Saiba como escolher os melhores calçados para trilha

por Ana Luiza Costa
10 comentários

Dentre todos os equipamentos necessários para trilha, escolher os melhores calçados é fundamental para sua proteção e conforto ao longo de todo o percurso. 

Este é o primeiro post da categoria Aventura para falar sobre itens de viagens. Aqui, e nos próximos conteúdos, você confere dicas de equipamentos, roupas e artigos esportivos que melhoram suas experiências outdoor. Dessa maneira, separamos 9 modelos para você se inspirar. Então, vamos lá?

Conheça o percurso

Ao planejar uma trilha, você deve conhecer o objetivo da aventura. Se é um bate-volta, ou se vai acampar em algum ponto. Qual o nível de dificuldade, se são poucas horas de caminhada, conhecido também como hiking, ou se são percursos mais longos e com maiores dificuldades, como o trekking.

Assim, dentre a melhor mochilha, garrafa térmica, roupas específicas e os melhores calçados para trilha, vale ressaltar que são itens diferentes das peças casuais, porque são equipamentos esportivos.

Por isso, as botas ou tênis para trilha devem oferecer as propriedades ideais para a sua prática, o que inclui tecnologias e composição do cabedal (parte superior do calçado), entressola e solado que atendam à necessidade de cada percurso.

Tanto para quem nunca fez trilha na vida e quer começar a prática, quanto para quem já é expert no assunto, esse post vai ajudar a resolver seus problemas, ou, quem sabe, evitar que você tenha alguns pelo caminho. 😉

Saiba como escolher os melhores calçados para trilha
Saiba como escolher os melhores calçados para trilha

Como escolher o calçado certo para trilha?

Depende. Cada nível de trilha pede um calçado específico, assim como cada condição do lugar onde você for fazer sua prática. Se é uma floresta, bosque, ou parque de preservação, por exemplo: Conheça o ecossistema.

Pesquise ou pergunte para os órgãos de turismo da região, veja se há necessidade de uma guia ou se a aventura pode ser em grupo. E principalmente: Use os equipamentos certos. Informe-se e estude antes de escolher seu produto.

Acima de tudo, independente de qual a melhor marca de botas que você confia, o calçado mais confortável, ou tênis mais sofisticado. Dessa forma, o melhor calçado para trilha deve oferecer estabilidade, aderência para evitar escorregões, quedas e acidentes.

Atravesse terrenos rochosos, arenosos, trechos com cascalho, gravetos, passagens com água, lama e terra solta com segurança, proteção e conforto sempre. Anotou? Então, leia abaixo exemplos de modelos para cada nível e tipo de trilha.

Saiba como escolher os melhores calçados para trilha
Saiba como escolher os melhores calçados para trilha. Crédito: Columbia Sportswear

Melhores calçados para trilha

No geral, os melhores calçados para trilha devem ter um solado aderente aos mais diversos tipos de superfícies. Além disso, a entressola deve oferecer passos leves, amortecimento e alto retorno de energia em cada pisada.

No caso de trilhas que envolvem trechos com água, é muito importante investir em calçados à prova d’água, já que a propriedade impermeável deixa você seco e confortável ao longo de todo uso, por exemplo.

Assim, a sua única preocupação é apreciar os encantos da natureza e percorrer todo o caminho com segurança. Dessa maneira, separamos alguns calçados de acordo com o nível de dificuldade de trilhas:

Saiba como escolher os melhores calçados para trilha
Saiba como escolher os melhores calçados para trilha

Nível de dificuldade: Baixo

Para iniciantes, ou para quem procura trilhas mais tranquilas. Com baixo nível de dificuldade, trilhas curtas, com poucas horas de duração, ou longas, mas planas e com solo firme.

Essas trilhas costumam ser próximas e com facilidades, às vezes oferecem estruturas para os aventureiros, e exigem pouco preparo físico, porque apresentam, em sua maioria, terrenos assentados e estradas mais retas, seja no calor ou frio extremos.

Assim, os melhores calçados para trilhas mais fáceis devem oferecer solado com garras aderentes e entressola amortecedora.

Veja quais os melhores calçados para trilha de nível fácil

Tênis Columbia Masculino Firecamp Remesh

A Columbia Sportswear é uma das melhores marcas de artigos esportivos do mundo. O modelo atlético Firecamp™ Remesh oferece uma entressola ultra leve para passos mais ágeis. Também conta com tecnologia aderente para maior proteção.

Tênis Feminino de Trilha MH100 Impermeável

Outra marca tradicional em artigos esportivos, a Quechua é muito usada por viajantes e aventureiros. Por exemplo, o modelo abaixo foi desenvolvido para práticas ocasionais em trilhas. Possui camada impermeável, garante tração e amortecimento ao longo de todo o uso.

Tênis New Balance Fresh Foam Hierro v5 Trilha Feminino

Um dos recentes lançamentos da New Balance, esse tênis para trilha tem solado super aderente e a composição é respirável para maior conforto. Além disso, o modelo apresenta proteção para os dedos e uma amarração exclusiva.

Nível de dificuldade: Médio

Já para quem tem o hábito de praticar exercícios, e procura percursos mais desafiadores, trilhas moderadas são uma ótima opção.

Aqui, você encontra algumas instabilidades pelo caminho, seja superfícies mais irregulares, condições climáticas adversas e algum esforço para atravessar obstáculos, como rochas e riachos, por exemplo.

Para isso, vale investir, além do solado e entressola com tecnologias aderentes e amortecedoras, em um cabedal resistente e com algumas propriedades, de acordo com as necessidades do percurso.

Veja alguns exemplos e os melhores calçados para cada condição.

Veja quais os melhores calçados para trilhas moderadas

Bota Columbia Masculina Hammond™ Mid Waterproof

Esse modelo de bota é bem tradicional para aventureiros. O calçado da Columbia possui uma camada impermeável e respirável para conforto e proteção. Tenha estabilidade e tração garantidos com as tecnologias da entressola e do solado de garras de borracha.

Bota Feminina de Trilha Impermeável MH 500

Projetada para os mais experientes, esse modelo da Quechua é ideal para caminhadas na montanha, já que o calçado possui tecnologias impermeável, de ampla aderência, de proteção contra choques, além de ajuste aos pés.

Bota Airstep Hiking Coyote

A marca brasileira Airstep também é conhecida no mercado de equipamentos esportivos nacionais. O coturno é perfeito para trilhas em ecossistemas tropicais, pois evita o superaquecimento. Além disso, é à prova d’água e garante tração em terrenos acidentados.

Nível de dificuldade: Alto

Nesse caso, é super importante ter bom condicionamento físico e resistência para enfrentar condições extremas de terrenos e temperaturas. Prepare-se para percorrer superfícies altamente irregulares, encarar as surpresas da natureza e os obstáculos pelo caminho.

Essas trilhas com alto nível de dificuldade exigem movimentos precisos, e proteção contra todos os elementos do meio ambiente em volta, como terra, água, vento e fogo.

Ideal para aventureiros que fazem trilhas em vulcões, montanhas, picos congelantes e trechos com água. Isso tudo além das mudanças climáticas e instabilidades do solo. Por isso, é essencial estar equipado à altura.

Abaixo, listamos os melhores calçados para esse tipo de aventura seja no calor extremo, ou frio congelante, ou ainda, superfícies lisas, úmidas e acidentadas.

Veja quais os melhores calçados para trilha nível hard

Bota Columbia Masculina Daska Pass™ II Titanium Odx Eco

Tenha proteção impermeável para chuva e neve com esse modelo da Columbia. A bota desenvolvida para condições extremas é respirável e oferece estabilidade em cada passo, com tecnologias exclusivas de tração e ótima circulação de ar para sensação de conforto e segurança.

Bota Masculina de Trekking TREK100 Couro

Tradicional e resistente, a bota da Forclaz foi desenvolvida para praticantes de trekking. Esse calçado tem três níveis de impermeabilidade, alta aderência, resistência e suporte para passadas flexíveis. A marca é atestada pela Decathlon, gigante do mundo dos esportes.

Bota Couro Bull Terrier Artic Feminina

Para destinos com baixas temperaturas e esportes na neve, invista em calçados com refletividade e isolamento térmico para ficar aquecido e protegido durante o uso. Inspire-se com esse modelo da Bull Terrier, marca conhecida por seus calçados de qualidade.

Quais são os melhores calçados para trilha?

Afinal, qual é o melhor calçado para trilha? Com certeza, é aquele que fica mais confortável e garante sua proteção em qualquer condição. Esteja preparado para as surpresas das aventuras ao ar livre.

Além disso, é importante que o modelo tenha resistência e tenha qualidade para durar muitos anos, porque o investimento pode ser alto, mas os benefícios são viagens e esportes ainda mais emocionantes e inesquecíveis.

Use seu tempo livre durante essa pandemia para planejar sua próxima viagem e fazer as malas com os melhores equipamentos. Acompanhe nosso Blog e continue estudando para tirar o melhor proveito de suas experiências.

Lemos e recomendamos! Aproveite acompanhar as dicas de aventura do Blog da Columbia. Veja trilhas em São Paulo para conhecer e preservar.

Saiba como escolher os melhores calçados para trilha
Saiba como escolher os melhores calçados para trilha. Crédito: Columbia Sportswear
Qual é a melhor marca de botas para trilha?

A melhor marca de botas para trilha depende das necessidades individuais do aventureiro. Saiba como escolher o melhor calçado para trilha. Continue lendo…

Como escolher a bota certa para trilha?

Saiba como escolher a bota certa para trilha com as dicas do Blog Viva o Mundo. Continue lendo…

Qual é a melhor bota para trekking?

A melhor bota para trekking deve oferecer proteção e conforto ao longo de todo o uso. Continue lendo…

Como escolher os melhores calçados para trilha?

Veja como escolher os melhores calçados para trilha de acordo com seus objetivos. Inspire-se com as opções selecionadas pelo Blog Viva o Mundo como a Bota Columbia Masculina Hammond™ Mid Waterproof. Continue lendo…

Qual é o melhor calçado para trilha?

O melhor calçado para trilha depende do percurso, do destino e do nível de dificuldade de cada prática. Para trilhas de baixa dificuldade, o Tênis Columbia Masculino Firecamp Remesh é ideal. Continue lendo…

Leia mais sobre aventuras

You may also like

10 comentários

Lucas julho 27, 2020 - 1:59 pm

caramba!!! achei incrível a materia, tava precisando muito dessas dicas!! achei a categorização excelente, não tinha visto algo parecido com isso ainda, é otimo quem é iniciante em trilhas como eu 😀

Reply
Ana Luiza Costa julho 29, 2020 - 11:44 am

Que bom que te ajudamos Lucas! Nos conte depois como foi sua experiência, vamos ficar super felizes em ler aqui. Obrigada pelo seu comentário 😊

Reply
Heitor julho 28, 2020 - 9:18 am

Ótima reportagem, estou planejando viajar com a minha namorada para um lugar mais calmo e que dê pra gente fazer trilha. Agora já sei qual calçado melhor, só precisamos avaliar em qual nível estamos. Acho melhor começarmos no fácil mesmo, seguindo a filosofia de um passo de cada vez, ou melhor, um calçado de cada vez 😀

Reply
Ana Luiza Costa julho 29, 2020 - 11:47 am

Gostei da filosofia Heitor!!! Isso aí. Vocês vão amar essas experiências. Conte com a gente se precisar de ajuda, e boa viagem! Obrigada pelo comentário 😉

Reply
FELIPE ROCHA SIGIANI julho 28, 2020 - 9:26 am

Conheço a Ana faz muuuito tempo e uma habilidade que ela sempre teve foi de escrever, e ver você escrever matérias assim com certa maestria me faz morrer de orgulho da amiga que tenho!! Parabéns muito sucesso e muito boa a matéria você é incrível!!

Reply
Ana Luiza Costa julho 29, 2020 - 11:48 am

Muito obrigada meu querido amigo! Sua opinião é muito importante, continue acompanhando nosso trabalho por aqui então, rs. Qualquer sugestão, é só mandar. Obrigada pelo comentário 😊

Reply
Jacqueline julho 30, 2020 - 9:27 am

Que post esclarecedor! O conforto e segurança de um calçado realmente tem papel fundamental na qualidade da trilha!

Reply
Ana Luiza Costa julho 31, 2020 - 10:06 am

Com certeza Jacque! Calçados de aventura são equipamentos, por isso temos que pesquisar bem. Obrigada pelo comentário. 😊

Reply
Ruan agosto 6, 2020 - 5:29 pm

Caraca eu gostei muito das dicas, a gente fica meio perdido mesmo na hora de fazer trilha, agora vou consultar sempre esse post na hora de escolher meu calçado para isso! Super organizado e bem redigido.

Reply
Ana Luiza Costa agosto 7, 2020 - 1:09 pm

Muito obrigada pelo seu comentário Ruan! Espero ajudar nas próximas aventuras. 😉

Reply

Deixe um comentário