Ushuaia no verão: 8 dicas para aproveitar o fim do mundo

por Fernanda Gonçalves
1 Deixe seu comentário
viva o mundo

Ushuaia no verão: paisagens encantadoras, pinguins e lagos lindíssimos. Confira as 8 dicas de como aproveitar o fim do mundo.

Picos cobertos de neves, lagos de um verde-esmeralda que deixam visitantes sem palavras, temperaturas baixas e ski. É isso o que compõe a imagem que muitos tem sobre o Ushuaia, a cidade conhecida como “fim do mundo” localizada na Argentina.

Mas engana-se quem pensa que a região da Terra do Fogo se restringe à esse tipo de turismo e paisagem. Durante o verão, a temperatura média entre 10ºC e 2ºC não espanta os visitantes que tem muito mais para aproveitar.

Prepare-se para se encantar com as paisagens mais empolgantes da região mais austral do mundo e confira as 8 dicas de como aproveitar o Ushuaia no verão, entre os meses de outubro a abril.

O que fazer em Ushuaia no verão:

Caminhe entre os pinguins

Somente quando as temperaturas sobem que é possível conhecê-los de perto. Entre novembro e março, no período mais quente do ano, ocorre a migração de diversas espécies da fauna patagônica para reprodução.

E é exatamente nessa região, na Isla Martillo, que se encontram centenas de pinguins que chegam ao Ushuaia nessa época para o acasalamento.

Para acessar a ilha, também conhecida como pinguinera, é necessário pegar um bote que cruza o Canal de Beagle. Em cerca de 15 minutos, já é possível avistar os pinguins e caminhar entre eles, sempre respeitando as regras locais de preservação.

É um passeio ideal para se fazer com crianças, pois proporciona um grande contato com a natureza.

Ushuaia no verão
Créditos: Johnny Mazzilli

Reserve aqui seu passeio para a Isla Martillo

Contemple a Laguna Esmeralda

Um dos cartões postais do Ushuaia, a Laguna Esmeralda descongela no verão e o tom esverdeado da água se revela diante de quem se aventura pela trilha até chegar ali. O passeio começa pela Ruta 3, onde se percorre cerca de 1h30 até chegar no início da trilha de 4,7km, ida e volta.

Além de poder conhecer a Laguna Esmeralda, o caminho em si já é de tirar o fôlego: são bosques, vales, rios e lagos que tem como fundo a Cordilheira dos Andes. Impossível não se apaixonar.

Reserve aqui sua trilha na Laguna Esmeralda

Visite a Antártida

O continente mais remoto do mundo também é uma ótima opção de passeio para quem visita o Ushuaia no verão.

Entre novembro e março, navios partem do Porto de Ushuaia para expedições no continente branco, já que é nesse período que o gelo derrete a abre caminho para navegações.

Cerca de 95% do turismo mundial para a Antártida parte do Ushuaia.

Para quem percorre esse trecho, é possível encontrar baleias, filhotes de pinguins e focas, além de praias com areias escuras e crateras de gelo que são curiosas.

Além do barulho do vento, de icebergs caindo e da vida marinha, é um passeio silencioso e contemplativo, que vai te deixar ainda mais encantado com a região.

Conheça a diversidade cultural

Ao contrário do inverno, quando brasileiros invadem a cidade para esquiar, no verão o Ushuaia é o ponto de atração de pessoas do mundo inteiro.

Nesse período, você tem uma maior oportunidade para você conhecer diferentes pessoas e culturas.

Conheça o Parque Nacional Tierra del Fuego

Este é o ponto obrigatório para quem quer ter contato com a natureza típica do fim do mundo. Contendo paisagens espetaculares e lindos bosques margeando o Canal de Beagle.

É dentro do parque que se localiza o Lago Roca, de onde se avista parte da Cordilheira chilena .

É de lá, também, que parte o Trem do Fim do Mundo, um passeio através de exuberantes paisagens de aproximadamente uma hora.

Parque Nacional Tierra del Fuego

Reserve aqui a sua visita ao Parque Nacional Tierra del Fuego

Visite o Glaciar Martial

Localizado à 7km do centro do Ushuaia, é uma geleira gigantesca que tem neve praticamente o ano todo, mesmo que em pequenas quantidades.

O local é muito bonito e para ser acessado tem duas opções: por teleférico ou por uma caminhada um tanto íngreme. Independente da sua escolha, o passeio vale a pena, com paisagens naturais de tirar o fôlego e uma linda vista da Cordilheira dos Andes.

Aproveite os dias mais longos

Para quem não está acostumado, dormir com o sol ainda no céu pode ser uma experiência um tanto inusitada, mas nada melhor do que esses longos dias para aproveitar ainda mais os passeios pelo Ushuaia.

Principalmente entre dezembro e fevereiro, o sol nasce por volta das 5h da manhã e se põe somente lá pelas 22h. Maravilhoso quando se tem diversos tipos de passeios programados.

Você pode, por exemplo, reservar um período para conhecer o Parque Nacional Tierra del Fuego e depois navegar pelo Canal de Beagle. Tempo é o que não vai faltar.

Ushuaia no verão

A temperatura sobe, os preços descem

É no verão que as temperaturas sobem e os preços descem no Ushuaia.

Durante os meses de julho e agosto, os preços mais salgados se dão por conta da temporada de ski que atrai muitos turistas para a cidade, mas com o verão, as tarifas podem chegar a uma redução de até 40%.

É um ótimo período para conhecer um Ushuaia diferente da paisagem toda branca que se encontra no inverno, com cenários de cores vibrantes e com mais possibilidades de passeios.

Confira mais passeios no Ushuaia:

Como chegar no Ushuaia no verão

A forma mais comum de se chegar ao fim do mundo é com conexão feita em Buenos Aires.

Há também a possibilidade de chegar até o Ushuaia por terra. O único acesso é pela Ruta 3, que começa em Buenos Aires há, mais ou menos, 3.000 km de distância.

Para quem está disposto, é um ótimo passeio para se fazer no verão.

Compre suas passagens áreas para o Ushuaia na Viajanet, clicando aqui

Onde ficar no Ushuaia

Altos Ushuaia Hotel & Resto

Pertinho do centro da cidade, o Altos Ushuaia Hotel & Resto é uma ótima opção com um bom custo-benefício.

As suítes tem banheiras de hidromassagem e algumas possuem varanda privativa, além de wi-fi gratuito.

Onde ficar no Ushuaia

Confira aqui o preço e a disponibilidade para o Altos Ushuaia Hotel & Resto

Cumbres del Martial

Um chamorso chalé nas montanhas, o Cumbres del Martial é uma também uma ótima opção. Está a 15 minutos do centro do Ushuaia e oferece uma linda vista para o Canal de Beagle.

Os quartos foram construídos em pedras e possuem móveis campestres, dando um ar tradicional ao hotel.

Onde ficar no Ushuaia

Confira aqui o preço e a disponibilidade para o Cumbres del Martial

Arakur Ushuaia Resort & Spa

O hotel fica a 250m no alto de uma montanha com vista panorâmica para o Canal de Beagle, a Cordilheira dos Andes e a cidade.

Com 131 suítes, o Arakatur Ushuaia Resort & Spa oferece quartos luxuosos e espaçosos, com aquecimento, TV de tela plana e wi-fi gratuito.

Onde ficar no Ushuaia
Fonte: Divulgação

Confira aqui o preço e a disponibilidade para o Arakur Ushuaia Resort & Spa

Leia mais:

Gostou das dicas de Ushuaia no verão? Comente aqui!

1 Deixe seu comentário
1

You may also like

1 Deixe seu comentário

Lígia Coelho maio 5, 2020 - 6:20 pm

Muuuito orgulho de você abiga. Voa ♡

Reply

Deixe um comentário