viva o mundo

Saiba tudo sobre uma das praias mais cheias de charme do litoral norte paulista, a Praia Barra do Sahy.

Sou suspeita para falar, mas essa é uma de minhas praias favoritas do litoral norte de São Paulo e é lá onde passo a maioria dos finais de semana.

A pequena e tranquila Barra do Sahy é rodeada por um pequeno e charmoso vilarejo. A praia é bem acolhedora, de areia branca, mar calmo e rodeada pela Mata Atlântica e pelo rio Sahy.

Te conto todos os meus cantinhos preferidos neste post, confira:

O Guia Completo da Barra do Sahy, em São Sebastião
Veja o Guia Completo da Barra do Sahy.

Como chegar à Barra do Sahy

O acesso à praia de São Sebastião é feito pela rodovia Rio-Santos. Partindo de São Paulo, são cerca de 2h30 de viagem.

O que fazer na Barra do Sahy

Apesar de pequena, há muito o que fazer na região. Entre os melhores passeios e dicas de o que fazer na Barra do Sahy, estão: fazer um passeio de barco para ‘as Ilhas’, aproveitar uma curta caminhada para a Igrejinha no canto esquerdo da praia e assistir ao pôr do sol nos rochedos do canto bravo.

Conto tudo abaixo:

Aproveite um dia na praia

Escolha o seu canto predileto na praia: se gosta de mais agito e não se importa com mais ‘muvuca’, o canto esquerdo é ideal para você. Ali, também fica o rio Sahy onde é possível curtir o encontro da água salgada com a doce.

Já no canto Bravo, ou canto direito, o acesso é mais difícil. Exige uma caminhada, ir de carro ou bicicleta e isso é um ponto forte para quem busca sossego. Neste parte da praia, ficam as pedras que formam piscinas naturais e são perfeitas para assistir ao pôr do sol.

Pelas águas tranquilas, a praia da Barra do Sahy é quase sempre um ótimo lugar para praticar stand up paddle ou caiaque.

O Guia Completo da Barra do Sahy, em São Sebastião
Meu paraíso de todos os fins de semana, compartilho com você as dicas 🙂

Pôr do sol nas pedras

Assista ao pôr do sol nas pedras no canto Bravo, o lado esquerdo da praia, principalmente no verão quando ele cai no mar.

Existe um ponto extremamente perigoso para saltar das pedras (tem até uma placa dizendo), então não faça isso!

Barra do Sahy: O guia completo
Fim de tarde nas pedras do Canto Bravo na Barra do Sahy.

Viela do Sahy

A vielinha do Sahy é um dos lugares mais charmosos para passear e aproveitar para dar boas risadas com as filosofias pintadas nos muros. A viela que dá acesso à praia é cheia de dizeres e cada dia tem frases diferentes.

Ela é a segunda viela de acesso à praia ao olhar para a rotatória principal. A primeira é ampla e você vai perceber uma movimentação maior. A viela charmosa fica logo depois da Peixaria do Urso, em direção ao canto direito.

Vielinha do Sahy com vários dizeres e frases que trazem inspirações para a vida e têm tudo a ver com o ritmo de férias 😉

Visite a igrejinha e o canto do rio

Você também precisa conhecer a igrejinha (e coloca diminutivo nisso!) do Sahy. O jeito mais fácil de chegar na igrejinha é pela praia, beirando o rio adentro no canto esquerdo da praia.

A igrejinha é um charme, fica na beira do rio e tem acesso por uma linda ponte de madeira.

Conheça as Ilhas

As ilhas ficam logo em frente a Barra do Sahy. Ponto de encontro de lanchas e visitantes que chegam com barcos para curtir um dia em uma praia paradisíaca.

Se o mar estiver tranquilo, é possível atravessar da praia do Sahy de stand up paddle ou caiaques até lá. (mais explicações no post conheça as Ilhas, no Litoral Norte de São Paulo).

É do canto esquerdo da praia da Barra do Sahy que saem os barcos de pescadores que levam às ilhas
viva o mundo

Onde Comer na Barra do Sahy:

Café-da-manhã na pousada Tiê

Para quem gosta de um café da manhã cheio de opções vale a pena passar para comer a primeira refeição do dia na pousada Tiê.

O ambiente rústico, porém aconchegante e charmoso, é uma ótima opção para começar o dia. O café-da-manhã é farto e servido nas mesas ao lado da piscina da pousada, uma delícia.

Café-da-manhã na Pousada Tiê

Fundo de Quintal

Esse é para quem gosta de comer o clássico praiano chamado ‘trivial’: arroz, feijão, lula frita, peixe frito, batata frita e salada. Sabe aqueles pratos bem tradicionais para dividir com a família toda?

O restaurante Fundo de Quintal fica realmente no fundo do quintal de uma casinha no vilarejo do Sahy. O chão de areia e a decoração simples fazem esse restaurante uma boa recomendação para quem quer comer comidinha típica de praia e não liga para um ambiente mais descontraído e simples.

Aromas

Mais um restaurante que serve um ótimo trivial. O famoso arroz, feijão, peixinho, lula e batata frita. Quem não ama? Fica no caminho principal que vai para a praia saindo da rotatória principal, bem próximo ao supermercado da Praça. Depois, vale experimentar o sorvetinho por kg de sobremesa. 

Padaria Estrela do Sahy

Talvez a gente se cruze por lá, rs! Estou sempre na Padaria do Sahy pela praticidade, já que fica logo na entrada antes da ponte que liga com a Praia da Baleia. Bom… e também pelo delicioso suco de açaí, que não tem igual! Vale a pena.

Onde ficar na Barra do Sahy

Selecionei as pousadas na Barra do Sahy e casas pé na areia para você aproveitar seu fim de semana no litoral neste post “Pousadas Barra do Sahy – 9 opções em meio à natureza“.

De qualquer modo, já dou um spoiler com boas dicas de hospedagens abaixo:

1) Hotel Aldeia do Sahy

A melhor opção de hospedagem na Barra do Sahy, o Hotel Aldeia do Sahy consegue transmitir em sua decoração toda a tropicalidade e charme da região.

Com quartos amplos e uma infraestrutura completa (piscina infantil e adulta aquecidas, sauna e serviço de praia) é a opção ideal para famílias com crianças ou grupo de amigos.

Além disso, é uma das opções mais próximas à praia da Barra do Sahy.

> Faça sua reserva na Pousada Aldeia do Sahy no Booking.com

2) Pousada Tiê Sahy

Já que indiquei o café-da-manhã por lá, também recomendo a hospedagem na Pousada Tiê Sahy, que é uma das mais sofisticadas da região.

Na rua principal do vilarejo do Sahy, a 5 minutos a pé da praia Barra do Sahy e a 10 minutos a pé da Praia da Baleia.

O verde da Mata Atlântica se destaca no ambiente aconchegante e rústico da pousada. As acomodações são claras, amplas e têm varanda. 

É uma ótima recomendação para quem busca o melhor conforto para viagens a dois ou com família.

> Faça sua reserva na Pousada Tiê no Booking.com

3) Pousada da Foca

A Pousada da Foca é uma das mais completas do Sahy. Oferece serviço de praia, piscina, sauna, bar, espaço zen, restaurante, entre outras comodidades. Os quartos são claros e espaçosos.

É uma boa opção para casais e famílias, já que oferece quartos com berços para bebês e camas para crianças.

> Faça sua reserva na Pousada Foca no Booking.com

4) Pousada Brigitte

A Pousada Brigitte foi renovada recentemente, aproveitou a época da pandemia, mudou de nome e pintou toda a fachada.

Antiga Pousada da Estrela, a Pousada Brigitte mantém o ar de simplicidade. É uma pousada econômica, para quem gosta de aproveitar o dia todo fora e voltar para dormir. Fica na rua principal da praia Barra do Sahy, em frente ao Tiê, a cerca de 600 metros de distância.

Não tem piscina, mas têm bom valor nas diárias, café-da-manhã incluso e quartos amplos e com ar condicionado.

> Faça sua reserva na Pousada Brigitte no Booking.com

5) Pousada Aroeira

A Pousada Aroeira, é uma das mais próximas ao canto esquerdo da praia, em frente à praça, rotatória principal e a vielinha.

Apesar de não ter piscina, é uma opção de pousada boutique para quem busca tranquilidade, conforto e charme em uma das pousadas mais próximas à praia.

> Faça sua reserva na Pousada Aroeira no Booking.com

*Transparência: ao fazer reservas pelo Booking.com através do Viva o Mundo você ajuda a manter o blog funcionando, sem pagar nada a mais por isso. Obrigada! ?.

viva o mundo

Airbnbs cheios de charme na Barra do Sahy

Casa com vista a Praia e ao Oceano

Se tem uma casa que eu sempre fico admirando de longe é a Casa com vista a Praia e ao Oceano. Definitivamente, a casa mais charmosa da Barra do Sahy para quem quer ficar na melhor acomodação.

Com acesso particular a praia, além de uma vista privilegiada para toda a extensão da Barra do Sahy, acomoda 5 pessoas em cômodos bem decorados e confortáveis.

> Faça sua reserva na Casa com vista a Praia e ao Oceano no Vrbo

Casa em frente a praia

Para quem busca uma acomodação espaçosa e ainda com vista para o mar, a Casa em frente a praia é uma ótima opção às margens do rio Sahy.

Fica em uma área bem mais tranquila, rodeada de natureza, e oferece 5 quartos pet-friendly com vista panorâmica para até 15 hóspedes.

> Faça sua reserva na Casa em frente a praia no Vrbo

Casa de Arquiteto

Já para quem deseja uma experiência única, a Casa de Arquiteto é uma opção cheia de charme. Totalmente integrada com a natureza e com uma linda vista da região.

Possui mirante e um chuveirão externo com água da nascente. São 2 quartos que acomodam até 6 pessoas, uma sala com lareira, varanda mobiliada e ainda uma cozinha completamente equipada.

> Faça sua reserva na Casa de Arquiteto no Vrbo

Brisas do Sahy

Uma opção sofisticada a cerca de 200 metros da praia é se hospedar na casa Brisas do Sahy. Um ambiente bem decorado e elegante com 4 quartos climatizados.

Situada em uma região com diversas trilhas, essa casa conta com piscina ao ar livre e estacionamento privativo. Ideal para quem viaja em família, pois acomoda até 10 pessoas.

> Faça sua reserva no Brisas do Sahy no Booking.com

Casa na Barra do Sahy

E a Casa na Barra do Sahy é uma estadia mais em conta, porém igualmente charmosa. Um sobradinho rústico, construído em tijolos a poucos minutos da praia.

Oferece 2 quartos, salas de estar e jantar integradas, cozinha completa e um deque mobiliado com churrasqueira portátil. Este espaço recebe até 7 hóspedes.

> Faça sua reserva na Casa na Barra do Sahy

Booking.com

Guia do litoral norte de São Paulo

Não há dúvidas que nosso pedaço de paraíso é o litoral Norte de São Paulo (SP), especificamente as praias de São Sebastião (Maresias, por exemplo, faz parte delas).

Frequentamos estas praias desde que nascemos  e descemos a serra rumo à tranquilidade  do litoral paulista praticamente todos os fins de semana. Assim, por frequentarmos esta região há mais de 20 anos, parece tarefa fácil escrever um guia local.

A missão deixa de ser por apenas um motivo: as 33 praias do município de São Sebastião, litoral norte de SP, são singulares, cada uma atende um perfil,  existem diversos passeios, restaurantes, hospedagens e uma infra-estrutura completa, pronta para atender para quem vem de outros cantos do Brasil.

Praias do litoral norte de São Paulo

Dessa maneira, curtir as praias de São Sebastião é uma viagem cheia de possibilidades, que encanta pelos detalhes e marca pelos momentos.

Assistir ao pôr do sol na secreta Praia de Calhetas, correr na praia da Baleia, lavar a alma nas cachoeiras escondidas no verde da natureza,  surfar no mar transparente do litoral, não há preço que pague.

Por isso, apresentamos a vocês o Guia do Litoral Norte de São Paulo feito por nós, apaixonados por esse paraíso. Além disso, temos a certeza de que sem este pedacinho de refúgio e tranquilidade não seríamos os mesmos hoje em dia.

[vc_row][vc_column][vc_btn title=”Clique para ver o Guia Completo do Litoral” style=”flat” color=”info” size=”lg” align=”center” button_block=”true” link=”url:http%3A%2F%2Fvivaomundo.com.br%2Fguia-das-praias-litoral-norte-de-sp%2F||target:%20_blank|”][/vc_column][/vc_row]

Leias os Guias de Outras Praias do Litoral:

Leia mais

Perguntas frequentes

Onde fica a Barra do Sahy?

A Barra do Sahy fica em São Sebastião, litoral norte de São Paulo, a 2h30 de carro da capital. Continue lendo…

O que fazer na Barra do Sahy?

Aproveite para fazer passeios de barcos e curtir toda a estrutura da praia. Veja o que fazer na Barra do Sahy. Continue lendo…

Como chegar à Barra do Sahy?

O acesso é pela rodovia Rio-Santos, a cerca de 2h30 da capital paulista. Continue lendo…

Onde comer na Barra do Sahy?

Os melhores restaurantes da Barra do Sahy são Aromas, Fundo de Quintal e Continue lendo…

Onde ficar na Barra do Sahy?

Entre as melhores pousadas da Barra do Sahy estão a Pousada Tiê Sahy, Pousada da Foca e Pousada Mar de Estrela . Continue lendo…

Virginia Falanghe

Jornalista de viagens e especialista em marketing digital de turismo, Virginia transformou sua paixão por viagens e aventuras em profissão. Já conheceu os cinco continentes com algumas paradas longas na Austrália, EUA, Portugal, Canadá, além de três meses a bordo de um catamarã pelas ilhas do Caribe. Além de escrever sobre destinos de natureza aqui no Viva o Mundo, é colunista de viagens na JovemPan, editora-chefe do site Dicas de Viagem e head da agência digital Pura. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

26 respostas

  1. Muito legal a matéria! Para hospedagem recomendo também a Pousada Sol do Sahy! Fiquei lá na minha última visita à Barra do Sahy e foi uma experiência sensacional! Abraços.

    1. Oi, Paulo,

      Obrigada pela indicação! Vou checar essa Pousada também !! É muito bom ter indicações de outros viajantes, fico feliz que a experiência tenha sido sensacional 🙂

      Abs e super obrigada!

  2. No começo tem a recomendação de ir de barco para as ilhas(praia).
    Estava pensando em ir de SUP. Existe alguma contra indicação? algo como correnteza ou tráfego?
    Obrigado pelo belo recando com tantas informações boas- Vamos aos restaurantes citados tbm!!
    Feliz dia dos Pais!

    1. Oi, Max,

      tudo bem?

      Desculpe a demora!

      Olha, eu já fui várias vezes de SUP! É uma de minhas travessias prediletas.
      Só tome cuidado com as condições do tempo e do mar no dia que você for. Eu recomendo olhar o swell (e ir em dias com pouco), ver também se tem pouco vento… se as condições estiverem boas, aproveite!!! É uma delícia!

      Espero que tenha gostado da indicação de restaurantes :).
      Abs,

  3. Estive na praia Barra do Sahi este fim de semana, praia linda, mar calmo. No caminho até a praia há placas proibindo o uso de som, mas
    bem atrás de onde eu estava havia uns grupos com o som ligado, musica ruim, Marilia Mendonça e por aí afora.
    Procurei o fiscal da praia para reclamar, falei com um sorveteiro caso ele visse o fiscal para que fosse lá dar um jeito.
    Logo apareceu uma fiscal, mas qdo ela ia chegando eles desligaram o som, qdo ela saiu ligaram de novo.
    Infelizmente tive que ficar quieta, não sei quem eram aquelas pessoas, educação percebi que aquelas pessoas não tem,
    hoje não dá para reclamar um direito seu, ninguem sabe o que o outro pode fazer.
    Triste, muito triste

    1. Oi, Vera,

      Tudo bem?

      Ai, nem me fale. Isso tem acontecido cada vez mais em mais nas praias de todo o Brasil.

      Zero respeito ao próximo. Essas caixinhas de som são proibidas em todo o litoral norte, mas não há respeito.

      Falta muita educação, mas que bom que há pessoas como você que levaram o problema ao fiscal. Infelizmente, falta de noção ainda não dá pra controlar :(.

      Triste mesmo!

  4. Olá,adorei a matéria,vamos conhecer dia 20/11 ,tem algum estacionamento nessa praia?? Ou algum lugar onde recomenda estacionar??
    Obrigada

    1. Oi, Danielly,

      Tudo bem? Que bom que gostou!

      Tem estacionamento sim! Pertinho do Mercado da Praça tem um :).

      Também dá para parar na rua e ir andando.

      Uma boa viagem!

    1. Oie! Nossa, mil desculpas! Deu um bug total mesmo nos links. Acabei de arrumar um a um :). Obrigada por avisar e espero que consiga entrar agora.

      Obrigada!!

  5. Oi Virgínia! TD bem? Estamos cogitando ir à Barra do Sahy em julho, meu marido, 2 filhos pequenos e eu. Julho é um bom mês pra pegar praia lá, ou chove e é frio? rs se puder indicar qual melhor praia pra ir em julho no litoral norte, te agradeço! Beijos

    1. Olá, Karliane,

      Tudo bem e por aí?

      Ah que delicia! Particularmente, eu adoro ir para lá em Julho! Geralmente, os dias são de sol e mais fresquinhos. Não chove tanto quanto no verão.

      Claro que existe a possibilidade de dar um azar e pegar um fim de semana de chuva (e aí faz friozinho). Porém, a maior parte dos dias no inverno são de céu aberto e solzinho delícia ;).

      Eu vou o ano todo. Gosto bastante dessa época porque é baixa temporada e as praias ficam mais vazias também.

      Espero ter ajudado! Beijos

  6. Estive com minhá esposa na pousada Pé na Areia, excele estadia, frente pra praia e acomodações excelente, indico muito bom mesmo.