Fizemos um checklist completo das melhores roupas para fazer trilha em cada clima ou destino. Anote e veja o que não pode faltar na sua próxima aventura.

Na hora de escolher os equipamentos e todos os artigos esportivos para praticar aventuras, viagens, esportes e passeios ao ar livre, cada peça importa. Calçados, mochilas, acessórios, e vestuários têm função de deixar você protegido e confortável ao longo de todo uso.

Para fazer trilhas, é preciso contar com as surpresas da natureza, instabilidades do clima, além dos obstáculos pelo caminho. Por isso, é tão importante estar com a vestimenta certa, ficar seguro e confiante para aceitar novos desafios.

Fizemos uma listinha com tudo o que não pode faltar na sua mala de viagem, seja no verão, inverno ou meia-estação. Vamos lá?

Melhores roupas para fazer trilha em cada estação
Melhores roupas para fazer trilha em cada estação

As melhores roupas para fazer trilha em cada estação ou clima:

Fator determinante para escolher que roupa usar é a condição climática do destino. Por isso, separamos o post de acordo com as variações de clima. Assim, não importa o destino ou mudanças de estações, você sempre pode se preparar com roupas adequadas para o local a ser explorado, e as mudanças de tempo.

Seja qual for a trilha, se mais intensa como o trekking ou mais tranquila como o hiking, ou ainda um simples passeio ao ar livre, é fundamental entender suas necessidades ao longo do trajeto.

Por isso também sempre falamos do planejamento aqui no blog. Por exemplo, as serras paulistas costumam ter altas temperaturas durante o dia, então o ideal é uma roupa de calor para quem fizer um bate-volta.

No entanto, para quem for acampar pelo local, como as temperaturas abaixam abruptamente, o ideal são roupas para meia-estação, ou levar jaquetas e calças para o frio que sejam leves e compactas.

As roupas para fazer trilha devem oferecer as propriedades ideais para a sua prática, o que inclui tecnologias, material e composição do tecido, tipos de modelagens e conforto que atendam à necessidade de cada percurso.

Melhores roupas para fazer trilha em cada estação. Crédito: Columbia Sportswear
Melhores roupas para fazer trilha em cada estação. Crédito: Columbia Sportswear

Roupas para fazer trilha no calor (praia e destinos tropicais)

Uma das melhores sensações de todo aventureiro é percorrer uma trilha em um dia ensolarado, e depois encontrar trechos com rios e quedas d’água pelo caminho. Na hora de escolher as roupas para fazer trilha na cachoeira, na praia, em destinos tropicais e com altas temperaturas, leve em consideração nossas dicas:

Opte por roupas leves, com alta respirabilidade e que deixam parte do corpo à mostra para evitar o desconforto da transpiração excessiva. Além disso, muitas peças tem FPS para proteger a pele contra os efeitos nocivos do sol, assim como propriedades para dispersar o suor e garantir sensação de frescor.

Para aventuras com mais de 22º C, também é legal investir em peças impermeáveis, waterproof e com rápida secagem para caso de pegar chuva ou se molhar em travessias com água, condições típicas do verão tropical. Mas não esqueça de passar repelente e protetor solar. ☀

Por exemplo, use essas dicas quando for à São Sebastião no Litoral paulista, Fernando de Noronha, e Lençóis Maranhenses (aliás, lá ficamos no vilarejo de Atins e fizemos um post completo da região). Conheça também a Trilha do Bonete, Praia Brava e os encantos de Bonito no centro-oeste do país.

Blusa com filtro solar

Roupas que protegem do sol deixam você mais seguro e protegido, seja em espaços verdes abertos, ou pelo próprio calor do mormaço que pode causar queimaduras se não tomar cuidado.

A Camiseta Columbia Feminina Zero Rules™ tem a tecnologia Omni-Shade™ FPS 30 para proteger a pele contra os raios UV e UVA, essencial para trilhas no calor, em prais e destinos tropicais.

Boné/ Viseira

Também é importante proteger a cabeça e a pele sensível do rosto e do couro cabeludo. Use bonés e viseiras como esse Boné Olympikus Essential – Marinho, em velcro, com regulagem e material respirável para caminhadas e corridas.

Calça e bermuda para calor

Para trilhas com sol, aposte em bermudas e calças com tecidos leves e respiráveis. Além disso, com material de rápida secagem e boa elasticidade para facilitar os movimentos. Veja essa Bermuda Masculina de Trekking da Forclaz.

Papetes e sandálias

Opte por calçados impermeáveis, desenvolvidos com tecidos respiráveis que permitam a passagem de ar para aliviar o suor. Papetes também são ótimas para trilhas mais leves como essa Sandália Columbia Masculina Techsun™.

Acessórios: Óculos, mochila, protetor solar

Dentre os acessórios para fazer trilha, as mochilas são essenciais. O modelo de Mochila De Hidratação Rim Runner é perfeito para quem pratica hiking, por exemplo. A dica é levar bolsas impermeáveis, acolchoadas e com tecnologia para evitar transpirar nas costas.

Roupas para fazer trilha na meia-estação (montanha e destinos mais áridos)

Clima seco, condições áridas, e terrenos rochosos, com terra solta e areia. Essa situação é típica de trilhas em montanhas, vulcões e destinos temperados. Aqui, as temperaturas variam de 15º a 22º Graus.

Para enfrentar as mudanças de temperatura conforme a altitude, ou ainda o vento forte dessas áreas mais amenas, o ideal são roupas que protegem todo o corpo, mas que ainda são leves e permitem liberar a o calor natural.

Afinal, é aquela situação onde roupa de menos dá frio, e roupa demais te mata de calor, rs. Por isso, inspire-se com as dicas de roupas para fazer trilha na meia-estação e em destinos moderados. ☁

Aproveitando, leia esses posts e planeje sua próxima viagem preparado para essas condições. Veja nosso Roteiro São Bento do Sapucaí, SP, conheça a Chapada dos Veadeiros, ou ainda, saiba O que fazer em São Francisco Xavier em 2 dias.

Blusa de manga longa com tecnologia

Invista em camisas longas para proteger contra o frio, e ainda que tenham tecnologia para dispersar o suor. Essa Camiseta Columbia Masculina Zero Rules™ também oferece proteção solar.

Jaqueta Fleece

Jaquetas fleece são ideais para manter a temperatura do corpo estável, e proteger você contra a friagem. A Jaqueta Fila Fleece é uma boa opção.

Calça Legging

A Calça Legging Puma Active tem a tecnologia Dry Cell que afasta a transpiração e deixa o corpo seco e confortável. Procure peças que apresentam essas tecnologias na hora da compra. 😉

Tênis

Esse Tênis Adidas Terrex foi desenvolvido para enfrentar terrenos montanhosos com tração para solos molhados. Para percorrer trilhas com segurança, confira a aderência do solado antes de qualquer aventura.

Acessórios: óculos, mochila, protetor solar, boné

Essa Viseira Nike Court Aerobill tem tecnologia para absorção e evaporação do suor para manter a cabeça sempre fresca, rs.

Roupas para fazer trilha no frio ou neve (montanha e destinos de inverno)

O cenário de trekking para quem ama frio tem temperaturas abaixo de 15º graus. Serras e vales costumam ter ótimos percursos para realizar a prática, mas sob baixas temperaturas. Já para quem curte esportes de inverno e aventuras na neve, prepare-se para enfrentar picos congelantes, nevascas, ventos fortes e termômetros negativos.

Nesses casos, ficar aquecido, protegido e saudável durante a aventura faz parte do desafio. Mas fica mais fácil se você sabe escolher seus equipamentos e vestuários ideais que compreendem o sistema de camadas.

Vista sobreposições para ficar quentinho e confortável. Peças térmicas, fleeces e segundas peles são perfeitas para isso. Assim, enquanto o corpo vai esquentando durante a movimentação, fica mais fácil tirar alguma camada.

Pra quem gosta de inverno, confira nosso post sobre Patinação no gelo em Nova York. ❄

Baselayer/ Segunda pele

Essa Blusa segunda pele de Trekking da Forclaz, Decathlon, é ideal para longas caminhadas. A peça conserva o calor natural do corpo para manter você aquecido.

Fleece

O modelo da Quechua de Fleece para trilha feminino é uma ótima opção que funciona como isolante térmico.

Jaqueta para neve

Na hora de escolher sua jaqueta para trilhas na neve, é importante que a peça contenha refletividade térmica para manter o calor do corpo e não deixar a friagem entrar. Além disso, o isolamento sintético ou em plumas ajuda a manter a temperatura estável. Por exemplo, a Jaqueta Columbia Masculina Whirlibird™ III Interchange que ainda é impermeável, respirável e 3 em 1 para facilitar a remoção de camadas.

Calça segunda pele

A marca Roupas Térmicas é especialista no assunto e desenvolveu essa Calça Segunda Pele para o frio intenso. Esse tipo de roupa é fundamental para manter as pernas aquecidas e com toque macio.

Calça Outdoor

Uma dica: Procure por roupas para neve na sessão de esportes de inverno. Por exemplo, essa Calça de Ski da Wedze, marca da Decathlon que possui tecnologia impermeável, aquecimento, além de alta ventilação e respirabilidade para movimentos mais dinâmicos.

Botas para trilha

A Bota Adventure Accona da Nobuk tem bom custo-benefício para calçados de aventura. Nesses casos, boa aderência e amortecimento de qualidade são fundamentais.

Acessórios: protetor de pescoço, de orelhas, óculos, mochila, protetor solar

Protetores de pescoço, como esse modelo da Curtlo Neck Warmer Thermoskin, devem oferecer conforto térmico e maciez. Além disso, sabia que a neve também queima? Esse produto contém proteção solar UV, mas não se esqueça de usar o seu filtro facial e corporal.

Quais são as melhores marcas de roupas outdoor para fazer trilha?

Veja as 3 marcas que usamos, testamos e podemos falar que realmente produzem e vendem produtos de qualidade para esportes e aventuras ao ar livre. Além disso, confira também lojas que amamos especializadas em artigos esportivos.

The North Face

A loja americana que se tornou marca presente no mundo inteiro e foi uma das pioneiras no ramo de aventura na América. Roupas, equipamentos e acessórios se tornaram referência para atletas e esportistas de todas as nacionalidades.

Columbia Sportswear

O negócio familiar estadunidense foi responsável por criar também uma das principais marcas de artigos esportivos para aventuras e atividades ao ar livre. A tradição e a valorização do bem-estar na natureza representam bem a marca que tanto gostamos.

Nike

Excelente marca para roupas de academia e tênis de esportes. Como essa, também gostamos da Adidas, Puma, Mizuno, Olympikus, e Asics, por exemplo. Essas empresas produzem ótimos produtos para atividades físicas cotidianas.

Decathlon

A empresa de artigos esportivos está presente no mundo inteiro. Além disso, além de vender produtos de outras marcas, produz materiais próprios para apaixonados por qualquer tipo de esporte.

Centauro

Uma das maiores redes de material esportivo da América Latina, a loja brasileira também é referência na seleção e disponibilização de produtos de ponta.

Melhores roupas para fazer trilha em cada estação
Melhores roupas para fazer trilha em cada estação
Qual é a melhor marca de roupas para fazer trilha trilha?

A melhor marca de roupas para trilha depende das necessidades individuais do aventureiro. Saiba como escolher nesta seleção.

Como escolher a roupa certa para fazer trilha?

Saiba como escolher a roupa certa para fazer trilha com as dicas do Blog Viva o Mundo. Continue lendo…

Quais são as melhores roupas para trekking?

As melhores roupas para trekking devem oferecer proteção e conforto ao longo de todo o uso. Continue lendo…

Como escolher roupas para cada tipo de trilha?

Veja como escolher as melhores roupas para fazer trilha de acordo com seus objetivos. Inspire-se com esta seleção de produtos de acordo com o clima e condições do percurso.

O que usar para fazer trilha?

De acordo com o destino, condições de clima e terreno de uma determinada trilha, veja as dicas de quais roupas vestir para se proteger e ficar confortável ao longo da aventura. Leia mais.

Leia mais sobre aventuras e trilhas

Ana Luiza Costa

Anallu é jornalista apaixonada por educação e viagens. Para ela, viajar ainda não é sobre grandes destinos, mas sobre caminhos e pessoas. É o jeito que você leva a vida, seja para visitar a cidade vizinha, ressignificar a sua própria cidade, turistar pelas maiores metrópoles do mundo, ou viver como um local numa vila do outro lado do planeta. Uma busca pelo autoconhecimento e o crescimento diário. Acredita que nos educamos ao buscar um olhar diferente, e ama essa comunicação universal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 respostas

    1. Gostaria de fazer uma observação e pedir ajuda. Estou no Mato Grosso e nunca tinha experimentado um calor tão intenso. Há muitos rios para tomar banho, chove, há muitos insetos… Não dá para pensar em roupa leve como na praia, Lençóis Maranhenses…. Qual é a melhor roupa? Sinceramente eu gostaria de um macacão de manga comprida que seria tirado na hora de tomar banho de rio. O calçado também é uma dúvida. Há alguma sugestão?