Tudo sobre Mergulho em Turks & Caicos

por Virginia Falanghe
1 Deixe seu comentário
viva o mundo

Saiba tudo sobre mergulho em Turks & Caicos

As ilhas de Turks e Caicos atraem inúmeros visitantes ao longo do ano por suas paisagens exuberantes e águas calmas e cristalinas de tirar o fôlego.

Divididas em oito ilhas principais (West Caicos, North Caicos, East Caicos, South Caicos, Middle Caicos, Grand Turk, Salt Cay e Providenciales, não é a toa que o destino é considerado um dos melhores para quem quer praticar mergulho.

O esporte é praticado desde o snorkeling até mergulhos avançados, com diversos pontos ótimos espalhados ao longo das 40 ilhas protegidas por barreiras de corais.

Se você é do tipo que gosta de aventura, confira as nossas dicas de mergulho em Turks and Caicos, onde o esporte é praticável durante o ano inteiro e a vida marinha é incrível!

Mergulho em Turks & Caicos

Neste post:

O que você precisa saber antes de ir

Todo o lado oeste da ilha é um parque nacional marinho. Ali só há dois lugares onde os barcos podem ancorar.

Entretanto, há poitas ao longo do recife mantidas pelo parque que demarcam os pontos de mergulho e podem ser utilizadas por embarcações de até 60 pés.

Deste lado, o recife corre bem próximo a costa e logo depois dele há um abismo submerso impressionante que cai verticalmente dos 15 metros aos 1.500 metros de profundidade proporcionando mergulhos alucinantes com visibilidade que supera fácil os 50 metros na horizontal.

O paredão é totalmente recoberto por corais e esponjas, que formam túneis, grutas e passagens estreitas habitados por peixes tropicais, tartarugas, tubarões de recife e barracudas.

Salt Cay é o local escolhido pelas baleias-jubarte que migram anualmente durante o inverno no hemisfério norte para procriar e amamentar seus filhotes.

Principais Pontos de Mergulho:

Em Grand Turk

McDonald’s

Ganhou este nome por possuir um enorme arco que lembra o “M” da marca. Por lá, você passa no meio desse arco e flutua sobre quase 2.000 metros de profundidade. A visibilidade da água é incrível e o azul impressionante. Corais muito bem preservados, esponjas e gorgônias decoram o paredão, que de tão vertical chega a dar vertigem.

Mergulho em Turks & Caicos

The Anchor

Onde uma âncora gigantesca, provavelmente do século XIX e revestida de corais, marca o ponto. Neste ponto não tão vertical, você ainda se surpreende com o abismo e seus habitantes.

Em Providenciales:

Aquarium

O ponto fica a algumas pernadas da praia mais famosa da cidade, Grace Bay. O azul “photoshop” da água já deixa qualquer um de queixo caído. Dentro d’água, tubarões e um paredão repleto de vida.

North West Point

Outra parede de tirar o fôlego, onde se faz dois verdadeiros voos submarinos.

O que não falta são barracudas, as menores em cardumes e algumas enormes descansando debaixo do barco. No fundo, os corais ainda guardam a exuberância que existiu nas outras ilhas caribenhas há menos de uma década e hoje não existe mais.

French Cay

Com uma parede vertical de 2000 metros, French Cay é o lugar perfeito para você se aventurar. Por lá, é fácil encontrar arraias, moreias, tubarões de recife e tartarugas marinhas.

Salt Cay

Em um mergulho em Salt Cay, você pode facilmente encontrar não só esponjas do mar, mas jardins de corais, tartarugas e até golfinhos.

Ao sul, o ponto de mergulho ideal é onde repousam os restos do navio britânico HMS Endymion, que naufragou no século 18, a menos de 10 metros de profundidade, uma grande vantagem para quem ainda não está acostumado com grandes profundidades.

Turks & Caicos

South Caicos

O lugar é conhecido como “capital dos grandes peixes”, portanto esse é um lugar que você não pode perder se quiser ver os peixes maiores que habitam pela região.

Operadoras de Mergulho em Turks & Caicos

Como o destino é famoso por suas paisagens submarinas e atrai mergulhadores de todos os cantos do mundo, não é difícil encontrar uma operadora com equipe de mergulhadores profissionais e pronta para te dar a melhor assessoria.

Em Grand Turk:

Bohio Dive Resort
Oasis Divers 
Blue Water Divers 
Chukka Reef Snorkeling & Stingray Safari
Grand Turk Diving

Em Providenciales:

Seafari Club Med 
Big Blue Collective 
Caicos Adventures
Dive Provo 
Flamingo Divers
Ocean Vibes
Provo Turtle Divers

Liveaboard:

São hoteis flutuantes que percorrem os melhores pontos de mergulho do arquipélago.

Turks & Caicos Aggressor IITurks & Caicos Explorer II

Dicas rápidas

Qual é a moeda oficial de Turks & Caicos?

A moeda oficial utilizada nas ilhas é o dólar dos Estados Unidos (USD)

São aceitos cartões?

A maioria dos estabelecimentos aceitam cartões de débito e crédito, mas é sempre bom ter dinheiro em espécie com você.

Precisa de visto para ir para Turks & Caicos?

Brasileiros que pretendem visitar o país à turismo ou por até 90 dias, estão isento de visto, a não ser que o seu voo seja via Estados Unidos. Neste caso, precisa-se do visto estadunidense.

Qual é a língua oficial de Turks & Caicos

O idioma oficial das ilhas é o inglês.

E você, tem mais alguma dica e pontos de mergulho para indicar? Comente!

Leia mais:

1 Deixe seu comentário
0

You may also like

1 Deixe seu comentário

Vanessa Saloes julho 19, 2015 - 7:36 pm

Ola !
Parab’ens pelo blog !!!
Vcs mergulharam por qual operadora? Recomendam?
Bj Vanessa

Reply

Deixe um comentário