viva o mundo

Você sabia que a grande parte dos protetores solar contêm uma substância nociva para corais e vida marinha? Escolha um protetor solar ecológico e ajude a cuidar de nossos oceanos 😉

Cerca de dez substâncias químicas presentes nos protetores solar comuns prejudicam a vida nas águas de acordo a Nacional Ocean Service, organização americana voltada à produção de dados, estudos e ferramentas para colaborar com o meio ambiente, economia e sociedade.

Segundo estudos científicos, estima-se que mais de 14 mil toneladas de filtro são levadas para os corais e prejudicam o ecossistema marinho e embranquece recifes de corais, uma das espécies mais importantes da biodiversidade marinha. Além disso, o filtro presente nos oceanos pode intoxicar a vida no fundo do mar.

A boa notícia é que surge no mercado protetores solares ecológicos que são produzidos sem ativos químicos prejudiciais ao meio ambiente. Destes, existem três tipos: Físicos, químicos e os que levam os dois componentes em sua formulação. Para você comprar um protetor solar ecológico, opte pelos físicos (minerais e veganos) e químicos que não contém a substância oxibenzona, a mais nociva delas.

Entenda mais no post:

Protetor Solar Ecológico - Veja as marcas que não agridem mares e oceanos
Protetor Solar Ecológico – Veja as marcas que não agridem mares e oceanos
viva o mundo

Química prejudicial para oceanos e sistemas de água

O principal ativo que torna o protetor solar prejudicial para a água, seja de mares, oceanos, e águas doces é o Oxibenzona. Apesar de comum na composição dos produtos, esta substância é responsável por deteriorar corais e intoxicar animais marinhos.

Além disso, grande parte dos compostos químicos presentes no protetor solar não são filtrados nos tratamentos de água e esgoto. Dessa forma, é prejudicial para todo sistema de água, podendo afetar rios, lençóis freáticos e até o próprio consumo.

No Hawaii, foi criada uma lei que proíbe o uso de protetores químicos nos oceanos para preservação da vida marinha e dos corais. Além disso, essa medida, que passará a valer a partir de janeiro de 2021, é um exemplo de como outros países devem adotar no futuro.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Australian Gold Brasil (@australiangoldbrasil)

Danos ao Ecossistema Marinho

Dentre os danos causados às espécies além dos corais, os agentes nocivos de protetores solar podem interferir no crescimento das algas verdes, deformar ouriços, diminuir a fertilidade e capacidade de reprodução dos peixes.

Além disso, podem induzir à defeitos nas espécies de mexilhões e ser acumulado nos tecidos e órgãos dos golfinhos que passam substâncias tóxicas para seus filhotes.

Outro químico perigoso e que causa também os danos mencionados são o Octinoxate ou OMC, que inclusive pode estar presente em produtos de higiene e skin care. Vale prestar atenção!

Evite também os seguintes compostos: Oxybenzone, B3, Benzophenone-3, (2-Hydroxy-4-Methoxyphenyl) Phenyl- Methanone, (2-Hydroxy-4-Methoxyphenyl) Phenylmethanone; 2-Benzoyl-5-Methoxyphenol; 2-Hydroxy-4-Methoxybenzophenone; 4-Methoxy-2-Hydroxybenzophenone, Advastab 45; Ai3-23644; Anuvex; 2-Hydroxy-4-Methoxy.

Infográfico de como o protetor solar interfere no meio ambiente.

Cuidados com o uso de protetor solar natural

De uns tempos pra cá, surgiram opções de protetores veganos, filtros solares naturais, minerais e que estão também na categoria de protetor solar ecológico.

No entanto, ainda existe uma certa polêmica devido à eficácia da proteção. Por isso, tome cuidado com o uso destes produtos. Opte por protetores solar certificados por agências regulatórias, como ANVISA ou FDA.

Abaixo, recomendamos alguns protetores solar ecológicos que são vendidos em farmácia ou online:

Protetor Solar Ecológico - Veja as marcas que não agridem mares e oceanos

Protetor Solar Ecológico

Fizemos uma lista com protetores solares ecológicos que não agridem os mares e oceanos.

Ainda não existem opções 100% biodegradáveis e sustentáveis, mas podemos fazer escolhas melhores e muita diferença no mundo! Clique nos links abaixo para comprar os produtos e compartilhe essa ideia. 😉

1) Australian Gold

A reconhecida marca Australian Gold tem uma linha de filtros físicos Botanical Sunscreen. Ainda é um pouco difícil de encontrar no Brasil, mas a gigante dos cosméticos garante um produto que protege os corais.

Aqui no país, a marca lançou a linha Gel Creme com protetores Antipoluição e amigo do meio ambiente, além de ter um preço acessível. 🏄‍♀️

2) Avene Loção Mineral de Proteção Muito Alta fps 50

3) BB Cream 6 em 1 FPS 20 – Cativa Natureza

4) Protetor Solar Facial Natural e Vegano FPS 30 – Bioart

5) PapayaSun

6) Protetor Solar Facial Bioderma Photoderm Cover Touch FPS 50+

7) Filtro Solar Oil Control FPS50+ Isdin Fotoprotector FusionWater 50ml

8) Skinceuticals Protetor Solar – Physical Matte Uv Defense Spf50 – 30ml

9) Adcos – Protetor Solar Fotoproteção Mousse Mineral

10) Cetaphil Sun Protetor Solar Fps 70

11) Protetor Solar Infantil Mustela FPS 50 40ml

Pequenas ações fazem grandes mudanças. Comece compartilhando este post com seus amigos e curta conteúdos sustentáveis. 💚

Perguntas frequentes

O que pode substituir o protetor solar?

Nenhum outro produto pode substituir o uso do protetor solar para bloquear e refletir os raios ultravioletas nocivos à saúde da pele. Continue lendo para saber mais sobre filtros e protetores solares ecológicos. …

Quais são os filtros solares físicos?

Os filtros solares físicos são compostos por substâncias inorgânicas, minerais que protegem a pele e não possui ativos químicos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Continue lendo para saber mais.

Qual protetor solar é bom?

De acordo com cada tipo de pele, é possível saber qual protetor é bom e eficaz para uma pessoa. Protetores solares ecológicos são as melhores opções para aproveitar o sol em segurança, e ainda ajudar preservar a vida marinha. Leia mais…

Leia mais sobre Ecologia e Viagens Responsáveis:

  • Sobre equipamentos e roupas para praticar esportes ao ar livre, veja Melhores roupas para fazer trilha em cada estação;
  • Se você gosta de ecologia e sustentabilidade, confira confira o post: Turismo Ecológico: Os 11 Melhores Lugares no Brasil e no Mundo;
  • Leu este post sobre preservação da vida marinha e deu vontade de viajar? Leia As 26 Melhores praias de SP – Conheça o litoral paulista, e inspire-se para planejar viagens responsáveis e inesquecíveis!
Ana Luiza Costa

Anallu é jornalista apaixonada por educação e viagens. Para ela, viajar ainda não é sobre grandes destinos, mas sobre caminhos e pessoas. É o jeito que você leva a vida, seja para visitar a cidade vizinha, ressignificar a sua própria cidade, turistar pelas maiores metrópoles do mundo, ou viver como um local numa vila do outro lado do planeta. Uma busca pelo autoconhecimento e o crescimento diário. Acredita que nos educamos ao buscar um olhar diferente, e ama essa comunicação universal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *