viva o mundo

Desvende Santa Teresa e entenda porquê ela é uma das praias preferidas na Costa Rica.

Se tem um lugar que me apaixonei completamente na Costa Rica é pela praia de Santa Teresa. Reduto de surfistas e yoginis, a vibe do lugar é completamente ligada ao ritmo da natureza.

Acorde com o nascer do sol para surfar ou fazer um yoga matinal, relaxe nas sombras naturais na praia de areia branca durante a manhã, almoce uma comidinha local deliciosa e repita tudo isso à tarde. E, se você não gosta desse tipo de programa, já tire Santa Teresa de sua lista. 

A cidadezinha ‘roots’ é um charme, e sem dúvida um dos melhores lugares do mundo para descansar. Com lojinhas, ótimos restaurantes e boas opções de hospedagem, Santa Teresa parece unir o bom astral com férias fora do eixo turístico. Não é à toa que muitos visitantes acabam se tornando moradores locais, já que se apaixonam pelo estilo ‘Pura Vida’ do vilarejo.

Santa Teresa é uma cidade praiana na Península de Nicoya em Puntarenas, na Costa Rica. Mesmo que seja mais conhecida com a terra do surfe, essa pacata vila de pescadores reserva belezas naturais belíssimas. 

Dessa maneira, é quase impossível não ser conquistado pelo encontro mar, areias brancas e verde da natureza de Santa Teresa. Mergulhe com a gente neste post e descubra todo o charme de Santa Teresa Costa Rica.

Conheça Santa Teresa na Costa Rica: um roteiro completo
Conheça Santa Teresa na Costa Rica: um roteiro completo
viva o mundo

Onde fica Santa Teresa, Costa Rica

Santa Teresa fica na ponta oeste da Península de Nicoya, na Costa Rica, na América Central.

A Península de Nicoya é a maior da costa-riquenha, são cerca de 120 quilômetros abraçados pelas regiões de Puntarenas e Guanacaste. Entre a Playa de Santa Teresa ainda estão a Playa Hermosa e Playa El Carmen.

> Clique aqui para conhecer o roteiro completo de Costa Rica

Conheça Santa Teresa na Costa Rica: um roteiro completo
viva o mundo

Como chegar em Santa Teresa

É preciso desembarcar em San José, a capital da Costa Rica, para ir à Santa Teresa, e o percurso de carro de um ponto ao outro dura cerca de 5 horas e meia. São 185 quilômetros incluindo a travessia de balsa.

O maior percurso é a partir da balsa, isto porque de San José até Puntarena são só 96 km. Os demais quilômetros ficam de Puntarena até Santa Teresa e o trajeto de carro é por vias sinuosas, muitas vezes esburacadas e até mesmo com trechos de terra. Recomendo alugar um carro 4×4 ou um SUV mais alto para fazer a roadtrip pela Costa Rica.

A etapa da balsa é um pouco cansativa, é preciso deixar o carro na longa fila e ir andando comprar o ticket. É possível que você perca algumas horas na travessia, por isso, uma boa dica é se planejar para chegar com 40 minutos de antecedência da próxima partida da balsa.

> Confira os horários e valores da balsa: Naviera Tambor

O ônibus é uma outra opção, sai a cada 2 horas a partir da balsa para Santa Teresa.

Também dá para ir voando. Juan Santa Maria é o principal aeroporto internacional da Costa Rica, fica em San José, e tem voos de meia hora para Tambor (próximo a Santa Teresa). A partir daí, calcule mais 53 minutos de carro ou Táxi de Tambor até Santa Teresa.

viva o mundo

Dicas para alugar um carro na Costa Rica

Alugue um 4×4 ou pelo menos um SUV. As estradas no país são ruins – muitas são de terra e esburacadas (principalmente indo para as praias). Tivemos até que atravessar um pequeno rio uma vez que nos perdemos.

Se você colocar no mapa, vai ver que as distâncias entre as cidades são curtas. Porém, como as estradas são meio precárias, cheias de curvas, desfiladeiros, buracos, a viagem demora muito mais. Também vale a pena se programar para fazer as viagens ainda com a luz do dia. Nada de sair a noite dirigindo, pode ser perigoso.  

> Confira os preços e modelos de carros para alugar na Costa Rica: RentCars

Conheça Santa Teresa na Costa Rica: um roteiro completo

Chegando em San José, já tínhamos alugamos um carro através da Rent Cars. A plataforma compara os preços e ofertas das melhores locadoras do mercado. 

Nós alugamos um modelo chamado Bego (e ganhamos update para a RAV4) e funcionou super bem. A locadora que escolhemos foi a Budget, que possui transfer do aeroporto para a garagem dos carros que fica ao lado. Tudo foi super rápido. 

Conheça Santa Teresa na Costa Rica: um roteiro completo

É preciso contratar o seguro para o carro?

Se você tiver um cartão de crédito Platinum ou Black, você não precisa pagar pelo Seguro do Carro (que quase dobra o valor da locação). Se você utilizar o cartão no aluguel do carro, ele automaticamente assegura você de danos ao veículo. Porém, não cobre danos à terceiros. Então é bom ficar atento!

Saímos cedinho de Jacó rumo à Santa Teresa. Como falamos, não é uma boa pegar estrada à noite na Costa Rica. Saímos às 6 da manhã em direção à balsa de Puntarenas. Chegando lá, é uma confusão só para comprar os ingressos.

É preciso deixar o carro na fila, outra pessoa tem que ir comprar o ticket, ai voltar pro carro e ficar esperando. Espere gastar um tempo na balsa. Nós chegamos em Santa Teresa por volta da hora do almoço.

viva o mundo

Quando ir para Santa Teresa

A melhor época para conhecer Santa Teresa e aproveitar o sol com tranquilidade é de Janeiro até Abril. Já entre os meses de Maio a Agosto é temporada de chuva. 

Mas, a temperatura média anual de 26º permite que você conheça Santa Teresa na Costa Rica em qualquer época do ano.

Conheça Santa Teresa na Costa Rica: um roteiro completo

Sinal de Celular e Internet

Há sinal de celular e internet em Santa Teresa na Costa Rica, mas muitas vezes pode ficar fraco. Por isso, escolha um hotel com um bom Wi-Fi se quiser ficar bem conectado.

Uma boa é já ir para a Costa Rica com um chip internacional ativado em seu celular, assim você pode usar os mapas, redes sociais e todos os aplicativos durante a viagem. Recomendo os chips da America Chip.

viva o mundo

A Praia de Santa Teresa, Costa Rica

A praia de Santa Teresa é extensa e cercada pela vegetação nativa. As áreas rochosas são um atrativo à parte e as ondas o verdadeiro amor dos surfistas por Santa Teresa.

Da cidade, aprecie a Reserva Natural Absoluta de Cabo Blanco e o belo pôr do sol ao entardecer. É um destino para jovens, casais e famílias com crianças que gostam de calor e natureza. Além disso, tem uma boa infraestrutura turística apesar das ruas de terra.

Em Santa Teresa, aproveite banhos de sol e se aventure em trilhas pelas montanhas. Afinal, é tudo que você precisa para se divertir e relaxar tendo a natureza como quintal. 

A vila de pescadores ainda reserva pratos saborosos e festas para animar a noite de todos. Mas, tome cuidado com os seus pertences, há constantes reclamações de furtos nas praias.

Na praia de Santa Teresa o idioma falado é o Espanhol, mas o Inglês é bem compreendido. O Cólons é a moeda local, alguns lugares aceitam dólares, mas o troco é dado em Cólons. Então evite surpresas e câmbios altos, por isso troque o dinheiro em um banco em San José.

Conheça Santa Teresa na Costa Rica: um roteiro completo
Conheça Santa Teresa na Costa Rica: um roteiro completo
Conheça Santa Teresa na Costa Rica: um roteiro completo
Conheça Santa Teresa na Costa Rica: um roteiro completo
viva o mundo

O que fazer em Santa Teresa

Em Santa Teresa todas as atividades estão conectadas com a natureza e curtir a praia. Por exemplo, a trilha para conhecer as Cascatas de Montezuma, com direito a banho de rio, uu ainda, ir até a Reserva Natural Cabo Blanco.

A Yoga é outra atividade super prestigiada em Santa Teresa, inclusive você encontra agências especializadas para retiros de Yoga na cidade, como a Vajra Sol Travel. A proposta da agência é aproveitar ao máximo este momento com a Natureza para o bem estar do corpo, mente e espírito. 

Porém, é só andar pela única rua de terra da cidade para encontrar inúmeros lugares com práticas de Yoga ao longo do dia.

Também é um reduto para surfistas, já que as ondas são uma atração à parte sem o crowd de alguns outros lugares famosos pelas ondas, e com águas mornas e deliciosas pra passar o dia. Para quem quer aprender, o melhor é alugar uma prancha e ficar na “espuma”, porque as ondas no outside costumam ser bem fortes.

É um destino para aproveitar ao máximo as atividades ao ar livre e se aventurar na natureza da melhor maneira. E claro, não deixar de pegar ondas na praia.

Surfe em Santa Teresa
Alongamento pré-surfe
Conheça Santa Teresa na Costa Rica: um roteiro completo
Conheça Santa Teresa na Costa Rica: um roteiro completo
Fique de olho nos pássaros, a fauna é abundante!

Onde comer em Santa Teresa

Conheça Santa Teresa na Costa Rica através da gastronomia saudável e variada. Prove um saboroso lanche, aprecie um prato vegetariano ou curta uma noite em um barzinho especial.

O Olam Pure Foods é perfeito para lanches e cafés da manhã leves com produtos orgânicos. O Banana Beach Club é um destes lugares descolados para curtir um happy hour, que vale super a pena para o fim da tarde. Já o Soda Tiquicia é o famoso bom e barato com tempero caseiro da Costa Rica. Nós adoramos!

Não deixe de provar o Ceviche local e também os incríveis smoothies de frutas naturais (todos os dias eu pedia um de banana com mamão e morango, uma delícia!).

Conheça Santa Teresa na Costa Rica: um roteiro completo
Olam Pure Food Restaurante
Conheça Santa Teresa na Costa Rica: um roteiro completo
Os smoothies são enormes e deliciosos! Com ingredientes frescos e naturais. Este é do Soda Tiquicia, um ótimo restaurante caseiro (adorado pelos locais), bom e barato para o almoço!
Conheça Santa Teresa na Costa Rica: um roteiro completo
Ceviche com banana da terra no Soda Tiquícia
viva o mundo

Onde ficar em Santa Teresa na Costa Rica

Como Santa Teresa tem boas opções de hotéis, pode ser complicado escolher onde ficar em Santa Teresa. Nossa escolha foi o aconchegante apart-hotel Casas Santa Teresa, que fica à 50 metros da praia, com estilo rústico elegante.

Nós AMAMOS a nossa hospedagem e super recomendamos. Ao lado da praia e à 5 minutos a pé da cidadezinha. Tivemos uma casinha super charmosa e nova, com dois quartos com ar condicionado, sala de estar, cozinha e terraço. Existem opções para 2, 4 e 6 pessoas.

Pagamos cerca de 400 reais para as 3 noites por pessoa (estávamos em 2 casais).

Conheça Santa Teresa na Costa Rica: um roteiro completo
Nossa casinha nas Casas Santa Teresa. Clique para checar a disponibilidade e preços na data de sua viagem.

O Selina Hostel é um dos mais famosos da praia e, inclusive, é um dos com o maior agito de festinhas no fim de tarde. É uma ótima opção para viajantes solo ou grupos de amigos jovens que buscam uma acomodação bem hype.

O Fuego Lodge é cercada por jardins, quartos amplos e está à 250 metros da praia. Sendo assim, é uma opção de bom custo-benefício com piscina e café da manhã incluso. Já o Salty Enthusiasts Share House & Villas é uma charmosa opção econômica com quartos compartilhados e suítes. 

Conheça Santa Teresa na Costa Rica: um roteiro completo

Salty Enthusiasts Share House & Villas. Clique para ver os preços e disponibilidade

Mapa de hotéis em Santa Teresa na Costa Rica

No mapa abaixo, insira as datas de sua viagem e veja os hotéis ainda disponíveis e os preços da diária no Booking.com. É só clicar em cima dos valores para ser redirecionado ao site de reserva de hotéis.

Booking.com

Leia mais sobre Costa Rica

Passeios na Costa Rica

Vale a pena também dar uma olhadinha nos passeios na Costa Rica para já agendar um bem legal para a sua viagem. Em Santa Teresa, não há passeios para pré-agendar, mas se for seguir viagem para Guanacaste, Jacó ou La Fortuna, aqui estão os passeios:

Dicas Santa Teresa Costa Rica

Como alugar um carro para chegar em Santa Teresa?

Uma dica: alugue um 4×4 ou SUV, as estradas tem trechos de terra e esburacados. Na Rent Cars você compara os preços.. Continue lendo...

Onde ficar em Santa Teresa

O aconchegante apart-hotel Casas Santa Teresa está à 50 metros da praia e nós adoramos ficar por lá. Continue lendo.

O que fazer na Praia de Santa Teresa

Reduto de yoginis e surfistas, o melhor a se fazer em Santa Teresa é curtir a abundante natureza, assistir ao pôr do sol e…Continue lendo.

Quanto ir para Santa Teresa?

A melhor época para conhecer Santa Teresa e aproveitar o sol com tranquilidade é de Janeiro até… Continue lendo.

Como é o surfe em Santa Teresa Costa Rica?

Em Santa Teresa, há ondas praticamente o ano todo. Fique ligado na tabela de marés para ver os melhores horários de ondas… Continue lendo.

É preciso seguro viagem para Costa Rica?

Seguro viagem para Costa Rica não é obrigatório, mas é super recomendado. Se for fazer esportes de aventura, uma boa opção são as coberturas da WorldNomads. Continue lendo.

Virginia Falanghe

Jornalista de viagens e especialista em marketing digital de turismo, Virginia transformou sua paixão por viagens e aventuras em profissão. Já conheceu os cinco continentes com algumas paradas longas na Austrália, EUA, Portugal, Canadá, além de três meses a bordo de um catamarã pelas ilhas do Caribe. Além de escrever sobre destinos de natureza aqui no Viva o Mundo, é colunista de viagens na JovemPan, editora-chefe do site Dicas de Viagem e head da agência digital Pura. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *