Turks & Caicos: 5 motivos para conhecer as ilhas

por Virginia Falanghe
35 comentários
viva o mundo

Confira os 5 motivos para você conhecer Turks & Caicos, território britânico no Caribe que atrai milhares de turistas.

Águas cristalinas e paisagens exuberantes: essa é a visão que povoa os pensamentos de todos ao pensar nas praias do Caribe. É assim que as ilhas Turks e Caicos, território britânico, se apresentam para os visitantes.

O arquipélago é formado por 40 ilhas e banhado pelas águas cristalinas do mar do Caribe, ao norte do Haiti e da República Dominicana.

A vida marinha de Turks e Caicos é riquíssima, com peixes e arraias das mais variadas cores, golfinhos, tubarões e baleias. É o lugar perfeito para a prática de snorkeling e mergulho.

Por isso e muito mais, confira os melhores motivos para você conhecer Turks e Caicos.

As praias foram eleitas entre as melhores do planeta para passar o dia

Segundo ranking da Trip Advisor, a praia de Grace Bay, na ilha de Providenciales ganhou a segunda colocação da melhor praia para se passar o dia do mundo.

O paraíso, de 19 quilômetros de extensão, abriga os melhores hoteis e resorts, mansões de veraneio, restaurantes e o lindo e calmo mar caribenho.

O seu dia por lá será assim: quando se cansar de tomar um drink a beira-mar você pode se aventurar em mergulhos e esportes aquáticos que a praia oferece. Além disso, o arquipélago conta com outras incontáveis praias paradisíacas!

O mergulho é incrível!

Já em Grand Turk, você vai mergulhar em um recife que corre bem próximo a costa e logo depois dele há um abismo submerso impressionante que cai verticalmente dos 15 metros aos 1.5000 de profundidade, proporcionando mergulhos alucinantes com visibilidade que supera fácil os 50 metros na horizontal.

O paredão é totalmente recoberto por corais e esponjas, que formam túneis, grutas e passagens estreitas habitados por peixes tropicais, tartarugas, tubarões e barracudas.

É um dos melhores lugares do mundo para Kiteboard

De volta a Providenciales, a praia de Long Bay é o point dos Kiteboardes.

Os ventos alísios sempre estão entre os 15 e 25 nós. Mas o diferencial mesmo é o banco de areia que se estende por quase 2 km da praia e as águas são protegidas por recifes de corais, o que forma uma verdadeira piscina para o Kite.

É perfeito para quem quer aprender e também para quem já pratica e quer curtir um verdadeiro paraíso do esporte!

Turks & Caicos

É o destino perfeito para casais em lua-de-mel

Resorts e hotéis excelentes, restaurantes ótimos, compras, praias paradisíacas e relaxantes, esporte cá, esporte lá, bons drinks… Quer mais o que? Nem preciso explicar o porque desse item, é só ver as fotos 🙂

Tem condições perfeitas para velejar. 

Da mesma maneira que as ilhas Turks & Caicos oferecem as condições perfeitas para o Kitesurf, as principais ilhas do arquipélago são protegidas por recifes e formam uma piscina para a navegação.

Golfinhos são vistos frequentemente por ali durante uma velejada! Tem até o golfinho Jojo, que já se tornou figura conhecida em Providenciales por sempre aparecer aos turistas que velejam por ali!

Mas quem for se arriscar a dirigir um veleiro, tome MUITO cuidado por onde passa, já que os bancos de areia são rasos, é sempre bom ir com algum local que saiba os lugares certos para velejar.

Turks & Caicos

O que fazer em Turks & Caicos

Geograficamente as ilhas Turks & Caicos fazem parte do arquipélago das Bahamas, no mar do Caribe, localizado ao norte da República Dominicana e Haiti.

Politicamente, as ilhas são um território ultramarino pertencente ao Reino Unido. O arquipélago é constituído por 40 ilhas divididas em dois grupos: Turks (as menores) e Caicos (as maiores).

Providenciales 

Providenciales é a maior cidade de lá, onde ficam os grandes resorts, as praias paradisíacas e o aeroporto internacional, além do melhor lugar para praticar Kiteboard que nós já conhecemos.

É a cidade que tem mais infraestrutura pra turistas e a mais comum para ficar.

Turks & Caicos
Grace Bay, eleita a praia mais bonita do mundo.

Grand Turk 

É a ilha onde fica a capital Cockburn Town, uma cidade história e muito pitoresca. 

Um passeio a pé pela cidade é uma verdadeira aula de história, que começa bem antes de sua  colonização, uma vez que há uma teoria que afirma ser Grand Truk o primeiro local de desembarque de Colombo na América.

O grande atrativo de Grand Turk é o mergulho, já que um paredão com dois mil metros de profundidade se estende pela costa da ilha. É maravilhoso.

Na cidade, existem vários hotéis e centros de mergulho. O acesso é pelo pequeno aeroporto com voos que ligam Providenciales à Grand Turk.

Salt Cay

É outra ilha famosa por abrigar um banco de areia que, nos meses de Março, serve de palco para o acasalamento das baleias jubarte. Nela, só dá pra chegar de Ferry saindo de Grand Turk.

Big Sand Cay

É o paraíso na terra: fica ao extremo sul do arquipélago mas exige algumas horas de navegação de Salt Cay. Essa é quase impossível de chegar para quem estiver em Providenciales. 

Turks & Caicos

Planejando a sua viagem:

É preciso visto e como chegar em Turks & Caicos?

A American Airlines oferece voos diários de São Paulo ou Rio para Providenciales com conexões em Miami. Não esqueça de regularizar o visto para os Estados Unidos.

Para chegar em Grand Turk há diversos voos por dia da Air Turks & Caicos partindo de Providenciales.

Você pode conferir os melhores voos e preços aqui.

Onde se hospedar em Turks & Caicos:

Opções de hospedagem não faltam no arquipélago. Existem hotéis e resorts para todos os bolsos e gostos, desde o Amanyara, o mais luxuoso da ilha até opções como Dive Resorts para quem quer mergulhar e economizar.  

O melhor lugar para se hospedar em Turks & Caicos é na ilha de Providenciales, especificamente em Grace Bay. Além de ser a melhor praia da ilha para passar o dia, por ali ficam restaurantes, lojinhas charmosas, entre outros.

Veja o nosso post Turks & Caicos Resorts e Hoteis que recomendamos do econômico ao luxo.

Entre nossos hotéis prediletos em Grace Bay estão o três estrelas gracinha The Oasis, em Grace Bay e o apart-hotel Island Club Grace Bay

Adoro a opção do The Oasis, já que é um hotel super charmoso/boutique, com atendimento super cordial por um excelente custo-benefício em Turks.

O bacana do hotel é que ele tem opções de quartos para um casal como até vilas novinhas para famílias e amigos. É um hotelzinho bem charmoso e exclusivo, em frente a uma das praias mais belas do mundo, Grace Bay. 

Outras opções de hospedagem em Grace Bay, que é o melhor lugar em Turks, acabam sendo grandes hotéis de rede. Por isso, acho o The Oasis uma dica de hospedagem mais exclusiva e por um bom preço comparado aos resorts enormes.

Clique aqui para garantir sua hospedagem no The Oasis, em Grace Bay, uma de nossas opções prediletar em Turks & Caicos para famílias, casais e grupos de amigos.

Turks & Caicos
The Oasis at Grace Bay, um hotel super charmoso 3 estrelas em frente a melhor praia da ilha

Gostou do The Oasis? Clique aqui e veja preços e disponibilidade

Neste mapa, você pode ver outras opções de hotéis em Grace Bay, Providenciales:

Booking.com

Fique Atento! O paraíso também tem seus problemas!

Vale avisar, apesar de Turks & Caicos fazer diversas propagandas falando que nas ilhas não existe crime, e que é “Crime Free”, as coisas não são bem assim.

Nós fomos com essa mentalidade fazer snorkeling e deixamos nossos pertences na areia. Quando estávamos dentro da água, olhamos para a praia e vimos um homem pegando as nossas coisas e saiu correndo!

Foi o maior desespero, perdi documentos e cartões. O policial que nos atendeu disse que isso acontece por lá. Então fiquem atentos, não deixem seus pertences na areia de maneira alguma! 

É obrigatório fazer Seguro Viagem para Turks & Caicos?

Como falamos acima, todos os lugares tem seus problemas! Nesse caso, se nós tivéssemos com Seguro Viagem nosso prejuízo seria menor.

Depois dessa experiência, não viajo mais sem Seguro Viagem pra lugar nenhum, porque nós nunca sabemos o que pode acontecer.

Para Turks & Caicos, o seguro viagem não é obrigatório para turistas brasileiros. Porém, eu definitivamente recomendo contratar um.

Primeiro, porque é acessível. Seguro Viagem é um investimento barato, que pode te dar muita tranquilidade ao longo da viagem. Ele te assegura em caso de extravio de bagagens, de cancelamento da viagem, atraso de voo, acidentes de trânsito, e claro, se houver qualquer emergência mais grave médica.

O melhor lugar para comparar os planos e coberturas das boas seguradoras é o site Seguros Promo. 

A ferramenta, que é como um “Booking” de seguros viagem, faz a comparação das diferentes apólices, coberturas e preços para quem viaja a toda a América do Norte/Central.

Você só precisa escolher o plano que tenha mais a ver com você e contratar. Além disso, os preços são mais baratos vendo pelo SegurosPromo do que direto com a seguradora. Vale muito a pena.

Somos parceiros da Seguros Promo e conseguimos para nossos leitores um cupom de 5% de desconto na contratação do seguro.

Clique aqui para garantir 10% de desconto em Seguro Viagem

Turks & Caicos
Vamos para onde? Use o seu cupom e bora viajar!

Vale a pena levar um chip internacional para ter internet na viagem?

Você ainda fica sem internet quando viaja? A EasySIM4U é uma empresa que chegou ao mercado brasileiro para solucionar esse problema.

Eles enviam para a sua casa no Brasil um chip de viagem internacional. Daí, é só você trocar de chip no avião e já chegar usando a internet ilimitada em sua viagem. Eu uso muuuuito durante as minhas viagens e adoro.

Além da praticidade de receber um chip em casa, é muito bom já chegar no destino com internet para avisar a família que está tudo bem. 

Você pode ver as opções e preços de chip internacional para a sua viagem a Turks & Caicos clicando aqui.

EASYSIM4U: Tudo o que você precisa saber antes de comprar
Estabeleça limites: Tome cuidado para não usar demais a internet. Viva os momentos por lá, curta as férias e não deixe de aproveitar um destino maaaravilhoso para ficar olhando o celular 😉

Mais posts sobre Turks & Caicos:

Perguntas rápidas sobre Turks & Caicos

Quantos dias ficar em Turks & Caicos?

Dedique entre 3 a 7 dias para conhecer Turks & Caicos e relaxar nas paradisíacas praias da ilha de Providenciales. Se quiser explorar outros lugares do arquipélago, aproveite para esticar um pouquinho a viagem para 10 ou 15 dias. Leia mais….

Dicas de Turks & Caicos

Não deixe seus pertences na areia sem acompanhamento, acredito que essa seja uma dica valiosa porque fui desavisada e fui roubada… Leia mais

Melhores praias de Turks & Caicos

As melhores praias para passar o dia em Turks & Caicos são: Grace Bay e Long BayLeia mais

Onde ficar e dicas de hotéis em Turks & Caicos

Algumas dicas de hotéis em Turks & Caicos são The Oasis, em Grace Bay e Island Club Grace BayLeia mais ou veja nossa seleção de hoteis para ficar em Turks & Caicos

O que fazer em Turks & Caicos

Há muito o que fazer em Turks & Caicos. O mergulho e o kiteboard são as atrações principais para quem gosta de esporte, já para quem busca relaxar… Leia mais

You may also like

35 comentários

Gui Milani março 26, 2015 - 4:53 pm

Obrigado pelas infos e parabens pela matéria! Uma duvida: em Grand Turk vale a pena tb se eu for mergulhar apenas de snorkel ou la o aconselhavel e apenas com cilindro?

Reply
vivaomundo abril 15, 2015 - 12:41 pm

Olá, Guilherme,

Tudo bem?

Obrigada pelo seu comentário no blog! Quanto a sua pergunta, Grand Turk é aconselhável para mergulho de cilindro, principalmente para mergulhadores avançados (já que o mergulho pode ter profundidade maior que 20 metros).

Se o seu objetivo é fazer snorkeling, Providenciales tem lindos recifes também! Espero ter ajudado.

Se precisar de mais informações, é só me dizer 🙂
Espero ter ajudado.
Abs,

Reply
Monique abril 23, 2015 - 9:43 pm

Olá!! Tudo bem?

Já ouvi falar sobre Turk and Caicos para a pratica do kitesurf.

Queria saber se tem uma época melhor para ir velejar, em que o vento fica mais forte?

Obrigada 😉

Reply
vivaomundo abril 27, 2015 - 11:16 am

Olá, Monique!
Tudo bem?
Segundo nosso professor de kite, que é um guia local, a melhor época para ir é entre Março e Maio. Junho e Julho dizem também que costumam ter bons ventos, mas pode variar conforme a estação.

Espero ter ajudado.
Um abraço,

Reply
Marcella Pacca janeiro 29, 2016 - 5:03 pm

Olá!
Passando para parabenizar pelo post. Adorei! Super inspirador!! =)
Fiquei com uma dúvida, quantos dias vocês ficaram lá? E quantos dias recomendam?
Obrigada!

Reply
vivaomundo fevereiro 1, 2016 - 9:53 am

Olá, Marcella,

Muito obrigada :). Nós ficamos 2 semanas, mas acho que 10 dias são suficientes para conhecer bem Turks 🙂

Obrigada você 🙂

Reply
josé Eurípedes Borba fevereiro 15, 2016 - 1:09 pm

Este Paraíso, deve ser preservado. Eu nunca tinha visto fala nada a respeito dele. E aí numa conversa com colega bancário, eu resolvi procurar na net. {É FANTASTICO }

Reply
Carlos Cavinato maio 20, 2016 - 11:39 am

Olá!!! Excelentes dicas!!
Vocês ficaram em Providenciales e Grand Turk? Quantos dias em cada vocês aconselham?
Gosto muito de mergulhar, vou praticamente pra isso, mas também quero conhecer a cultura e povo local!!
Vale a pena alugar carro por lá?
Obrigado!!!

Reply
Gisele agosto 22, 2016 - 4:03 pm

Opa! Tenho a mesma duvida do Carlos. Quero ir na lua de mel e aproveitar para mergulhar! gostaria de saber quantos dias seria legal ficar em cada ilha. Big sand cay e salt cay sao passeios de um dia (bate volta) de quem está baseado em grand turk ou é interessante passar a noite nessas ilhas? Obrigada e parabens pelo blog!!

Reply
vivaomundo dezembro 13, 2016 - 10:53 am

Olá, Gisele,

Que delicia! Providenciales é a ilha com mais estrutura para ficar! Grand Turk vale ir para mergulhar, 2 ou 3 dias são mais que suficientes. Big Sand Cay vale fazer um passeio, pegar uma ferry e tentar ficar uma noite! Já Salt Cay é muito afastada e deserta, precisaria ver se alguém conseguiria levar para passar o dia, já que não tem onde ficar por lá. Espero ter ajudado!

Reply
Renata janeiro 10, 2017 - 5:00 pm

olá, gostaria de saber a média de preços de restaurantes. existem cafés e restaurantes legais e mais baratos para almoçar ou comer alguma coisa rápida durante o dia?
obrigada

Reply
vivaomundo fevereiro 23, 2017 - 4:14 pm

Oi, Renata,

Tudo bem?

Os preços são bem similares ao dos EUA. Por exemplo, você almoça bem com U$ 15-20. Sobre lugares baratos, eu não conheci nenhum já que ficamos em um esquema all-inclusive em um barco por lá!

Espero que você aproveite!!

Reply
Joyce abril 4, 2017 - 11:22 am

Olá!
Tudo bem?
Estou pensando em ir para Turks em Dezembro e estou olhando onde ficar.
Vocês ficaram em qual hotel com sistema tudo incluído?
Acho que seria mais cômodo este sistema do que ter que levar dinheiro pensando em onde comer e sair, o que vocês acham??

Obrigada!

Reply
Larissa Medeiros fevereiro 24, 2017 - 12:24 am

Ola, eu li que de rio de janeiro e são paulo há voos para providenciales, mas de lá é facil conseguir a ida pra grand turks? não entendo muito, nunca fiz uma viagem internacional.. e queria saber como chegar com precisão neste local.

Reply
Marcelo julho 7, 2017 - 3:01 pm

Acho que do Brasil nao tem voo direto. Eu to indo pra la em setembro. Acho que cs terão que pegar um voo pra Miami e de la pra turks e caicos. Providenciales acho que eh a capital de la

Reply
Carolina Carvalho fevereiro 26, 2017 - 11:56 pm

Olá! Tudo bem? Gostei muito da sua matéria, porém tenho várias dúvidas. Na verdade, eu e meu noivo. Amamos a ilha e estamos pensando em passar lua de mel por lá, contudo não encontramos muitas informações na internet sobre o lugar. Como é feito o deslocamento em providenciales? Você fica refém de agência para conhecer as praias e fazer os passeios? Qual o valor médio dos passeios? (Pergunto para saber se os valores são proibitivos.) Obrigada 🙂

Reply
Maria Cristina março 9, 2017 - 10:36 am

Olá! Tudo bem?
Muito bacana e útil essas informações sobre Turks.
Uma pergunta, essa questão do furto que ocorreu com vocês quando faziam snorkeling, vcs se recordam exatamente em que lugar ou praia aconteceu?
É que estou pensando em viajar para Turks agora em Junho e queria saber para ficar atenta e tomar mais cuidado nesse lugar.

Reply
Tatiane março 23, 2017 - 3:16 pm

Boa tarde. Parabéns pelo post completíssimo. Por favor, gostaria de saber qual a melhor praia de lá para a prática do kitesurf. Obrigada.

Reply
Dominic Schmal maio 28, 2017 - 11:42 pm

Olá
Ótima contribuição sobre Turks and Caicos! Uma dúvida. É preciso algum visto para visitar a Ilha?
Obrigado

Reply
Marcelo julho 7, 2017 - 2:59 pm

Ola. Me perdoem se minha pergunta for idiota, mas saindo de sao paulo faz escala em Miami, dai vem minha duvida. Eu preciso do visto americano pra ir pra turks e caicos?

Reply
Anderson Garcia setembro 4, 2017 - 11:01 am

Ola.. ótimas dicas. Com relação ao kite, tem uma época do ano melhor para a prática, com ventos mais fortes?? COm relação a ida, vale mais a pena comprar a passagem do brasil ou ir pros EUA e de la comprar? obrigado
@andersonpgarcia @aseskitesurf

Reply
Fabiane junho 27, 2018 - 12:53 am

nunca vão para esse lugar,não tem estrutura de nada minha tia morreu num acidente no qual o cara atravessou uma rotatória sem ao menos parar é moeu o corpo da minha tia!!! Esse lugar não tem lei nenhuma e nem ordem!! La pode se beber o quanto quiser é sair dirigindo q não tem problema nenhum ..

Reply
Adriane agosto 15, 2018 - 1:29 pm

Boa Tarde !!
Podem me tirar uma dúvida vcs alugaram carro lá ? sei q mão inglesa . preciso de uma habilitação especial para alugar um carro lá ?

Reply
Daiane Dias Curvello outubro 5, 2018 - 11:03 pm

Lindo lugar

Reply
paulo campos janeiro 24, 2019 - 7:43 pm

como faço p chegar la saindo de são paulo capital ???

Reply
Virginia Falanghe fevereiro 15, 2019 - 2:18 pm

Oi, Paulo,

Tudo bem?

A melhor maneira é saindo de São Paulo para Miami. De lá, pegar um voo para Providenciales.

Espero ter ajudado!

Reply
IGOR LOPES janeiro 25, 2019 - 2:06 pm

Olá. Parabéns pelo post. Estou pensando em ir em setembro. Você recomendaria? Único receio é a época de tempestades tropicais/furacões

Reply
Virginia Falanghe fevereiro 15, 2019 - 2:18 pm

Olá, Igor,

Tudo bem?

Olha, eu não recomendo ir na época de furações. Eles são bem imprevisíveis e podem passar por ali pertinho. Deixaria para ir entre Dezembro e Julho, quando é mais seguro :).

Espero ter ajudado!

Reply
Val Carvalho abril 11, 2019 - 4:03 pm

Poderia me informar se é necessário visto americano por se tratar de uma escala em Miami?

Reply
Virginia Falanghe abril 12, 2019 - 11:08 am

Olá, Val,

Tudo bem?

Sim, para escalas nos Estados Unidos o visto é obrigatório.

Espero ter ajudado.

Bjs!

Reply
Daiane dias Curvello junho 10, 2019 - 12:41 am

Lindo lugar perfeito……

Reply
Renata Freire junho 25, 2019 - 4:08 pm

Oi. Gostaria de saber se há beach clubs, restaurantes na praia,nos quais a gente possa alugar espreguiçadeiras e guarda-sol? Obrigada

Reply
Virginia Falanghe junho 27, 2019 - 9:53 am

Oi, Renata,

Tudo bem?

Ótima pergunta. Olha só, Grace Bay é a praia com mais infraestrutura. Porém, a maior parte dela é dos resorts. Acredito que você possa pagar um day-use para passar o dia na infra de algum hotel bacana de lá. Porém, não há nenhum beach club e restaurante na praia. Já nas outras praias, poucas tem qualquer infraestrutura. É melhor ficar hospedado em um hotel que te providencia pelo menos cadeiras e guarda-sol para passar o dia na praia, mais garantido.

No post hotéis em Turks & Caicos a gente recomenda boas opções para ficar na ilha que tem serviço de praia :).

Espero ter ajudado! bjs,

Reply
Fernanda Lacava de Carvalho janeiro 3, 2020 - 8:20 pm

Oi Virginia,
TudoBem ?!

Estou organizando minha viagem para fevereiro.
O seu post me ajudou bastante. Obrigada !
Mas, sigo com algumas dúvidas. Se puder me esclarecer..
– É possível mergulhar sem credenciamento ?! Como iniciante, no caso ?!
[você sabe onde é o melhor ponto para isso ?!]
– É possível me hospedar a beira-mar sem ser em hotel all inclusive ?!
– Quais as melhores opções de atividades e/ou passeios ?!
Acho que é isso (rs).

Desde já, agradeço.
Beijo.

Reply
Virginia Falanghe janeiro 12, 2020 - 2:04 pm

Oi, Fernanda,

Tudo bem?

Que delicia que você vai para Turks!

Fico contente que o post tenha ajudado.

Vamos lá:
– Sim, é possível mergulhar sem credenciamento em um mergulho chamado “Discovery”. Qualquer operadora de mergulho oferece esse tipo de atividade, só verifique se elas possuem o credenciamento PADI ou NAUI. Boas recomendações de operadora por lá são a Dive Provo e a Flamingo Divers.

– Sim, fiz um post chamado Hotéis em Turks & Caicos que descrevo cada um. Mas, te passo alguns hotéis em Grace Bay que não são all inclusive, alguns boutique super charmosos:

Point Grace,

Wymara Resorts

The Sands at Grace Bay

Oasis at Grace Bay

Villa Del Mar

– Sobre as melhores atividades/passeios, que eu recomendo, estão o mergulho, kitesurfe, um passeio de catamarã ao pôr do sol, passar um dia em Grace Bay e relaxar nas praias – que eu vejo como uma das mais bonitas de todo o Caribe.

Espero ter ajudado!

Um super beijo e boa viagem!

Reply

Deixe um comentário