viva o mundo

Praias paradisíacas, turismo de aventura, gastronomia e passeios pela natureza. Saiba tudo sobre Itacaré e suas principais atrações no litoral baiano.

Visitar Itacaré (BA) é uma oportunidade de desconectar-se dos centros urbanos e curtir a natureza. Por lá, aproveite para relaxar nos mais diversos cenários ao ar livre, ou embarque em aventuras radicais.

Neste post, reunimos tudo o que você precisa saber para planejar sua viagem para esse refúgio na Bahia – que adoramos! Curta as praias paradisíacas e todos os encantos do centrinho, assim como agito à noite e esportes radicais durante o dia.

Saiba o que fazer, onde ficar, onde comer e as melhores dicas para quem for passar uns dias em Itacaré, esse pedacinho de paraíso.

Clique no menu abaixo e vá direto ao tópico de interesse:

O Que Fazer em Itacaré na Bahia - Guia Completo
O Que Fazer em Itacaré na Bahia – Guia Completo
viva o mundo

O que fazer em Itacaré

Entre as principais atrações do que fazer em Itacaré estão: Visitar as praias agitadas do norte da cidade, ou as paradisíacas, reservadas e selvagens mais ao sul. Aventuras e esportes radicais, até passeios tranquilos por lojinhas charmosas e clubes de danças à noite. Ainda, gastronomia local e muita natureza para relaxar.

Conheça o centrinho e as praias urbanas, a rua principal do Centro onde tudo acontece é a Rua Pituba. Nos bairros centrais da vila de pescadores, é possível encontrar muita infraestrutura para viajantes e suporte para apreciar a cultura local como feiras de artesanato, de comidas e lojinhas.

Aproveite as cachoeiras, o pôr-do-sol em mirantes fantásticos, aprecie a arte local e deguste os sabores da Terra do Cacau.

> Leia mais no post O Que Fazer em Itacaré na Bahia – As melhores praias, aventuras e mais.

Pôr-do-sol em Itacaré. Vista do Mirante Ponta do Xaréu.
Canva
viva o mundo

Visite as Praias

Ao todo, a cidade tem cerca de 20 praias urbanas e rurais. No geral, elas compartilham de algumas características: águas claras, areia fofa, são selvagens e preservadas. Veja a nossa seleção das melhores praias de Itacaré:

Prainha

O cartão postal da cidade é cercada por montanhas nas suas duas pontas. Por ser mais reservada e de difícil acesso, não tem nenhuma infraestrutura.

É ótima para surf e passar o dia relaxando na vibe paradisíaca do lugar. Sua geografia plana e areia fofa tornam a experiência ainda melhor, com mais conforto.

Prainha, Itacaré.

Praia de São José

Uma das praias mais reservadas e bem frequentadas de Itacaré, São José é um convite para curtir o melhor do litoral baiano, com os típicos coqueiros e ondas fortes. A área de preservação ambiental fica dentro do complexo eco turístico Villas de São José.

o que fazer em Itacaré
Praia de São José.

Itacarézinho

Itacarézinho é uma extensa praia mais isolada no litoral. É possível apreciar a vista do mirante, tomar banho de água doce e aproveitar a infraestrutura do lugar. Por ser um ponto turístico, atende bem seus visitantes.

Praia de Itacarézinho, Bahia. Foto: Canva

Engenhoca

Um riacho e uma piscina de água doce tornam o lugar ainda mais especial. A água cristalina e ondas boas para o surf, a mata nativa que a cerca e os coqueiros formam a típica paisagem de praia tropical em Engenhoca.

o que fazer em Itacaré
Trilha entre Hawaizinho e Engenhoca, Itacaré.

Jeribucaçú

Uma floresta de palmeiras e o mar límpido é um refresco para a alma. Você encontra uma infraestrutura bem rústica para comer peixe e tomar água de coco. A praia tem ótimos swells e marca o encontro entre o rio Jeribucaçú com o mar.

Praia de Jeribucaçú.
viva o mundo

Aventura

Itacaré é o cenário perfeito para quem curte passeios, aventuras e práticas ao ar livre. O litoral é um convite para recarregar as energias e respirar a natureza. Você vai se encantar com as paisagens.

Surf, Rafting, Canoagem, Stand Up Paddle, Arvorismo, Mountain-bike e trilhas para todos os níveis estão entre as atrações do que fazer em Itacaré.

Surf

Itacaré abriga praias frequentadas por surfistas do mundo todo e campeonatos importantes como circuitos da WSL. Também está entre as melhores praias para surfar no Brasil.

Surf na Praia de São José, BA.

Trilhas

Trilhas incríveis garantem aventuras extraordinárias em meio à mata nativa e a diversidade do ecossistema itacareense. O destaque fica para a Trilha das 4 Praias: Engenhoca, Hawaizinho, Camboinha e Itacarézinho.

Obs: Deixe o carro no estacionamento pago da Praia do Hawaizinho.

Trilha do Itacarézinho. Foto: Canva
viva o mundo

Onde ficar

Aqui você vai ver quais as melhores para saber onde ficar em Itacaré para que seja possível aproveitar bem o tempo por lá. Há um bairro mais indicado para cada preferência pessoal, e vamos te ajudar a escolher o que mais combina com você.

1 – Villas de São José

O complexo de condomínios eco turístico Villas de São José é o melhor lugar para ficar em Itacaré pois oferece comodidades e infraestruturas para turistas na própria região.

Sua experiência litorânea fica ainda melhor, já que o Villas dá acesso exclusivo à duas das praias mais bonitas de todo o nordeste: Prainha e Praia de São José. Sendo assim, são mais reservadas e vazias, principalmente a Prainha, rodeada de mata nativa e totalmente paradisíaca para quem busca sossego e paz beira mar.

Por lá, você encontra casas incríveis para alugar em temporadas pelo Airbnb, chalés românticos para casais e bangalôs com vistas maravilhosas. Quem não se hospeda nele precisa encarar uma trilha de meia hora para a Prainha e depois mais uma pernada dentro do condomínio para acessar a Praia de São José.

Além disso, o condomínio fica a 10 minutinhos do centro e tem acesso super fácil para toda a região. Confira os tipos de hospedagens que existem por lá e escolha o melhor para você:

Dicas de Airbnb na Villas de São José

Dicas de hotéis e pousadas em Villas de São José

2- Centro

A rua principal do Centro onde tudo acontece é a Rua Pituba. A região ao norte de Itacaré tem lindas praias urbanas como as principais: Praia da Concha (com destaque para o Pôr do Sol na Ponta do Xaréu), Tiririca e Resende.

Para quem gosta de agito e passear à noite, é lá que ficam os barzinhos, restaurantes, eventos e lojas, além de representar bem o clima praiano e todo charme da cidade.

Nos bairros centrais da vila de pescadores, é possível encontrar muita infraestrutura para viajantes e suporte para apreciar a cultura local como museus, feiras de artesanato, culinária e clubes de dança dos mais variados ritmos pelos calçadões do centro que compreende, além de Pituba, a Passarela e a Orla.

Já nas vilas que cercam a região central, a história e tradição de Itacaré se revelam em diversas atividades e costumes como trançar o cabelo, aprender sobre os povos quilombolas e jogar dominó, além das músicas e comidas típicas para apreciar.

Dicas de Airbnb no Centro

Dicas de hotéis e pousadas no Centro

Embora as praias fiquem bem perto uma das outras, e o centro é o lugar que mais abriga hospedagens em Itacaré, pensei em separar a pousada por proximidade com a praia. O que acha?

3 – Itacarézinho

No sul da cidade, a região da Praia de Itacarézinho é conhecido por hospedagens sofisticadas e ondas perfeitas para surfe, inclusive para iniciantes. O Restaurante Itacarézinho, a sorveteria local e eventos incríveis tornam o lugar ainda mais mágico.

É um dos destinos da Trilha das Quatro Praias que também passa por Gamboa, Havaizinho e Engenhoca. Saindo do centro de carro, é possível chegar na praia em 30 minutos.

Aproveite o passeio para conhecer as praias Jeribucaçu, dos Corais, Arruda e Catende chegando em Itacarézinho. Lá, além da praia deserta, deliciosa com infraestrutura e aconchegos, o encontro com um rio de água doce é um presente da natureza para revigorar as energias. 🌞

Dicas de Airbnb em Itacarézinho

Dicas de hotéis e pousadas em Itacarézinho

viva o mundo

Onde Comer

O centrinho é cheio de charme, com aquele ar de reduto de surfe e yoga, cheio de lojinhas místicas, veganas e com bastante bossa. Os restaurantes têm a mesma vibe e são uma delícia, com destaque para o Marley’s & Tapas e o Jiló que amamos conhecer 💙. Dá uma olhada:

Marleys & Tapas

Marley’s & Tapas.

Jiló

Jiló.

Um dos motivos de viajar para Itacaré, é apreciar a culinária local e a gastronomia típica baiana. Conheça também o Iemanjá Beach Club e o Poke Itacaré.

> Veja todas as dicas de Onde comer em Itacaré neste post completinho!

viva o mundo

Dicas de Itacaré

  • Nós ficamos na Casa do Francês e foi uma experiência incrível;
  • Recomendamos que se hospede no complexo de condomínios Villas de São José;
  • Contrate agências para realizar passeios e visitar as atrações aos arredores de Itacaré;
  • As cidades próximas oferecem muita possibilidade de aventura e belezas naturais;
  • Fique ao menos dois dias para conhecer o centro, as praias mais reservadas e escolher uma aventura para aproveitar o destino.

> Veja onde ficar em Itacaré neste post completo sobre as melhores hospedagens e regiões do município.

Curtiu o post? Deixa seu ❤ e compartilhe com os amigos!

Perguntas

Quais são as melhores atrações para visitar em Itacaré?

Praias paradisíacas, aventuras ao ar livre, bares, restaurantes e hospedagens que oferecem experiências únicas. Saiba quais são as melhores atrações para visitar em Itacaré neste post.

Quais são as melhores atividades ao ar livre em Itacaré?

As melhores atividades ao ar livre em Itacaré incluem passeios pelo centro da cidade, e aventuras radicais como trilhas, arvorismo, rafting e tirolesa. Continue lendo para saber mais.

O que fazer em Itacaré?

Veja neste post o que fazer em Itacaré. Desde as melhores praias para cada interesse, agito à noite, onde comer, dicas de onde ficar e como deixar a viagem ainda melhor. Planeje-se para viajar com quem conhece bem o destino.

O que fazer na noite de Itacaré?

Confira o que fazer na noite de Itacaré. Além de passear à noite pelo centrinho e caminhas pela orla da cidade, aproveite os bares e restaurantes incríveis. Além disso, as casas de dança com muito forró são ideais para quem procura viver uma verdadeira experiência itacareense.

Quantos dias devo ficar em Itacaré?

Veja quantos dias você deve ficar em Itacaré de acordo com seu perfil e disponibilidade. Conheça as atrações e possibilidades para viver momentos ótimos nesse destino de aventura em, pelo menos, dois dias. Leia mais aqui.

Continue lendo sobre Itacaré e o Nordeste brasileiro:

#VivaOMundo #VivaOBrasil #VivaABahia #Itacare

Ana Luiza Costa

Anallu é jornalista apaixonada por educação e viagens. Para ela, viajar ainda não é sobre grandes destinos, mas sobre caminhos e pessoas. É o jeito que você leva a vida, seja para visitar a cidade vizinha, ressignificar a sua própria cidade, turistar pelas maiores metrópoles do mundo, ou viver como um local numa vila do outro lado do planeta. Uma busca pelo autoconhecimento e o crescimento diário. Acredita que nos educamos ao buscar um olhar diferente, e ama essa comunicação universal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 respostas