Confira as melhores praias do litoral do estado de SP para cada perfil de viajante. Qual você escolhe para sua próxima viagem?

Não só de agito vive nossa querida São Paulo. A metrópole que nunca para conhecida como selva de pedra, também abriga belezas naturais, parques, cachoeiras, serras e praias paradisíacas ao longo do seu rico litoral.

Cercado de muita Mata Atlântica, o litoral paulista compreende a baixada santista, litoral norte sul do estado. Cada região com suas particularidades e encantos, às vezes, bem pertinho da capital.

São 16 cidades litorâneas, sendo elas:

  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Guarujá
  • Cubatão
  • Caraguatatuba
  • Itanhaém
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe
  • Bertioga
  • Mongaguá
  • Ilhabela
  • Iguape
  • Cananéia
  • Ilha Comprida

As melhores praias de SP estão localizadas no litoral norte do estado, na mesorregião do Vale do Paraíba. No entanto, separamos os melhores destinos paulistas, com uma pequena explicação do que encontrar por lá, e porquê vale a viagem.

Neste post, você vai encontrar:

As 26 Melhores praias de SP  -  Visite as belezas naturais do litoral paulista
A charmosa Igrejinha da Barra do Sahy, no canto esquerdo da praia
viva o mundo

Melhores praias paradisíacas no litoral de SP

As praias mais paradisíacas de São Paulo são as do litoral norte paulista. Por lá é possível encontrar verdadeiros oásis, calmaria, alto astral e muitas belezas naturais que levam você a vivenciar experiências únicas.

1) Praia de Castelhanos

Em Ilhabela, é necessário fazer uma trilha de 22km e dificuldade moderada, mas a vista e as águas cristalinas compensam. É possível alugar ou ir com seu próprio Jeep ou 4X4.

Praia dos Castelhanos. Crédito: Flickr

2) Praia de Calhetas

Uma das melhores praias de São Sebastião, Calhetas fica dentro de um condomínio fechado, com acesso limitado e cachoeira.

Guia da Praia de Calhetas
Calhetas

Onde ficar em Calhetas

A hospedagem mais próxima é a pousada cheia de charme Ilha de Toque Toque Boutique Hotel & SPA.

toque toque grande
Pousada Ilha de Toque Toque, uma das mais charmosas do litoral <3

> Clique e confira opções de pousadas, hotéis e casas para alugar no Booking.com

3) Ponta Aguda

Na divisa entre Caraguá e Ubatuba, a praia de Ponta Aguda é extensa e pouco conhecida. É necessário ir de carro por uma trilha estreita e íngreme pelo bairro de Tabatinga por cerca de 15 minutos. O mirante oferece uma vista da costa espetacular.

As 26 Melhores praias de SP  -  Conheça o litoral paulista
Ponta Aguda

4) Ilha do Cardoso

Cartão postal da pequena cidade de Cananeia, a Ilha do Cardoso é o típico destino tropical. Sombra, água fresca e muita beleza natural. Para chegar, é necessário sair do píer e atravessar o mar por escunas ou pequenas lanchas.

Ilha do Cardoso. Crédito: Flickr

5) Praia do Sul

Um dos lugares mais lindos que já visitei, a praia do Sul fica na Ilha Anchieta, em Ubatuba. Para chegar, é possível ir de escuna e barcos que saem de algumas praias como Enseada e Toninhas.

A areia mais branca e fininha que pisei, e a água mais límpida para ver a fauna local. Lugar perfeito para mergulhos e prática de turismo ecológico.

> Veja opções de hospedagens em Ubatuba pelo Airbnb.

As 26 Melhores praias de SP  -  Visite as belezas naturais do litoral paulista
Praia do Sul. Crédito: Ilha Anchieta
viva o mundo

Melhores praias para família

As melhores praias no litoral de SP para famílias precisam ter infraestrutura, serviços beira mar e comodidades em caso de viagens com crianças e idosos. Com base na nossa experiência, veja a seleção abaixo:

6) Barra do Sahy

Esse pedacinho de paraíso em São Sebastião tem ondas tranquilas e areia fofa para curtir uma praia em família com toda a estrutura local.

Barra do Sahy: O guia completo
Fim de tarde na Barra do Sahy.

Onde ficar na Barra do Sahy

Melhor opção de hospedagem na Barra do Sahy, o Hotel Aldeia do Sahy consegue transmitir em sua decoração toda a tropicalidade e charme da região.

> Faça sua reserva na Aldeia do Sahy no Booking.com

7) Riviera de São Lourenço

Localizada na região nobre de Bertioga, Riviera tem muita estrutura para oferecer conforto aos visitantes. Além disso, a extensa faixa de areia, a orla e as águas azuis são o cenário perfeito para relaxar com comodidades.

As 26 Melhores praias de SP  -  Visite as belezas naturais do litoral paulista
Riviera. Crédito: Rivierasaolourenco.com

8) Mococa

Em Caraguá, o rio Mococa se encontra com o mar, o que torna essa praia mais tranquila e gostosa para aproveitar em família.

As 26 Melhores praias de SP  -  Conheça o litoral paulista
Praia da Mococa. Crédito: Flickr

> Veja opções de hospedagens pelo Airbnb em Caraguatatuba.

9) Prumirim

Para curtir o final de semana com sofisticação e luxo, Prumirim é ideal. A praia de Ubatuba tem ondas calmas para tomar um banho e pegar um bronze bebendo um drink refrescante.

As 26 Melhores praias de SP  -  Visite as belezas naturais do litoral paulista
Prumirim. Crédito: Melhores destinos

10) Tabatinga

Em Caraguatatuba, o bairro de Tabatinga tem uma super estrutura para moradores e turistas fazerem tudo pela região náutica. A praia parece um grande lago, com poucas ondas e muita vegetação em volta.

As 26 Melhores praias de SP  -  Conheça o litoral paulista
Praia de Tabatinga. Crédito: Flickr
viva o mundo

Praias com aventuras, trilhas e cachoeiras

11) Praia Brava

Em São Sebastião, a aventura é garantida pela Trilha da Praia Brava que apresenta muitas belezas naturais ao longo do percurso, e encanta com a imensidão azul do mar.

Praia Brava São Sebastião, SP: Dicas para chegar ao paraíso
Praia Brava São Sebastião, SP: Dicas para chegar ao paraíso

12) Praia de Fortaleza

Para quem ama trekking, hiking e mergulho, a Trilha das Sete Praias que liga Lagoinha até Fortaleza, em Ubatuba, proporciona encontros com o mar, piscinas naturais e cachoeiras. Para chegar, o percurso é feito a pé a uma distância de 10 km, e é considerada uma trilha de nível moderado devido muitas subidas e trechos íngremes.

As 26 Melhores praias de SP  -  Visite as belezas naturais do litoral paulista
Praia de Fortaleza. Crédito: 7 cantos do mundo

13) Praia no Bonete

Eleita como uma das praias mais bonitas do mundo por diversos jornais, a premiada região do sul de Ilhabela é um paraíso para ecoturismo, surfe, trilhas e cachoeiras. Saiba mais sobre como chegar até a Praia no Bonete e o que fazer por lá.

As 26 Melhores praias de SP  -  Conheça o litoral paulista
Praia do Bonete. Crédito: Ilhabela.com.br

Onde ficar no Bonete

Nós ficamos na Pousada Canto Bravo e recomendamos para quem quer conforto. A pousada é um charme e fica em frente à praia. Dormimos ouvindo o barulhinho do mar, jantamos à luz de velas (porque não tem energia elétrica no Bonete) e adoramos nosso quarto!

Onde ficar na praia do Bonete
A cidade da Pousada Canto Bravo é um charme! Nós dormimos ouvindo o barulho do mar, jantamos à luz de velas, uma delicia!

> Faça sua reserva no Canto Bravo pelo Booking.com

14) Camburí

Em São Sebastião, Camburí tem clima descontraído e animado. Frequentado por surfistas e praticantes de capoeira, a praia é ótima para aproveitar, pegar umas ondas, e andar pelo rio para quem curte aventura.

Praia do Camburí. Crédito: Flickr

15) Praia Branca

No Guarujá, a prainha Branca apresenta alguma estrutura, como restaurantes, para receber turistas. O mar bravo e limpo é ideal para surfar, e também para curtir um raggae, estender a canga e relaxar na areia branca. Por ser mais reservada, a aventura para chegar é uma trilha de cerca de meia hora ou menos, de nível fácil e bem sinalizada.

As 26 Melhores praias de SP  -  Conheça o litoral paulista
Prainha Branca. Crédito: Flickr
viva o mundo

Melhores praias em SP para surf e práticas esportivas

16) Itamambuca

Em Ubatuba, Itamambuca é o point de surfistas profissionais e amadores. Por lá, o clima fica agitado nas competições, mas mantém o alto astral de uma boa praia.

Itamambuca, Ubatuba. Crédito: Flickr

17) Maresias

Berço de grandes surfistas, Maresias é palco de muitos campeonatos e shows nas ondas de São Sebastião. Por ali, também é muito comum a prática de esportes na areia.

Surf Maresias. Crédito: Flickr

Onde ficar em Maresias

Esse incrível Airbnb em Maresias fica um pouco mais afastado para quem procura paz e sossego. Abraçada pela Mata Atlântica, essa casa tem piscina e churrasqueira privativas para dias sensacionais.

> Faça sua reserva nessa Casa em Maresias pelo Airbnb

18) Praia do Tombo

Quem ama pegar umas ondas vai adorar essa praia de Guarujá, formada por vários buracos que atraem surfistas para ondas iradas. A região é reconhecida pela areia branca, ótima infraestrutura e balneabilidade.

Praia do Tombo. Crédito: Google Viagens

19) Praia do Félix

Muito frequentada por surfistas e viajantes, a praia do Félix em Ubatuba também tem ondas boas para nadar, surfar e curtir com a galera.

As 26 Melhores praias de SP  -  Visite as belezas naturais do litoral paulista
Praia do Félix. Crédito: Ubatuba.com.br

20) Praia da Baleia

Já outra praia que atrai surfistas para São Sebastião é a Praia da Baleia. O mirante que faz divisa com sua vizinha, Cambury, compreende montanhas e um mar azul no horizonte.

Tudo para planejar seu fim de semana na Praia da Baleia | Viva o Mundo
A vista do morro que liga Cambury a Baleia. A dica é subir lá e tomar uma bela água de coco para curtir o visual.
viva o mundo

Praias românticas

21) Praia do Cedro

Dentre as melhores praias de SP, a Praia do Cedro em Ubatuba tem águas claras, calmas e é bem reservada para um piquenique a beira mar bem romântico.

As 26 Melhores praias de SP  -  Visite as belezas naturais do litoral paulista
Praia do Cedro. Crédito: Melhores destinos.

22) Toque Toque Pequeno

Cenários de muitos casamentos em São Sebastião, o destino é perfeito para celebrações e passeios a dois.

As 26 Melhores praias de SP  -  Visite as belezas naturais do litoral paulista
Toque toque Pequeno. Crédito: Saosebastiao.com.br

Onde ficar em Toque toque Pequeno

Fique em meio à natureza e aproveite o sol e o mar direto da sacada. Os apartamentos do Alapage Toque Toque oferecem estadias à beira-mar. Aproveite para relaxar em uma área ao ar livre com jardim e piscina.

> Faça sua reserva na Alapage Toque Toque pelo Booking.com

23) Praia da Armação

A capela Imaculada Conceição é palco de muitos casamentos pé na areia em Ilhabela. O destino romântico é muito procurado por casais.

As 26 Melhores praias de SP  -  Visite as belezas naturais do litoral paulista
Capela na Praia da Armação. Crédito: Ilhabela.com.br
viva o mundo

Agito pé na areia

24) Juquehy

Também em São Sebá, Juquehy abriga bares, restaurantes e muita badalação na faixa de areia, e orla da praia. Destino perfeito para viagens com a turma.

O que fazer na Praia de Juquehy
Restaurante Badauê, em frente a praia de Juquehy

Onde ficar em Juquehy

O Juquehy La Plage Hotel é uma propriedade nova, inaugurada recentemente em Juquehy e já é uma das principais escolhas do público. É uma bela escolha para casais, já que alguns quartos tem hidromassagem.

Pousadas em Juquehy | Juquehy La Plage Hotel
Juquehy La Plage Hotel

> Faça sua reserva no Juquehy La Plage Hotel pelo Booking.com

24) Prainha

Passear à noite pela prainha é obrigatório em Caraguatatuba. O centro tem pista de skate, comércio local, bares, feirinhas hippies e parque de diversões garantem atividades para fazer durante o dia todo por lá.

Prainha. Crédito: Flickr

25) Pernambuco

Destino famoso de Guarujá, Pernambuco oferece muitas atrações e curtição na praia. Localizada em condomínio nobre, esse destino das celebridades possui casas sofisticadas e água fresca.

Praia de Pernambuco. Crédito: Google Viagens.

26) Praia Saco da Capela

Beach clubs e atrações pé na areia tornam essa região de Ilhabela muito agitada, como o Sea Club que sedia eventos e programação sunset.

As 26 Melhores praias de SP  -  Visite as belezas naturais do litoral paulista
Sea Club. Crédito: Instagram @seaclubilhabela

Perguntas frequentes

Quais as praias mais limpas de SP?

Dentre as melhores praias do litoral de SP, as mais limpas são as mais reservadas como a Praia da Ponta Aguda em Ubatuba e Praia de Calhetas, em São Sebastião. Continue lendo para ver as praias mais limpas de São Paulo.

Qual a praia mais bonita de SP?

Eleita uma das melhores do mundo por diversos jornais, a Praia do Bonete pode ser considerada a praia mais bonita de SP. Continue lendo e confira as praias mais bonitas do litoral paulista.

Quais são as melhores praias de São Paulo?

As praias do litoral norte são as melhores praias de São Paulo. Mas dentre as 16 cidades litorâneas, é possível encontrar belezas naturais e encantos em todas as regiões, como a Praia da Baleia e Maresias em São Sebastião. Clique para continuar lendo.

Qual o melhor do litoral de SP?

O melhor do litoral de SP são as belezas naturais das praias e Mata Atlântica ao redor. Aproveite para praticar um turismo sustentável, conhecer e preservar os ecossistemas locais, a estrutura das cidades litorâneas e seu povo acolhedor. Veja mais.

Onde ficar nas melhores praias do litoral de SP?

Veja opções de pousadas e hotéis pelas cidades que abrigam as melhores praias do litoral de SP, como em Juquehy e Barra do Sahy em São Sebastião. Saiba onde ficar em hospedagens incríveis pelo Airbnb em Ubatuba, e Caraguatatuba, por exemplo. Já no litoral sul, que tal aproveitar as acomodações de Riviera de São Lourenço pelo Airbnb e Guaratuba? Continue lendo para acessar os links.

Leia mais sobre as praias do litoral norte paulista:

Ana Luiza Costa

Anallu é jornalista apaixonada por educação e viagens. Para ela, viajar ainda não é sobre grandes destinos, mas sobre caminhos e pessoas. É o jeito que você leva a vida, seja para visitar a cidade vizinha, ressignificar a sua própria cidade, turistar pelas maiores metrópoles do mundo, ou viver como um local numa vila do outro lado do planeta. Uma busca pelo autoconhecimento e o crescimento diário. Acredita que nos educamos ao buscar um olhar diferente, e ama essa comunicação universal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 respostas