São tantas ilhas do Caribe que parece complicado escolher a ideal para sua próxima viagem? Neste guia completo, você confere as principais características das melhores ilhas da região. Assim, fica fácil escolher a que tem mais a ver com você ;).

Quem me segue nas redes sociais sabe que sou filha de velejador/ mergulhador, e não o bastante, meu pai e a Tatiana, venderam tudo em São Paulo e vivem à bordo de um catamarã no Caribe recebendo visitantes que passam uma semana com eles em uma estadia all inclusive (tenho cupom de desconto pra você, me chame no inbox do Instagram!). Por isso, todos os anos faço uma visita e conheço uma ilha diferente por lá ;).

Inclusive, uma das grandes viagens que fiz foram os três meses com eles a bordo do catamarã Ocean Eyes explorando e navegando pelas West Indies Caribenhas até chegar às ilhas do sul. As memórias da vida à bordo, além de especiais e bem familiares, me fizeram ser fissurada pelas ilhas caribenhas.

O mood colorido, alegre das cidades e do povo, os pores do sol regados a rum punch em happy hours ao som de reggae e música afro-caribenha, os dias de sol dentro do mar azul cristalino que banha as praias de areia branca… isso torna as ilhas do Caribe completamente apaixonantes. 

Cada ilha caribenha é encantadora, isso já sabemos. Porém, são as particularidades de cada uma que fazem a diferença na hora de encontrar a que tem mais a ver com o seu perfil.

Qual ilha caribenha tem mais a ver com o meu perfil?

Se você busca cidades bucólicas, história e cultura, talvez sua viagem encaixe melhor em destinos como Cuba, Grenada ou Porto Rico. Já se você quer uma imensidão de praias paradisíacas, Turks & Caicos e Bahamas são boas pedidas. Agora, se quer uma experiência totalmente exclusiva, St. Barthelemy (apelidada de St. Barth) e as Ilhas Virgens são para você.

Já para quem procura por paraísos rústicos, San Blas tem tudo a ver. Agora, se você quer um pouquinho de tudo isso, as Ilhas ABC (Aruba, Bonaire e  Curaçao) são uma ótima mistura no estilo holandês do que há de melhor no Caribe. 

Ainda não sabe qual escolher? Então calma, conto mais abaixo sobre as principais características de cada ilha do Caribe para você encontrar a perfeita para suas próximas férias:

Sumário do Post:

Abaixo, você encontra as melhores ilhas do Caribe para visitar. Ao clicar no menu abaixo, você é direcionado para a sessão do texto que quer ler ;). 

As 25 Melhores Ilhas do Caribe para Conhecer um Dia

Separei o post por região. Assim, fica mais fácil de você escolher as ilhas do Caribe com melhor acesso de onde for o seu ponto de partida. Além disso, você pode combiná-las entre si em uma viagem ou até mesmo aproveitar a escala em um destino como Miami. 

Norte do Caribe

Ilhas que ficam pertinho dos EUA

Para chegar na maior parte das ilhas do norte do Caribe, é preciso fazer escala nos Estados Unidos. Isso significa que o visto americano será necessário para embarcar

Além disso, a melhor época para visitar a região do Caribe norte é entre os meses de Janeiro à Junho. No segundo semestre, começa a temporada de furacões que passam pelas ilhas.

1) Bahamas

Pontilhando o Atlântico Norte e a costa da Flórida, o arquipélago das Bahamas tecnicamente não faz parte do Caribe, mas é impossível falar da região sem mencioná-lo. São mais de 3.000 ilhas que compõem a região, a maior parte desabitada, mas todas rodeadas por corais deslumbrantes que ficam aparentes pelas águas turquesas translúcidas (é possível vê-los do avião).  

É um destino super comum para dar aquela ‘esticadinha’ da viagem à Miami, já que Nassau, a principal ilha, fica a 1 hora de voo. Escolha entre a agitada (e bem americanizada) ilha de Nassau, com mega resorts como o Atlantis para ir em família, ou a ainda desconhecida Bimini, um bom destino para mergulhadores.

Abaixo, escrevi artigos completos dos destinos:

O espetacular Atlantis Paradise Island e seus parques aquáticos, na Ilha de Nassau, Bahamas

2) Turks & Caicos

O arquipélago, território do Reino Unido, é constituído por 40 ilhas divididas em dois grupos: Turks (as menores) e Caicos (as maiores). 

Providenciales é a ilha mais conhecida de Turks & Caicos.  Nela, fica a Praia de Grace Bay, eleita pelo TripAdvisor como a segunda melhor praia para passar o dia no mundo. Não à toa, águas turquesas cristalinas, mar calmo e areias brancas fazem o ‘sonho caribenho’ realidade.

É o destino perfeito para casais em lua de mel que buscam relaxar em praias tranquilas. Há também ventos ideais para praticantes de kitesurfe e pontos de mergulho com abundante vida marinha e visibilidade impressionante, em Grand Turk. 

Turks & Caicos
Andando no paraíso, em Turks & Caicos. Já viu o guia completo com nossas dicas?

3) Ilhas Cayman

Mais de 2 milhões de turistas visitam as Ilhas Cayman todos os anos. A maior parte, são passageiros de navios de cruzeiro que passam algumas horas na ilha, fazem compras em George Town, nadam com as arraias ou conhecem alguma praia por perto.

Se esse não for seu estilo, você pode aproveitar os inúmeros resorts all-inclusive ou sair do roteiro turístico e explorar vizinhas Cayman Brac e a Little Cayman. O Estado de S. Paulo publicou um artigo sobre o destino.

Mais de 2 milhões de turistas visitam as Ilhas Cayman todos os anos. A maior parte, são passageiros de navios de cruzeiro que passam algumas horas na ilha, fazem compras em George Town, nadam com as arraias ou conhecem alguma praia por perto.

4) Ilhas Virgens Americanas

Já visitei três às Ilhas Virgens e sempre há sempre algo novo a explorar. No arquipélago americano, St. Thomas é a ilha mais desenvolvida, com um vertiginoso tráfego de cruzeiros e mega iates que aportam na cidade. O pitoresco centrinho tem lojinhas ótimas para comprar eletrônicos, jóias, e outras coisinhas. A ilha tem diversos resorts e esportes aquáticos, boa para quem busca mais agito.

Logo ao lado fica St. John, líder de preservação do meio ambiente. Dois terços da ilha são compostos por um Parque Nacional protegido. Ou seja, as praias são ainda nativas,com pouca infraestrutura, acesso por trilhas em meio ao verde e vistas magníficas.

Já para quem gosta de rum e mergulho, St. Croix, a mais distante das Ilhas Virgens Americanas (é preciso pegar um voo para chegar), é para quem busca uma imersão na vida local. 

5) Ilhas Virgens Britânicas

Combinar a visita das Ilhas Virgens Americanas com as Britânicas é uma excelente pedida. Principalmente, para quem busca férias completas: combine alguns dias em um bom resort nas ilhas americanas com a descoberta do arquipélago britânico à bordo de um catamarã (veja o post como é fazer uma viagem de veleiro pelo Caribe), que tal? 

Com um simples veleirinho de aluguel você também pode tirar férias inesquecíveis nessas ilhas e dividir, sem cerimônia, uma praia deserta com Bill Gates ou outras figurinhas carimbadas da revista Fortune.

As maiores ilhas do arquipélago das Ilhas Virgens Britânicas são Tortola, onde fica a capital, Road Town, e Virgem Gorda. Mas, em torno delas, gravitam outras tantas ilhotas, como Josh Van Dyke, Guana, Great Camanoe, Scrub, Norman, Salt Island, e mais um rosário de ilhas menores mas não menos espetaculares.

As dezenas de ilha oferecem mergulhos em paisagens completamente diferentes de qualquer outro lugar do Caribe. A região guarda praias pouco exploradas, condições perfeitas para vela e mergulho, além de boas compras e agitada vida noturna.

Os 25 melhores lugares para viajar no mundo | Blog Viva o Mundo
Ilhas Virgens Britânicas, no Caribe – O melhor jeito de conhecer o arquipélago é à bordo de um veleiro.

6) Cuba

Uma viagem de volta ao tempo, reflexo do sofrimento do embargo econômico mais duro do último século, visitar Cuba é esperar o inesperado.

É um país de contrastes, de paisagens bucólicas que podem ser divertidas (ou frustrantes), de história e política que rendem horas de debates sociais, da imersão em uma nova cultura local.

Pelas ruas de Havana às praias paradisíacas e mergulhos com abundante vida marinha, Cuba é definitivamente um lugar cheio de magia, um clássico entre viajantes menos e mais experientes.

Ilhas do Caribe - As Melhores Ilhas para Conhecer
Uma viagem de volta ao tempo, reflexo do sofrimento do embargo econômico mais duro do último século, visitar Cuba é esperar o inesperado.

7) Porto Rico

Assolada em Setembro de 2017 pelo Furacão Irma e Maria, os mais fortes a atingir Porto Rico em 89 anos, os porto-riquenhos estão trabalhando na recuperação da ilha. Território americano, mas com forte influência hispânica, conhecer Porto Rico pode parecer incomum para brasileiros. A capital, San Juan, tem um charmoso e pitoresco centro histórico que é uma viagem nos tempos coloniais. 

As ilhas vizinhas de Vieques e Culebra, as praias agradam quem busca relaxar, surfar ou até mesmo se aventurar em um lago de bioluminescência em Vieques (confira no post os 10 melhores passeios para fazer à noite em viagens internacionais).  

Conheça os 11 passeios para fazer a noite em viagens de aventura internacionais
Conheça os 11 passeios para fazer a noite em viagens de aventura internacionais

8) República Dominicana

Um dos países com maior diversidade geográfica do Caribe, a República Dominicana tem de tudo um pouco: paisagens montanhosas, cachoeiras incríveis, cerrados desérticos, arquitetura colonial e praias em abundância. 

A mais famosa delas, Punta Cana, é destino para casais em lua de mel que buscam relaxar em resorts all inclusive e passar o dia aproveitando esportes aquáticos, drinks à beira mar e sossego.

Ilhas do Caribe - As Melhores Ilhas para Conhecer

9) St. Barthelemy

St-Barthélemy (ou, como é carinhosamente apelidada St-Barth) é uma ilha com paisagens multifacetadas. Cheia de requinte, St. Barth sabe combinar a sofisticação francesa com uma vibe tropical. 

Montanhas e penhascos com vista para o horizonte, praias de areia branca desertas ou com excelente serviço, jardins floridos cheios de hibiscos, baías turquesas pontilhadas de iates, hotéis boutique e resorts contemporâneos e restaurantes de alta-gastronomia conseguem agradar a todos que podem esbanjar um pouco, até mesmo os visitantes mais exigentes.

Ilhas do Caribe - As Melhores Ilhas para Conhecer
Cheia de requinte, St. Barth sabe combinar a sofisticação francesa com uma vibe tropical.

10) St. Marteen ou St. Martin

Gosta da França e Holanda e não sabe qual escolher para sua viagem? Que tal uma viagem para a menor área do mundo dividida em duas nações. St Marteen ou St. Martin tem uma fascinante mistura cultural proveniente do território metade francês, metade holandês, que ainda incorpora uma rica herança africana. Além de possuir uma das melhores cozinhas do Caribe, também tem um aeroporto que virou ponto turístico. 

Visitantes gostam de conhecer a praia de Maho, vizinha da pista de pouso do aeroporto internacional da ilha. O resultado? São os banhos de mar com direito a um show à parte dos aviões.

Ilhas do Caribe - As Melhores Ilhas para Conhecer
Visitantes gostam de conhecer a praia de Maho, vizinha da pista de pouso do aeroporto internacional da ilha. O resultado? São os banhos de mar com direito a um show à parte dos aviões.

11) Jamaica

Descubra o ritmo único da Jamaica (e sua trilha sonora própria) enquanto conhece as incríveis cachoeiras, montanhas tropicais com exuberantes plantações de bananeiras e praias banhadas por um mar tranquilo. 

Se você não quer um resort convencional para dividir as areias das praias, há opções de hospedagens bem exclusivas como o GoldenEye.

A propriedade pertencia à Ian Fleming, autor responsável por criar a saga 007 ali mesmo. Foi reformada por Chris Blackwell, dono da produtora Island Record que lançou artistas do reggae, como Bob Marley pelo mundo (obrigada, Chris!). O resort é uma viagem a parte à Jamaica, digna de uma exclusividade buscada por habitués como Bono Vox e Mick Jagger. 

Ilhas do Caribe - As Melhores Ilhas para Conhecer
Descubra o ritmo único da Jamaica (e sua trilha sonora própria)

Sul do Caribe

ilhas caribenhas próximas à América do Sul

As ilhas ao Sul do Caribe são ótimos destinos para brasileiros que buscam destinos que não precisam de visto e podem ser visitadas ao longo de todo o ano, já que ficam fora da rota de furacões que atinge as ilhas das outras regiões do mar caribenho.

12) Aruba

Aruba é o destino predileto dos norte-americanos que fogem do inverno (nos meses de Janeiro e Dezembro), já que é uma das poucas ilhas a não ser atingida pela época de furacão.

Por isso, acaba sendo uma das ilhas mais americanizadas das ‘ABC’, com cassinos, resorts all inclusive, além da capital Oranjestad atraente e cheia de lojinhas para o turismo de cruzeiro.

É destino para aproveitar o sol, diversas atividades ao ar livre e praias paradisíacas com infraestrutura como bares e restaurantes à beira-mar.

É destino para aproveitar o sol, diversas atividades ao ar livre e praias paradisíacas com infraestrutura como bares e restaurantes à beira-mar.

13) Curaçao

Curaçao é um dos destinos prediletos dos brasileiros. Não à toa, a cidade parece um pequeno pedaço colorido da Europa na orla caribenha.

As encantadoras casinhas holandesas da capital, museus, lojinhas e praias para todos os tipos e gostos (há as com infraestrutura, outras escondidas e mais rústicas) são uma ótima pedida.

A boa dica para conhecer Curaçao é falar com a Val do @dicasdecuraçao. Ela organiza roteiros personalizados para brasileiros e é simplesmente um amor de pessoa.

Ilhas do Caribe - As Melhores Ilhas para Conhecer
Curaçao é um dos destinos prediletos dos brasileiros. Não à toa, a cidade parece um pequeno pedaço colorido da Europa na orla caribenha.

14) Bonaire

Bonaire é um dos pequenos segredos do Caribe e considerada uma Blue Destination pelos cuidados com a preservação ambiental. É a segunda maior ilha em tamanho e a menos habitada das Ilhas ABC,  como é chamado o arquipélago composto também por Aruba e Curaçao. 

Com vegetação quase desértica e poucas praias de areia, Bonaire não é para todos. Porém, é o paraíso para mergulhadores (como eu), praticantes de snorkel e kitesurfe. Além disso, o clima descontraído e a arquitetura colonial holandesa da capital Kralendijk trazem ainda mais charme para a região.

Já fui três vezes à ilha (amo!) e conto, em artigos feitos junto ao meu pai Alcides Falanghe, tudo sobre o destino nos posts:

Bonaire é mundialmente famosa pelos mergulhos de praia

15) Los Roques

Imagine a Polinésia Francesa em pleno Caribe. Conhecido por suas águas absurdamente azuis e recifes de coral muito preservados, Los Roques é um verdadeiro oásis venezuelano.

O arquipélago todo é um parque nacional constituído por mais de 40 ilhas. As duas únicas ilhas habitadas são Gran Roque, onde estão o aeroporto, o comércio e as pousadas espalhadas entre ruas de areia, como o sul da Bahia, e Los Mosquises, onde há uma base de um projeto de preservação de tartarugas.

É um destino para quem não liga para luxo, já que a pequena cidade tem uma infraestrutura bem simples. Enquanto em Gran Roque ficam os ótimos restaurantes, pousadas e a pequena – mas não agitada – vida noturna da ilha, para conhecer mesmo o paraíso é necessário sair dali e dar boas voltas de barco.

Atualmente, não recomendo a visita por conta da crise na Venezuela. Porém, se quiser conhecer mais sobre o destino conto tudo nos posts:

Los Roques - A Polinésia em Pleno Caribe
Los Roques – A Polinésia em Pleno Caribe

Oeste do Caribe

Ilhas do Caribe próximas à América Central

As ilhas ao oeste do Caribe são destinos já conhecidos por brasileiros. San Andrés, na Colômbia e até mesmo Cozumel, no México. São as ilhas com mais fácil acesso saindo do Brasil, que falam espanhol e não precisam de visto para turismo.

16) San Andrés

Paraíso colombiano, mas mais próximo da Nicarágua, a ilha em formato de cavalo marinho de San Andrés é um destino ‘queridinho’ dos brasileiros e dos locais.

É uma das ilhas com mais rápido e fácil acesso para quem sai do Brasil, além de ter ótimas promoções de passagens aéreas para lá frequentemente. Por lá, espere encontrar praias paradisíacas, bons happy hours, compras sem impostos e muitas festas embaladas ao ritmo de reggaeton.

O post do Dicas de Viagem sobre San Andrés está super completo.

Ilhas do Caribe - As Melhores Ilhas para Conhecer
É uma das ilhas com mais rápido e fácil acesso para quem sai do Brasil, além de ter ótimas promoções de passagens aéreas para lá frequentemente.

17) San Blas

A tranquila, remota e rústica vila de pescadores panamenha de San Blas é um remanso extremamente tranquilo, e nisso reside seu encanto.

Os visitantes, majoritariamente hispânicos, desfrutam das praias isoladas dentro de reservas indígenas, infraestrutura super rústica e ilhas que só podem ser alcançadas em viagens de barco.

Ilhas do Caribe - As Melhores Ilhas para Conhecer
A tranquila, remota e rústica vila de pescadores panamenha de San Blas é um remanso extremamente tranquilo, e nisso reside seu encanto.

18) Cozumel

Para quem busca praias caribenhas, mas quer uma viagem que combine história, badalação, pontos turísticos e praias paradisíacas, a boa dica é fazer um roteiro pela Riviera Maya mexicana com a Ilha de Cozumel.

É curioso como em poucas horas de navegação da costa mexicana é possível encontrar um santuário ainda virgem de vida marinha e bairros silenciosos.

Ilhas do Caribe - As Melhores Ilhas para Conhecer
É curioso como em poucas horas de navegação da costa mexicana é possível encontrar um santuário ainda virgem de vida marinha com bairros silenciosos.

Leste do Caribe

As chamadas West Indies, ilhas Caribenhas ao lado do Oceano Atlântico.

As ilhas ao leste do Caribe são ainda pouco conhecidas entre brasileiros, guardando paraísos ainda secretos. A melhor época para conhecer é no primeiro semestre e não é preciso visto para visitar por até 90 dias a maior parte das ilhas.

19) Antígua

Fortes históricos coloniais, aldeias coloridas, infusão de rum pelas ilhas, transformam Antigua em um paraíso histórico caribenho.

É um bom destino para quem busca algo totalmente fora da rota turística e quer se encantar com a história da colonização caribenha.

20) Martinica (França)

A Martinica é uma ilha formada por uma impressionante montanha de origem vulcânica. Coroada pelo ainda ativo Mont Pelée, o vulcão que destruiu a antiga capital de St-Pierre, em 1902.

A Martinica oferece uma variedade de paraísos tropicais com um requinte francês. Sabe misturar bem a sofisticação de hotéis renomados, ótimas experiências culinárias e uma diversidade impressionante de paisagens e ambientes.

21) Guadalupe (França)

Para quem quer paraísos tropicais no Caribe, as West Indies são uma excelente pedida. Cachoeiras, vulcões, manguezais e praias desertas.

Guadalupe é um destino para quem quer fugir do mundo e aproveitar a natureza em meio ao exuberante Parc National de la Guadeloupe, repleto de cachoeiras, e o espetacular vulcão La Soufrière.

22) Barbados

Barbados é uma ilha que tem um pouco de tudo, muito conhecida pelos norte-americanos e europeus.

Além da areia branca, fina e baías turquesa deslumbrantes, você encontra uma capital listada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, vida noturna agitada e até mesmo boas ondas provenientes do agito do Atlântico.

23) Santa Lúcia

Abençoada pela natureza, Santa Lúcia é realmente um desbunde. Jardins botânicos, cachoeiras de água quente, vulcões ativos, os incrivelmente fotogênicos Pitons (foto) e inúmeras riquezas geográficas e culturais que condizem com um país com dez vezes o tamanho da ilha.

É verdade que os povoados de Santa Lúcia podem não ter muito charme – e muitas vezes são bem rústicos e pobres. Essa realidade contrasta com os pequenos e luxuosos resorts boutique com piscinas de borda infinita e vistas deslumbrantes, como o Ladera Resort.

Rodney Bay, no norte, é base para dias de descanso e confortos modernos em meio a uma bela baía, fortes históricos e jardins botânicos tropicais. No sul, Soufrière fica no coração de uma região pitoresca e rústica, mas 100% natural, com praias escondidas, cachoeiras, vulcões e a maravilha geológica dos pitons.

24) St. Vincent & Grenadines

Poucas pessoas conhecem St. Vincent & Grenadines. Aqui, o arquipélago com inúmeras ilhas ainda desconhecidas foi até cenário para a saga do filme ‘Piratas do Caribe’.

As ilhas com melhor infraestrutura são Canouan e Mayreau. Para conhecer, é preciso ficar em bons hotéis e aproveitar a tranquilidade de dias em praias desertas banhadas pelas águas azul-celeste.

Inclusive, o Mandarin Oriental abriu as portas no arquipélago, com a sofisticação e serviço de excelência na paradisíaca ilha de Canouan.

Para conhecer, é preciso ficar em bons hotéis e aproveitar a tranquilidade de dias em praias desertas banhadas pelas águas azul-celeste.

25) Grenada

Grenada é outra ilha quase que ‘desconhecida’ no cenário turístico brasileiro. O motivo? Ainda não consegui descobrir.

Com praias paradisíaca, mergulhos incríveis como no Bianca C. (maior naufrágio do Caribe), uma capital pitoresca e cheia de história, boa infraestrutura de hotéis e resorts (que recebem um público norte-americana) a ilha é uma joia ainda desconhecida no Caribe.

Uma capital pitoresca e cheia de história, boa infraestrutura de hotéis e resorts, Grenada ainda é uma ilha pouco conhecida entre os brasileiros

Perguntas sobre as Ilhas do Caribe

Qual a melhor época para viajar ao Caribe?

Depende da região que você vai visitar. Nas ilhas ao norte, oeste e leste do Caribe a melhor época é o primeiro semestre (entre Janeiro e Junho). Já nas ilhas ao sul, é possível visitá-las o ano todo. Leia mais.

Quais ilhas caribenhas falam Espanhol?

As ilhas no Caribe que falam Espanhol são: República Dominicana, San Andrés, San Blás, Cuba, Cozumel, Curaçao, Aruba. Leia mais.

Quais ilhas do Caribe falam Francês?

As ilhas no Caribe que falam francês são as que foram colonizadas pelo país, como: St. Martin, St. Barth, Dominica, Martinica e Guadalupe. Leia mais.

Ilhas caribenhas que falam Inglês?

As ilhas caribenhas que falam inglês são: Bahamas, Turks & Caicos, Ilhas Virgens, Grenada, Curaçao, Aruba, Bonaire. Leia mais.

Quais ilhas do Caribe não precisam de visto para brasileiros?

Cada ilha tem uma regra, mas a maior parte das ilhas do Caribe não exigem visto de entrada para brasileiros que viajarem a turismo por até 90 dias. Porém, caso faça escala nos Estados Unidos, é preciso do visto americano. Leia mais.

Quais ilhas do Caribe ficam próximas a Miami?

As ilhas do Caribe que ficam próximas a Miami são: Nassau e Bimini, nas Bahamas, Cuba, Jamaica, Turks & Caicos, Ilhas Cayman e Ilhas Virgens. Leia mais.

Gostou do post? Deixe um comentário e siga-nos no Instagram :).

Virginia Falanghe

Jornalista de viagens e especialista em marketing digital de turismo, Virginia transformou sua paixão por viagens e aventuras em profissão. Já conheceu os cinco continentes com algumas paradas longas na Austrália, EUA, Portugal, Canadá, além de três meses a bordo de um catamarã pelas ilhas do Caribe. Além de escrever sobre destinos de natureza aqui no Viva o Mundo, é colunista de viagens na JovemPan, editora-chefe do site Dicas de Viagem e head da agência digital Pura. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Uma resposta