viva o mundo

Separemos as melhores dicas de o que fazer em Fernando de Noronha para que você possa aproveitar sua viagem ao máximo.

As paisagens paradisíacas de Fernando de Noronha enchem os olhos de qualquer pessoa. Cada vez mais, a ilha se torna o destino de muitos brasileiros e estrangeiros que querem contato com a natureza.

O arquipélago localizado no nordeste brasileiro é repleto de praias com águas cristalinas onde são possíveis ver os mais variados cardumes, tartarugas marinhas e até golfinhos!

Neste guia, separamos as melhores opções de o que fazer em Fernando de Noronha e aproveitar sua viagem da melhor maneira possível.

Neste post:

O que fazer em Fernando de Noronha

Fernando de Noronha tem inúmeras atividades ao ar livre.

Quando o sol está no céu e o mar é convidativo, não há quem resista a um bom mergulho em suas águas claras, principalmente quando a maré baixa e piscinas naturais se formam criando mais um, entre os inúmeros, pontos de avistamento de pequenos peixes.

Praia do Cachorro

Uma das poucas praias de Noronha com estrutura de comércio, a Praia do Cachorro é famosa pelo Buraco do Galego, uma piscina natural que se forma por ali durante a maré baixa.

É bem próxima à Vila dos Remédios e pertinho dela que está o Bar do Cachorro, um dos bares mais badalados da ilha.

Praia do Cachorro
A Praia do Cachorro é uma das mais famosas de Fernando de Noronha.

Confira aqui nosso post sobre as melhores praias em Fernando de Noronha

Mergulho em Fernando de Noronha

A vida marinha da ilha é imensa e você pode conferir tudo isso de perto ao fazer um mergulho pelas águas límpidas.

São vários pontos de mergulho espalhados por toda Noronha que atrai mergulhadores desde os iniciantes até os mais experientes.

Uma boa dica é fazer snorkeling na Baía dos Porcos ou no Naufrágio do Porto.

Além disso, para os mais experientes, o mergulho mais desejado é o no Corveta Ipiranga, um navio da Marinha Brasileira que naufragou ao se chocar com a Cabeça da Sapata.

Infelizmente não é para todos. É necessário ter certificação em Nitrox, fazer pelo menos três dias de mergulho em Fernando de Noronha e informar no primeiro dia sua intenção de mergulhar na Corveta.

Mergulho em Fernando de Noronha
Navio Corveta Ipiranga, naufragado em 1983.

Confira os melhores pontos de mergulho em Noronha

Jantar na Pousada Zé Maria

Um dos festivais gastronômicos mais tradicionais de Fernando de Noronha é o da Pousada Zé Maria.

Todas as quartas-feiras e sábados, a partir das 20h30, acontece o festival com mais de 50 pratos das mais variadas culinárias, como brasileira, espanhola e até mesmo japonesa, além das sobremesas de fazerem o queixo cair.

Festival Gastronômico Zé Maria

Veja nossa dica de onde pousadas em Fernando de Noronha

Bar do Meio

Nada melhor do que curtir um drink no final da tarde. Em Fernando de Noronha, o Bar do Meio é o point mais badalado.

Localizado entre a praia da Conceição e a praia do Meio, a vista do pôr do sol com uma bebida na mão é o melhor jeito de terminar um dia perfeito na ilha.

O que fazer em Fernando de Noronha
Um pôr do sol assim deve estar na sua lista de o que fazer em Fernando de Noronha

Confira o nosso post sobre onde comer em Fernando de Noronha

Vida noturna em Fernando de Noronha

Por ser uma ilha, não há muitas opções de baladas, mas isso não quer dizer que a vida noturna esse arquipélago seja parada, muito pelo contrário.

Há programação a semana inteira até altas horas da noite, então vale a pena reservar um dia para apenas curtir um som ao vivo e deixar a praia para mais tarde.

O Pico Noronha

O Pico Noronha é um restaurante que traz versatilidade. É também um bar, uma galeria de arte e também loja de roupas e acessórios. Dá para encontrar várias lembrancinhas de artesanato para trazer.

Rola música ao vivo aos domingos e algumas noites até cinema ao ar livre.

Pizzaria Muzenza

Se você quer comer uma pizza embalado pelos sambas dos anos 90, a Pizzaria Muzenza é o seu lugar.

Colada na Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, a pizzaria traz sempre após a missa de domingo, as músicas que embalavam as noites de todos acompanhado de uma boa pizza.

Bar do Cachorro

Famoso pelo forró, o Bar do Cachorro é um dos bares mais badalados de Fernando de Noronha.

Com atrações a semana inteira, é possível assistir uma apresentação de Maracatu ao mesmo tempo em que petisca frutos do mar ou uma picanha, o gosto é do visitante.

O Bar do Cachorro funciona de quarta à segunda-feira, do meio-dia à meia-noite, mas sua programação musical tem a noite como palco. MPB, forró, samba e sertanejo são os ritmos predominantes.

Bar do Cachorro em Fernando de Noronha

O que fazer em dias de chuva em Fernando de Noronha

O que fazer na época de chuvas no arquipélago é sempre uma das dúvidas dos visitantes, mas não há necessidade de se preocupar com isso.

Durante os meses de Março a Julho é comum chover em Noronha, mas não são períodos de precipitação duradoura e ajudam à deixar a vegetação da ilha com um tom de verde mais vivo.

Ainda assim, há muito o que se aproveitar se a chuva resolver cair.

Vila dos Remédios

O centro histórico de Fernando de Noronha também é uma opção para visitar durante os dias chuvosos.

Você pode conhecer a Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, igreja construída em 1772 e que até 2017 era ligada à Igreja Madre de Deus em Recife.

Museu dos Tubarões

Uma atração tanto para adultos quanto para crianças, o Museu do Tubarão é um bom passeio para quando a chuva cair.

Tradicional ponto turístico, o Museu ensina, de forma didática, mais sobre o animal e a história da ilha.

Cachoeira do Sancho

Considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, a Praia do Sancho é cercada de falésias que, durante as chuvas, forma uma cachoeira que escorrem pela pedra, acrescentando ainda mais beleza ao lugar.

A Cachoeira do Sancho é uma atração temporária que se forma depois de alguns dias de muita chuva, mas que vale a pena ser visitada.

Cachoeira do Sancho em Fernando de Noronha

O que fazer em Fernando de Noronha com crianças

Há quem diga que Fernando de Noronha é um destino difícil de se aproveitar com crianças, mas apesar de toda a logística envolvida, são as férias em família perfeitas.

Além das praias que encantam à todos, separamos algumas atrações que são ótimas para fazer com as crianças e garantir a diversão de todos, confira.

Praia do Sueste

Localizada na Baía do Sueste, essa praia é o local perfeito para as crianças por geralmente ter poucas ondas.

Nela também pode ser feito snorkeling e observar a vida marinha ali presente, como peixinhos, além de ser uma área de alimentação das tartarugas.

Para acessar a praia, porém, é preciso comprar um ingresso junto ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), pois trata-se de uma área do Parque Nacional Marinho de Noronha.

Passeio de barco

Os passeios de barco em Fernando de Noronha são inúmeros. A maioria deles sai da Praia do Porto e percorre diversas praias do arquipélago, mostrando toda a beleza da natureza protegida pelas diversas leis ambientais.

O ponto alto dos passeios é a possibilidade de avistar golfinhos rotadores, bastante comuns na região, sem contar nos tubarões, arraias, moreias e as mais variadas espécies de peixes.

Um passeio bem legal é o do Museu do Tubarão, que , para quem não quer ou não pode mergulhar, tem uma expedição em um barco com fundo de vidro de aumento possibilitando o avistamento de toda vida marinha presente na ilha sem nem precisar entrar na água.

Praia do Leão

Apesar de o mar um pouco mais traiçoeiro, a Praia do Leão também é uma ótima opção para quem viaja com crianças.

Geralmente vazia, a praia é onde ocorre a desova das tartarugas marinhas e onde o Projeto Tamar faz a tartarugada, uma madrugada inteira observando a desova. É possível se inscrever para a atividade no posto da ONG, mas chegue cedo, pois são poucas vagas e elas acabam rápido.

Projeto Tamar

Onde se ficar em Noronha

Onde se hospedar é sempre uma dúvida quando estamos viajando.

Por isso, listamos algumas opções de pousadas em Fernando de Noronha para que possa escolher a melhor para você.

Pousada Maria Bonita Noronha

A Pousada Maria Bonita é famosa tanto em Noronha quanto em redes sociais, pois seu dono é ninguém menos que o ator Bruno Gagliasso.

Com quartos confortáveis e decoração em madeira, a pousada também dispõe de ar condicionado, secador de cabelo e guarda-roupa.

Pousada da Villa

No centro histórico do arquipélago é onde se encontra a maior proporção de restaurantes, comércios e bares. É lá também que está a Pousada da Villa.

As acomodações são espaçosas e confortáveis e a pousada está a 10 minutos da Praia do Cachorro.

Pousada da Mana

Apesar de ser simples, a Pousada da Mana é bem recomendada.

Os quartos tem ar condicionado, são espaçosos e estão estrategicamente localizados: fica a 1km das praias do Cachorro e da Conceição e a 2km da Vila dos Remédios.

Confira o mapa com mais opções de onde ficar em Fernando de Noronha

Booking.com

Leia mais sobre Fernando de Noronha:

Virginia Falanghe

Jornalista de viagens e especialista em marketing digital de turismo, Virginia transformou sua paixão por viagens e aventuras em profissão. Já conheceu os cinco continentes com algumas paradas longas na Austrália, EUA, Portugal, Canadá, além de três meses a bordo de um catamarã pelas ilhas do Caribe. Além de escrever sobre destinos de natureza aqui no Viva o Mundo, é colunista de viagens na JovemPan, editora-chefe do site Dicas de Viagem e head da agência digital Pura. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 respostas