Viva o mundo

Separamos as melhores regiões e pousadas de onde ficar em Fernando de Noronha. Descubra o melhor lugar para você na ilha!

A ilha de Fernando de Noronha é um dos lugares mais paradisíacos para se visitar em todo Brasil. Com seu mar azul e sua paisagem selvagem, Noronha conquista qualquer um que passa por lá. Por isso, o local tem sido muito disputado para visita ultimamente, e é um dos mais badalados de todo o nordeste. 

Como o número de visitantes aumentou muito, a quantidade de pousadas e hotéis cresceu junto e opções de hospedagem em Noronha é o que não vai faltar. Desde as pousadinhas pequenas até as maiores, separamos para você todos os cantinhos dessa ilha que valem a pena dar uma olhada. 

Onde ficar em Fernando de Noronha
Separamos as melhores opções de regiões e pousadas para que você possa aproveitar ao máximo sua experiência na ilha.

Neste post:

Mapa de onde ficar em Fernando de Noronha

Onde ficar em Fernando de Noronha – nossa dica de região predileta e hospedagem

Vila dos Remédios

A Vila dos Remédios é o centro histórico de Fernando de Noronha. Com construções antigas e ruas de paralelepipedo, é lá onde se encontram algumas lojinhas e restaurantes super conhecidos.

Além da parte histórica, a vila é caminho para algumas das praias urbanas como a Praia do Meio e a Praia do Cachorro. Lá também se encontram a Igreja Nossa Senhora dos Remédios e as ruínas do Forte da Vila dos Remédios, que valem a pena uma visita. 

A Vila é um bom lugar para se considerar ficar, principalmente por sua localização ser próxima a restaurantes e algumas praias. Além disso, o lugar possui tanto pousadas mais luxuosas quanto algumas que cabem no bolso. 

Pousada luxuosa: Pousada do Vale

Pousadas com bom custo-benefício: Pousada Tubarão, Pousada Seu Dodó, Pousada Del Mares

Pousada mais econômica: Hospedaria Casa da Vila

Onde ficar em Fernando de Noronha
Pousada do Vale

Floresta Nova

Bairro onde ficam as pousadas mais novas e mais badaladas de Noronha, a Floresta Nova é um bom lugar para se hospedar. Apesar de não ser no centro da ilha, é bem próxima aos outros bairros e também aos restaurantes, já que fica bem perto da Vila dos Remédios.  

Pousadas luxuosas: Pousada Maria Bonita

Pousada com bom custo-benefício: Pousada Naiepe, Pousada Ilha do Frade, Pousada Pedras Secas

Pousada Maria Bonita em Fernando de Noronha
Pousada Maria Bonita Noronha

Floresta Velha

O bairro, que é o mais antigo da cidade, fica a cerca de 5 a 10 minutos a pé do centro da ilha. As ruas são de terra e é lá onde ficam algumas das casas dos moradores locais. Não há muito o que se fazer ali, e o lugar acaba sendo um pouco misturado, com estadias mais luxuosas e outras pousadas domiciliares.

Pousadas luxuosas: Pousada Morena, Pousada Zé Maria

Pousada com bom custo-benefício: Pousada Filó, Tesouro de Noronha, Pousada Lua Bela

Pousada em Fernando de Noronha
Pousada Zé Maria

Vila do Trinta

Muito próxima da Floresta Velha, essa região também fica a poucos minutos a pé do centro. A Vila do Trinta é bem parecida com esta outra, com ruas de terra e um pouco mais de contato com a população local.

Pousada com bom custo-benefício: Pousada Alto da Vila

Pousadas mais econômicas: Casa Swell Hostel, Pousada Monsieur Rocha

Onde ficar em Fernando de Noronha
Pousada Alto da Vila

Boldró

O Boldró é uma região que fica cerca da Praia do Boldró, famosa por sua formação rochosa e pelos pontos de mergulho. É lá também onde fica o Forte São Pedro do Boldró, lugar com um melhores por-do-sol da cidade e com uma vista incrível. O lugar é bem pertinho do centro e da Vila dos Remédios, que fica a cerca de 15 minutos a pé.

Hotel com bom custo-benefício: Dolphin Hotel

Onde ficar em Fernando de Noronha
Dolphin Hotel

Sueste

O Sueste é um bairro com menos pousadas, porque é mais voltado para a praia que fica ali. A Praia do Sueste é uma das praias mais famosas para fazer snorkel e ver a vida marinha de Noronha, desde peixes e corais até tubarões e tartarugas enormes.

Talvez por isso não seja um dos melhores bairros para se hospedar, já que o principal dali é a atração turística.

Pousada com bom custo-benefício: Pousada Solar dos Ventos, Pousada Maravilha, Pousada Sueste.

Pousada Maravilha

Praia da Conceição

A Praia da Conceição é uma das praias urbanas mais bonitas de Noronha. Conhecida como o paraíso dos surfistas, é lá onde acontecem vários campeonatos de surf ao longo do ano, o que faz com que a praia seja um dos lugares mais badalados da cidade.

Se hospedar próximo a Praia da Conceição é uma boa pedida, principalmente porque ela fica próxima da Vila dos Remédios, e, logo, perto dos restaurantes e bares. Além disso a localização é ótima para aproveitar bem essa praia deliciosa.

Pousada com bom custo-benefício: Casa Conceição, Pousada da Praia

Casa Conceição

Transporte em Fernando de Noronha

Noronha é um lugar com transportes muito simples de serem entendidos, já que só existem três opções para se locomover pela ilha. 

Buggy

A primeira delas é se alugando um buggy, que é o mais comum e talvez o mais eficiente. Praticamente todas as agências de turismo alugam buggys para os visitantes.

Você pode optar por reservá-lo antes de ir, ou até mesmo chegando lá, mas na alta temporada é sempre melhor reservar com antecedência.

O buggy é muito útil na ilha para acessar as praias, principalmente as não-urbanas. Isso porque chove bastante em Noronha o ano inteiro, e as ruas de terra (que são a maioria) viram inteiras de lama.

Táxi

Outro jeito de se transportar por lá é por táxi. Os táxis ficam mais pelo centro de Noronha, principalmente na Vila dos Remédios, e são ótimos quando se quer sair para jantar ou ir para algum lugar nessa região, e até mesmo para fazer o traslado de volta ao aeroporto.

Caso não haja nenhum táxi pela rua, é só pedir para a recepção da pousada ou para algum restaurante; eles chegam em menos de 10 minutos.

Se preferir, existem também transfers privados para o traslado entre hotel e aeroporto. Você pode reservá-los clicando aqui.

Ônibus

O terceiro jeito de se locomover pela ilha, que só descobri quando cheguei lá, pois não tinha ouvido ninguém dando essa dica ainda, é por ônibus. São poucos os ônibus que passam pelas ruas de Noronha (entre 2 ou 3), mas eles são ótimos para quando não se está com pressa e quer pagar mais barato no transporte. 

Existem várias paradas e elas ficam mais na rua principal, e vão de uma ponta à outra na ilha. Vale muito a pena pegar o ônibus quando sair para jantar ou para chegar na Vila dos Remédios. 

Pegamos um motorista super simpático, que nos contou muito sobre a ilha, o que foi ótimo. Além disso, o ônibus é para transporte dos habitantes locais e, na maioria das vezes, são eles que o utilizam. Por isso conseguimos sentir mais a vibe da cidade quando pegamos esse transporte: as pessoas estavam animadas, cantavam e conversavam alto, super divertido.

Melhores regiões para ficar em Fernando de Noronha

A melhor região para se hospedar em Noronha varia muito dependendo do que cada um acha melhor. No meu caso, acredito que uma pousada que fique mais próxima da maioria das atrações é sempre a melhor pedida, principalmente quando viajo a passeio.

Nesse caso, as melhores regiões para se hospedar em Noronha são a Floresta Nova e a Vila dos Remédios. Nesses dois lugares existem tanto pousadas mais caras como pousadas mais acessíveis, o que faz com que sejam bairros fáceis de se hospedar. 

Os dois lugares são próximos de algumas das praias urbanas mais agradáveis, e também ficam perto de restaurantes super gostosos, e de lugares que podem ser visitados a pé.

Em Noronha é muito difícil fazer todos os passeios sem algum transporte, por isso não importa onde você fique: é preciso arranjar um jeito de se locomover sem ser a pé. Como a ilha é bem pequena, tudo acaba sendo perto quando se tem um buggy, o que, na minha opinião, é até mais importante do que a região onde vai se hospedar.

Vale lembrar também que todos os valores de hospedagem variam de acordo com a temporada! Por isso vale a pena dar uma olhada nas melhores épocas do ano para se visitar Noronha.

Veja mais hotéis onde ficar em Fernando de Noronha

Booking.com

Leia mais sobre Noronha:

Virginia Falanghe

Jornalista de viagens e especialista em marketing digital de turismo, Virginia transformou sua paixão por viagens e aventuras em profissão. Já conheceu os cinco continentes com algumas paradas longas na Austrália, EUA, Portugal, Canadá, além de três meses a bordo de um catamarã pelas ilhas do Caribe. Além de escrever sobre destinos de natureza aqui no Viva o Mundo, é colunista de viagens na JovemPan, editora-chefe do site Dicas de Viagem e head da agência digital Pura. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Uma resposta