Turismo Ecológico: Os 11 Melhores Lugares no Brasil e no Mundo

por Fernanda Gonçalves
0 Deixe seu comentário
viva o mundo

Paisagens de tirar o fôlego e muito contato com a natureza. Veja quais são os 11 melhores destinos de turismo ecológico pelo Brasil e mundo que não podem faltar no seu roteiro.

O turismo ecológico é uma das apostas na preferência dos viajantes para o próximo ano.

Com a retomada gradual das viagens após a pandemia, a projeção é que se escolham destinos longe de centros urbanos para evitar aglomerações. Com isso, os destinos com passeios pela natureza têm ficado em evidência.

Para James Thornton, presidente-executivo da operadora de viagens Intrepid Travel, 2021 será um ano de viver ao ar livre e ser ativo.

Para isso, separamos alguns destinos onde o foco é o ecoturismo para você se planejar para o próximo ano e conhecer alguns lugares novos que podem ter ficado de fora durante 2020. Confira!

Neste post:

O que é turismo ecológico?

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, turismo ecológico é um segmento de atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentivando sua preservação e buscanndo formar uma consciência ambientalista.

Esse tipo de turismo destaca-se pelo contato direto com a natureza, gerando uma educação ambiental e a prática de atitudes sustentáveis para uma maior preservação ambiental.

Diferentemente do turismo de massa, onde se contempla monumentos, no turismo ecológico há real interação em ambientes naturais.

Destinos de turismo ecológico no Brasil

De norte à sul, o Brasil se destaca com paisagens lindíssimas que podem ser apreciadas por todos.

Para quem quer explorar o turismo sustentável no Brasil, o que não faltam são opções. Confira abaixo os melhores destinos.

Amazônia – Amazonas

Quem nunca pensou em dormir na floresta ouvindo o som dos animais e acordar com um nascer do sol espetacular?

Essa é uma experiência que pode ser explorada quando em viagem à Amazônia.

O roteiro consiste em navegar pelo Rio Negro apreciando as profundas paisagens da floresta brasileira. Durante o passeio, os visitantes são convidados a trocar as cabines com ar condicionado por uma noite sob o sereno refrescante da mata.

O pernoite é passado num redário suspenso com guia monitorando a noite no local e um banheiro em caso de necessidade, mas todo o encanto fica por parte do céu estrelado, do canto das corujas e do sinfonia da natureza.

Turismo ecológico - Amazônia

Onde ficar:

Bonito – Mato Grosso do Sul

Bonito, no Mato Grosso do Sul, é um desses lugares que encantam já pelas fotos.

Águas cristalinas, recursos naturais explorados de maneira consciente e preservação ambiental pelas comunidades locais que dão um show em diversas outras cidades.

Rafting, rapel, mergulhos e exploração de cavernas são atividades que não faltam para quem resolve se aventurar em Bonito

Bonito, Mato Grosso do Sul

Onde ficar:

Confira mais dicas em O que fazer em Bonito, MS – Roteiro de 4 dias

São Bento do Sapucaí – São Paulo

São Bento do Sapucaí fica no interior de São Paulo e faz divisa com Minas Gerais. Cercada pela Serra da Mantiqueira e pelo Vale do Paraíba, a cidade tem como cartão postal a Pedra do Baú, famosa formação rochosa que atrai vistantes de todo país.

Para quem gosta de aventura, subir a Pedra do Baú é algo que não pode faltar no seu roteiro e a escalada dura cerca de 6 horas em um terreno íngreme e cheio de perigos.

Apesar disso, a vista do cume é simplesmente linda, fazendo valer todas as horas de escalada.

Dica: por questões de segurança, é fundamental a contratação de guias especializados para essa escalada.

Turismo ecológico em São Bento do Sapucaí

Onde ficar:

Veja mais informações em nosso Roteiro São Bento do Sapucaí, SP.

São Francisco Xavier – São Paulo

Não é preciso muito tempo em São Francisco Xavier para sentir a mente se aquietar.

Seja pelo povo hospitaleiro, pelas diversas opções de cachoeiras e trilhas em meio à natureza, pela excelente gastronomia que dá vida ao pequeno centro ou pelas pousadas que garantem noites de sono deliciosas embaladas por aquele barulhinho de mato sem igual.

A cidade conta com diversas cachoeiras e correderas para prática de rafting, além de trilhas, mirantes e muito contato com a natureza.

São Francisco Xavier: turismo ecológico

Onde ficar:

Veja mais dicas em nosso post O que fazer em São Francisco Xavier.

Fernando de Noronha – Pernambuco

Fernando de Noronha é um lugar como poucos. As cores são mais intensas, a natureza é muito presente e as paisagens são fortes e marcantes, mas não adianta tentar descrever.

Noronha é um parque ambiental muito protegido com diversas opções de lazer que envolvem contato direto com a natureza, como mergulhos, trilhas e praias protegidas por institutos de preservação.

Vale lembrar que por lá também é necessário pagar a taxa de preservação ambiental antes de entrar no arquipélago e que materiais feitos de plástico de única utilização são proibidos.

Fernando de Noronha: Morro Dois Irmãos

Onde ficar:

Descubra tudo sobre Fernando de Noronha.

Atins – Maranhão

Um pequeno vilarejo de pescadores no Maranhão, Atins é um pedacinho do paraíso no estado que tem se tornado cada vez mais o reduto do kitesurf no país.

Com todo o charme rústico que se espera de uma cidade praiana, Atins tem ruas de areia, poucos restaurantes, mas muita interação com a natureza, sendo uma das portas de entrada para os Lençóis Maranhenses.

Para chegar ao vilarejo, é necessário pegar uns transfer de São Luís para Barreirinhas e de lá uma voadora (um tipo de embarcação) até Atins. Todo o trajeto dura cerca de 5 horas.

Lençóis Maranhenses: turismo ecológico

Onde ficar:

Saiba mais em Atins, Maranhão – O Reduto de Tranquilidade e Kitesurf nos Lençóis Maranhenses

Visconde de Mauá – Rio de Janeiro

Distrito da cidade de Resende, Visconde de Mauá tem diversas cachoeiras, poções, e muita natureza que encantam os turistas o ano inteiro, além de trilhas e escaladas.

Trilha da Pedra Selada

Onde ficar:

Confira O que fazer em Visconde de Mauá – Um Roteiro de 2 Dias.

Destinos de turismo ecológico no mundo

Se você já explorou quase todas as opções que temos no Brasil e quer investir em lugares diferentes, não vão faltar destinos ao redor de mundo que você possa conhecer.

Confira aqui os melhores destinos espelhados pelo globo que chamam a atenção pelo contato com a natureza.

Patagônia – Argentina

Já pensou em caminhar com os penguins?

Durante o verão no Ushuaia, as temperaturas ficam entre 0 e 15º C, fazendo com que os penguins migrem para a região para a reprodução.

É justamente durante esse período que é possível fazer um passeio para a Isla Martillo, também conhecida como penguinera, para poder vê-los de perto e caminhar entre eles, sempre respeitando as leis de preservação.

Isla Martillo
Créditos: Johnny Mazzilli

Onde ficar:

Reserve aqui o seu passeio para a Isla Martillo

Descubra o que fazer no Ushuaia no verão.

Dúvidas sobre o que levar na mala para o inverno? Confira aqui.

Alpes Suíços – Suíça

Para quem pensa em picos cobertos de neve, é difícil imaginar como os Alpes Suíços são lindos durante o verão europeu.

Dar um mergulho em um lago de água glacial ou saltar de parapente e fazer escaladas são ótimas opções para curtir as formações rochosas mais famosa da Suíça.

Parapente nos Alpes Suíços

Onde ficar:

Reserve aqui seu passeio pelos Alpes Suíços

Cordilheira do Atlas – Marrocos

A Cordilheira do Atlas é a porta de entrada para paisagens áridas que antecedem o Deserto do Saara.

Morada de povos ascendentes da cultura bérbere, é possível conhecer de perto seu modo de vida e gastronomia, com direito à passeio de mula, trilhas e diversas belezas naturais nesse paraíso a 2 mil metros de altitude.

Turismo ecológico: Cordilheira do Atlas

Onde ficar:

Reserve aqui seu passeio para a Cordilheira do Atlas

Ilhas Virgens Britânicas – Caribe

As Ilhas Virgens Britânicas, localizadas no Caribe, fazem parte de um arquipélago vulcânico. Ao todo, são mais de 60 ilhas, todas com um ar paradisíaco, com paisagens inacreditáveis e um dos pontos de mergulho mais requisitados do mundo.

Além disso, com apenas 4 ilhas mais povoadas, esse é o destino perfeito para quem busca contato com a natureza com paisagens de cair o queixo.

Uma dessas fica no Parque Nacional de The Baths, um conjunto de formações rochosas banhadas pelas águas turquesas da Devil’s Bay, formando diversas piscinas naturais.

 Ilhas Virgens Britânicas

Onde ficar:

Reserve aqui o seu passeio pelas Ilhas Virgens Britânicas

Perguntas frequentes

O que é turismo ecológico?

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, turismo ecológico é um segmento de atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural.

Quais os destinos de turismo ecológico no Brasil?

De norte à sul, é possível encontrar diversos destinos que se enquadram nessa categoria no Brasil. Alguns deles são: Fernando de Noronha, Visconde de Mauá, São Francisco Xavier, Atins, Bonito. Continue lendo.

Quais os destinos de turismo ecológico no mundo?

O que não faltam são opções de ecoturismo ao redor do mundo. Alguns exemplos são: Ilhas Virgens Britânicas, Patagônia, Alpes Suíços. Continue lendo.

Quais as vantagens do turismo ecológico?

Esse tipo de turismo destaca-se pelo contato direto com a natureza, gerando uma educação ambiental e a prática de atitudes sustentáveis para uma maior preservação ambiental.

Gostou? Tem mais dicas de lugares com muito contato com a natureza? Deixa seu comentário.

Leia mais:

0 Deixe seu comentário
0

You may also like

Deixe um comentário