protetor solar.

Perguntas e Respostas Sobre as Cataratas do Iguaçu

Qual o valor da entrada do parque das Cataratas do Iguaçu?

Para os brasileiros, os ingressos são a partir de R$ 14,00. Saiba mais no post.

Quanto tempo dura o passeio nas Cataratas do Iguaçu?

Apesar de grande e cheio de atividades, a visitação ao Parque Nacional do Iguaçu… Leia mais.

Parque Nacional do Iguaçu está aberto?

Embora haja limitação na entrada de pessoas, o parque segue aberto. Saiba mais no post.

Leia mais sobre Foz do Iguaçu:

Fernanda Gonçalves

Jornalista, pós-graduada em Marketing pela Universidade de São Paulo, as viagens estiveram sempre presentes na vida de Fernanda. Apaixonada pelo prazer que cada novo destino proporciona, acredita que a descoberta de novas culturas e lugares para ir é de uma riqueza infinita. Atualmente, mora no interior de São Paulo, já visitou por volta de 10 países, mas a lista de destinos desejados não para de crescer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Uma resposta