De entusiastas de hikings leves a aventureiros ávidos por trekkings desafiadores, uma verdade é universal: escolher os melhores calçados (botas ou tênis) para trilha é o alicerce para uma experiência confortável e segura.

Imagine-se em meio à natureza, onde cada passo revela uma nova paisagem; agora, pense que essa experiência incrível poderia ser comprometida por uma escolha mal feita de calçado. Sim, estamos falando de bolhas, desconfortos, escorregões e, na pior das hipóteses, lesões que poderiam ser evitadas.

A escolha do calçado ideal para trilha vai além da simples decisão entre tênis ou bota; trata-se de encontrar o modelo e a marca que se alinham com as demandas específicas que cada destino e tipo de terreno exige. E é aqui que eu entro! 

Neste post, compartilho com você a minha jornada pessoal testando diferentes modelos de botas e tênis em variadas trilhas pelo mundo, do trekking ao acampamento base do Everest a trilhas fáceis na Patagônia Chilena. São dicas valiosas e recomendações para que você possa fazer a escolha certa para sua próxima aventura.

Vamos juntos nessa caminhada para descobrir como escolher os melhores calçados para suas trilhas, garantindo que cada passo na natureza seja um passo em direção a uma aventura inesquecível. Preparado? Então, vem comigo e vamos explorar!

Como escolher o melhor calçado para trilha? Selecionei as botas e tênis mais adequados para hiking e trekking
Oi, Prazer! Meu nome é Virginia Falanghe. Sou jornalista, aventureira e praticante de trekking há mais de uma década. Neste artigo, compartilho as minhas experiências e recomendações de botas e tênis para trilhas. Essa aí na foto sou eu no trekking ao Acampamento Base do Everest (com ele lá atrás na cordilheira), calçando a minha querida bota Firecamp™. Espero ajudar você em suas próximas aventuras 🙂

Melhores calçados para trilha em uma tabela comparativa

Na tabela abaixo, você confere minhas recomendações de calçados para trilhas para diferentes destinos e/ou terrenos. Todos os modelos abaixo estão indicados como femininos, mas eles também existem nas versões masculinas. É só encontrar o modelo correspondente no departamento masculino do site.  

Mas antes, preciso dizer: sou fã de carteirinha da Columbia Sportswear. A marca norte-americana oferece um custo-benefício excelente em produtos com tecnologias que trazem todo o conforto que você precisa para viajar sem passar perrengue. De botas impermeáveis e com ótima tração a jaquetas e blusões que garantem o melhor conforto térmico nas mais variadas condições climáticas.

Por isso, fiz uma parceria com a marca e descolei 10% de desconto nas compras da loja para você usar.  É só clicar no nome do modelo na tabela que o desconto será aplicado diretamente em todos os produtos do site.

Os modelos comparados abaixo são da Columbia, mas são recomendados para aventuras diferenciadas. Te explico qual é o modelo mais adequado de calçado para cada tipo de trilha:

ModeloTipo de trilha:Destinos indicados
Firecamp™Hikings e trekkings em destinos de inverno Acampamento base do Everest, Islândia, EUA, Canadá, Patagônia
Newtown Ridge™Hikings e trekkings em destinos quentesAmazônia, Chapada Diamantina, Bali, Austrália, Trekking da Ilha Grande.
Crestwood™Hikings e trilhas leves, para iniciantes Atacama, Montanhas Rochosas Canadenses no verão
Papete Trailstorm™Trekkings e trilhas na areia fofa Lençóis Maranhenses
Newton Ridge™Trekkings entre pedras, rios e cachoeirasIlhabela, Chapada dos Veadeiros, 
Peakfreak Outdry™Trekkings técnicosSerra Fina, Circuito W na Patagônia, entre outros.
Facet Outdry™Caminhadas urbanas e na naturezaCampos do Jordão, Urubici, Serra da Mantiqueira.
Montrail™Corrida de montanha
Qual o melhor calçado para fazer trilha e como escolher uma bota de hiking e trekking?
Minha querida Newton Ridge, companheirassa de aventuras, em uma das paradas do trekking do Vale do Pati, na Chapada Diamantina.

Testei e recomendo as melhores botas e tênis para trilha: do melhor custo-benefício às mais avançadas em performance

Bota Columbia Feminina Firecamp™

Pense em uma bota que virou meu xodó entre os melhores calçados para trilha. Caminhei 14 dias com ela, percorrendo 100 km, em uma altitude que chegou a 5.368 metros, até o acampamento Base do Everest. A bota impermeável Firecamp provou ser uma excelente companheira. Ela ofereceu proteção contra terrenos acidentados, gelo e as baixas temperaturas de até -15°C no Nepal, sem causar bolhas ou desconforto.

No entanto, ao usar a mesma bota em Florianópolis durante o verão, notei que o modelo tende a aquecer demais os pés em climas quentes. Portanto, recomendo a Firecamp™ principalmente para condições frias.

Para quem planeja caminhadas em climas mais frios, a Firecamp™ é ideal e está pronta para uso imediato, sem tanta necessidade de amaciamento. É aconselhável comprar um número maior para garantir conforto durante longas jornadas.

Eu e minha amigona, Anna Laura (@anna.laura), no trekking EBC. Ela de Crestwood, eu de Firecamp. As duas botas aprovadas.
Eu e minha amigona, Anna Laura (@anna.laura), no trekking EBC. Ela de Crestwood™, eu de Firecamp™. As duas botas aprovadas (e zero bolhas ou lesões para contar história).

Bota Columbia Feminina Newton Ridge™ Plus

Em abril de 2024, optei pela Bota Columbia Feminina Newton Ridge™ Plus para um trekking de 7 dias pelo Vale do Pati, na Chapada Diamantina, que incluiu caminhadas por 80 km e visitas às cachoeiras da Fumacinha e do Buracão. Diferente da Firecamp™, escolhi a Newton Ridge™ Plus por sua adequação a climas mais variados, especialmente em ambientes tropicais, situações de travessias de rio, pedras escorregadias e terrenos úmidos.

A tecnologia impermeável da bota manteve meus pés secos, diferentemente de outros participantes do grupo que utilizaram botas não impermeáveis e acabaram com bolhas. A aderência do solado, reforçada pela tecnologia Omni-Grip™ da Columbia, proporcionou estabilidade e segurança em descidas escorregadias e terrenos com cascalho, prevenindo quedas. Algumas pessoas do meu grupo usaram marcas concorrentes e, quando descíamos em um terreno escorregadio, sempre caiam de bunda no chão, rs! Eu e meu namorado que usamos a Newton Ridge™, ficamos sempre estáveis e em pé. Virou até piada.  

Além da impermeabilidade e aderência, o cano alto da bota oferece proteção adicional contra torções, um recurso valioso em trilhas que, em caso de lesões, o resgate é difícil por se tratar de um local remoto. 

As incontáveis travessias de rios no trekking do Vale do Pati. Meus pés agradeceram imensamente não precisar andar com o pé molhado, já que a impermeabilidade da bota é excelente.
As incontáveis travessias de rios no trekking do Vale do Pati, na Chapada Diamantina. Meus pés agradeceram imensamente a Newton Ridge™ por não deixá-los molhar, já que a impermeabilidade da bota é excelente. Esse modelo ganha meu destaque nesta seleção de melhores calçados para trilha.
No último dia, caminhamos 20km, entre subidas e descidas íngremes e escorregadias. Minha Newton Ridge salvou, cheguei com os pés intactos e prontos para a próxima aventura.
No último dia, caminhamos 20km e passamos no Cachoeirão (essa lindeza da foto), entre subidas e descidas íngremes e escorregadias. Minha Newton Ridge™ salvou, cheguei com os pés intactos e prontos para a próxima aventura.

Tênis ou bota Crestwood™

O modelo Crestwood™ da Columbia é um excelente ponto de partida para quem está iniciando no mundo das trilhas. Eu comprei a minha em 2017 no Canadá, para fazer trilhas leves nas Montanhas Rochosas.  

Leve e confortável, ele oferece um bom suporte para caminhadas de curta e média distância em terrenos não muito acidentados. Além disso, é uma bota de entrada bastante durável.

Durante um final de semana explorando trilhas suaves na Serra da Canastra ou em Campos do Jordão, o calçado oferece a tração necessária para garantir a estabilidade na trilha, além de ser leve e impermeável. 

No entanto, para terrenos mais desafiadores ou caminhadas mais longas, o modelo dele como bota, e não tênis, com maior suporte ao tornozelo é mais adequados.

Por exemplo, tentei usar o meu tênis Crestwood™ na Patagônia Chilena, mas não foi tão apropriada para terrenos com neve. Neste caso, a Firecamp™ teria feito a maior diferença na minha experiência, por ter a tecnologia Omni-Heat™ de aquecimento. 

Fiz a meia-volta na ilha em Ilha Grande, no Rio de Janeiro, com o meu tênis Crestwood™, mas também senti falta do suporte no tornozelo. Neste caso, a bota Crestwood™ ou a Newton Ridge™ teria sido mais apropriada.

Eu e minha Crestwood, nas montanhas rochosas do Canadá, em 2017. Foi minha primeira bota da marca e a que me fez virar fã de carteirinha dos produtos. Tenho e uso ela até hoje (2024)
Eu e meu tênis Crestwood, nas montanhas rochosas do Canadá, em 2017. Foi meu primeiro calçado da marca e o que me fez virar fã de carteirinha dos produtos. Tenho e uso ele até hoje (2024).
Meu tênis Crestwood na volta a ilha da Ilha Grande, no Rio de Janeiro
Meu tênis Crestwood™ na volta a ilha da Ilha Grande, no Rio de Janeiro

Papete Trailstorm™

Para aqueles que preferem aventuras em climas quentes ou trilhas que incluem muita areia e água, como o trekking dos Lençóis Maranhenses, a Papete Trailstorm é uma escolha interessante. Muita gente faz o trekking descalço, por se tratar de areia fofa, mas acaba tendo bolhas e ou queimaduras por caminhadas em superfícies quentes. Por isso, decidi colocar papetes entre a seleção de melhores calçados para trilha.

Sua construção permite que a água escorra facilmente, enquanto oferece proteção contra pequenos detritos. 

Atins Maranhão - Tudo sobre o vilarejo
Circuito das Lagoas, saindo de Atins, nos Lençóis Maranhenses

Peakfreak Outdry™

Estou namorando muito esse modelo, por ser lindo e perfeito para trekkings técnicos que exigem o máximo de seus equipamentos. A bota Peakfreak Outdry™ é uma escolha acertada. Na travessia da Serra Fina, por exemplo, uma das mais desafiadoras do Brasil, a Peakfreak™ oferece a segurança necessária para essa aventura. 

A tecnologia Outdry™ mantém os pés secos, mesmo sob chuva persistente, enquanto a leveza e a tração do calçado me permitem avançar com confiança. Este modelo é recomendado para quem não abre mão de performance e proteção em suas aventuras mais exigentes.

Bota de trilha avançada, Peakfreak
Estou namorando esse modelo, por ser lindo e perfeito para trekkings de performance. Ainda não tenho a próxima aventura agendada, mas já estou de olho nesse modelo para quem sabe… a Serra Fina?

Facet Outdry™

O Facet Outdry™ é ideal para quem busca um calçado versátil, que transite bem entre caminhadas urbanas e na natureza. Em uma viagem a Campos do Jordão, é possível usá-lo tanto para explorar a cidade quanto para trilhas leves nos arredores. Ela não tem o grip adequado para trilhas com cascalho e escorregadias, mas funcionam bem para longas caminhadas.

O conforto é notável, e a tecnologia Outdry™ garante pés secos o dia todo. Embora não seja o mais indicado para trilhas técnicas ou terrenos muito acidentados, sua adaptabilidade o torna uma excelente escolha para o viajante casual que valoriza conforto e estilo.

Para trilhas urbanas e leves, a bota Facet é bem versátil

Linha Montrail™

A linha Montrail, especializada em corrida de montanha, é a escolha perfeita para quem busca leveza e performance. Em uma competição de trail running na Serra dos Órgãos, por exemplo, o calçado oferece a tração necessária nas subidas íngremes e segurança nas descidas rápidas. 

A respirabilidade é um ponto forte, mantendo os pés frescos mesmo sob esforço intenso. Para atletas que enfrentam trilhas rápidas e querem maximizar sua performance, a Montrail é sem dúvidas uma das melhores opções do mercado.

Além das botas, é importante investir em meias para trilha

Quando a gente fala de equipamento para trilha, muitas vezes a conversa gira em torno de botas e tênis – o que faz todo sentido, claro. Mas, sabe o que mais merece sua atenção tanto quanto um bom calçado? As meias. Isso mesmo, as meias são peças-chave para garantir que sua experiência na trilha seja a melhor possível.

Pode parecer um detalhe pequeno, mas a escolha da meia certa pode fazer uma diferença enorme. Meias para trilha são projetadas para proteger seus pés de forma que meias comuns não fazem. Elas ajudam a evitar bolhas, mantêm seus pés secos absorvendo a umidade, e ainda oferecem uma camada extra de proteção contra impactos – tudo isso enquanto mantêm uma temperatura confortável para seus pés, seja no calor ou no frio.

Investir em meias de qualidade significa investir na sua própria comodidade e segurança. Meias específicas para trilha vêm com tecnologias pensadas para cada tipo de desafio que seus pés vão enfrentar. Seja em uma caminhada leve ou em uma trilha pesada, elas são suas maiores aliadas. Além disso, a escolha da meia certa pode aumentar significativamente a vida útil do seu calçado, já que reduz o atrito entre o pé e o calçado, distribuindo melhor a pressão e o impacto.

Portanto, da próxima vez que você estiver se equipando para uma trilha, dê a devida atenção às suas meias. Escolha aquelas que são feitas com materiais de qualidade, que oferecem suporte, conforto, e proteção adequados ao tipo de trilha que você vai enfrentar. Lembre-se: seus pés te levam para todos os lugares, então, cuide bem deles!

Meias são tão importantes quanto botas ou calçaados apropriados ao fazer uma trilha.
Meias são tão importantes quanto botas ou calçaados apropriados ao fazer uma trilha.

As botas para trilha da Columbia são boas e confiáveis?

Eu tenho três botas para trilha da Columbia e digo com tranquilidade que são minhas companheiras de aventura desde 2017. Por isso, são bem confiáveis, boas e duráveis. 

Comprei a minha primeira no Canadá, para fazer as trilhas do Parque Nacional de Banff e Jasper no verão, e curti bastante. Porém, ao longo do tempo, fui me tornando mais experiente em hiking e trekking, e aprendi que existe uma bota ideal para cada tipo de atividade ou destino. A mais coringa é a Newton Ridge. Vai bem em todos os lugares!

Eu confio muito na Columbia, é uma das maiores marcas do segmento esportivo de aventura, pioneira em tecnologias patenteadas e referência no mundo. Além disso, oferece produtos com excelente custo-benefício (muito mais acessível que a The North Face, por exemplo, para calçados). 

Fiz a estreia da minha Newtown Ridge em uma trilha íngrime aqui perto de casa, em Floripa. Senti ela ainda um pouco mais firme, por isso a necessidade de amaciar antes de fazer um trekking longo
Fiz a estreia da minha Newtown Ridge™ em uma trilha íngrime aqui perto de casa, em Floripa. Senti ela ainda um pouco mais firme, por isso a necessidade de amaciar antes de fazer um trekking longo. Bota trilha.

Melhores calçados para trilha em Diferentes Níveis de Dificuldade

Trilhas de Baixa Dificuldade

Se você tá começando ou prefere trilhas mais tranquilas, sem muita pedra no caminho, vai querer algo leve nos pés, certo? Então, bora de tênis leves e flexíveis. Eles são ótimos porque não pesam, deixam seus pés respirarem e ainda dão aquela sensação de estar quase descalço, só que protegido. Um bom par de tênis de trilha vai te deixar explorar sem sentir cada pedrinha no caminho.

Confira as melhores trilhas do Estado de São Paulo.

Trilhas de Média Dificuldade

Agora, se você já tá se aventurando por trilhas com um pouco mais de emoção, onde os terrenos começam a ficar irregulares e você precisa de algo que segure mais seu tornozelo, é hora de subir o nível para botas. Procure por aquelas com bom suporte ao tornozelo e que não te deixem na mão se passar por uma poça d’água ou duas. A resistência moderada à água já é suficiente para a maioria dessas aventuras, sem falar que um bom suporte faz toda a diferença na prevenção de torções.

Trilhas de Alta Dificuldade

Agora, se o seu negócio é encarar o bicho pegando, trilhas que testam até os mais experientes, você vai precisar de botas para trilha que são praticamente tanques de guerra para seus pés. Estamos falando de alta durabilidade, suporte top de linha para os tornozelos e resistência à água que te permite passar por riachos sem pensar duas vezes. Essas botas são feitas para aguentar o tranco e garantir que seus pés cheguem inteiros no fim da trilha, não importa o que apareça pelo caminho.

Trekking ao Acampamento Base do Everest | Viva o Mundo
Virginia, nossa editora aqui no Viva o Mundo, no Acampamento Base do Everest.

Conheça o percurso: Hiking ou trekking – qual a diferença?

Ao planejar uma trilha, você deve conhecer o objetivo da aventura. Se é um bate-volta, ou se vai acampar em algum ponto. Qual o nível de dificuldade, se são poucas horas de caminhada, conhecido também como hiking, ou se são percursos mais longos e com maiores dificuldades, como o trekking.

Assim, dentre a melhor mochilha, garrafa térmica, roupas específicas e os melhores calçados para trilha, vale ressaltar que são itens diferentes das peças casuais, porque são equipamentos esportivos.

Por isso, as botas ou tênis para trilha devem oferecer as propriedades ideais para a sua prática, o que inclui tecnologias e composição do cabedal (parte superior do calçado), entressola e solado que atendam à necessidade de cada percurso.

Tanto para quem nunca fez trilha na vida e quer começar a prática, quanto para quem já é expert no assunto, esse post vai ajudar a resolver seus problemas, ou, quem sabe, evitar que você tenha alguns pelo caminho. 😉

Saiba como escolher os melhores calçados para trilha
Saiba como escolher os melhores calçados para trilha. Botas trilha.

Como escolher o calçado certo para trilha?

Depende. Cada nível de trilha pede um calçado específico, assim como cada condição do lugar onde você for fazer sua prática. Se é uma floresta, bosque, ou parque de preservação, por exemplo: Conheça o ecossistema.

Pesquise ou pergunte para os órgãos de turismo da região, veja se há necessidade de uma guia ou se a aventura pode ser em grupo. E principalmente: Use os equipamentos e botas de trilha certas. Informe-se e estude antes de escolher seu produto.

Acima de tudo, independente de qual a melhor marca de botas que você confia, o calçado mais confortável, ou tênis mais sofisticado. Dessa forma, o melhor calçado para trilha deve oferecer estabilidade, aderência para evitar escorregões, quedas e acidentes.

Atravesse terrenos rochosos, arenosos, trechos com cascalho, gravetos, passagens com água, lama e terra solta com segurança, proteção e conforto sempre.

Conclusão

Escolher os melhores calçados para trilha não é só uma questão de conforto, é uma questão de segurança. Saber o que seus pés vão enfrentar lá fora e ter o equipamento certo faz toda a diferença. E quando falamos de equipamento certo, os modelos Firecamp e Newton Ridge da Columbia são exemplos perfeitos de como um bom calçado pode atender a diferentes necessidades, seja numa trilha leve de domingo ou numa aventura épica montanha acima.

Então, na hora de escolher seus próximos calçados para trilha, lembre-se dessas dicas. Pense no tipo de trilha que você mais curte ou está planejando encarar, e escolha um calçado que vai não só te levar até lá, mas também trazer de volta, com os pés inteiros e um sorriso no rosto. Bora explorar com segurança e estilo!

Perguntas frequentes sobre calçados para trilhas:

Qual é a melhor marca de botas para trilha?

A melhor marca de botas para trilha depende das necessidades individuais do aventureiro. Saiba como escolher o melhor calçado para trilha. Continue lendo…

Como escolher a bota certa para trilha?

Saiba como escolher a bota certa para trilha com as dicas do Blog Viva o Mundo. Continue lendo…

Qual é a melhor bota para trekking?

A melhor bota para trekking deve oferecer proteção e conforto ao longo de todo o uso. Continue lendo…

Como escolher os melhores calçados para trilha?

Veja como escolher os melhores calçados para trilha de acordo com seus objetivos. Recomendamos os melhores modelos de botas e tênis para trilha. Continue lendo…

Qual é o melhor calçado para trilha?

O melhor calçado para trilha depende do percurso, do destino e do nível de dificuldade de cada prática. Para trilhas de baixa ou média dificuldade, a Bota Columbia Feminina Newton Ridge™ Plus é ideal. Continue lendo…

Leia mais sobre aventuras

Virginia Falanghe

Jornalista de viagens e especialista em marketing digital de turismo, Virginia transformou sua paixão por viagens e aventuras em profissão. Já conheceu os cinco continentes com algumas paradas longas na Austrália, EUA, Portugal, Canadá, além de três meses a bordo de um catamarã pelas ilhas do Caribe. Além de escrever sobre destinos de natureza aqui no Viva o Mundo, é colunista de viagens na JovemPan, editora-chefe do site Dicas de Viagem e head da agência digital Pura. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 respostas

  1. caramba!!! achei incrível a materia, tava precisando muito dessas dicas!! achei a categorização excelente, não tinha visto algo parecido com isso ainda, é otimo quem é iniciante em trilhas como eu 😀

    1. Que bom que te ajudamos Lucas! Nos conte depois como foi sua experiência, vamos ficar super felizes em ler aqui. Obrigada pelo seu comentário ?

  2. Ótima reportagem, estou planejando viajar com a minha namorada para um lugar mais calmo e que dê pra gente fazer trilha. Agora já sei qual calçado melhor, só precisamos avaliar em qual nível estamos. Acho melhor começarmos no fácil mesmo, seguindo a filosofia de um passo de cada vez, ou melhor, um calçado de cada vez 😀

    1. Gostei da filosofia Heitor!!! Isso aí. Vocês vão amar essas experiências. Conte com a gente se precisar de ajuda, e boa viagem! Obrigada pelo comentário ?

  3. Conheço a Ana faz muuuito tempo e uma habilidade que ela sempre teve foi de escrever, e ver você escrever matérias assim com certa maestria me faz morrer de orgulho da amiga que tenho!! Parabéns muito sucesso e muito boa a matéria você é incrível!!

    1. Muito obrigada meu querido amigo! Sua opinião é muito importante, continue acompanhando nosso trabalho por aqui então, rs. Qualquer sugestão, é só mandar. Obrigada pelo comentário ?

    1. Com certeza Jacque! Calçados de aventura são equipamentos, por isso temos que pesquisar bem. Obrigada pelo comentário. ?

  4. Caraca eu gostei muito das dicas, a gente fica meio perdido mesmo na hora de fazer trilha, agora vou consultar sempre esse post na hora de escolher meu calçado para isso! Super organizado e bem redigido.