Descubra onde ficar na Costa Rica para curtir o melhor do estilo pura vida e belezas naturais exuberantes.

Cercada pelo oceano Pacífico e pelo Caribe, está a Costa Rica. Esse país da América Central é ideal para apreciar a vastidão de Floresta Nativa preservada. Por lá, é possível encontrar uma rica biodiversidade com vulcões e praias. Dessa forma, o destino é perfeito para fazer uma viagem repleta de paisagens inesquecíveis e viver aventuras nas ondas do mar e em trilhas incríveis.

A viagem fica completa ao encontrar a região ideal de onde ficar na Costa Rica para o seu perfil. As opções são muitas. Por exemplo, você pode ficar na nas praias de surfe e redutos de yoga da região de Guanacaste, na Playa de Jacó próximo à praias exóticas e até próximo aos vulcões em La Fortuna. Assim, seja perto do Oceano, ou em meio ao verde, neste guia você vai encontrar onde ficar na Costa Rica.

Vamos nessa?

Onde Ficar na Costa Rica – Conheça as 5 Melhores Regiões
Onde Ficar na Costa Rica – Conheça as 5 Melhores Regiões

Conheça os melhores lugares onde ficar na Costa Rica

A Costa Rica oferece vasta possibilidade de hotéis, a melhor escolha depende do seu orçamento e roteiro. Por isso, elaboramos um guia com as melhores opções de onde ficar na Costa Rica.

Aqui, você também encontra nosso Roteiro Costa Rica, que conta sobre a nossa viagem (começamos em San José, fomos para Puntarenas e depois Guanacaste e La Fortuna)

Tem muita hospedagem interessante e algumas com café da manhã incluso. Mas também dá para escolher um hotel mais econômico. Acompanhe a lista dos melhores lugares para ficar na Costa Rica:

  • San Jose: o principal centro urbano de Costa Rica tem bela arquitetura e hotéis sofisticados, é uma boa parada antes de pegar o voo de volta.
  • Puntarenas: conhecida pela adrenalina integrada à natureza, praias para surfar, redutos de Yoga, trilhas em áreas protegidas e hospedagens confortáveis.
  • Guanacaste: a simplicidade e intensidade da flora e fauna locais, além de ótimas regiões de surfe. Hotéis com vista para o mar e imersos na natureza.
  • La Fortuna: a região do Vulcão de Arenal é um dos lugares com boas opções de hotéis econômicos na Costa Rica.
  • Limón: a natureza é a protagonista desta região peculiar. Ótimas hospedagens para todos os bolsos e estilos.

Mapa das melhores regiões para ficar na Costa Rica

Visualize melhor os principais lugares onde ficar na Costa Rica no mapa abaixo:


San José

A capital da Costa Rica tem o movimento intenso dos portos, mercados ao ar livre e uma arquitetura fascinante. San José é uma cidade pequena com shopping, restaurantes, bares, baladas e bancos. Apesar de não ser o lugar mais bonito da Costa Rica e não ter praia, vale para conhecer o estilo urbano do país.

Onde Ficar na Costa Rica – Conheça as 5 Melhores Regiões

No entanto os bairros mais afastados do centro de São José são melhores para se hospedar. Sendo a região de La Sabana uma das melhores para encontrar hotéis com bom custo-benefício. Além disso, fica do lado do Parque Metropolitano La Sabana, que é considerado o pulmão da cidade.

É pura aventura: desbrave as edificações e monumentos que abrigam traços das heranças européia e indígena .

É preciso cuidado: não faça passeios noturnos a pé, pode ser perigoso andar à noite.


Onde ficar em San Jose na Costa Rica

Hotéis e hostels econômicos:

Hospedagem com bom custo-benefício:

Hotéis sofisticados:

costa rica
TripOn Open House

Puntarenas

Puntarenas é uma região de pura adrenalina, perfeita para explorar ao máximo os esportes náuticos e se aventurar no surfe. Afinal, a natureza se faz uma excelente companhia durante a viagem.

É uma região vasta, que estende-se desde as calmas águas do Parque Manuel Antônio às ondas e tranquilidade de Santa Teresa.

O cenário natural apresenta as cachoeiras Waterfall Canopy, a Tortuga Island e praias impressionantes para aproveitar. A Praia de Jacó é uma delas, tem ótima infraestrutura turística, é a mais próxima de San José e é reconhecida pelas ondas famosas. Não deixe de passar também na Crocodile Bridge no caminho, para ver os crocodilos selvagens que moram embaixo de uma ponte da estrada.

hotel ibiza
Hotel Ibiza

A praia de Santa Teresa também faz parte da lista de melhores praias da Costa Rica. O vilarejo segue a vida pacata tão cultural da Costa Rica, além do bem-estar com a natureza. Dessa forma, é ideal para fugir do eixo turístico, descansar nas areias brancas e aproveitar uma culinária caseira. 

Vale a pena apreciar a selvagem Playa Hermosa e Esterillo Oeste e conheça a Reserva Biológica Carara. Então, quando estiver próximo da região, separe uma visita ao Parque Nacional Manuel Antonio, uma das melhores áreas de preservação do país. A fauna e flora bem exótica e praias paradisíacas dão vida para o lugar, mas atenção, a entrada de turistas é limitada.

É pura aventura: pegue onda e pratique yoga na Playa de Santa Teresa e explore as trilhas oferecidas na região de Puntarenas.

É preciso cuidado: com os crocodilos das praias selvagens. 

Veja mais sobre nossas dicas da região no post roteiro Costa Rica

Onde ficar na Costa Rica: Puntarenas

Hotéis e hostels econômicos:

Hospedagem com bom custo-benefício:

Hotéis sofisticados:

hotel
Casas Santa Teresa

Guanacaste

Guanacaste é a região das maravilhas naturais e selvagens da Costa Rica. Isso porque é composta por cadeias de montanhas verdes, áreas intocadas pelo homem e trilhas por vulcões e cachoeiras. 

Aproveite e refresque-se nas cachoeiras, já que é a região mais quente da Costa Rica, ou tome um banho de mar na Praia de Tamarindo. A praia de mar tranquilo tem uma cidade bem estruturada, com ares de cidades litorâneas dos Estados Unidos, e tem diversas opções de restaurantes, bares e hospedagem. 

hotel

La Ramona Charming Hotel

Sinta a natureza, paz e boa praia em Guanacaste explorando outros mares. Por exemplo, a Praia Langosta, Praia Conchal, Praia Flamingo ou Praia Negra, essa última bem imersa na natureza (e minha predileta). E ainda fuja de tudo e de todos, nas areias mais brancas de toda a costa, na Playa Naranjo.

Os hotéis para ficar em Costa Rica na região de Guanacaste tendem a ser simples, elegantes, com piscina e vista para o mar. 

É pura aventura: uma diversidade incrível de praias para conhecer.

É preciso cuidado: atenção ao explorar lugares afastados e não encare as trilhas desacompanhado. 

Onde ficar na Costa Rica: Guanacaste

Hotéis e hostels econômicos:

Hospedagem com bom custo-benefício:

Hotéis sofisticados:

hotel
Villas Macondo

La Fortuna de San Carlos

Em uma vila rural, La Fortuna é conhecida por ser a casa do Vulcão Arenal, um dos cartões postais do país. O vulcão ainda ativo passou por muitas erupções ao longo da história. Inclusive, alguns turistas testemunham pequenas erupções ao visitar a cidade. Ele está entre os vulcões mais ativos do mundo e a área ao redor do parque é um verdadeiro espetáculo em exuberância de fauna e flora.

Aprecie os 70 metros de altura da Catarata de La Fortuna e relaxe nas águas termais da Fonte Termal Tabacon. Em La Fortuna, faça passeios à cavalo, arvorismo e esportes náuticos. 

hotel

Volcano Lodge, Hotel & Thermal Experience

A cidade oferece uma boa infraestrutura para os turistas e é uma região com muitas opções de hotéis para ficar na Costa Rica, inclusive para todos os bolsos.  Definitivamente, é um dos lugares indispensáveis para visitar na Costa Rica.

É pura aventura: passear até a base do vulcão no Parque Nacional Vulcão Arenal ou admirá-lo do mirante.

É preciso cuidado: atenção às regras com relação aos passeios perto do Vulcão. 

> Veja nosso post sobre o que fazer em La Fortuna em dois dias na cidade

Onde ficar na Costa Rica: La Fortuna

Hotéis e hostels econômicos:

Hospedagem com bom custo-benefício:

Hotéis sofisticados:

hotel

Hotel Villas Vista Arenal

Limón

Limón é o paraíso dos amantes da natureza, com reserva nativa preservada e direito a passeio de bondinho em meio à floresta. Por lá, conheça os Parques Nacionais de Cahuita e Manzanillo. Esta é uma das regiões mais natural e roots da Costa Rica, com rica diversidade de flora e fauna. 

Em Limón, aprecie manguezais, planícies, florestas e praias selvagens. Além disso, em Puerto Viejo você conhece uma plantação de cacau, uma Salsa Brava, uma praia com ótimas ondas e águas quentes.

Onde Ficar na Costa Rica – Conheça as 5 Melhores Regiões

É um lugar pitoresco, com nativos vivendo numa vibe sossegada, como se o mundo estivesse resumido àquele espaço. Aliás, as pessoas sabem se divertir em festas noturnas e a gastronomia carrega o tempero caribenho. Então, não deixe de provar.

Mas não se engane, Limón tem ótimas hospedagens para oferecer, principalmente em Puerto Viejo.

É pura aventura: as pessoas, as praias, a natureza e a vida selvagem acontecendo. Perfeito para os aventureiros de plantão.

É preciso cuidado: a região chove bastante, então confira o clima antes de ir até Limón, já que fica bem afastado de todas as áreas mais turísticas da Costa Rica.

Onde ficar na Costa Rica: Limón

Hotéis e hostels econômicos:

Hospedagem com bom custo-benefício:

Hotéis sofisticados:

Onde Ficar na Costa Rica – Conheça as 5 Melhores Regiões

Como se locomover na Costa Rica

Alugar um carro para conhecer Costa Rica é uma boa decisão, facilita muito a locomoção e dá para aproveitar mais. Porém, as estradas são rústicas, de terra com buracos, curvas e desníveis. Por isso, tenha atenção redobrada, evite viagens noturnas e, se possível, opte por um carro 4×4.

Se o orçamento não permitir o aluguel de carro, use o transporte público. Ele pode até demorar um pouco mais, contudo tem linhas para os principais pontos turísticos.

Qual o melhor seguro viagem para a Costa Rica?

Você vai praticar esportes de aventura, como surfe, trilhas ou visitar áreas com vulcões? Então não é qualquer seguro viagem que cobre este tipo de atividade.

Se você precisa de um plano básico (que não cobre totalmente esportes de aventura), a dica é comparar os preços e coberturas na ferramenta SegurosPromo.

Caso vá surfar e praticar esportes na viagem, o seguro WorldNomads é o mais indicado.

Mapa de hotéis na Costa Rica

Booking.com

Leia mais sobre a Costa Rica:

Virginia Falanghe

Jornalista de viagens e especialista em marketing digital de turismo, Virginia transformou sua paixão por viagens e aventuras em profissão. Já conheceu os cinco continentes com algumas paradas longas na Austrália, EUA, Portugal, Canadá, além de três meses a bordo de um catamarã pelas ilhas do Caribe. Além de escrever sobre destinos de natureza aqui no Viva o Mundo, é colunista de viagens na JovemPan, editora-chefe do site Dicas de Viagem e head da agência digital Pura. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Uma resposta

  1. Boa noite
    Gostaria de montar um roteiro com suas dicas. Porém não tenho muito tempo para fazer reservas de hotéis e passeios. Vc tem alguma agência ou um agente que possa fazer ? Ou tenho que fazer todos os contatos eu Nemama99 para montar a viagem? Stop indo com minha filha “aventureira”
    Ela vai terminar a viagem em um centro de surf e ioga. Eu gostaria de conhecer os lugares mais bonitos e interessantes (com aventura kk) uma semana antes
    Obrigada
    Flávia