Descubra os melhores locais no Brasil e no mundo para retiros de yoga e leve suas férias à um nível ainda maior.

Cada vez mais crescente, a prática de yoga é algo que podemos fazer em qualquer lugar: em casa, ao ar livre, em um cantinho reservado no trabalho ou até mesmo nas férias. Aproveite para separar o seu mat e japamala e vamos viajar pelos melhores retiros de yoga do Brasil e mundo 🙂

Existem destinos nacionais e exterior que além de abrigar centros referência no assunto tornaram-se um reduto dos apaixonados pela prática e todo esse universo Yogi.

Seja pela boa energia do povo e emigrantes que se apaixonam e mudam para esses destinos, pelos restaurantes saudáveis, pela cultura com foco na espiritualidade ou pelo mix de paisagens incríveis, natureza e bem-estar, esses lugares tem uma magia especial.

Descubra quais são os melhores destinos para retiros de yoga e deixe-se inspirar por esses lugares que transmitem paz, além de descobrir as melhores dicas para aproveitar ainda mais a sua viagem.

Os melhores retiros de Yoga no Brasil e mundo
Melhores Retiros de Yoga no Brasil e no Mundo
viva o mundo

Os melhores retiros de yoga

1) Itacaré e Piracanga – Bahia/BR

O litoral baiano guarda redutos para amantes de retiros de Yoga.

Seja nas inúmeras escolas em Itacaré ou no retiro/comunidade dedicada à transformação planetária de Picaranga.

Itacaré - Bahia

2) Ilhabela e Joanópolis – São Paulo/BR

Pertinho de São Paulo, você tem duas ótimas opções: um retiro de Yoga na Serra da Mantiqueira, em Joanópolis, ou na praia, em Ilhabela.

Com certeza a parte mais difícil é escolher qual dessas lindas paisagens você prefere para o seu momento de relaxamento: o mar com o som das ondas quebrando ou as montanhas com todos os sons da natureza?

Os Melhores Retiros de Yoga no Brasil e no Mundo

3) Chapada dos Veadeiros – Goiás/BR

A Chapada dos Veadeiros é conhecida pelo misticismo que tem tudo a ver com quem adora yoga, não é mesmo?

Se esse for o seu caso, uma dica é se hospedar no Hotel Paraíso dos Pandavas para dias de imersão na prática em meio à natureza.

Esse, com certeza, será um dos melhores retiros de yoga que você irá fazer.

Os Melhores Retiros de Yoga no Brasil e no Mundo

4) Rishikesh e Mysore – Índia

A meca do Yoga não poderia ficar de fora dessa lista de retiros de yoga.

Rishikesh é a capital mundial da prática enquanto Mysore é a cidade onde a Ashtanga surgiu, uma ótima dica de destino para adeptos do estilo.

Rishikesh - Índia

5)Ubud – Bali

Entre arrozais, templos e incensos, Ubud, no centro da ilha de Bali, atrai yogis em busca de auto-conhecimento desde a metade do século passado.

Quando for para lá, não deixe de conhecer o famoso Yoga Barn.

Hospede-se no Four Seasons Sayan para ter acesso, também, às aulas de yoga gravitacional.

Os Melhores Retiros de Yoga no Brasil e no Mundo

6) Santa Teresa – Costa Rica

Reduto de yoga e surf na Costa Rica, Santa Teresa é um vilarejo com inúmeros centros para a prática.

Acorde com o nascer do sol, faça seu retiro de yoga na praia, surfe e volte a fazer tudo isso mais tarde. Seriam essas as férias perfeitas?

Os Melhores Retiros de Yoga no Brasil e no Mundo

7) Sayulita e Tulum – México

Existem poucos “pueblos magicos” no México. Ganham esses nomes as cidades que tem uma certa magia e mística.

Sayulita e Tulum são pueblos mágicos e ainda não destinos buscados por inúmeros yogis.

Sayulita - Pueblo mágico no México

8) Sri Lanka

Embora o Sri Lanka esteja “em ascensão” há um certo tempo, a ilha ganhou destaque nos últimos anos.

O país que fica a apenas alguns passos da Índia vem recebendo mais e mais centros e retiros de yoga.

Sri Lanka - Ascensão do Yoga

Dicas de Yoga para aproveitar ao máximo a viagem

Para aproveitar cada vez mais a sua viagem de retiros de yoga, em parceria com a Yogateria, separamos algumas dicas para manter sua energia alta e evitar a aparência de cansaço. A mente fica mais positiva para lidar com os perrengues da viagem.

Alongamento

Em intervalos regulares, faça alguns alongamentos suaves de yoga quando estiver no meio do vôo. Eles manterão o sangue fluindo livremente pelo corpo, ativando as articulações, revitalizando os órgãos vitais e pacificando o sistema nervoso.

Faça pequenos lanches

Coma alimentos leves e com frequência. Para reduzir o impacto do fuso horário, é mais útil comer lanches saudáveis, enquanto o relógio biológico procura se ajustar a um novo ritmo. Comer pouco e com frequência mantém sua energia alta, sua digestão em movimento e garante que você não chegue ao seu destino morrendo de fome. Leve algumas coisas com você; frutas, nozes ou sanduíche são boas escolhas.

Procure relaxar

Tente não tensionar os músculos do corpo, mesmo que esteja nervoso ou quando começar a ficar desconfortável sentado. Não importa se você não consegue dormir; apenas fique calmo, mantenha os olhos fechados, ouça música ou assista a um filme. Aproveite esse tempo apenas para ficar quieto e usufruir dos serviços e entretenimento a bordo.

Não importa onde você esteja ou para onde vá, qualquer momento do dia, manhã ou noite, lembre-se de tirar um tempo para cuidar de si mesmo. Experimente uma xícara de água morna com limão, faça alguns alongamentos ou alguns minutos de respiração profunda. Tome um bom banho ou duche à noite e hidrate todo o corpo antes de ir para a cama. Torne este momento único e desfrute das recompensas de uma pessoa relaxada e calma!

Lembre-se: você está a caminho de um momento de descontração e relaxamento no seu retiro de yoga.

Fernanda Gonçalves

Jornalista, pós-graduada em Marketing pela Universidade de São Paulo, as viagens estiveram sempre presentes na vida de Fernanda. Apaixonada pelo prazer que cada novo destino proporciona, acredita que a descoberta de novas culturas e lugares para ir é de uma riqueza infinita. Atualmente, mora no interior de São Paulo, já visitou por volta de 10 países, mas a lista de destinos desejados não para de crescer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Uma resposta