Uma das ilhas mais bonitas da Austrália, Rottnest Island é cercada por mais de 60 praias de águas cristalinas com ótimos pontos de snorkel e surfe. Em terra, você vai aproveitar passeios de bike e o contato com os Quokkas, os animais mais felizes do planeta.

Se há um lugar que você não pode deixar de conhecer quando estiver em Perth é Rottnest Island. Uma das ilhas mais bonitas da Austrália, aqui também vivem os simpáticos Quokkas, considerados os animais mais felizes do mundo pelo Huffington Post.

Com apenas 22km de extensão, é possível conhecer Rottnest em apenas um dia (mas você vai querer ficar mais). A ilha é fechada para carros, portanto para conhecê-la é preciso alugar uma bicicleta ou pegar o ônibus circular.

Assim, você passa para conhecer as mais incríveis das 63 praias de Rottnest, pode cair na água para fazer snorkeling, surfar ou só fazer um picnic na praia mesmo. Além de encontrar com os Quokkas, que ficam concentrados na pequena cidade de Thomson Bay.

Muita gente faz bate-volta, mas quando a noite cai, a ilha fica ainda mais vazia, com restaurantes deliciosos à beira-mar e chalés super charmosos em meio às árvores. Vale muito a pena passar uma noite por lá, seja acampando (programa super típico australiano), em um chalé ou nos bons hotéis da ilha.

Conto para você como conhecer o melhor de Rottnest Island. Vamos lá?

Rottnest Island - Tudo para conhecer uma das ilhas mais bonitas da Austrália
Little Salmon Bay, em Rottnest Island. Veja todas as dicas para conhecer o melhor da ilha

Sumário deste post. Clique e vá direto para o assunto que quiser ler ;):

Afinal, onde fica Rottnest Island ?

Rottnest Island é uma ilha localizada a 40 minutos de ferry boat de Perth, a maior cidade do oeste australiano.

Como chegar em Rottnest Island

Situada à cerca de uma hora e meia de Perth, o transporte é feito por balsa que sai de alguns pontos da cidade (Elizabeth Quay, Hillary’s e Freemantle). É preciso agendar com antecedência a ferry, porque é possível que lotem.

Uma passagem de ida e volta, incluindo as taxas de preservação da ilha, fica em torno de 115 dólares australianos. É caro, mas vale a pena.

Recomendo já garantir o combo com o aluguel da bicicleta (para quem estiver disposto) ou com o ticket do ônibus que também dá a volta na ilha.

Reserve sua ferry para Rottnest Island aqui:

Mapa de Rottnest Island para você preparar sua aventura

O que fazer em Rottnest Island

Há muito o que fazer em Rottnest Island. O melhor jeito de conhecer as principais atrações é alugar uma bicicleta e parar nas baias cristalinas que mais te agradarem.

Leve snorkel e uma mochila com lanches, água, protetor solar, roupas de banho para trocar e uma toalha. Se for no verão, não esqueça de levar uma telinha protetora de rosto para moscas (sim, há muitas!).

Confira o que fazer em Rottnest Island no vídeo abaixo. Também selecionei e conto os meus passeios prediletos nas dicas a seguir:

Ande de bicicleta pela ilha

A primeira coisa a se fazer em Rottnest é alugar uma bicicleta e sair (preparado) para fazer o circuito da ilha.

Tente sair o mais cedo possível para aproveitar ao máximo o seu tempo por lá, principalmente se for passar apenas o dia.

São 22 km de circuito em um asfalto plano que ligam às praias mais paradisíacas da ilha.

No passeio, você pode parar para dar um mergulho, ver os Quokkas que andam livremente pela ilha e também visitar alguns pontos imperdíveis. Conto abaixo quais são:

São 22 km de circuito em um asfalto plano que ligam às praias mais paradisíacas da ilha.

Salmon e Little Salmon Bay

Uma das primeiras paradas se você começar a andar pelo lado oeste da ilha é Salmon Bay. É uma baia sem ondas, com uma praia deserta e que vale a pena o mergulho (gelado) em suas águas rasas.

Depois, continue fazendo um pequeno ‘loop’ e conheça Little Salmon Bay, uma das mais bonitas da ilha.

Salmon Bay – uma descoberta surpreendente em Rottnest Island

Parkers Point

Seguindo o ‘loop’ de Salmon e Little Salmon Bay, Parkers Point é um santuário marinho onde é possível fazer snorkel. Dali, você também consegue ver os arranha-céu de Perth no horizonte.

Parkers Point, em Rottnest Island
Parkers Point, em Rottnest Island

Ver os Quokkas

Eleitos os animais mais felizes do mundo, os Quokkas são nativos dessa região da Austrália e são encontrados facilmente em Rottnest Island.

Eles ficam mais concentrados na cidadezinha de Thompson Bay ou nas mesas de picnic em Parkers Point, são uma gracinhas e parecem sempre estar prontos para tirar uma selfie. É comum encontrar turistas tirando gotos com esses bichinhos que, apesar de simpáticos, são selvagens.

Eles correm livremente pela ilha e são altamente preservados. Ou seja, não tente passar a mão ou alimentá-los. A multa proveniente disso é altíssima.

>Leia mais: Quokka – Como conhecer e preservar o animal mais feliz do mundo

Quokka - Tudo sobre o animal mais feliz do mundo
Quokka – Tudo sobre o animal mais feliz do mundo

Wadjemup Lighthouse

Localizado no centro da ilha o Wadjemup LightHouse é um dos mais antigos do oeste da Austrália, datado de 1850. Com 20 andares, é aberto para a visitação ao longo de todo o ano , uma boa dica para quem gosta de vistas panorâmicas. Os tours que acontecem das 10h às 15h.

Antes de ir, pergunte no Visitor Center (localizado no cais principal) se os tours estão acontecendo. Se não, é capaz de você perder tempo indo de bicicleta até o centro da ilha.

West End

Na ponta mais extrema ao oeste da ilha fica West End. Aqui, há um deck enorme de madeira e não há praias cristalinas.

Porém, não deixe de observar o mar ao redor e com sorte você verá alguns golfinhos que costumam aparecer nas redondezas.

Cape Vlaming, na ponta de Rottnest Island, lar dos Quokkas
Cape Vlaming, na ponta de Rottnest Island

Geordie Bay

Agora voltando a Thomson Bay, nosso ponto de partida, é possível parar em diversas praias pelo caminho. Uma das mais conhecidas – e movimentada – é Geordie Bay..

É um ótimo local para se nadar e curtir a praia. Ali também é possível ver vários barcos atracados durante as épocas mais cheias.

Aqui, se estiver com fome, há o Georgie Café que garante um visual incrível da região.

The Basin

Uma das mais famosas em Rottnest Island, a praia The Basin é o local propício para quem gosta de praticar snorkeling. As águas cristalinas permitem que os praticantes vejam claramente toda a vida marinha por ali.

Pela proximidade com o vilarejo de Thomson Bay, acaba sendo uma das praias prediletas dos australianos para passar o dia.

Snorkeling

É bom dizer mais uma vez: as águas de Rottnest Island são cristalinas e riquíssimas em vida marinha. Tudo isso proporciona um ótimo local para a prática de snorkeling.

As águas geladas não espantam os aventureiros que podem alugar máscaras na ilha e se divertir com a diversa vida marinha do oceano índico. Há trilhas de snorkel, naufrágios e recifes de corais preservados para explorar com calma.

Experiências extraordinárias em Rottnest Island

Abaixo, você pode conferir e reservar passeios para experiências extraordinárias em Rottnest. É melhor reservar online estas experiências para garantir a disponibilidade e horários de sua viagem.

Além disso, muitas destas operadoras não tem base em Rottnest Island, então é preciso reservar com antecedência.

Você pode conferir aqui mais passeios para Rottnest Island e já reservá-los.

Skydive em Rottnest Island
Skydive em Rottnest Island. Foto: Divulgação Get Your Guide

Conheça o pacato vilarejo de Thompson Bay

A cidade principal da ilha, com vários restaurantes e hotéis, é o ponto de partida para as aventuras em Rottnest Island.

Durante os meses de verão acontecem também shows e apresentações incríveis, então vale a pena ficar de olho na programação da ilha. Nós fomos em um show do Xavier Rudd sensacional que aconteceu por lá, mas é preciso comprar com antecedência.

Onde comer em Rottnest Island

Com tantas opções de entretenimento, é comum chegar o momento do dia em que a fome fala mais alto.

Apesar de Rottnest ser uma ilha totalmente preservada e com uma vibe bem natural, ainda é possível encontrar bons restaurantes por aqui, principalmente em Thompson Bay. Confira.:

Frankie’s on Rotto

Aberto para café da manhã, almoço e jantar, o Frankie’s on Rotto é um restaurante casual para a família.

As opções de pratos variam entre pizzas, saladas e comida típica australiana com opções vegetarianas, veganas e sem glúten. Ou seja, é um restaurante que agrada à todos.

Thomsons Rottnest

O Thomson Rottnest é um restaurante perfeito para quem vai à Rottnest Island em família. Com parquinho para os pequenos, serve comida típica australiana (Fish&Chips, rs!) e alguns pratos mais elaborados.

Dome Cafe

O Dome Cafe é o Starbucks australiano (a rede americana não existe na Austrália). Com diversas opções de sanduíches, tortas, saladas e sorvetes. Isso sem contar nas opções de café que é a especialidade da casa.

Hotel Rottnest Bar + Bistro

No Hotel Rottnest, os pratos variam desde comidas de pub à gastronomia típica da Austrália, com opções para vegetarianos, veganos e pratos sem glúten.

Onde se hospedar em Rottnest Island

Vale lembrar que Rottnest não tem uma cidade e sim um pequeno vilarejo onde poucas pessoas moram. Por isso, passar uma noite em Rottnest dá a sensação de ter a ilha para você.

À noite os Quokkas ficam ainda mais dóceis, os turistas que passam o dia voltam para Perth e Rottnest Island fica ainda mais exclusiva, proporcionando uma imersão mais intensa com a natureza local.

Vale a pena passar uma noite em Rottnest Island para sentir o clima noturno do local, quando os Quokkas ficam ainda mais dóceis e há um contato mais profundo com a natureza local.

É possível se hospedar em bons hotéis, é verdade, mas para uma experiência típica australiana vale a pena ficar em uma das Cabanas da ilha ou até mesmo acampar por lá.

Abaixo, mostro as melhores opções de hospedagem em Rottnest Island:

Nosso encontro com o Quokka em Parkers Point

Hotel Rottnest

Um clássico da ilha, o Hotel Rottnest tem acesso direto para praia, bar/bistrô, fica a apenas 450 metros do Terminal Marítimo de Rottnest e tem Wi-Fi gratuito.

Os quartos são equipados com ar condicionado, TV de tela plana, frigobar e comodidades para fazer chás e café. No verão, o hotel recebe diversos shows e eventos.

Hotel Rottnest
Hotel Rottnest em Rottnest Island

Discovery Rottnest Island

Seguindo uma linha de camping de luxo (os chamados glamping), o Discovery Rottnest Island é uma excelente opção de hospedagem, pertinho do The Basil.

Os quartos são equipados com banheiro privativo, secador de cabelo e a estadia também tem café da manhã e churrasqueira para uso. Algumas tendas ficam de frente para o mar. Nada mal, né?

Confira a disponibilidade e preços do Discovery Rottnest Island

Discovery Rottnest Island
Discovery Rottnest Island em Rottnest Island

Cabanas

É possível, também, alugar cabanas na ilha que não são tão caras quanto os hotéis e ainda traz uma experiência diferente.

Geralmente, as cabanas tem espaço para uma família e contam com quartos, banheiros completos e até cozinha para que não precise se gastar tanto com restaurantes.

Durante a noite, também, é possível ver o Quokkas mais de perto, pois é comum que eles entrem nas cabanas atrás de comida. Nós alugamos uma cabana e tivemos a oportunidade de presenciar essa cena ;).

Porém, se você não mora em Perth, talvez essa não seja uma opção tão prática. Isso porque as cabanas ficam disponíveis para reserva apenas no Visitor Center e estão sujeitas à disponibilidade.

Cabanas para férias em Rottnest Island
Cabanas para férias em Rottnest Island

Continue lendo sobre a Austrália:

Virginia Falanghe

Jornalista de viagens e especialista em marketing digital de turismo, Virginia transformou sua paixão por viagens e aventuras em profissão. Já conheceu os cinco continentes com algumas paradas longas na Austrália, EUA, Portugal, Canadá, além de três meses a bordo de um catamarã pelas ilhas do Caribe. Além de escrever sobre destinos de natureza aqui no Viva o Mundo, é colunista de viagens na JovemPan, editora-chefe do site Dicas de Viagem e head da agência digital Pura. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 respostas