viva o mundo

O Abismo Anhumas é o maior passeio de aventura do Brasil. Confira tudo o que você precisa saber para conhecer essa caverna espetacular em Bonito, no Mato Grosso do Sul.

Localizado a 23km do centro da cidade, o Abismo Anhumas é uma imensa catedral natural esculpida pelo gotejar milenar das águas que permeiam o terreno calcário da região de Bonito.

A descarga de adrenalina causada pela descida de 72 metros em rappel até o lago subterrâneo é plenamente recompensada pelo visual criado por espeleotemas impressionantes que aguçam a imaginação.

Alguns lembram imagens de santos, outras de animais, mas como as nuvens, remetem a qualquer coisa que nossa mente queira criar. Cortinas gigantescas descem do teto acompanhadas por estalactites extraordinárias.

Tudo fica ainda mais mágico quando o sol passa por cima da grande clarabóia que se abre no teto, iluminando todo o ambiente e formando feixes de luz que fazem o lago ascender como uma grande piscina de águas translúcidas.

Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre o Abismo Anhumas, desde se vale a pena até como ele é feito.

Ainda aqui no Viva o Mundo, você confere mais informações sobre o que fazer em Bonito.

Onde fica?

A 23km do centro de Bonito, o Abismo Anhumas tem acesso através da rodovia MS-382.

O Abismo Anhumas

Por lá, o número de visitantes por dia é limitado a 16 pessoas.

Entretanto, é necessário passar por um treinamento obrigatório no dia anterior à descida, na central de reservas do passeio. Lá são ensinadas as técnicas de descida, subida e os procedimentos de segurança.

Abismo Anhumas
Foto: Abismo Anhumas

A descida

A aventura começa por um buraco insignificante no chão.

Depois de descer cerca de dez metros esbarrando nas paredes de uma fenda estreita, os pés perdem o apoio e um imenso salão se abre por todos os lados, principalmente para baixo. Só então se percebe a altura em que se está dependurado.

Dali pra frente, há apenas uma alternativa: deslizar pela corda curtindo o visual até uma plataforma no meio do lago, onde monitores fazem a segurança do rapel e dão apoio aos visitantes que chegam bestificados pela descida. 

Descida pelo abismo

O passeio pelo Abismo Anhumas

Uma vez lá embaixo, embarca-se em um bote inflável conduzido por um guia para dar um passeio pelo lago.

Durante o percurso, é dada uma verdadeira aula sobre a formação das cavernas e sobre a importância de sua preservação. Educação ambiental em sua essência, da qual somos privados nas cavernas fechadas e em muitas outras unidades de conservação do país.

Depois da volta reconhecimento, é feita uma flutuação com máscara e snorkel, guiada por um outro monitor.

É só colocar a cara na água para se deparar com dezenas de cones de calcário que chegam a atingir 20 metros de altura e formam um belíssimo labirinto subaquático.

A visibilidade da água é inacreditável, chegando a mais de 40 metros com temperatura média de 18ºC. Fria, mas nada que uma roupa de mergulho de 5mm não resolva.

Mergulho

Para fazer mergulho autônomo é necessário ter certificação mínima Open Water.

A profundidade máxima permitida para mergulhos turísticos é 18 metros e o número máximo de mergulhadores por dia é quatro, sempre com acompanhamento de um dive master.

Isto quer dizer, que mesmo que haja vaga para o rapel, pode não haver para o mergulho autônomo, por isso é muito importante fazer uma reserva com antecedência, até porque o equipamento já está incluso.

Vale lembrar que se você opta pelo mergulho, não haverá a possibilidade de fazer a flutuação.

Mergulho no Abismo Anhumas

Como se preparar para conhecer o Abismo Anhumas

Para descer o Abismo deve-se estar preparado. Sente-se frio, principalmente quando se sai da água, e sua-se bastante durante a subida. Por isso não esqueça de levar uma toalha e um agasalho. 

O ideal é usar uma calça maleável, camiseta feita de tecido que permite a transpiração e calçar botas ou tênis com meias longas. Para isso, recomendamos a nossa parceira Columbia Sportswear. Acesse o link e tenha 10% de desconto em todo o site.

Manter-se alimentado e hidratado é fundamental. Por isto recomenda-se tomar um belo café da manhã antes do passeio, levar bastante água ou isotônicos e um lanche leve, mas calórico. 

A descida, apesar da adrenalina inicial e as atividades no lago subterrâneo, até que são tranquilas e não exigem muito esforço. Mas prepare-se para a subida. Ela requer bastante energia e um bom preparo físico. Afinal são 72 metros, agora para cima, o equivalente a escalar um prédio de 30 andares.

O sistema de elevação utiliza o mesmo cabo de descida para a subida e exige bastante das pernas. Dependendo do pique, leva-se de 30 minutos a 1 hora para voltar à superfície, mas a beleza do Anhumas vale cada pedalada para cima.

Abismo Anhumas

Onde contratar o passeio

Recomendamos a Ygarapé Tour. As reservas podem ser feitas através do telefone (67) 3255-1733 ou pelo site.

Reserve sua hospedagem em Bonito aqui

Booking.com

Perguntas frequentes sobre o Abismo Anhumas

Qual é a profundidade máxima para se fazer mergulho no Abismo Anhumas?

A profundidade máxima permitida para mergulhos turísticos é 18 metros, mas há também outros tipos de restrições, como quantidade de mergulhadores por dia. Confira tudo em nosso post.

É preciso algum preparo físico para visitar o Abismo Anhumas?

Primeiramente, é preciso fazer um treinamento na sede da empresa que faz o passeio. Confira mais dicas em nosso post.

Onde fica o Abismo Anhumas?

O Abismo fica em Bonito, a cerca de 23km do centro da cidade. Saiba tudo o que você precisa saber sobre a caverna paradisíaca em nosso post.

Leia mais

Alcides Falanghe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *