Veja o que levar para acampar com uma check-list completa do que não pode faltar.

Acampar pode ser uma experiência única, mas você pode evitar alguns perrengues com itens essenciais que não podem faltar nessa aventura.

Parte importante ao planejar um acampamento é conhecer bem o destino. Pesquise e estude qual o tipo de camping você vai realizar. Se vai ser na praia, em um pico congelante, parque nacional ou área de reserva.

Além disso, é importante saber se vai ter alguma estrutura na viagem. Por exemplo, o camping vai ser em uma área destinada para isso? Ou você planejou um local específico? Se for viajar sozinho ou em um grupo pequeno, os cuidados devem ser ainda maiores.

No entanto, alguns itens são essenciais para qualquer tipo de acampamento, e para que você aproveite o melhor da aventura ao ar livre.

Veja abaixo 10 objetos indispensáveis na sua bagagem, e dicas sobre acampamento:

O que levar para acampar - 10 itens indispensáveis
O que levar para acampar – 10 itens indispensáveis

O que levar para acampar

Seja para um dia, um final de semana ou alguns dias isolado do mundo. Acompanhar o nascer do sol, a neblina dando lugar aos raios solares, aproveitar para praticar esportes e ler um bom livro enquanto entardece. Tudo isso não tem preço!

Além disso, que tal aproveitar o céu como você nunca viu, cheio de estrelas e ruídos da fauna local, assim como todos os benefícios que o contato com a natureza oferece? Então, não deixe de anotar nossas dicas.

> Veja a seguir o que levar para acampar:

O que levar para acampar - 10 itens indispensáveis
O que levar para acampar – 10 itens indispensáveis

1) Barraca

O item principal de acampar é ter um lugar para ficar. No caso de dormir em lugares distantes e, muitas vezes sem infraestrutura, a barraca é sua melhor amiga.

Faz parte da experiência toda, e deve te proteger da chuva, e adversidades do clima. Por isso, confira o material do seu produto.

Se for ficar perto do carro, talvez dê para levar um modelo mais pesado, maior, mais sofisticado. No entanto, se for andar a pé até chegar no seu ponto de acampamento, opte por uma barraca mais leve de carregar na mochila.

O que levar para acampar - 10 itens indispensáveis
O que levar para acampar – 10 itens indispensáveis

Inspire-se e veja qual o melhor modelo de barraca para o seu acampamento ser ainda mais inesquecível.

Barraca de Trilha Arpenaz 2

Referência na produção de barracas, a Quechua oferece opções simples até mais sofisticadas. O modelo abaixo é para duas pessoas, montagem simples e a qualidade certificada da marca. Perfeita para passeios de nível fácil, e custa em média 200 reais.

Barraca Nautika Indy Gt 2/3 Pessoas

De marca também reconhecida no mercado, essa barraca da Nautika oferece mais estabilidade e proteção para uma viagem mais confortável. Por isso, esse tipo de abrigo varia de 500 até mil reais.

Barraca Air Seconds 6.3XL FRESH & BLACK

Desenvolvida para profissionais, esse modelo da Quechua é alto padrão e projetada para seis pessoas. É uma boa opção para acampar em lugares extremos para quem quiser gastar um pouco mais.

Há outros modelos também de marcas muito boas como a MSR e a Mormaii. O investimento é em torno de 5 mil reais.

2) Mochila

Aqui, o segredo é levar uma mochila de qualidade, de preferência de lona, impermeável e leve para fazer a caminhada até o acampamento. Esse tipo de bolsa é chamado de mochila cargueira.

Bolsos e compartimentos são fundamentais para você manter a organização dos seus pertences e não perder nada por aí! Dessa forma, selecionamos opções mais simples e sofisticadas que podem variar de 200 até 1,2 mil reais.

Mochila de Trilha NH100 30 Litros

Ótima para quem vai dormir perto do carro, ou para acampamentos com infraestrutura, trilhas fáceis e passeios tranquilos, a mochila cargueira da Quechua oferece leveza, praticidade e qualidade para acompanhar suas aventuras.

Mochila Swissport Camping Cargeira Trilha c/ Capa de Chuva

Reconhecida no mercado de malas e mochilas, esse modelo cargueiro da Swissport é ideal para levar em acampamentos que exigem menos esforço e bagagem.

Mochila Columbia Trail Elite 35L

Essa mochila para trilha da Columbia é um investimento para a vida toda, já que é um sonho de tecnologia de aventureiros. Com alças impermeáveis, capa de chuva integrada, costado tensionado e ultra ventilado para proteção e conforto ao longo de toda a aventura.

3) Isolante térmico

É como se fosse um tapetinho para colocar no chão da barraca e evitar a passagem da friagem pelo tecido. Já que por mais resistente que seja o material, as temperaturas em montanhas e picos costumam abaixar bem durante a noite. Os preços de isolantes térmicos variam entre 100 e 400 reais.

Isolante térmico de Trekking Auto-Inflável FORCLAZ 500 XL

4) Saco de dormir

Particularmente eu até gosto de saco de dormir. Acho leve para carregar e bem prático para passar uma noite ou outra. Se você tiver com carro perto, ou caso não consiga dormir nesses sacos, uma opção são os colchões infláveis.

Mas vale dizer que eles são mais pesados, espaçosos, e precisam de bomba para encher também. Aliás, você consegue achar bons sacos de dormir por cerca de 150 reais.

Saco de Dormir de Trilha ARPENAZ 20°C

5) Lanterna e pilhas

Garanta sua energia com mais de uma lanterna, e pilhas reservas. A bateria dos celulares devem acabar, e é super importante ter iluminação, principalmente no período da noite. Se for sair da barraca, tome cuidado com bichos e sempre olhe onde pisar.

A headlamp, ou lanterna de cabeça, também cumpre bem a função e pode ser mais prática. Esses são itens baratos e super importantes. Por menos de 50 reais você compra a lanterna e um par de pilhas. Além disso, é legal optar pelas recarregáveis para reduzir o lixo na natureza.

Lanterna de Trekking Onbright

6) Filtro d’água

Escolha entre algumas formas de filtrar a água se você souber que terá uma fonte por perto. Caso contrário, leve garrafas ou galões. Mas as soluções são simples, as pastilhas de cloro para purificar a água custam em torno de 15 reais. Leve ainda garrafas purificadoras (média de 100 reais) ou filtros portáteis (entre 200 e 300 reais).

Squeeze Com Purificador Purific Eco 500Ml Azul

7) Repelente e protetor solar

Durante o dia, proteja sua pele contra os efeitos nocivos dos raios solares. Uma vez que mesmo sem sol, os espaços abertos costumam reter o mormaço, e o gelo da neve pode causar queimaduras devido à luminosidade.

Seja no frio ou no calor, passe protetor solar. Além disso, se o passeio envolver regiões mais quentes, e aventuras ao ar livre, não deixe de passar o repelente, ainda mais em pontos próximos de lagoas, rios, e mares. Dessa forma, por 50 reais você compra os dois produtos que duram para mais aventuras.

Protetor Solar Sundown Todo Dia com Repelente FPS50

8) Kit de higiene

Essa dica vale para qualquer acampamento, mesmo para aqueles que oferecem sanitários e apoio ao viajante. Média de custo: 10 reais.

Carregue folhas de papel higiênico (o rolo ocupa muito espaço na bolsa), pazinha, álcool em gel, sabonete natural (para não poluir o meio ambiente), e sacos de lixo (tanto para os seus dejetos quanto para qualquer resíduo gerado).

Lembre-se: Quando for acampar e fazer uma aventura ao ar livre, sempre leve saquinhos e recolha o seu lixo (até os que você encontrar no caminho). Não custa nada. Por isso, aqui sempre adotamos aquela máxima: Não deixe nada, além de pegadas. 😉

Álcool Gel 70% Asseptgel Cristal 440ml Antiséptico

9) Ferramentas básicas

Um canivete com vários tipos de faquinhas é uma mão na roda. Além disso, leve mini ferramentas como chave de fenda, tesoura, alicate e nossa querida fita crepe (não sabemos quando será necessário um remendo aqui ou ali, rs).

Então, com menos de 50 reais você monta seu kit. E ainda, para quem gosta, kits de sobrevivência na floresta podem ser um bom investimento.

Ferramentas De Sobrevivência De Emergência

Ferramentas De Sobrevivência De Emergência

10) Kit de primeiros socorros

É essencial para qualquer aventura outdoor, separar um estojo com primeiros socorros e remédios. Aqui, o preço varia de acordo com o conteúdo.

Deve conter: Soro fisiológico, curativos, gases, pomada anti-inflamatória e água oxigenada para desinfecção, algodão, esparadrapo, termômetro, colírio e luvas. Aliás, o estojo vermelho é fundamental para, caso aconteça alguma coisa, o socorrista possa encontrar fácil seus medicamentos.

viva o mundo

Qual é o investimento em itens essenciais para acampar?

O preço médio para um acampamento de nível fácil, com os itens essenciais mais em conta que citamos acima fica em torno de 1200 reais. No entanto, o investimento é para a primeira aventura.

Assim, com todo o equipamento pronto, não vão faltar oportunidades para acampar sobre a luz da lua e, de repente, até rolar uma fogueira com a turma e o tradicional marshmellow no espeto.

Entretanto, todas essas dicas dependem do tipo de destino, do objetivo do acampamento, de quanto tempo vai ficar acampando, dentre diversos fatores. Por isso, previna-se.

O que levar para acampar - 10 itens indispensáveis
O que levar para acampar – 10 itens indispensáveis

O que levar para acampar – itens extras

Para a comida de acampamento, o ideal é que não sejam alimentos duráveis. Aposte em barrinhas de cereais, grãos, sementes, frutas desidratadas, pão com pastas como atum e cream cheese. Opte por uma comida leve, saudável e rica em nutrientes.

Algumas frutas, como maça por exemplo, são uma ótima! Se o passeio for rápido, saquinhos com biscoitos e enlatados podem ser uma boa refeição, por exemplo. Mas se o percurso for mais dificultoso, a boa alimentação é obrigatória. Leve canecas , louças e talheres reutilizáveis para comer.

Por isso, o fogareiro é um investimento que vale a pena levar. Além disso, mesmo para uma aventura de poucas horas, é gostoso tomar um chá, café fresco ou chocolate quente no pico de uma montanha, o que acha? O gás e o fogareiro custam cerca de 150 reais.

Para isso também, a garrafa térmica é um item um pouco mais pesado mas que garante a bebida aquecida ao longo da trilha e da caminhada na hora de explorar o camping.

Além disso, se tiver onde pendurar, as redes melhoram ainda mais sua experiência e ajudam a relaxar com um visual incrível.

O que levar para acampar - 10 itens indispensáveis
O que levar para acampar – 10 itens indispensáveis

*A matéria foi feita com os preços médios de agosto de 2020, e serve como exemplo. Os preços e produtos podem ter variações no mercado, então fique de olho nas promoções!

Perguntas frequentes

O que levar para acampar?

Separamos 10 itens essenciais na hora de saber o que levar para acampar. Por exemplo, barraca, saco de dormir e lanterna. Continue lendo…

O que é necessário para acampar?

Dentre os itens necessários para acampar está: a barraca, mochila cargueira, e água. Veja os 10 itens essenciais na check-list que separamos. Continue lendo…

Como fazer uma check-list para acampar?

Para fazer uma check-list para acampar, é preciso levar em consideração o tipo de aventura. No entanto, alguns itens são essenciais para passar os dias ao ar livre. Continue lendo…

O que levar para comer em um acampamento?

Prefira alimentos ricos em carboidratos e proteínas para dar resistência e energia. Por exemplo: chocolates, barras de cereais e sementes. Continue lendo…

O que não pode faltar em um acampamento?

O principal item para acampar é a barraca, mas outros itens não podem faltar para sua proteção, segurança e conforto. Continue lendo…

Leia mais sobre aventuras

Ana Luiza Costa

Anallu é jornalista apaixonada por educação e viagens. Para ela, viajar ainda não é sobre grandes destinos, mas sobre caminhos e pessoas. É o jeito que você leva a vida, seja para visitar a cidade vizinha, ressignificar a sua própria cidade, turistar pelas maiores metrópoles do mundo, ou viver como um local numa vila do outro lado do planeta. Uma busca pelo autoconhecimento e o crescimento diário. Acredita que nos educamos ao buscar um olhar diferente, e ama essa comunicação universal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 respostas

  1. Que legal!!! Sempre dicas muito necessárias. Pra gente que tá começando a acampar e não conhece nada do meio é uma mão na roda! Parabens pela matéria!! To louco pra quarentena acabar e a gente poder voltar a fazer viagens.

    1. Muito obrigada pelo comentário Lucas. Que bom que a matéria ajudou! Também não vejo a hora de começar umas novas aventuras por aí. ?