Ter internet durante sua viagem já se tornou item obrigatório. Entretanto, muitos ainda têm dificuldades na hora de contratar esse tipo de serviço no exterior. A primeira dúvida está no tipo do chip: eSIM ou SIM? Qual é melhor? Onde comprar?

O eSIM internacional, também conhecido como chip virtual, é uma opção que vem se popularizando entre os viajantes de plantão. Além de não precisar ser incorporado ao seu smartphone, os planos podem ser contratados de qualquer lugar do mundo via aplicativo.

Essa é a grande vantagem do eSIM vs o cartão SIM convencional:

O eSIM pode ser ativado online, através de aplicativo, a qualquer momento – sem a necessidade de trocar o chip do seu celular.

ESIM X SIM - Qual o melhor para Viajar?
Como empresária digital, é impossível ficar desconectada. Viajo o mundo, mas nunca posso ficar offline. Os chips de viagem da Airalo são excelentes para viajar por diversos países e ativar a internet, sem precisar ficar trocando de chip :). Na foto: Virginia Falanghe

Fiquei muito contente em encontrar uma boa parceira de eSIM’s para indicar para os meus leitores :). Firmamos uma parceria com a Airalo, uma empresa global e pioneira no mercado de eSIM’s, que oferece pacotes para mais de 190 países.

Tenho um cupom de 10% de desconto para vocês. É só clicar aqui e inserir: VIVAOMUNDO10 na hora da compra.

Neste post vamos explicar como funciona um eSIM e por que escolhemos a Airalo como parceira de eSIM para indicar para vocês.

O que é eSIM? Como funciona?

O eSIM, ou chip virtual, é considerado a evolução do SIM (chip tradicional). Ele oferece uma opção mais inteligente e econômica para você ficar conectado durante sua viagem.

Com cobertura internacional, você pode contratar planos de internet para diversos países mundo afora. E por ser um chip virtual, você não precisa remover do seu celular o chip da sua operadora brasileira para que ele funcione.

Isso porque o eSIM é ativado a partir da leitura de um QR Code. Dessa forma, essa opção acaba também sendo mais segura para o seu telefone.

Como ter internet no exterior sem trocar de chip
A gente trabalha no banco da praça se precisar, o importante é estar conectado para viver o mundo com liberdade.

O quesito financeiro também tem efeito na hora de escolher entre eSIM ou SIM. Operadoras disponíveis na Airalo oferecem planos com especificações e tempo de durações diferentes. E isso influencia diretamente nos viajantes.

Planos convencionais de chips internacionais SIM geralmente possuem duração de um mês. Porém, se sua viagem durar 7 ou 10 dias, você vai desperdiçar dinheiro.

Além disso, com o eSIM você pode renovar o plano diretamente pelo aplicativo, em pouco passos.

Uma grande vantagem quando comparado ao chip convencional internacional. Em viagens de longa duração você precisa levar mais de 1 chip tradicional e ficar trocando no meio da viagem quando ele expira. Fiz isso muitas vezes, inclusive. Se decidir ficar mais tempo, você não consegue fazer a recarga – a empresa precisa enviar um novo chip e quando você já está no exterior essa logística fica bem complicada.

Como descobrir se o seu celular pode receber um eSIM

Para você aproveitar as vantagens do eSIM, basta você ter um celular compatível com essa tecnologia (que é nova, inclusive). Além disso, o celular não pode ter bloqueio de rede.

Disponível tanto em celulares iOS quanto para celulares Android, é muito simples verificar se o seu celular é compatível. 

Como ver se celular Android pode receber eSIM

Para celulares Android da Samsung acesse as configurações do celular e vá em “Sobre o Celular”, depois em “Status” e, por fim, toque em “Informações IMEI”. Se na tela estiver aparecendo o campo “IMEI (eSIM)” então seu dispositivo está apto.

Para os demais aparelhos Android, você deve abrir o aplicativo de efetuar uma ligação. Nele, digite *#06#. Caso seu dispositivo for compatível, na tela que irá abrir, aparecerá um código de barras denominado “EID”.

ESim- como descobrir se Andoid é compatível?
Passo-a-passo para descobrir se celular Android é compatível com eSIM. Reprodução: Airalo
Passo-a-passo para descobrir se celular Android é compatível com eSIM. Reprodução: Airalo

Como ver se celular iOS da Apple pode receber eSIM

Já para celulares iOS você deve ir em “Configurações”, “Geral” e “Sobre”. Se na tela tiver um código na opção “SIM Digital” ou “eSIM Disponível”, então seu iPhone pode receber um eSIM.

Passo-a-passo para descobrir se celular iOS é compatível com eSIM. Reprodução:
Passo-a-passo para descobrir se celular iOS é compatível com eSIM. Reprodução: Airalo

Qual é a vantagem do eSim internacional

Eu vivo como nômade digital e estou sempre mudando de país. O eSIM para mim é uma solução incrível porque eu não preciso receber um chip físico convencional toda a vez que troco de região.

Se hoje eu estou na Itália (de onde estou escrevendo esse post agora) e semana que vem vou aos Estados Unidos, eu posso simplesmente contratar um plano novo para outra região ou ativar o plano global, direto no app, sem trocar de chip.

Você pode adquirir planos de internet móvel por país, por continente ou até mesmo global. Para cada opção, há diferentes ofertas de quantidade de dados e dias que o plano tem duração.

Além disso, você não precisa remover o chip da sua operadora brasileira. Se você tem VIVO, por exemplo, uma dica é ativar o VIVO Viagem que é incluso em alguns pacotes de roaming da operadora por alguns dias e depois ativar o restante que não é coberto com a Airalo.

Planos internacionais de ESim para a Itália
Os planos internacionais para a Itália na Airalo.
Qual é a vantagem do ESim internacional?
Preços e planos do ESim para os Estados Unidos. Clique aqui para comprar ou saber mais.

Qual é a desvantagem do eSim internacional comparado aos chips SIM convencionais?

A desvantagem que eu vejo no eSim é que os planos de internet não são ilimitados, como algumas operadoras de chip tradicionais oferecem para o exterior. Porém, é possível contratar mais carga quando o plano de dados estiver acabando. Os preços acabam sendo similares – e até mesmo mais econômicos.

Ao término do plano contratado, através do próprio aplicativo da Airalo, você pode fazer recargas. E tudo isso pagando dentro do próprio APP.

Vale destacar, contudo, que os planos oferecidos são somente para internet móvel. Você não poderá fazer ligações nem enviar SMS, mas isso também ocorre no caso de outras empresas que oferecem chips tradicionais para o exterior. .

Aplicativo da AIralo para comprar ESim internacional
Aplicativo da Airalo para comprar e regarregar seu ESim internacional. Reprodução: App Store

Qual é mais barato eSim ou SIM internacional?

O eSIM acaba sendo mais barato que o SIM convencional para o exterior, principalmente em viagens de curta duração.

Os pacotes de SIM convencionais oferecerem uma duração fixa (por exemplo, 1 mês), e geralmente custam em torno de USD 50, muitas vezes com planos de internet ilimitada.

Já o eSIM pode ser contratado de acordo com a duração de sua viagem, de 7 a 10 dias por exemplo, com planos que giram em torno de USD 4, 50 (7 dias para 1GB) a USD 26 (1 mês com 10 GB).

ESIM X SIM - Qual o melhor para Viajar?
Um chip internacional é item fundamental para registar todos os momentos, compartilhar nas redes sociais, enviar WhatsApp dizendo que está vivo no grupo da família e mais. Foto: Laura Alzueta/Virginia Falanghe

Onde e como comprar eSIM internacional

Já usei inúmeras operadoras de chip internacional, e por isso recomendo que você compre seu eSIM internacional através da Airalo, eles são uma empresa global, pioneiros na venda dessa tecnologia e oferecem cobertura para mais de 190 países.

O primeiro passo para comprar um eSIM internacional é selecionar o destino da sua viagem através do site. Lembrando que também há a opção de planos continentais (Europa, África, Ásia e Caribe) e a nível mundial (cobertura em 87 países com um único plano).

Em seguida, basta escolher o plano desejado e seguir para o pagamento. Por fim, você receberá um QR Code para instalar o chip virtual. Indica-se realizar esta etapa somente no dia da viagem.

Feito isso, você já estará apto a receber sinal de dados da operadora contratada durante a sua viagem.

ESIM X SIM - Qual o melhor para Viajar?
Como comprar eSIM para viajar ao exterior na plataforma da Airalo. Reprodução: check-out do site

Quanto custa um eSIM internacional?

Tudo depende da duração que você precisa e também o plano de dados que você quer contratar.

Seguem alguns preços de eSIM:

Estados Unidos

  • 1 GB de dados com validade de 7 dias: U$ 4,50
  • 3 GB de dados com validade de 30 dias: U$ 11
  • 5 GB de dados com validade de 30 dias: U$ 16
  • 10 GB de dados com validade de 30 dias: U$ 26

Compre aqui seu eSIM para os Estados Unidos

Costa Rica

  • 1 GB de dados com validade de 7 dias: U$ 9
  • 3 GB de dados com validade de 30 dias: U$ 24
  • 5 GB de dados com validade de 30 dias: U$ 30

Aproveite e confira meu roteiro de 10 dias pela Costa Rica, aproveite Santa Teresa ou descubra onde ficar no país ;).

Compre aqui seu eSIM para a Costa Rica

Conheça Santa Teresa Costa Rica: um roteiro completo
Conheça Santa Teresa na Costa Rica: um roteiro completo

Canadá

  • 1 GB de dados com validade de 7 dias: U$ 7,50
  • 3 GB de dados com validade de 30 dias: U$ 17,50
  • 5 GB de dados com validade de 30 dias: U$ 25
  • 10 GB de dados com validade de 30 dias: U$ 36

Quero comprar um eSIM para o Canadá

Use o Cupom VIVAOMUNDO10 e garanta 10% de desconto 🙂

Continental – Caribe

  • 1 GB de dados com validade de 7 dias: U$ 15

(Países de cobertura: Aruba, Anguilla, Antígua e Barbudsa, Bonaire, Barbados, Curaçau, Ilhas Cayman, Dominica, Guadalupe, Granada, Guiana Francesa, Haiti, Jamaica, São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia, Montserrat, Panamá, Porto Rico, Ilhas Turcas e Caicos, Trinidad e Tobado, São Vicente e Granadinas e Ilhas Virgens Britânicas).

Compre seu eSIM para o Caribe

Use o Cupom VIVAOMUNDO10 e garanta 10% de desconto 🙂

Austrália

  • 1 GB de dados com validade de 7 dias: U$ 5,50
  • 3 GB de dados com validade de 30 dias: U$ 11
  • 5 GB de dados com validade de 30 dias: U$ 16,50
  • 10 GB de dados com validade de 30 dias: U$ 24,7

Compre um eSIM para a Austrália

Use o Cupom VIVAOMUNDO10 e garanta 10% de desconto 🙂
Rottnest Island, na Austrália. Confira tudo sobre a ilha dos Quokkas

Perguntas frequentes sobre eSIM ou SIM

O que é eSIM?

O eSIM, ou chip virtual, é considerado a evolução do SIM (chip tradicional). Ele oferece uma opção mais inteligente e econômica para você ficar conectado. Leia mais

Como funciona eSIM?

O eSIM pode ser ativado online, através de aplicativo, a qualquer momento – sem a necessidade de trocar o chip do seu celular. Leia mais

Onde comprar eSIM?

Para uso em território nacional, as principais operadoras do país já disponibilizaram o eSIM, como Vivo e Claro. Para uso em viagens e no exterior, recomendo a Airalo. Leia mais.

Onde comprar eSIM para usar no exterior em viagens internacionais

Recomendo que você compre seu eSIM internacional através da Airalo, eles são uma empresa global, pioneiros na venda dessa tecnologia e oferecem cobertura para mais de 190 países. Leia mais.

eSIM ou SIM? Qual o melhor?

O eSIM é uma tecnologia prática, já que não é necessário inserir chip dentro do celular para ativar o plano de dados. Em caso de viagens internacionais, acaba sendo mais barato. Leia mais

Virginia Falanghe

Jornalista de viagens e especialista em marketing digital de turismo, Virginia transformou sua paixão por viagens e aventuras em profissão. Já conheceu os cinco continentes com algumas paradas longas na Austrália, EUA, Portugal, Canadá, além de três meses a bordo de um catamarã pelas ilhas do Caribe. Além de escrever sobre destinos de natureza aqui no Viva o Mundo, é colunista de viagens na JovemPan, editora-chefe do site Dicas de Viagem e head da agência digital Pura. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.