Passeios em Bonaire

Bonaire é a ilha dos esportes de ação e do ecoturismo. Poucas lugares no mundo reunem condições perfeitas para atividades tão diversas em uma área tão pequena.

Suas águas calmas, quentes e cristalinas fazem da ilha um paraíso para a pratica de diversas atividades subaquáticas desde o snorkel até o mergulho técnico, incluindo passeios em barcos de fundo de vidro.

Os ventos alísios constantes entre 15 e 20 nós e a baixa altitude do sul da ilha fazem com as condições para a pratica do Kiteboard, Windsurf e da Vela sejam ideais. Já o relevo acidentado do norte da ilha proporcionam ótimos desafios para atividades outdoor, como Mountain Bike, Off-Road em jipes, motos e quadriciclos, caminhadas em trilhas, exploração e snorkeling em cavernas, passeios a cavalo e avistagem de pássaros.

O manguezal em Lac Cay, uma área de conservação da RAMSAR proporciona um ambiente excelente para passeios de caiaque e snorkeling. Sem falar de atividades mais contemplativas, como tours guiados, visita a museus, ao santuários dos burros, ao  jardim das borboletas e aos sítios arqueológicos e históricos. Ou mesmo trabalhar como voluntário para a Sea Turtle Conservation na proteção de ninhos e na marcação de tartarugas marinhas.

Só fica parado em Bonaire quem quer ou quem ficar hipnotizado pela beleza de uma de suas praias, ou pela mordomia de seus hotéis e não conseguir sair de lá.

hostel rio de janeiro que recomendamos

Mergulho Livre

As condições para mergulho livre em Bonaire são perfeitas em toda costa oeste e em Klein Bonaire. Os recifes de corais a pouco metros de costa são um paraíso para a pratica do snorkeling cercado por uma infinidade de peixes tropicais, tartarugas, raias e tarpões.

Para quem vai somente praticar mergulho livre é preciso pagar uma taxa de USD 25,00 ao Parque Marinho, que não é necessária para quem já pagou a de mergulho autônomo e também dá direito a entrada no Parque Nacional Washington/Slagbaii .

Várias empresas oferecem saídas para mergulho livre em Klein Bonaire com parada na praia de No Name, onde há uma linda trilha submarina para snorkeling. Mas basta cair na água com uma máscara e um snorkel para se sentir voando sobre um jardim submerso.

Empresas que oferecem saída para mergulho livre e snorkeling (flutuação):

Aqua Fun BonaireAquaspace Bonaire, BlueBay Rentals, Bonaire Boat Rental, Bonaire from the Sea, Bonaire Tours & Vacations, Caribe Watersport, Clear Bottom Kayaking & Snorkeling Bonaire, Compass Bonaire, Deepsea Freediving School, Eye Sea Bonaire, Flow, H2O Visions Bonaire, Island Tours Bonaire, Jentis Tours, Outdoor Bonaire, Samur Sailing, Sea Cow Snorkeling Bonaire, SoloBon Sailing, Tropical Travel Bonaire, Watersports Bonaire Lucky7 e Woodwind

hostel rio de janeiro que recomendamos

Mergulho autônomo

Durante décadas Bonaire foi um destino quase que exclusivo para mergulhadores com cilindros de ar comprimido. Por isso a estrutura de mergulho existente na ilha é uma das melhores do mundo. Mesmo para quem nunca colocou um tanque de mergulho nas costas, Bonaire é o melhor lugar para começar.

Todos os centros de mergulho oferecem uma gama completa de cursos de mergulho em várias línguas, que vão desde um discovery scuba (batismo) com acompanhamento de um instrutor até cursos profissionalizantes de guia de mergulho e instrutor, além de especializações como fotografia e video submarino, naufrágios, biologia marinha e mergulho técnico entre outras.

Veja tudo sobre esta atividade no nosso post Mergulhe em Bonaire

hostel rio de janeiro que recomendamos

Barcos com fundo de vidro

Ir para Bonaire e não conhecer seus recifes de corais é a mesma coisa que ir a Roma e não visitar o Vaticano. Por isso para quem não mergulha, ou mesmo pra quem não sabe nadar e tem pavor de água, recomendamos um passeio em um barco com fundo de vidro. A melhor maneira de conhecer o fundo do mar sem ter que se molhar.

Quem leva: Aqua Space, Bon-Sea e Eye Sea

hostel rio de janeiro que recomendamos

Windsurf

Lac Bay é uma baia de águas rasas e cristalinas que tem as condições perfeitas para o Windsurf. Os melhores profissionais do esporte treinam por lá diariamente.  Vale a pena assistir a história dos campeões mundiais de Bonaire no filme “Childrens of the Wind”.

Ali você pode alugar pranchas e velas apropriadas para o aprendizado, como para todos os níveis de experiência, por 20 dólares a hora. Para que nunca praticou o esporte recomendamos ter algumas aulas com os instrutores locaos por 60 dólares a hora. Já o aluguel de equipamento por dois dias custa 145 dólares.

Mesmo que você não queira praticar ou aprender windsurf, Lac Bay merece uma visita. Pois além da praia ser ótima, e os restaurantes Wind & Surf Beach Hut e o Hangout Beach Bar são extremamente agradáveis. E também é muito provável que você assista manobras espetaculares dos windsurfistas profissionais que ali treinam quase que diariamente. Dica: evite ir para Lac Bay antes das duas da tarde quando houver navios de cruzeiro na ilha. Vai estar lotado.

Para quem pretende fazer uma viagem dedicada ao windsurf, recomendamos ficar hospedado no Sorobon Beach Resort, o único localizado em Lac Bay.

Aluguel e escolas de Windsurf: Bonaire Wind Surf Place e Jibe City

hostel rio de janeiro que recomendamos

Kiteboard

A praia Atlantis é o ponto de encontro dos Kiteboarders, que aproveitam o mar calmo e os ventos alísios constantes para realizarem manobras que desafiam as leis da gravidade.

É realmente um paraíso para quem já sabe fazer kite, já que os ventos ficam entre 18 e 25 nós constantes em um mar que tem espaço para todos.

Quem quiser aprender a fazer Kiteboard, também pode se aventurar por lá. Na Atlantis existem várias escolas de kite com ótimos instrutores e com toda a estrutura para garantir o aprendizado e sua segurança.

Aluguel e escolas de Kiteboard: Bonaire Kiteschool, Chogogo Kite e Kiteboarding Bonaire

hostel rio de janeiro que recomendamos

Vela

Bonaire também é perfeito para quem curte velejar. Os ventos constantes e as águas calmas da ilha fazem da vela uma grande atração.

O que não falta são opções de veleiros. Desde pequenos barcos a vela como Optimist, Sunfish e Hobbie Cats até luxuosos catamarãs e veleiros oceânicos, que oferecem passeios diários com paradas em praias paradisíacas para snorkeling incluindo almoço a bordo.

Até mesmo em terra é possível velejar em karts a vela em uma pista próxima do lado leste da ilha próxima a cidade de Rincón.

Um dos eventos mais importantes da ilha é a regata que acontece nos meses de outubro.

Um dos passeios mais encantadores é fazer um ”Sunset Cruise”  e curtir o fim-de-tarde em meio a tranquilidade que a brisa do vento traz, assistindo a um por do sol magnífico.

Quem leva:

hostel rio de janeiro que recomendamos

Aluguel de lanchas/ Wakeboard

Bonaire é perfeita para navegação. A ilha tem a forma de um bumerangue e em toda costa oeste o mar é tranquilo, fácil de navegar e possuí ótimas condições para a pratica de wakeboard, esqui aquático e banana boat.

Lanchas podem ser alugadas com ou sem tripulação, desde que você tenha no mínimo habilitação de arrais amador. Se você alugar uma lancha por conta própria é muito importante seguir a risca as regras do parque marinho.

hostel rio de janeiro que recomendamos

Caiaque

Você sabia que é nos mangues que os filhotes de peixes nascem? Para conhecer o berço da vida em Bonaire, alugue um caiaque e aventure-se em uma experiência inesquecível! Os mangues ficam na estrada para  Lac Cay, o lado oposto da mesma baia famosa pelo windsurf.

Para chegar lá, pegue a estrada para Lac Bai até encontrar as placas para o Mangrove Center. A estrada até lá é de terra, mas prepare as câmeras, por que provavelmente vai cruzar com burros selvagens e ver muitos flamingos nas salinas abandonadas pelo caminho.

Recomendamos o tour de caiaque de duas horas que inclui uma parada para snorkeling nas surpreendente água cristalina do mangue. O tour de uma hora não tem parada para snorkeling.

O passeio começa com uma palestra sobre a importância dos manguezais para a vida marinha, depois do embarque nos caiaques, segue pelos canais que formam um labirinto entre as árvores do mangue passando pela praia de Lac Cay e para em um remanso onde é feito o mergulho com snorkel. Durante todo o percurso há paradas para observação dos três tipos de mangue, de aves e da vida marinha.

O mangue que circunda Lac Bay é considerado um sitio RAMSAR e  conquistou a 7 ª posição entre os melhores lugares para andar de caiaque no Caribe pela revista Top.

Reserve seu caiaque no Mangrove Center

hostel rio de janeiro que recomendamos

Stand UP

hostel rio de janeiro que recomendamos

Pesca Oceânica

Apesar de Bonaire ser um parque marinho, é possível alugar barcos de pesca oceânica para pescar em alto mar fora dos limites do parque.

hostel rio de janeiro que recomendamos

Mountain Bike

Mountain Bike em Bonaire é uma atividade muito procurada. Um dos motivos é a vegetação semi-árida e as ótimas trilhas que existem por lá. Além disso, também tem as paisagens incríveis que você pode apreciar enquanto dá uma volta de bike.

E para quem curte mesmo o esporte fique ligado na competição Bonaire Duo Xtreme Mountain Bike , que geralmente acontece em outubro e reune atletas que vem de diversas parte do mundo para a corrida. A competição conta com duas rotas: uma para o lado norte do Parque Washington Slagbaai , que passa ao longo da costa, pelas turbinas eólicas e por Boka Omina. O segundo caminho, mais curto, passa por fora do parque, andando na beira da lagoa até Kralendijk . É sempre um mega evento todos os anos e é bem bacana para quem curte o esporte.

Quem leva:  www.bonairewellness.com

hostel rio de janeiro que recomendamos

Cavalgada

Em Krajendijk você pode alugar cavalos e dar um passeio pela ilha com toda a família. Quer passear na ilha com toda a família sem alugar um carro? Vá a cavalo! Bonaire oferece passeios nos animais que fazem a viagem ficar ainda mais especial.

hostel rio de janeiro que recomendamos

Observação de pássaros

A ilha também é famosa pela grande variedade de pássaros, existem mais de 200 espécies diferentes em Bonaire. Além de seu equipamento de mergulho, biquinis e protetor solar, leve também binóculos para observar a variedade de espécies únicas que existem em Bonaire. Quem leva: www.outdoorbonaire.com

hostel rio de janeiro que recomendamos

Cavernas

, também existem cavernas em que você pode fazer snorkeling e fazer uma aventura em meio às estalactites.

Quem leva: cavernas – www.jentis-tours.com e

Virginia Falanghe

Jornalista de viagens e especialista em marketing digital de turismo, Virginia transformou sua paixão por viagens e aventuras em profissão. Já conheceu os cinco continentes com algumas paradas longas na Austrália, EUA, Portugal, Canadá, além de três meses a bordo de um catamarã pelas ilhas do Caribe. Além de escrever sobre destinos de natureza aqui no Viva o Mundo, é colunista de viagens na JovemPan, editora-chefe do site Dicas de Viagem e head da agência digital Pura. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *