Confira uma seleção das melhores praias para surfar e aprender o esporte no Brasil.

Um dos países mais conhecidos pelo surf no mundo, o Brasil é reduto de talentos e destino de aventura nas ondas. Do extremo norte ao sul do país, a costa brasileira atrai surfistas profissionais e amadores em praias incríveis.

Separamos o post de acordo com as melhores praias para surfar para quem é iniciante, quem está no nível intermediário e quem é profissional e gostaria de saber mais sobre as praias do nosso Brasilsão. 🏄‍♀️💙

Confira nossa seleção de praias e dicas para surfar pelo litoral do país com as melhores vistas, ondas e entenda sobre as cenas de cada uma:

As 17 Melhores praias para surfar no Brasil
As 17 Melhores praias para surfar no Brasil
viva o mundo

Melhores praias para surfar no Brasil

Nordeste

1) Cacimba do Padre – Fernando de Noronha 

Point do surf da ilha de Pernambuco, Cacimba do Padre é perfeita para surfistas experientes e profissionais. Considerada uma das praias mais bonitas do mundo, a região carrega o cartão postal do Hawaii Brasileiro: O Morro dos Dois Irmão, águas cristalinas e areia fofa.

O verão é a época mais indicada para realizar manobras em ondas com altura de 5 metros na agitada Fernando de Noronha.

Lugares mais bonitos do Brasil
Morro Dois Irmãos, em Noronha.

2) Prainha – Itacaré

O litoral baiano é dono de um dos principais redutos do surf nacional, a Prainha em Itacaré abriga importantes campeonatos e apresenta ondas radicais. Mas também tem um canto mais sossegado, indicado inclusive para iniciantes.

Para chegar, é necessário passar por uma trilha a pé saindo da Praia da Ribeira. São 40 minutos de caminhada com nível médio de dificuldade. Muitas agências organizam passeios e excursões para lá.

Entre dezembro e fevereiro, encontre tubos perfeitos e ondas sólidas nas praias de Itacaré e seus mais de dez picos.

praia-itacaré-bahia
Praia Itacaré na Bahia. Crédito: Canva

3) Praia da Pipa – Natal

Próximo à capital do Rio Grande do Norte, a Praia da Pipa é uma das regiões favoritas dos surfistas brasileiros, onde ficam várias praias menores. Na cidade de Tibau do Sul, são cerca de 15 picos de surf para todos os níveis, entre ondas que variam de 2 a 8 pés, com ondas vazadas e tubulares ao longo do litoral.

Tanto para profissionais quanto iniciantes, as Praias do Amor e Afogados são ótimas opções para pegar ondas e praticar esportes. No nordeste, em geral, a melhor época para surfar é o verão.

praia-da-pipa-natal-rn
Praia da Pipa em Tibau do Sul, RN. Crédito: Canva

4) Praia da Carnaubinha – Paracuru

Na cidade cearense, a Praia da Carnaubinha é o rolê raiz de surfistas do Brasil e de fora que procuram picos e ondas de até 8 pés. Por lá, o período mais indicado para o surf é o inverno, devido à localização e os ventos que formam os swells mais intensos.

carnaubinha
Praia Carnaubinha em Paracuru, Ceará. Crédito: Jade Queiroz – MTUR/ Flickr

Sudeste

5) Maresias – São Sebastião

Referência para o surf internacional, Maresias é uma das praias mais badaladas do país, com muito crowd. Em São Sebastião, litoral norte paulista, é uma das regiões que mais abrigam e passam surfistas em busca de ondas perfeitas.

Ainda é possível aprender a subir na prancha no canto da praia onde se formam ondas menores, já as formações cavadas são boas para surf recreativo e para alta performance, mais cavadas e fortes.

Praia de Maresias. Crédito: Canva

6) Itamambuca – Ubatuba

Ainda no litoral norte de São Paulo, Itamambuca é uma praia de Ubatuba que reúne diversas tribos de surf em competições e esportes na água.

É considerada uma das melhores praias para profissionais e amadores experimentes pegarem ondas no sudeste que chegam a nove pés. De média à baixa dificuldade, as melhores épocas para a prática do esporte é entre outono e primavera. A praia extensa tem crowd intenso e alta constância.

> Confira onde ficar em Ubatuba com uma seleção incrível de estadias pelo Airbnb.

Praia de Itamambuca, Ubatuba. Crédito: Canva

7) Itaúna – Saquarema

Dentre as melhores praias para surfar no Brasil, Saquarema abriga praias incríveis para praticar o esporte. O destaque fica para a praia de Itaúna, cenário de eventos e palco de muitos campeonatos nacionais e internacionais, conhecida também como Maracanã do Surf.

Ondas longas, fortes e total manobráveis tornam o point super disputado. Mas há dias e cantos onde as ondas de meio metro são ótimas para brincadeiras e treinar nas marolas.

Praia de Itaúna, Saquarema. Crédito: Canva

8) Itacoatiara – Niterói

Próximo à capital carioca, Niterói também atrai muitos surfistas para a praia de Itacoatiara. Em 2020, sua frequência de ondas grande colocou a praia do Rio no centro do surf.

Ondas rápidas, curtas e ocas são perfeitas e indicadas para profissionais e surfistas com experiência para realizar os melhores drop-ins.

Praia de Itacoatiara, Niterói. Crédito: Canva

Sul

9) Joaquina – Florianópolis

Considerada um dos berços do surf brasileiro, Joaquina é uma das praias catarinenses mais conhecidas e frequentadas por profissionais e amantes do esporte.

O pico mais famoso de Floripa é mais indicado no inverno, possui ondas frequentes e consistentes. É um beach-break  com ondas fortes e tubulares que podem chegar a três metros. Quando estive por lá, vi desde crianças à profissionais dando show no mar.

joaquina-floripa-canva
Praia de Joaquina, Floripa. Crédito: Canva

10) Praia Central – Garopaba

Ainda no mesmo estado, a Praia Central ou Praia da Garopaba, mesmo nome da cidade que a abriga, faz parte do roteiro de surf pelo sul do país. O município litorâneo possui muitas praias com ótimas ondas e condições para a prática.

Porém, a praia no centro nem sempre tem ondas, quando se formam ao leste do mar, são rápidas, boas para manobras, quebram em pé e variam entre três e dez pés.

Praia de Garopaba, SC. Crédito: Canva

11) Praia do Rosa – Imbituba

Uma das melhores praias para surfar no Brasil e no mundo, a Praia do Rosa tem ondas gordinhas perfeitas para cair dentro. O mar é perfeito para a atividade durante o ano todo, mas o inverno é a melhor época.

Rosa tem crowd intenso, ondas de um a cinco pés, sendo os cantos norte e sul responsáveis pelas melhores formações. Já pensou estar por ali e avistar baleias? Alguns surfistas já tiveram essa super experiência. Veja mais sobre hospedagens de pousadas ou Airbnb’s nesse paraíso. <3

Praia do Rosa.

12) Pico de Matinhos – Matinhos

Cada vez mais procurada por turistas e surfistas, a cidade litorânea de Matinhos, no Paraná, é um ótimo destino para pegar umas ondas. Dentre as melhores praias para surfar no Brasil, muitos atletas falam do Pico de Matinhos e da famosa Praia Brava.

Por lá, é possível encontrar as condições clássicas para mergulhar e cair dentro. Altamente constante, de um a dez pés de altura, conhecida com uma das melhores direitas do país. No entanto, a praia é indicada para quem pratica de nível médio à avançado na modalidade.

Melhores praias para surfar no brasil
Praia de Matinhos, Paraná. Crédito: Canva
viva o mundo

Melhores praias no Brasil para aprender a surfar

13) Praia dos Molhes – Torres

De profissionais à iniciantes, as praias dos Molhes e da Guarita em Torres, no Rio Grande do Sul, são extensas e com ondas grandes, perfeita para surfar, a região é famosa por atrais as mais diferentes tribos.

A praia oferece bons swells mesmo os menores, já as ondas variam até 2,4 metros e são constantes, indicadas para iniciantes no estilo de vida hang losse. 🤙

Melhores praias para surfar no brasil
Praia dos Molhes. Crédito: Prefeitura de Torres

14) Lagoinha – Ubatuba

Ideal para iniciantes, a Praia da Lagoinha é muito frequentada por crianças e surfistas mirins. Perto de Itamambuca, é possível fazer aulas e aprender o esporte nessas duas praias de Ubatuba, litoral norte de SP.

As ondulações acontecem no canto direito da praia, com ondas cheias e extensas para principiantes. Para mim, umas das melhores praias que existem. ❤🌊

Praia de Lagoinha, Ubatuba. Crédito: Fábio Amaral/ Flickr

15) Macumba – Rio de Janeiro

Na capital do Rio, Macumba é uma praia perfeita e muito indicada para aprender a surfar. Apresenta ondas cheias e longas, perfeitas para quem curte stand up paddle e longboard. Além disso, rolam picos muito irados para manobras, ondulações constantes que chegam a nove pés.

Frequentado por lendas do surfe carioca, o crowd é intenso, e as melhores épocas para a prática são outono e primavera (embora tenha atletas por lá o ano todo). O agito da praia contribui para o cenário perfeito para quem ama aventura.

> Veja um guia das melhores casas para alugar perto da cidade maravilhosa e um post completo com hospedagens incríveis pelo Airbnb Rio de Janeiro.

Melhores praias para surfar no brasil
Praia da Macumba, RJ. Crédito: Canva

16) Praia Baía Formosa – RN

Na praia de mesmo nome da cidade, Baía Formosa fica próximo a Natal também no Rio Grande do Norte. O município litorâneo é conhecido por terra do surf, além de belezas naturais que tornam o destino bem procurado e frequentado pelos surfistas.

As ondulações quebram o ano todo, sendo o inverno a época mais propícia para a prática. Entre os picos mais procurados estão o Pontal, Picão e Mar Aberto. Com a maré cheia, a primeira é ideal para iniciantes.

Melhores praias para surfar no brasil
Praia Baía Formosa. Crédito: Canva

17) Praia da Baleia – São Sebastião

É muito comum encontrar iniciantes no surf na Praia da Baleia em São Sebá, SP. Aliás, ela é conhecida como uma praia de surf longboard e por possuir muitos novatos no esporte tentando pegar ondas, além de outros esportes aquáticos como stand up paddle e caiaque.

Ondas cheias e bem espalhadas fazem o crowd ser intenso o ano todo. As maiores valas ficam à direita, e ondas mais fracas, perfeitas para principiantes, ficam mais à esquerda. A constância é baixa e pode chegar a sete pés, sendo as meias-estações ótimas épocas para a modalidade.

Melhores praias para surfar no brasil
Praia da Baleia. Crédito: Prefeitura Municipal de São Sebastião

Deu onda?

Curtiu? Compartilhe com a galera e bora aprender mais sobre surfe e aventura! Para consultar as previsões e condições para a prática, minha dica é acessar o Waves, Surfguru e a previsão oceânica do CPTEC INPE.

Vale ressaltar que as praias citadas ou suas vizinhas possuem escolas de surf. Sempre vale dar um google para procurar onde alugar pranchas ou fazer treinamentos. 😉

Perguntas frequentes

Quais são as melhores praias para surfar no Brasil?

Saiba quais são as 17 melhores praias para surfar no Brasil neste post, e inspire-se para a próxima viagem pela costa litorânea do país.

Quais são as melhores praias para aprender a surfar no Brasil?

Dentre as melhores praias para aprender surfar no Brasil, a Praia da Baleia em São Sebastião (SP) e a Praia dos Molhes (RS) são as mais indicadas. Continue lendo para saber mais…

Qual a melhor praia para surfar?

Do nordeste ao extremo sul do Brasil, conheça opções de praias para surfar de acordo com seu nível e localização. Continue lendo…

Onde aprender a surfar no Brasil?

As melhores praias do país citadas neste post concentram escolinhas de surfe para quem quer saber onde aprender o esporte no Brasil. Além disso, confira quais praias são ótimas para quem está iniciando.

Onde surfar no Nordeste?

Procurando onde surfar no nordeste? Confira as melhores praias e informações sobre as cenas locais. Por exemplo, Cacimba do Padre em Fernando de Noronha, Baía Formosa no Rio Grande do Norte e a Prainha em Itacaré, Bahia. Continue lendo…

Onde estão as melhores ondas do Brasil?

Nesta seleção de praias incrível no país, encontre onde estão as melhores ondas do Brasil e inspire-se para planejar sua próxima trip. Como a Itamambuca em Ubatuba (SP) e a praia da Joaquina, point de Floripa (SC).

Leia mais sobre praias e aventuras no Brasil:

Ana Luiza Costa

Anallu é jornalista apaixonada por educação e viagens. Para ela, viajar ainda não é sobre grandes destinos, mas sobre caminhos e pessoas. É o jeito que você leva a vida, seja para visitar a cidade vizinha, ressignificar a sua própria cidade, turistar pelas maiores metrópoles do mundo, ou viver como um local numa vila do outro lado do planeta. Uma busca pelo autoconhecimento e o crescimento diário. Acredita que nos educamos ao buscar um olhar diferente, e ama essa comunicação universal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 respostas