viva o mundo

Nosso país é um território imenso e diverso, que por si só já oferece ótimas paisagens para conhecer. Descubra alguns dos mais lindos lugares para viajar no Brasil.

É um fato largamente conhecido que nosso Brasil possui riquezas naturais grandiosas, além de uma cultura incrível e uma diversidade impressionante. São inúmeras as nuances que tornam a nação única, e não há nada mais adequado que buscar lugares para viajar no Brasil para conhecer mais do território e das particularidades que formam esse país maravilhoso.

Do norte ao sul, a paisagem varia tantas vezes que fica até difícil acreditar que tudo faz parte de um único território. Há locais super inusitados para conhecer no caminho, e diversas paisagens inacreditáveis. Vale ainda destacar que viajar para diferentes cantos do país é recompensador, e que há grandes chances de conhecer lugares que você nem imaginava que existissem.

Por ter uma área extensa, é difícil reunir em uma lista enxuta os melhores lugares para viajar no Brasil. Mesmo assim, fizemos um esforço e selecionamos os mais incríveis para conhecer, que consideramos indispensáveis na lista para visitar uma vez na vida.

Bora saber mais das belezas naturais incríveis de alguns dos melhores lugares para viajar no Brasil?

1- Amazônia

O maior bioma do mundo fica no Brasil e é um dos lugares mais incríveis que você pode conhecer no mundo. Com ampla extensão e uma natureza riquíssima, a Amazônia é um passeio que surpreende mesmo na segunda, terceira, ou quarta vez. Cada ida é uma descoberta nova, um deslumbre diferente, e vale muito a pena ter essa experiência ao menos uma vez.

Em meio à floresta se encontram alguns hotéis que promovem um contato direto com a natureza, ideais para quem quer imergir no local. Há passeios que vão até comunidades indígenas abertas à visitação, e você pode se aventurar em explorações – sempre guiadas – da flora local também, inclusive observando animais nativos. Um tour super famoso é o que vai ao encontro das águas do Rio Negro e do Rio Solimões.

Quanto custa e como planejar uma viagem para a Amazônia?

Conhecer a Amazônia é mais fácil do que parece. Sempre acontecem promoções de passagem para Manaus, e você pode contratar a agência dos passeios na natureza tanto durante o planejamento, quanto já no destino (nós recomendamos pesquisar com antecedência, para evitar preços fora da realidade e alinhar as expectativas sobre o que é oferecido).

Uma boa dica é dedicar uma semana a uma viagem como esta. Além de conhecer a floresta, é interessante reservar também alguns dias para andar por Manaus, pois a capital do Amazonas também é cheia de pontos turísticos interessantes.

Casinhas e mata na beira de rio na Amazônia, um dos lugares para viajar no Brasil

2- Fernando de Noronha

Uma ilhazinha paradisíaca do estado de Pernambuco, mas perdida a quilômetros de distância da costa continental. Assim é Fernando de Noronha, que por sua localização remota recebe até mesmo um fuso diferente do restante do país – lá é sempre uma hora mais tarde. Esse pedacinho de terra está cercado por praias lindíssimas, que são os principais atrativos dos visitantes que desejam conhecê-la. 

Além do mar, há também outros atrativos naturais incríveis por lá, como formações rochosas e muita vegetação. Aliás, a fauna marinha na ilha também merece destaque, com presença constante de golfinhos (que você pode ver ao fazer um passeio de barco, por exemplo). O mergulho no mar de Fernando de Noronha é considerado um dos melhores do mundo.

Quanto custa e como planejar uma viagem para Fernando de Noronha?

Ir a Fernando de Noronha, infelizmente, não é uma das aventuras mais baratas que figuram nessa lista. No entanto, não é difícil encontrar promoções de passagens para o destino, principalmente se você tiver disponibilidade de viajar fora da alta temporada, que é entre dezembro e fevereiro. O bom é que o clima lá é quente o ano todo.

Leia mais:

Praia em Fernando de Noronha - PE
Noronha é um dos lugares para viajar no Brasil que aparece na lista de todos!

3- Chapadas (das Mesas, dos Veadeiros, dos Guimarães, Diamantina, Monte Roraima…)

A formação das chapadas é curiosa, sendo um fenômeno de grande ocorrência ao longo do território brasileiro. Há diversas dessas elevações planas de norte ao sul do país, formando sítios incríveis de exploração ecoturística. Sem dúvida, são alguns dos lugares mais interessantes para conhecer, sobretudo para os amantes da natureza.

Espalhadas pelos estados, algumas das chapadas mais notáveis são as famosas Chapada das Mesas, no Maranhão, Chapada dos Veadeiros, em Goiás, Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, e Chapada Diamantina, na Bahia. Há ainda o Monte Roraima, na fronteira com a Venezuela, que é um passeio impressionante do início ao fim.

Apesar das paisagens similares, vale a pena conhecer as chapadas pelos atrativos que cada uma oferece. Algumas possuem grutas, lagoas, cachoeiras altas ou baixas, além de uma infinidade de flora e fauna para serem observados bem de pertinho. Sem dúvida são lugares de destaque para viajar no Brasil.

Quanto custa e como planejar uma viagem para as Chapadas?

No geral, conhecer esses lugares incríveis, mas inusitados, exige a contratação de um pacote de viagem com guia e passeios inclusos. Não são atividades baratas, mas por vezes rolam boas promoções nos sites que fazem esses tours. O recomendado é dedicar ao menos uma semana para conhecer esses locais.

Para fazer essas viagens às Chapadas, é interessante se planejar com bastante antecedência e investir até mesmo no preparo físico. Por serem passeios em meio à natureza, que envolvem trilhas longas e exigem bastante do corpo, o ideal é estar com o condicionamento preparado para aguentar a aventura. No entanto, nós garantimos: vale a pena cada gota de suor.

Leia mais:

Morro do Chapéu em paisagem linda da Chapada Diamantina
O Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina (BA)

4- Nobres e Bonito (MT)

Que Bonito é um destino lindo, com diversos sítios incríveis, águas cristalinas e de um azul impressionante, você já deve saber bem. O local é bastante conhecido e divulgado pela excelente preservação e experiência ecoturística, oferecendo passeios super ricos em contato com a flora e a fauna locais. Há grutas, mergulhos, lagoas sem fundo conhecido, entre outros diversos atrativos para se impressionar com a natureza por lá.

A cidadezinha de Nobres, no mesmo estado, não é tão divulgada, mas é tão linda quanto. Ao visitá-la você pode conhecer rios cristalinos, nadar com peixinhos, fazer passeios de trilha, ir a cachoeiras, observar araras, visitar grutas e fazer flutuações em águas tão límpidas que são inacreditáveis. É um destino super indicado entre os lugares para viajar no Brasil.

Quanto custa e como planejar uma viagem para Bonito ou Nobres?

Dependendo do seu ponto de partida, pode ser uma viagem com preços super razoáveis, mas se você mora em estados mais distantes, é o voo pode sair caro. Para chegar a Bonito, o ideal é voar para a capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, e de lá seguir viagem. Já para Nobres, é mais fácil seguir direto para Cuiabá. Em ambos os casos, vale a pena ficar de olho nas promoções de passagens nacionais. Neste post, contamos o que fazer em Bonito em 4 dias pela região.

Bonito Mato Grosso do Sul | Tudo o que você precisa saber para planejar sua viagem
As águas cristalinas – quase que um aquário – dos rios em Bonito

5- Praia do Rosa (SC)

Pertinho de Florianópolis, a Praia do Rosa se destaca como um dos destinos litorâneos mais lindos da região sul do Brasil. Inclusive, ela foi destaque numa lista do The Guardian sob o título de “As 10 melhores praias do mundo… que você provavelmente nunca ouviu falar”. Se identificou, ou já sabia da existência dessa faixa de areia incrível?

A praia fica no município de Imbituba, e mantém uma atmosfera bastante rústica e preservada, embora não seja de acesso difícil e nem muito isolada. Fica cercada por montanhas cobertas de vegetação rasteira, que completam a beleza do cenário, e oferecem oportunidades de trilhas para os que desejarem explorar mais a região.

Quanto custa e como planejar uma viagem para a Praia do Rosa?

Se você mora longe do sul, o ideal é voar até Florianópolis e dali seguir viagem para a Praia do Rosa, que fica a pouco mais de uma hora de distância da capital de Santa Catarina. Se você mora nos estados mais próximos, até mesmo São Paulo ou Rio de Janeiro, pode partir numa road trip até lá – e ainda conhecer outros lugares pelo caminho.

Leia mais:

Mar na Praia do Rosa, um dos lugares para viajar no Brasil
Lindo mar da Praia do Rosa, uma ótima escolha de lugar para viajar no Brasil

6- Atins (MA)

Um vilarejo pacato de pescadores, mas com um dos cenários mais esplêndidos do litoral brasileiro: Atins é uma das localidades porta de entrada para os Lençóis Maranhenses, com dunas de areia branca e finíssima circundando a praia de águas turquesas. Fica num lugar estratégico, próximo da foz do Rio Preguiças no Oceano Atlântico, com clima super tranquilo para férias relaxantes.

Se sua procura era por um destino para descansar, poucos lugares são mais recomendados que Atins, no Maranhão. Você pode se hospedar na vila e aproveitar do tempo que passa diferente em locais como esse: rústicos, com moradores que nasceram ali e vivem da pesca e do turismo. Vale destacar ainda a culinária da região, e ainda mais o camarão – experimente e venha contar pra gente o que você achou 😉

Quanto custa e como planejar uma viagem para Atins?

Para conhecer Atins, você pode partir em uma viagem bate-volta de Barreirinhas e passar o dia no local, ou optar por montar base lá mesmo, e dali seguir para conhecer os Lençóis Maranhenses. Para quem mora longe, o ideal é voar até São Luís, capital do estado, e contratar um tour para chegar ao destino final.

Leia mais:

Atins, Maranhão - Tudo sobre o pedaço de paraíso nos Lençóis Maranhenses
Atins, Maranhão, um pedaço de paraíso nos Lençóis Maranhenses

7- PETAR

O PETAR, sigla de Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, é uma área de preservação ambiental com mais de 35 mil hectares cheios cavernas e cachoeiras – são centenas de grutas para conhecer e se maravilhar com paisagens subterrâneas únicas. Fica localizado ao sul do estado de São Paulo, mais precisamente entre as cidades de Iporanga e Apiaí, e é um passeio incrível para um final de semana diferente.

Quanto custa e como planejar uma viagem para o PETAR?

Se você for dos estados de São Paulo ou do Paraná, é fácil chegar ao destino por terra. Aliás, o parque fica mais próximo de Curitiba do que da capital paulista. Por ser uma região densa de vegetação primária nativa e sítios arqueológicos restritos, é imprescindível contratar um guia para seguir com a visitação. Assim você recebe explicações e segue numa visita guiada por um dos tesouros naturais do nosso país.

Parte de mata de rio no PETAR, em Iporanga, um dos lugares para viajar no Brasil
O PETAR guarda muita natureza preservada, além de grutas incríveis

8- Itacaré (BA)

Um dos destinos que mais atraem os amantes da natureza é Itacaré, sendo uma cidade litorânea que une, além das belíssimas praias, uma área de mata com cachoeiras, rios e montanhas que vale muito a pena conhecer também. Se você se sente renovado quando visita um lugar cheio de belezas naturais, vai amar conhecer esse destino.

Além de conhecer as diversas praias da região – que já são, por si só, ótimos motivos para fazer a viagem -, vale a pena participar de trilhas pela Mata Atlântica, se arriscar no surfe em algumas das praias com ondas mais agitadas, participar de rafting no Rio de Contas, e curtir muito um passeio por plantações de cacau em fazendas da cidade.

Quanto custa e como planejar uma viagem para Itacaré?

Para chegar em Itacaré o mais ideal é pegar um voo até Ilhéus, outro município da Costa do Cacau que fica a pouco mais de 70 km de distância dali. Se você topar fazer uma viagem mais longa, também é possível voar para Salvador e seguir viagem pela costa da Bahia até chegar ao destino.

Praia de Itacaré, na Bahia, um dos lugares para viajar no Brasil
Um dos lugares para viajar no Brasil perfeitos para relaxar é Itacaré, na Costa do Cacau

9- Serra Gaúcha

Os amantes do frio e de destinos românticos encontram um destino completo para curtir tudo isso na Serra Gaúcha. São diversas as cidades charmosas para conhecer, passando por Gramado, Canela e Bento Gonçalves, até lugares menos conhecidos como Morro Reuter e Antônio Prado. Por lá, muita natureza e gastronomia boa fazem a viagem ser inesquecível.

Quanto custa e como planejar uma viagem para a Serra Gaúcha?

Quem mora em outros estados pode viajar de avião até Porto Alegre ou até Caxias do Sul, sendo este último ainda mais perto da cidade de Gramado, uma das principais da Serra Gaúcha. A partir daí, seguir viagem de carro é a melhor ideia, inclusive para a possibilidade de conhecer diversos locais diferentes ao longo do caminho.

Leia mais:

Serra Gaúcha
A Serra Gaúcha surpreende quem a visita, com natureza e gastronomia incríveis

10- Foz do Iguaçu

Na divisa com o Paraguai e a Argentina, Foz do Iguaçu é um dos destinos indispensáveis que todo brasileiro deveria visitar ao menos uma vez na vida. Por lá, os maiores atrativos turísticos são mesmo as Cataratas do Iguaçu, mas há muito mais para ver na cidade, como o Parque das Aves, o Refúgio Biológico de Itaipu, o Ecomuseu de Itaipu e, é claro, o Marco das Três Fronteiras.

Quanto custa e como planejar uma viagem para Foz do Iguaçu?

É super comum encontrar promoções de passagens e pacotes de viagem para Foz do Iguaçu. Vale a pena ficar de olho para aproveitar boas oportunidades que surgirem, ainda mais se forem para viagens entre outubro e março, que são as melhores épocas para conhecer o local.

Foz do Iguaçu, um dos lugares para viajar no Brasil
Um dos lugares mais indispensáveis para viajar no Brasil é Foz do Iguaçu

11- Ilha Grande e Paraty

Uma das paisagens mais ricas do litoral do sudeste do Brasil é a que se encontra em Ilha Grande, no estado do Rio de Janeiro. Com densa vegetação de Mata Atlântica, além de praias de águas azuis que variam do escuro ao turquesa, e muita presença de fauna marinha, a orla de mais de 190 km desse destino é super convidativa para dias refrescantes no mar, em rios, lagoas ou participando de trilhas no local.

Apesar de Ilha Grande ser parte do município de Angra dos Reis, Paraty é uma boa escolha para completar essa viagem ao litoral da Costa Verde do Rio de Janeiro. A cidade é um charme que só e é comum viajantes aproveitarem o passeio para visitar os dois locais. Para curtir bem a natureza, aproveite parte da Serra da Bocaina em Paraty e praias como a Lopes Mendes e a do Abraãozinho, em Ilha Grande.

Quanto custa e como planejar uma viagem para Ilha Grande e Paraty?

Ir a Paraty é bem tranquilo, seja a viagem de carro ou de avião mesmo, no caso dos que partem de localidades mais distantes. Após chegar à cidade, é preciso se dirigir até Angra dos Reis e de lá pegar o barco que vai até Ilha Grande. Vale destacar que na ilha não circulam carros – apenas bicicletas ou basta se locomover a pé mesmo.

Leia mais:

Praia de Provetá, em Ilha Grande, um dos lugares para viajar no Brasil
Praia de Provetá, em Ilha Grande – Foto: ilhagrande.com.br

12- Serra da Capivara

Localizado no Piauí, o Parque Nacional da Serra da Capivara é um Patrimônio Mundial, além de ser uma das áreas com paisagens mais belas de todo o país. Em meio ao clima árido da região, o local se destaca como uma parte mais arborizada e de uma riqueza histórica impressionante, fazendo os visitantes voltarem às origens da humanidade no continente.

O cenário varia entre cânions, pedras, mata e há ainda uma galeria expressiva de pinturas rupestres a ser prestigiada. Para quem gosta de história e de natureza, o destino é um prato cheio. Uma boa dica é não deixar de ir ao Alto da Pedra Furada, e ter uma visão esplêndida da paisagem no local – é um dos passeios que mais valem a pena.

Quanto custa e como planejar uma viagem para a Serra da Capivara?

A cidade base mais comum para visitar a Serra da Capivara é São Raimundo Nonato, distante mais de 500 km de Teresina. Há um voo direto que liga as duas cidades para facilitar o trajeto, mas também é possível ir de carro, apesar do longo caminho.

Já para visitar o Parque Nacional é exigido o acompanhamento de um guia, que pode ser de agências turísticas (desde que com atuação regulamentada) ou do próprio parque. Vale muito a pena incluir esse destino na sua lista de lugares para viajar no Brasil.

A Pedra Furada da Serra da Capivara, no Piauí
Pedra Furada na Serra da Capivara, um dos maiores tesouros nacionais

13- Cânion de Itaimbezinho

Entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, os Cânions do Itaimbezinho são um destaque do ecoturismo nacional, localizados no Parque Nacional de Aparados da Serra. Com vegetação densa, cachoeiras lindas (como a famosa Véu de Noiva) e muitas oportunidades de curtir um passeio incrível em meio à natureza, é uma opção super recomendada de passeio surpreendente.

Itaimbezinho é o cânion mais profundo do país, com cerca de 720 metros de altura e mais de 5 km de extensão. No meio do desfiladeiro há um curso d’água, e pertinho dali há outro cânion bastante conhecido, chamado de Fortaleza.

Quanto custa e como planejar uma viagem para o Cânion do Itaimbezinho?

A cidade próxima mais recomendada para fazer base para o passeio é Cambará do Sul, em Santa Catarina. O município fica a pouco mais de 200 km de Porto Alegre, e vale destacar que os cânions ficam em uma área a cerca de 18 km saindo de Cambará. Ou seja, é interessante ir de carro ou com agência que tome conta do transporte.

Um dos lugares para viajar no Brasil com natureza e paisagens lindas

14- Litoral norte de SP

As praias do litoral norte de São Paulo são consideradas as mais lindas do estado. Com diversas opções na costa que compreende cidades como São Sebastião e Ubatuba, além da charmosa Ilhabela, o mar de tons escuros varia em trechos mais claros e límpidos, tornando a região uma das mais propícias para uma boa viagem ao litoral na região sudeste.

Quanto custa e como planejar uma viagem para o litoral norte de SP?

Se você mora na capital paulista, na região metropolitana ou no interior do estado, fica bem fácil chegar ao litoral norte em uma viagem de carro. Para quem vem de estados vizinhos, como o Rio de Janeiro ou Paraná, a viagem é mais longa, mas também plausível. Já os moradores de locais mais longe podem aproveitar um voo para São Paulo e esticar o passeio até a costa.

Leia mais:

Praia em Ubatuba, um dos lugares para viajar no Brasil
A Praia da Fortaleza, em Ubatuba

15- Alter do Chão

Em Santarém, no Pará, Alter do Chão figura como um dos mais belos e inusitados destinos para curtir uma boa praia. Já foi, inclusive, considerado um dos melhores destinos do litoral brasileiro pelo The Guardian. O que é curioso é que o local é banhado por águas doces, e não de mar – o Rio Tapajós é quem dá a cara da paisagem na região. Uma boa dica é visitar o destino no período de estiagem, que é quando o nível do rio baixa e as praias aparecem.

Quanto custa e como planejar uma viagem para Alter do Chão?

Como mencionamos acima, para curtir bem as praias do local, o ideal é viajar na época de poucas chuvas no norte, que se dá normalmente de agosto até dezembro. Porém, como o destino fica em meio a uma área de grande riqueza biológica, para quem quiser observar melhor a fauna e fazer passeios de barco, a época das chuvas (janeiro a julho) é mais ideal.

Paisagem em Alter do Chão

16- Serra Fluminense

Não são só os destinos super quentes que formam o estado do Rio de Janeiro. A Serra Fluminense é uma região incrível para viagens de clima ameno que fogem do óbvio, com cidadezinhas charmosas e cheias de atrativos naturais, perfeitas para incluir no roteiro.

Alguns dos locais mais conhecidos são Petrópolis, Teresópolis, Penedo, Itatiaia e Visconde de Mauá, todos destinos ótimos para conhecer.

Quanto custa e como planejar uma viagem para a Serra Fluminense?

Quem mora no Rio de Janeiro capital tem a facilidade de ficar mais perto desses locais para partir em uma road trip encantadora. Já os moradores de outros estados podem economizar tempo se voarem até o Rio, e de lá seguirem viagem de carro (mais confortável) ou de ônibus (um pouco mais demorado). A dica é ficar sempre de olho nas promoções de passagens.

Leia mais:

Serra Fluminense próxima de Petrópolis

17- Barra Grande do Piauí

Difícil imaginar que ainda exista um destino turístico de praias que seja bem conservado, mas que proporcione também bastante conforto aos visitantes. Em Barra Grande do Piauí, no entanto, isso é uma realidade. A cidade tem acesso dificultado pela distância com outras cidades, mas o caminho percorrido vale a pena. As praias são incríveis, de um mar verdinho impressionante, e atraem muitos adeptos do kitesurfe.

Quanto custa e como planejar uma viagem para Barra Grande do Piauí?

Uma boa dica para conhecer esse pedaço de paraíso do Piauí é incluir a cidade durante o trajeto da Rota das Emoções. Por ser uma localidade mais inusitada, essa é uma boa forma de seguir viagem e conhecer esse cantinho incrível do litoral brasileiro.

Praia verdinha em Barra Grande, no Piauí, um dos lugares para viajar no Brasil
Tranquilidade paradisíaca em Barra Grande – viu o doguinho dormindo sob o banco? 🙂

18- Boipeba

A Bahia por si só já inspira diversas emoções nos viajantes brasileiros. É um destino vibrante e, ao mesmo tempo, relaxante, ideal para férias bem tranquilas com direito a muita praia. Boipeba, então, é uma ilhazinha ainda mais indicada para quem busca uma experiência assim. Irmã de Morro de São Paulo, o local é ainda mais rústico e oferece praias desertas e sossegadas, indicadas para desconectar mesmo.

Quanto custa e como planejar uma viagem para Boipeba?

Boipeba fica no litoral sul da Bahia, e possui algumas alternativas de transporte. Para quem vem de outros estados, o mais indicado é pegar um voo para os aeroportos de Salvador, de Ilhéus ou Valença (a cidade mais próxima da ilha), e depois seguir viagem de balsa ou de barco até o destino.

Boipeba, ilha na Bahia
A ilha de Boipeba é um destino quase exclusivo

19- Guarda do Embaú

Já ouviu falar de destinos que são Reservas Mundiais do Surfe? A Guarda do Embaú é a primeira localidade brasileira considerada como tal. Fica a pouco mais de 40 km de Florianópolis, no estado de Santa Catarina, e possui praias lindas rodeadas por hospedagens super charmosas, que conservam um estilo rústico. É um destino incrível para pegar umas ondas e curtir a natureza.

Quanto custa e como planejar uma viagem para Guarda do Embaú?

Quem mora em outros estados pode voar até Florianópolis, e da capital catarinense seguir em viagem terrestre até as praias de Guarda do Embaú. Já a população do estado tem acesso mais facilitado, bastando aproveitar de uma boa viagem de carro para acessar esse pedacinho do litoral brasileiro.

Praia de Guarda do Embaú

20- Ouro Preto

Uma das cidades históricas mais marcantes do Brasil é Ouro Preto, um verdadeiro tesouro nacional no interior de Minas Gerais. Formada por diversos morros, casinhas de arquitetura marcante e forte cultura, os atrativos do destino são tantos que quantos dias de viagem você tiver disponíveis podem não ser suficientes.

Não deixe de visitar a famosa Igreja de São Francisco de Assis e a Basílica Matriz de Nossa Senhora do Pilar, de prestigiar museus com obras de Aleijadinho e do Mestre Ataíde, além de, é claro, se deliciar com um autêntico pão de queijo mineiro acompanhado de um delicioso cafezinho.

Quanto custa e como planejar uma viagem para Ouro Preto?

Apesar do jeitinho pacato da cidade, Ouro Preto possui um acesso bastante fácil. Fica cerca de 100 km distante da capital de Minas Gerais, sendo uma boa dica para os moradores de outros estados voarem até Belo Horizonte e depois seguirem o caminho de carro.

Leia mais:

Igreja em Ouro Preto, cidade da lista de lugares para viajar no Brasil
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário em Ouro Preto

21- Cananéia

O litoral sul de São Paulo não é tão badalado quanto a porção norte do estado banhada pelo mar, mas o local também tem seus encantos e é um ótimo destino para passeios ecológicos e tranquilos. Por lá existem praias lindas (na Ilha do Cardoso ou em Ilha Comprida), muita vida marinha – você pode ver inúmeros golfinhos em passeios de barco -, além de áreas de preservação ambiental surpreendentes.

Acredita-se que a cidade seja a mais antiga do Brasil, embora não haja documentos que comprovem sua fundação, como acontece com São Vicente. O município mantém muitos de seus casarões coloniais conservados, e é um dos destinos que figuram na lista de melhores roteiros ecológicos do mundo.

Quanto custa e como planejar uma viagem para Cananéia?

Partindo de São Paulo capital, em cerca de três horas de carro já é possível chegar a Cananéia. Quem vem de Curitiba também encontra acesso fácil à cidade, através da Rodovia Régis Bittencourt. O destino não é tão badalado quanto outras partes do litoral, mas é um dos lugares mais incríveis para viajar no Brasil.

Ilha em Cananéia, um dos lugares para viajar no Brasil
Ilhazinha com casa de pescadores em Cananéia

22- Ilha do Mel

Outra opção paradisíaca no litoral do Brasil é a Ilha do Mel, localizada no Paraná, na Baía de Paranaguá. O território possui poucos habitantes e tem entrada de visitantes controlada, para que as praias não fiquem muito lotadas – o que já garante mais sossego durante a viagem. O grande destaque do local é a natureza, composta por lindas praias e muita vegetação preservada, que vale muito a pena conhecer de perto.

Quanto custa e como planejar uma viagem para a Ilha do Mel?

Curitiba fica a 120 km de distância da Ilha do Mel, sendo necessário pegar um voo até a capital do Paraná nos casos de pessoas que vêm de outras localidades mais distantes. Dali, é preciso chegar aos municípios de Paranaguá ou de Pontal do Sul, de onde partem os barcos que vão até a ilha.

Praia com extensa faixa de areia na Ilha do Mel
Praia na charmosa Ilha do Mel

23- Cânion do Xingó

Engana-se quem pensa que no Alagoas só as praias são atrativos turísticos. Ao sul do estado, no sertão do alagoano, a pacata cidadezinha de Piranhas desponta como um dos municípios mais charmosos e surpreendentes para conhecer. Dali partem passeios para o Cânion do Xingó, na cidade de Canindé de São Francisco, já em Sergipe.

O passeio é incrível e percorre belas paisagens do Velho Chico, sendo um dos melhores lugares para viajar no Brasil.

Quanto custa e como planejar uma viagem para o Cânion do Xingó?

Para conhecer o Rio São Francisco e fazer o passeio do Cânion do Xingó em Piranhas você pode optar tanto por voar até o Alagoas, ou para Sergipe. Caso pretenda conhecer mais municípios alagoanos, a primeira opção é mais indicada. Já se a ideia for focar o passeio no Velho Chico, ir direto para Aracajú pode ser uma forma mais fácil de chegar ao destino.

Cânion do Xingó, no Rio São Francisco, entre Alagoas e Sergipe
Um dos lugares mais surpreendentes para viajar no Brasil é o Cânion do Xingó

24- Jalapão

O Jalapão é um destino maravilhoso, mas super remoto, que vem sendo cada vez mais falado por viajantes aventureiros que amam lugares inusitados e cheios de natureza. Localizado no estado do Tocantins, em uma área imensa de mais de 30 mil km², o território dispõe de paisagens que competem entre si com seus encantos únicos.

Por lá você vai ver chapadões imensos, vegetação preservada, dunas douradas, fervedouros de águas cristalinas, cachoeiras diversas, além de paredões de rochas que possuem formatos inacreditáveis. É um dos destinos mais incríveis para quem curte ecoturismo, e o difícil acesso à região ajuda a manter o ambiente quase intocado.

Quanto custa e como planejar uma viagem para o Jalapão?

Bastante isolado, o Parque Estadual do Jalapão fica no leste do estado do Tocantins, chegando à divisa com a Bahia, o Piauí e o Maranhão. A capital, Palmas, fica a cerca de 170 km, mas a principal cidade base para explorar o destino, chamada Mateiros, fica a 300 km. A viagem é longa, mas o destino faz valer a pena todo o caminho.

Pôr do sol no Jalapão
O pôr do sol no Jalapão é um espetáculo belíssimo

Você já conhece algum desses lugares para viajar no Brasil? Qual te despertou mais vontade de arrumar as malas e partir numa aventura? Conta pra gente nos comentários!

Perguntas frequentes

Quais os melhores lugares para viajar no Brasil?

O Brasil inteiro possui destinos muito diversificados e incríveis. Alguns dos melhores lugares para conhecer são o Litoral Norte de SP, a Serra Gaúcha, os Lençóis Maranhenses, entre muitos outros.

Onde viajar pelo Brasil em dezembro?

Dezembro é alto verão, e nada melhor que uma boa praia nessa época. Para curtir bastante, aposte no litoral norte de SP, nas praias da Costa Verde no Rio de Janeiro, ou nos destinos paradisíacos do nordeste.

O que existe de mais legal para ver no Brasil?

Sem dúvida, o maior destaque do Brasil é sua natureza exuberante, e não faltam destinos com cenários lindos para conhecer. Alguns bons exemplos são o Monte Roraima, Foz do Iguaçu e a ilha de Boipeba.

Onde viajar pelo Brasil em julho?

Em julho, apesar de ser um país tropical, há bons destinos serranos ideais para curtir um friozinho no Brasil. Aposte na Serra Gaúcha caso queira ver até neve no país, ou na Serra da Mantiqueira para um inverno não tão intenso.

Quais os lugares diferentes para viajar no Brasil?

O extenso território brasileiro possibilita diversas paisagens diferentes, como as que podem ser observadas no Jalapão, nas Chapadas Diamantina e dos Guimarães, ou ainda em Alter do Chão, no Pará.

Leia mais sobre destinos no Brasil:

Adriana Siqueira

Jornalista, curiosa e interessada em aprender de tudo um pouco, Adriana adora escrever sobre os mais diversos assuntos. Trabalha com conteúdo digital full time e gosta muito do que faz - trazer informações de qualidade para os leitores online. No Viva o Mundo, ajuda a selecionar as melhores pousadas para desenvolver as curadorias dos destinos, e redige conteúdos completos para que você possa ter uma experiência incrível de viagem! :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 respostas