Conheça a Praia de Boiçucanga e suas cachoeiras litorâneas

por Virginia Falanghe
2 comentários
viva o mundo

Tudo sobre a Praia de Boiçucanga, que abriga as melhores cachoeiras do litoral norte de SP, em um guia completo da região de São Sebastião.

Boiçucanga já não é lá uma grande praia para curtir o dia. A estrada passa logo ao lado da areia, a praia é de tombo e em dias de mar agitado é muito difícil entrar no mar. Porém, é uma boa opção para quem procura hospedagens econômica logo ao lado de praias como Cambury e Maresias.

Além disso, é uma região com supermercado, banco (lá é um dos únicos lugares para se achar caixa eletrônico do litoral) e serviços básicos, posto de saúde e etc. Para quem curte skate, lá tem uma pista bem bacana em frente a praia que vale a parada!

Uma das praias mais famosas da costa sul de São Sebastião, a praia recebe o rio Boiçucanga e é cercada pela mata atlântica. É uma praia de barco e pescadores, mas atende todos os gostos já que conta com um centro comercial bem movimentado e diversas opções de lazer.

Conheça a Praia de Boiçucanga e suas cachoeiras litorâneas
A praia de Boiçucanga vista do alto – ou melhor – da trilha da Praia Brava (a praia seguinte)

Como chegar na Praia de Boiçucanga

São cerca de três horas partindo de São Paulo, capital. O acesso é pela rodovia Rio-Santos entre a praia Camburi e a praia Maresias. Veja no mapa como chegar ao bairro e acessar a praia.

viva o mundo

O que fazer na Praia de Boiçucanga

Cachoeiras de Boiçucanga

O que mais vale a pena fazer por lá é visitar as cachoeiras que ficam no sertão de Boiçucanga! São incríveis e uma ótima dica para dias de sol. Para fugir das praias lotadas no verão, nada melhor do que fugir para o meio da mata e curtir uma água geladinha.

No sertão da praia ficam 3 quedas incríveis. A primeira é a hidromassagem, a segunda é a Cachoeira da Pedra Lisa, com mais de 40 metros que você pode até entrar atrás da queda (como na foto) e a terceira tem uma lagoa linda para nadar.

A trilha dura em torno de 20 minutos para as primeiras duas quedas e é preciso atravessar um rio (sem grandes dificuldades). Para chegar na terceira, é preciso voltar ao início da trilha e caminhar por cerca de meia hora para lá. Vale a pena conhecer as três.

Para chegar lá, pegue a Rod. Rio Santos sentido Maresias e após passar a Praia de Boiçucanga, antes do início da serra, terá um trevo. Neste trevo vire a esquerda e siga pela Estrada do Cascalho (que é asfaltada). Siga reto até uma bifurcação tripla. Siga pela estrada do meio. Você chegará em um estacionamento antes do início da trilha da cachoeira.

Além disso: 

  • Curta um fim de tarde andando de skate na pista em frente à praia
  • Se precisar passar em um posto médico, lá é o local
  • Serviços básicos como supermercado e banco também são garantidos por lá
  • É uma boa para quem procura hospedagem econômica
Conheça a Praia de Boiçucanga e suas cachoeiras litorâneas
Praia de Boiçucanga. Foto: Google Maps

Onde comer em Boiçucanga

O Sebasthiana é um Beach bar e restaurante com um menu bem variado, desde drinques e hambúrgueres até frutos do mar e pratos veganos.

Já o Frida Restaurante e bar tem um ambiente bem rústico, acolhedor e oferece um cardápio variado com pratos tradicionais e comidas típicas do Brasil.

A praia e o bairro como um todo oferecem opções de quiosques, restaurantes, bares e lanchonetes para maior conforto e comodidade dos turistas.

Conheça a Praia de Boiçucanga e suas cachoeiras litorâneas
Sebasthiana Beach Bar
Conheça a Praia de Boiçucanga e suas cachoeiras litorâneas
Frida Restaurante e Bar

Onde ficar na Praia de Boiçucanga

Se você busca pousadas mais econômicas, Boiçucanga é uma ótima opção. O bairro não é o mais charmoso do litoral, mas fica em uma boa localização: entre Cambury e Maresias. A região tem boas opções de hospedagem, entre hotéis e pousadas.

Em frente à praia de Boiçucanga, o Atena Praia Hotel é uma boa opção para famílias e casais. Poucas acomodações tem um preço como o deste hotel sendo praticamente pé na areia.

Por isso, é um dos campeões de venda do Booking. A dica é reservar o quanto antes – para conseguir uma vaga por lá. Os quartos são bem arrumadinhos, tem piscina, sala de jogos e é uma ótima opção para levar crianças.

Conheça a Praia de Boiçucanga e suas cachoeiras litorâneas
Atena Praia Hotel

Perto do centro e a um quarteirão de distância do mar, a pousada Dolce Vitta é uma excelente opção para casais apaixonados, muito aconchegante e charmoso.

Conheça a Praia de Boiçucanga e suas cachoeiras litorâneas
Dolce Vitta

A Pousada Larimor é um bom lugar para levar as crianças porque tem parque infantil, piscina e café da manhã para toda a família. Além disso, é pé na areia, próxima de toda estrutura.

Conheça a Praia de Boiçucanga e suas cachoeiras litorâneas
Pousada Larimor

> Confira as opções de pousadas e hotéis em Boiçucanga no Booking.com

Veja hospedagens em Boiçucanga

Confira opções de estadias com o melhor custo-benefício e vantagens para sua viagem. Pesquise no mapa abaixo:

Booking.com
viva o mundo

Guia do litoral norte de São Paulo

Não há dúvidas que nosso pedaço de paraíso é o litoral Norte de São Paulo (SP), especificamente as praias de São Sebastião (Maresias, por exemplo, faz parte delas).

Frequentamos estas praias desde que nascemos  e descemos a serra rumo à tranquilidade  do litoral paulista praticamente todos os fins de semana. Assim, por frequentarmos esta região há mais de 20 anos, parece tarefa fácil escrever um guia local.

A missão deixa de ser por apenas um motivo: as 33 praias do município de São Sebastião, litoral norte de SP, são singulares, cada uma atende um perfil,  existem diversos passeios, restaurantes, hospedagens e uma infra-estrutura completa, pronta para atender para quem vem de outros cantos do Brasil.

Praias do Litoral Norte de São Paulo

Dessa maneira, curtir as praias de São Sebastião é uma viagem cheia de possibilidades, que encanta pelos detalhes e marca pelos momentos.

Assistir ao pôr do sol na secreta Praia de Calhetas, correr na praia da Baleia, lavar a alma nas cachoeiras escondidas no verde da natureza,  surfar no mar transparente do litoral, não há preço que pague.

Por isso que apresentamos a vocês o Guia do Litoral Norte de São Paulo feito por nós, apaixonados por esse paraíso. Temos a certeza de que sem este pedacinho de refúgio e tranquilidade não seríamos os mesmos hoje em dia.

Leia os Guias de Outras Praias do Litoral:

Leia mais

Dicas de Boiçucanga

Onde comer em Boiçucanga?

A praia e o bairro tem total estrutura para receber turistas com bares e restaurantes. Continue lendo…

Onde se hospedar em Boiçucanga?

A região oferece muitas opções de pousadas e hotéis por perto. Continue lendo…

O que fazer na Praia de Boiçucanga?

Aproveite para conhecer as cachoeiras e paisagens paradisíacas na área litorânea. Continue lendo…

Quanto tempo de viagem de São Paulo até a Praia de Boiçucanga?

Cerca de três horas de carro até a praia que fica entre Maresias e Camburi em São Sebastião. Continue lendo…

Onde ficar em São Sebastião, SP?

A Praia de Boiçucanga é uma ótima região, porque oferece infraestrutura para turistas e moradores, como mercados e hospitais. Continue lendo…

You may also like

2 comentários

Pedro fevereiro 17, 2019 - 9:33 pm

Boiçucanga não é uma cidade, é um bairro, assim como os bairros de Camburi e Maresias, sendo assim, três bairros, entre os outros “bairros e/ou praias” do município de São Sebastião (Cidade de São Sebastião) Hospedagens econômicas.

Reply
Virginia Falanghe fevereiro 19, 2019 - 9:37 am

Olá, Pedro,

Tudo bem?

Obrigada pelo seu comentário! Nós já arrumamos no texto :).

Abraços,

Reply

Deixe um comentário