Mergulho em Fernando de Noronha – O que você precisa saber

por Virginia Falanghe
4 comentários

Tudo o que você precisa saber sobre mergulho em Fernando de Noronha

Fernando de Noronha é um destino infalível se o que você quer é contato com a natureza, esportes radicais ou até mesmo descansar, então não é à toa que o arquipélago é conhecido, especialmente, por suas diversas opções de mergulho. Nesse post, separamos tudo o que você precisa saber sobre mergulho em Fernando de Noronha, seja iniciante ou profissional.

Para aqueles que buscam a sua primeira experiência, um mergulho em Fernando de Noronha é o jeito perfeito de começar. Para quem já mergulha, principalmente se for brasileiro, é uma obrigação, pelo menos uma vez na vida, cair em suas águas. 

E se não for possível fazer todos eles em uma única viagem, você terá uma ótima desculpa para voltar. Afinal, após completar esta primeira lista, vão ficar faltando inúmeros pontos que você próprio vai achar que deveriam estar em seu logbook.

Mergulho em Fernando de Noronha: Tudo o que você precisa saber
Mergulho em Fernando de Noronha

O que vai ver neste post:

Qual a melhor época para fazer mergulho em Fernando de Noronha

Não existe época ruim para conhecer Noronha e a ilha pode ser visitada durante todo o ano. Mas existem meses de preferência para surfistas e mergulhadores.

Aos que querem passar mais tempo debaixo d’água os meses mais indicados para visitar Fernando de Noronha são Setembro e Outubro. O mar fica mais calmo e a visibilidade dos mergulhos fica nos 50 metros.

Quais são os tipos de mergulho 

O mergulho em Fernando de Noronha é praticado desde quem é iniciante no assunto até os mais experientes. Abaixo, separamos alguns dos mais comuns.

Snorkeling 

Snorkeling é a modalidade de mergulho em águas rasas quando o mergulhador utiliza apenas uma máscara, nadadeiras e um tubo de respiração.

Mergulho Livre

Há também passeios de barco para mergulho livre, aquele em que o praticante utiliza apenas uma máscara, nadadeiras e um respirador, ou seja, utilizando somente o ar contido em seus pulmões.

Uma das opções é o Planasub, quando o participante segura uma prancha e é rebocado pelo barco por meio de um cabo de aproximadamente cinco metros em um autêntico voo submarino.

Mergulho Autônomo

Diferentemente do mergulho livre, o mergulho autônomo consiste na submersão total ou parcial na água utilizando-se de um equipamento de respiração autônomo. Isto é, o também conhecido como mergulho com cilindro.

Mas não se preocupe: é possível fazer um mergulho autônomo experimental, chamado Discovery. Ou, caso a pessoa tenha feito já o curso, pode fazer o mergulho de batismo por lá (que é a prova no mar para pegar o certificado).

Entretanto, claro, para quem já tem o certificado básico, avançado, rescue, técnico, nitrox, é um verdadeiro parque de diversões.

Quais os principais pontos de mergulho em Fernando de Noronha

Para os iniciantes, bons pontos para snorkeling em Noronha, por exemplo, são a Baía dos Porcos, o Naufrágio do Porto e o Morro de fora da praia da Conceição, dependendo das condições do mar. 

A Praia do Sueste, considerada um dos principais redutos de tartarugas-marinhas do arquipélago, é também uma ótima opção de mergulho em Fernando de Noronha, mas atenção: é preciso ir com um guia credenciado pelo Parque Marinho.

Ainda assim, um dos mergulhos mais desejados é o na Corveta Ypiranga, navio da marinha brasileira afundou em outubro de 1983 após colidir com o Cabeço da Sapata, um dos naufrágios mais famosos do Brasil. 

Mergulho em Fernando de Noronha
Navio naufragado

Intacto e em posição de navegação em fundo de areia branca, a 62 metros de profundidade, todas as suas estruturas estão preservadas. Em seu interior encontram-se equipamentos, objetos e até roupas que foram abandonadas pelos tripulantes quando abandonaram o navio. Ainda assim, a vida marinha no local é estonteante.

Infelizmente, o mergulho na Corveta não é para todos. Para isso, é preciso já ser avançado com certificação em Nitrox, fazer pelo menos três dias de mergulho em Noronha e informar no primeiro dia de mergulho sua intenção de mergulhar na Corveta.

Entretanto, para quem não é certificado neste tipo de mergulho, as operadoras oferecem o batismo.

Mergulho em Fernando de Noronha
Vida marinha no navio

Pontos de mergulho mais conhecidos

Existe uma infinidade de pontos de mergulho em Fernando de Noronha, mas nem todos podem ser feitos por qualquer um.

Abaixo, temos uma tabela com os principais pontos de mergulho e a categoria técnica para mergulhar:

Ponto de mergulhoProfundidadeCategoria de mergulhador
Cabeço Submarino23mIntermediário
Caverna da Sapata24mInciante – Avançado
Pedras Secas18mIniciante – Avançado
Iuias24mAvançado
Macaxeira40mAvançado
Cabeço das Cordas42mIniciante – Avançado
Pontal do Norte42mAvançado
Buraco das Cabras16mIniciante
Ressurreta12mIniciante
Cagarras30mIntermediário
Buraco do Inferno12mIniciante
Cordilheiras30mIniciante
Naufrágio do Porto8mIniciante
Corveta Ypiranga62mAvançado + Nitrox/Técnico

Quais são as operadoras de mergulho em Fernando de Noronha

Há três operadoras de mergulho em Noronha. Águas Claras, Atlantis e Noronha Divers. 

Eles atendem todos os níveis de mergulhadores, oferecendo desde batismos até mergulhadores técnicos que utilizam misturas gasosas e rebreathers. As saídas de mergulho em Noronha são diárias e é raro haver cancelamento devido às condições do mar.

Sem dúvida, minha recomendação é fazer as saídas com a Atlantis Divers, que possui a maior estrutura da ilha.

Onde se hospedar para mergulho em Fernando de Noronha

Opção é o que não falta na ilha, desde as mais econômicas até a mais luxuosas.

Sendo assim, listamos algumas opções que você pode gostar.

Martinelli Residence (econômico)

Localizado na Vila dos Remédios, o Martinelli Residence é uma ótima opção para quem quer economizar. Localizado a 300m da Praia do Meio e da Praia do Cachorro, opções de entretenimento não vão faltar.

mergulho em fernando de Noronha
O Martinelli Residence é uma ótima opção para quem quer economizar em Fernando de Noronha

Pousada Tubarão (custo-benefício)

A 300m da Praia do Meio, a Pousada Tubarão foi totalmente reformada em julho de 2017 e fica bem no centro histórico, na Vila dos Remédios, com diversos restaurantes há cinco minutos de distância a pé.

mergulho em fernando de Noronha
Pousada Tubarão, um ótimo custo-benefício em Fernando de Noronha

Pousada Maravilha (sofisticado)

Uma das principais escolhas para quem quer sofisticação, a Pousada Maravilha é a mais badalada da ilh. Construída para ficar harmoniosamente integrada ao ecossistema local. Próxima da Praia do Sueste, tem 5 bangalôs, 3 apartamentos, lounges, piscina, restaurante – tudo muito requintado. Os cuidados com a privacidade de seus hóspedes é extremo e o serviço, impecável.

mergulho em fernando de Noronha
Pousada Maravilha, o sonho de hospedagem em Fernando de Noronha

Leia Mais:

Veja também o nosso artigo praias em Noronha.

Dicas rápidas de mergulho em Fernando de Noronha

Qual a melhor operadora para mergulhar em Fernando de Noronha?

Há três operadoras de mergulho em Noronha. Águas Claras, Atlantis e Noronha Divers.

Onde ficar em Fernando de Noronha para quem vai mergulhar?

Fulô de Mandacaru ($$), Pousada Malibu ($$$), Dolphin Hotel ($$$$)

Qual a melhor época para mergulho em Fernando de Noronha?

Pode ser em qualquer época do ano, mas os meses mais indicados para visitar Fernando de Noronha para mergulho são Setembro e Outubro.

You may also like

4 comentários

Ana julho 16, 2016 - 10:41 pm

Qual camera você usou para as fotos aquáticas??

Reply
vivaomundo julho 18, 2016 - 2:51 pm

Olá, Ana,

Tudo bem?

É uma Nikon 5100 com uma caixa estanque profissional pra mergulho. Porém, se você tiver uma Go Pro, compre um filtro laranja para o mergulho que as fotos ficam ótimas também! Espero ter ajudado 🙂

Bjs,

Reply
Marcelo janeiro 17, 2018 - 2:00 pm

Vc foi em que mês?
Valeu

Reply
Virginia Falanghe março 9, 2020 - 10:52 am

Olá, fui em Janeiro 🙂

Reply

Deixe um comentário