Cataratas do Iguaçu, Marco das Três Fronteiras e Itaipu. Saiba quais são os melhores pontos turísticos em Foz do Iguaçu para você aproveitar ainda mais a sua viagem.

Foz do Iguaçu é o paraíso para quem gosta de atividades ao ar livre e contato com a natureza. 

Além do Parque Nacional do Iguaçu, lar das icônicas Cataratas, a cidade ainda abriga diversas outras atrações e pontos turísticos que não podem ficar de fora de nenhum roteiro. 

Separamos os pontos turísticos imperdíveis em Foz do Iguaçu. Continue lendo e descubra os melhores passeios para montar o seu roteiro.

Conheça o único hotel dentro do Parque das Cataratas do Iguaçú
Conheça o único hotel dentro do Parque das Cataratas do Iguaçú

1) Parque Nacional do Iguaçu

Lar do mais famoso ponto turístico em Foz do Iguaçu, o Parque Nacional do Iguaçu é uma reserva ambiental e faz a fronteira do Brasil com a Argentina.

São aproximadamente 275 quedas d’águas formando o maior complexo de cataratas do mundo. E tudo isso disponível para visitação. 

O visual das cataratas cercadas pela vegetação nativa da Mata Atlântica, além de toda fauna, com várias espécies de pássaros, borboletas e os charmosos quatis, que vivem rondando os turistas, prontos para roubar comida. 

O Parque é bem estruturado, com restaurantes, vestiários, banheiros e diversas passarelas e elevadores para chegar bem pertinho das cataratas. 

> Descubra como é ficar no único hotel dentro do Parque Nacional das Cataratas

> Veja também se vale a pena fazer o passeio de Helicóptero nas Cataratas do Iguaçu

2) Macuco Safari

Aproveitando a sua visita pelo Parque Nacional do Iguaçu, que tal colocar um pouco mais de adrenalina no seu dia? 

No Macuco Safari, você tem a oportunidade não só de cortar o Rio Iguaçu a bordo de um barco inflável e tomar um banho nas águas das Cataratas do Iguaçu. 

O passeio começa com uma trilha pela selva a bordo de um transporte elétrico, com um guia que explica todas as curiosidades da Mata Atlântica, até a entrada do deck que leva ao barco. 

É um tipo de atividade que você não pode deixar de fora. Uma experiência como essas, só visitando as cataratas. O visual, a adrenalina e o banho de água fazem valer a pena.

>Você acompanha todos os detalhes do passeio de barco pelas Cataratas do Iguaçu neste post 😉

3) Marco das Três Fronteiras

Em qual lugar você pode observar três países ao mesmo tempo sem nem precisar sair do território nacional?

No mirante do Marco das Três Fronteiras, você consegue enxergar a Argentina e o Paraguai do outro lado das margens do Rio Paraná. É quase como estar em três lugares ao mesmo tempo.

A dica é visitar perto do pôr do sol, a vista é incrível. A partir das 18h30 começam apresentações culturais artísticas para toda a família.

4) Itaipu

A hidrelétrica que produz mais energia no mundo fica na divisa do Brasil com o Paraguai. 

Uma zona neutra entre os dois países, ela é capaz de fornecer 95 milhões de kW por hora ao ano. 

Itaipu é tão grande que você se sente uma formiguinha perto das comportas. Definitivamente uma grandiosidade da engenharia, o concreto usado em sua construção equivale a 210 Estádios Maracanã e o aço usado daria para montar 380 Torres Eiffel

Pontos Turisticos em Foz do Iguaçu | Marco das Três Fronteiras
Pontos Turisticos em Foz do Iguaçu | Itaipu . Foto: Virginia Falanghe

5) Parque das Aves

Depois das Cataratas, o Parque das Aves é o lugar mais visitado de Foz do Iguaçu.

Única instituição do mundo voltada para a preservação das aves da Mata Atlântica, ele oferece uma experiência de praticamente imersão na natureza, com a possibilidade de entrar nos viveiros com os pássaros soltos e poder observá-los na natureza.

Conhecer o Parque das Aves é uma ótima experiência para se curtir, também, com as crianças: é possível tirar fotos com os pássaros bem de pertinho e aprender mais sobre as espécies que são nativas. 

6) Mesquita Omar Ibn Al-Khattab

Para quem gosta de conhecer novas culturas e religiões, Foz do Iguaçu também oferece esse tipo de passeio.

Conhecer a Mesquita Omar Ibn Al-Khattab é uma oportunidade para quem tem vontade de descobrir mais sobre o islamismo e tem curiosade para saber como é uma mesquita. 

Com visitas guiadas fora dos horários de oração (que ocorrem cinco vezes ao dia), é possível descobrir um pouco mais sobre os ritos do islamismo, como o fato de homens e mulheres terem lugares diferentes para fazerem suas orações.

É necessário, entretanto, que se siga algumas regras para entrar: mulheres precisam usar véu para cobrir os cabelos (a própria mesquita oferece) e todos precisam estar descalços.

Quando fui, ainda tive a oportunidade de poder conversar com um mulçumano, que respondia todas as dúvidas que poderíamos ter e explicava um pouco mais sobre como é a religião e suas crenças. 

Se você é do tipo de pessoa que gosta de aprender mais sobre outras religiões e se sente fascinado, com certeza é um ponto turístico em Foz do Iguaçu que vale a pena conhecer.

Foto: Reprodução

7) Templo Budista Chen Tien

Continuando com passeios para quem gosta de explorar novas culturas, Foz também é lar do Templo Budista Chen Tien, às margens do Rio Paraná.

Com muita área verde, o Templo é um lugar de oração e também contemplação, com esculturas a céu aberto, incluindo um Buda de 7 metros de altura. 

8) Ciudad Del Este

Do outro lado da Ponte da Amizade, que divide o Brasil e o Paraguai, a Ciudad Del Este atrai inúmeros visitantes que não deixam de lado as compras em viagem. 

Praticamente um outlet, a cidade é conhecida por ter diversos tipos de produtos com preços atrativos, desde eletrônicos à roupas. Entretanto, é bom ficar esperto: as ruas são extremamente movimentadas e recomenda-se deixar todos os seus pertences junto ao corpo.

Mas não só de compras vive a segunda maior cidade do Paraguai. 

Por lá também é possível conhecer o lado paraguaio da Usina de Itaipu e, lá dentro, visitar o Museu da Terra Guaraní, destinado a resgatar a história do povo que habitava o Paraguai antes da chegada dos espanhóis ao país.

Pontos Turísticos em Foz do Iguaçu - 9 Passeios Imperdíveis
Ponte da Amizade que divide Brasil e Paraguai

9) Puerto Iguazu

Como cruzar a fronteira de um lado para o outro é fácil em Foz do Iguaçu, não deixe também de visitar a cidade argentina Puerto Iguazu. 

Enquanto o monumento que separa do Brasil do Paraguai é Itaipu, o que divide Brasil e Argentina são as Cataratas. Portanto, há também um parque nacional dedicado às quedas d’água do lado argentino.

Mas não pense que, por já ter visitado o lado brasileiro, você está isento. Apesar de ter uma estrutura de parque mais rústica se comparado ao brasileiro, o Parque Nacional de Iguazu é igualmente interessante e capaz até de trazer mais aventura ainda, com passarelas de madeira sobre o rio.

O mirante da Garganta del Diablo é um dos pontos altos do passeio. É possível chegar na beiradinha e olhar para o fundo da cascata, uma das maiores do complexo de cataratas. É impossível sair de lá seco.

Do lado argentino, há também o macuco safari, mas diferentemente do brasileiro, para chegar até o deck de onde sai o barco inflável é quase como descer um desfiladeiro com escadaria de pedra. Tudo na maior vibe rústica.

Pontos Turísticos em Foz do Iguaçu - 9 Passeios Imperdíveis
O lado argentino das Cataratas do Iguaçu

Leia mais sobre Foz do Iguaçu:

Perguntas e Respostas sobre os Pontos Turísticos em Foz do Iguaçu:

Quais são os principais Pontos Turísticos em Foz do Iguaçu?

Os principais pontos turísticos em Foz do Iguaçu são: O Parque Nacional das Cataratas, O Parque das Aves, Macuco Safari e… Leia mais.

O que fazer em Foz do Iguaçu à noite?

A vida noturna em Foz do Iguaçu pode ser bem agitada. Comece à noite com uma visita ao entardecer no marco das Três Fronteiras. Também é possível, no lado argentino, aproveitar um show de Tango. Leia mais.

Onde ficar em Foz do Iguaçu?

Recomendo ficar no único hotel dentro do Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu. O Belmond Hotel das Cataratas proporciona a experiência de conhecer as cataratas quando o parque está fechado para visitantes. Leia mais.

Fernanda Gonçalves

Jornalista, pós-graduada em Marketing pela Universidade de São Paulo, as viagens estiveram sempre presentes na vida de Fernanda. Apaixonada pelo prazer que cada novo destino proporciona, acredita que a descoberta de novas culturas e lugares para ir é de uma riqueza infinita. Atualmente, mora no interior de São Paulo, já visitou por volta de 10 países, mas a lista de destinos desejados não para de crescer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 respostas