O guia completo do que fazer em Perth, na Austrália

por Virginia Falanghe
0 Deixe seu comentário

O que fazer em Perth: um guia completo dos melhores passeios

Selecionamos os melhores passeios na capital da Austrália Ocidental. Conheça um pouco mais sobre o que fazer em Perth.

Considerada a grande cidade mais isolada do mundo e a quarta maior do continente australiano, Perth é uma joia escondida fora da rota convencional do turismo no país.

A verdade é que visitar a cidade é conhecer um lado da Austrália com paisagens muito mais singulares, praias banhadas por um mar turquesa sem igual e parques com uma grama tão verde e bem-cuidada que parece que os níveis de saturação foram exagerados.

O tempo parece não ter pressa em Perth. Muitos australianos veem a cidade como “boring” (tediosa), mas isso é para quem não sabe apreciar o lado natural da cidade. Pode ser que em níveis de cultura, gastronomia, principalmente no inverno, Perth deixe a desejar. Porém, quando se trata de belezas naturais – é indiscutível a beleza da cidade. E, no verão, a cidade volta a reluzir e diversos festivais e atrações acontecem por lá.

Se você adora viagens com muita natureza, busca lugares exóticos, Perth é uma excelente parada, tanto para começar um roteiro pela Austrália Ocidental, quanto para curtir uma semana ou fazer um curso de alguns semestres na cidade (como eu fiz, na Curtin University).

O que fazer em Perth - O Guia completo da cidade
Praia de Cottoesloe, um dos cartões postais de Perth

O clima em Perth

Engana-se quem pensa que o clima em Perth é como o do sudeste brasileiro. Em uma latitude parecida com o Rio Grande do Sul, o inverno na cidade é frio, e ao contrário do inverno brasileiro, lá chove durante três meses (Junho, Julho e Agosto), com bastante vento e frio.

Agora, a partir de Setembro os dias de sol começam a aparecer com mais frequência e estendem-se até meados de Maio. A cidade é conhecida por seus 300 dias de sol no ano, e realmente o céu azul lá é de uma limpeza como nenhum outro lugar. No verão, as temperaturas ficam bem intensas e chegam aos 40ºC facilmente, com níveis de umidade bem baixos.

A melhor época para visitar Perth é no mês de Fevereiro, quando as temperaturas começam a dar uma amenizada, mas ainda dá para curtir praia e os festivais de verão que tomam conta da cidade. Se conseguir chegar no Australia Day (26 de Janeiro) e ficar até Fevereiro, melhor ainda.

O que fazer em Perth
Dias sem nenhuma núvem no céu são a marca registrada durante o verão em Perth

Como se locomover em Perth

O transporte público em Perth é muito bom. Porém, se você quer conhecer o melhor da cidade (que nem sempre fica próximo), recomendo alugar um carro.

Perth é uma cidade completamente horizontal, na qual as distâncias são grandes. Por exemplo, para cruzar a cidade de norte à sul, são mais de 1h de carro pela autoestrada.

Apesar do transporte público ser eficiente, ele é demorado. Digo isso porque para ir do aeroporto para Scarborough, são quase 1h30 de transporte público (é preciso pegar ônibus, trem e ônibus de novo).

Na Austrália, a mão é inglesa, mas é fácil de pegar o jeito. Uma boa dica é comparar os preços das principais locadoras de carro na RentCars, único site que permite também o parcelamento em até 12x e pagamento em real (sem IOF).

Onde ir e o que fazer em Perth

Perth guarda inúmeras atrações, principalmente as naturais. Morei na cidade por 1 ano e meio, quando fiz uma pós-graduação na Curtin University, e tive bastante tempo para explorar o melhor da cidade com calma.

Aqui você encontra os melhores lugares para visitar e o que fazer em Perth nas quatro estações do ano. Caso queira sair em uma roadtrip, confira meu artigo com as 16 cidades que você precisa conhecer na Austrália Ocidental.

Rottnest Island

Se há um lugar que você não pode deixar de conhecer em Perth é Rottnest Island. Uma das ilhas mais bonitas da Austrália, aqui também vivem os simpáticos Quokkas, considerados os animais mais felizes do mundo pelo Huffington Post.

Com apenas 22km de extensão, dá para conhecer Rottnest em um dia, dando a volta na ilha de bicicleta (ela é fechada para carros). Assim, você passa para conhecer as mais incríveis das 63 praias de Rottnest, pode cair na água para fazer snorkeling, surfar ou só fazer um picnic na praia mesmo. Além de encontrar com os Quokkas, que ficam concentrados na pequena cidade de Thomson Bay.

Muita gente faz bate-volta, mas quando a noite cai, a ilha fica ainda mais vazia, com restaurantes deliciosos à beira-mar e chalés super charmosos em meio às árvores. Vale muito a pena passar uma noite por lá, seja acampando (programa super típico australiano), em um chalé ou nos bons hotéis da ilha.

Como chegar em Rottnest Island

Situada à cerca de uma hora e meia de Perth, o transporte é feito por balsa que sai de alguns pontos da cidade (Elizabeth Quay, Hillary’s e Freemantle). É preciso agendar com antecedência a ferry, porque é possível que às ferry’s lotem.

Uma passagem de ida e volta em diferentes dias, contando com as taxas de preservação da ilha, fica em torno de 115 dólares australianos. É caro, mas vale a pena. Recomendo já garantir o combo com o aluguel da bicicleta (para quem estiver disposto) ou com o ticket do ônibus que também dá a volta na ilha.

Faça a reservas para visitar Rottnest clicando nos links abaixo:

O que fazer em Perth - conheça os melhores passeios da cidade
Quokkas


Scarborough

Sou suspeita para falar de Scarborough, já que foi o meu bairro durante o tempo que morei na Austrália. Inclusive, também é escolha da maioria dos brasileiros que vão viver em Perth.

Recentemente, Scarborough inaugurou uma enorme área de lazer em um calçadão incrível à beira-mar. Tem piscina pública em frente à praia, pista de skate, playground para os pequenos, diversos restaurantes e barzinhos badalados, além da praia maravilhosa e a esplanada que recebe diversos eventos no verão.

Não deixe de ver um pôr-do-sol em Scarborough para ver o sol caindo no horizonte do mar. É um espetáculo à parte.

Para comer, vale anotar as recomendações:

  • Hambúrguer: Grill’d e The Local Shack
  • Happy Hour: Oceans Beach Bar e Scarborough’s Beach Bar
  • Kebab: Peter’s by The Sea
  • Boliche e Bar: The Lookout
  • Café: Dome

E, para quem quiser se hospedar em Scaborough, vale ficar no icônico hotel The Rendesvous ou no The Tide.

Cottoesloe

Um dos cartões postais da cidade, Cottoesloe é realmente singular. A praia com um mar esmeralda cristalino, cercada de pinheiros australianos formam uma cortina que dá muito charme ao cenário, composto de um céu azul e gaivotas. 

Para encerrar o passeio, assistir o pôr do sol no gramado embaixo dos pinheiros também é um dos programas prediletos dos australianos e também de quem visita a cidade.

O que fazer em Perth - O Guia completo da cidade
Praia de Cottoesloe, um dos cartões postais de Perth

North Beach e o Calçadão

Vale a pena alugar uma bicicleta e sair de Scarborough com destino à Hillarys pelo calçadão, que passa por North Beach e suas praias. Aproveite lindas paisagens e pare em praias como Trigg Beach, Mettam’s Pool e as Dog Beaches, que permitem levar seu cãozinho pra correr pela areia e nadar. 

No caminho, pare para tomar um café no Yellow e se sinta em casa, porque esse é um programa típico dos australianos para os domingos, uma ótima oportunidade de viver como um local, não é mesmo?

Quando eu morava em Perth, era o meu programa predileto. ?

Yancheep Lagoon

Olha, pouca gente sabe disso. Essa praia foi uma descoberta pessoal, já que eu tenho mania de olhar no Google Earth as vistas de cima dos lugares. Em uma destas buscas, encontrei uma faixa de água que parecia mais uma lagoa protegida, de uma água turquesa cristalina surreal. Peguei o carro e fui lá descobrir a praia de Yancheep Lagoon.

Fica um pouco afastada da cidade, a cerca de 40 minutos de Scarborough, mas vale a pena dedicar um dia e fazer um picnic por lá.

É uma praia protegida por recifes, perfeita para ir com crianças, já que a água é super tranquila. Leve também o snorkeling, porque vale a pena as formações subaquáticas do local.

Para chegar, siga as instruções do mapa abaixo.

Penguin Island

Ao sul de Perth, a cerca de 40 minutos de carro da cidade, fica Penguin Island. Apesar do nome, é difícil avistar pinguins selvagens na ilha. Porém, leões marinhos e diversos tipos de aves podem ser vistos com mais facilidade.

Para chegar lá é preciso atravessar com uma ferry (cerca de AU$ 27). Ou, caso a maré esteja baixa, tem gente que encara atravessar nadando pela água cristalina e rasa.

Além de praias deliciosas para passar o dia, o ecoturismo presente na ilha oferece passeios de barco para mergulhar com golfinhos, ver leões marinhos, pinguins, e fazer passeios de caiaque e kiteboarding. 

É uma boa já reservar os passeios com antecedência, confira as opções para conhecer Penguin Island:

O que fazer em Perth
Penguin Island, ao sul de Perth, um passeio que vale a pena

Marina de Hillarys e Aquário

Aos fãs do filme ‘Procurando Nemo’, visitar a marina de Hillary’s Boat Harbour é sentir-se um pouco em um dos cenários do filme, quando os peixinhos chegam à cidade e acabam em um consultório de dentista.

Além de marina, Hillarys tem um shopping a céu aberto, o Sorrento Quay, que serve opções de restaurante deliciosas e lojinhas super charmosas.

Em Hillarys fica o Aquário da Austrália Ocidental (AQWA), um túnel feito com tubos cilíndricos que te levam para cinco zonas da vida marinha típica da Austrália, e você fica cara-a-cara com tartarugas, tubarões, corais, águas-vivas, diversas espécies de peixes e plantas. 

Sou contra o entretenimento com o animais. Por isso, antes de recomendar a visita de um aquário eu sempre garanto que ele possui projetos ambientais que ajudam na conservação do ecossistema local. É o caso do AWQA.

O que fazer em Perth - O Guia completo do melhor da cidade
Aquário de Perth

King’s Park

O King’s Park é como o Central Park da cidade de Perth. O mais icônico e extenso parque da cidade, ir para a cidade e não visitar o King’s Park é como se você não tivesse ido para lá.

Com vistas panorâmicas para o centro de Perth, conhecido como City, para o Rio Swan e os principais bairros da cidade, o King’s Park tem a grama mais verde que eu já vi nessa vida, além de um extenso jardim – super bem cuidado.

Vale a pena fazer caminhadas por lá, levar uma toalha para fazer um picnic ou até mesmo embarcar em um tour guiado de Sagway para conhecer com mais profundidade o local.

Confira alguns passeios super bacanas para fazer no King’s Park:

Blue Boat House

Contorne o King’s Park beirando o Rio Swan e encontre mais um cartão postal da cidade, um dos pontos mais instagramáveis de Perth.

A Blue Boat House é uma ancoradouro no fim de um píer super famoso na baía de Perth. A casa azul é muito charmosa e atrai visitantes do mundo inteiro para fazer o registro e postar nas redes sociais. 

Blue Boat House, um dos pontos mais instragramáveis de Perth

City

Não tem como ir pra Perth e não o centro da cidade, conhecido como City. Eu sempre digo que o centro da cidade é como se fosse uma “Mini Manhattan”, com os prédios empresariais super modernos e uma arquitetura vanguardista. 

Passeie pela Praça Elizabeth Quay e aprecie obras de arte a céu aberto. Visite a Biblioteca da Cidade, você vai se encantar pelo design moderno e futurístico em meio a uma praça repleta de construções históricas e tradicionais. 

Para almoçar ou jantar em um restaurante gostoso e uma experiência diferente, vale a pena conhecer o C Restaurant. No topo de um dos principais prédios da City, o restaurante giratório é uma atração que vale a visita.

Um bom jeito de conhecer os principais pontos da cidade de uma vez é pelo passeio de ônibus panorâmico (Sightseeing Bus). Você pode comprar já seus ingressos clicando aqui.

Porém, também dá para conhecer os principais pontos da City a pé, ela não é muito grande.

O que fazer em Perth - conheça os melhores passeios da cidade
Vista panorâmica da City, Perth. A vista é do parque South Perth Foreshore, que vale a visita para quem quiser avistar uma das vistas mais bonitas da City

Cassino Crown Perth e Kangaroo Island

Próximo ao Swan River (rio Swan) fica o resort e cassino Crown Perth. Para quem gosta de jogos envolvendo apostas, mesas de jogos eletrônicos e quem procura ganhar a sorte em algum torneio, esse lugar é indicado para conhecer e sentir o clima de adrenalina de uma cassino. 

No mesmo dia, ainda próximo ao rio que corta a cidade, você pode passar na Heirisson Island, mais conhecida como Kangaroo Island e ver os animais vivendo em seu habitat natural. Vale a visita se você foi para a Austrália e busca ver os cangurus em seu habitat natural.

A ilha não é a coisa mais linda do mundo, mas para quem está de bobeira em Perth e não visitou a ilha, vale a pena.

O Que Fazer em Perth - Conheça os Melhores Passeios da Cidade
Kangaroo Island

Swan Valley

Os vinhos australianos são reconhecidos mundialmente por sua qualidade. Na Austrália Ocidental, a principal cidade produtora é Margaret River. Agora, em Perth, também há vinícolas lindas e que produzem vinho de qualidade.

Se você aprecia a bebida e as paisagens das plantações de uva, além de todo o processo de fabricação do vinho, você não pode deixar de conhecer o circuito das vinícolas no Swan Valley. 

O lugar fica a meia hora do centro de Perth, e é uma ótima opção para passar o dia degustando o vinho e acompanhamentos, como queijos e pães. Também curtir os deliciosos restaurantes para almoço.

Um passeio super interessante é o de visitar o local e almoçar por lá. Vale muito a pena conhecer as vinícolas e cervejarias, assim como aproveitar o clima super gostoso do lugar.

É melhor fechar um tour para poder beber e fazer a degustação e não precisar dirigir.

Vale a pena fazer um tour de bike ou até um cruzeiro que sai do Swan River e passa nas vinícolas:

Fremantle

A história da Austrália é muito recente, a conquista britânica tem pouco mais de 200 anos. Por isso, é difícil encontrar muita história na Austrália. Em Freementle, um dos bairros mais boêmios da cidade, é onde você pode conhecer o passado do país, inicialmente colonizado por britânicos no começo do século 19. 

É na região, que tem um clima de faroeste, onde fica o primeiro porto de Perth e abriga lugares históricos, como a primeira construção pública da Austrália Ocidental, a Round House. 

Vale a pena passar pelo centro da cidade e conferir a arquitetura inglesa totalmente preservada. Outro passeio histórico é a Fremantle Prison, uma prisão cheia de histórias e curiosidades sobre os primeiros moradores da região. Há opções de passeios noturnos na prisão que são super interessantes!

Considerada um Patrimônio Histórico da Humanidade e um dos principais pontos turísticos, a prisão recebia pequenos infratores inicialmente. Com o passar dos anos, passou a receber grandes criminosos e fugitivos da lei. 

Esse passeio pode ser feito em um dia, então é bom aproveitar para almoçar na cidade e conhecer a famosa cervejaria Little Creatures que produz a bebida artesanal e exporta para o mundo todo. 

O Que Fazer em Perth - Conheça os Melhores Passeios da Cidade
As casinhas típicas de Freemantle
O Que Fazer em Perth - Conheça os Melhores Passeios da Cidade
Little Creatures, parada obrigatória em Perth para provar uma boa cerveja artesanal
O Que Fazer em Perth - Conheça os Melhores Passeios da Cidade
Roda-gigante em Freemantle

O que fazer em Perth no verão

No verão, Perth recebe diversos festivais e eventos que valem a pena a visita. Confira o que fazer na cidade nessa época do ano:

Cinemas ao ar livre

Tipicamente australianos, os cinemas ao ar livre são um dos programas mais legais para curtir na Austrália.

Espalhados por diversas regiões da cidade, é possível comprar seu ingresso para assistir um filme de um jeito bem descontraído. Você pode levar sua poltrona inflável, cadeira de praia ou mesmo uma toalha para se deitar e curtir o cinema do jeito que se sentir mais confortável. 

Recomendamos levar sua pipoca, um suco, ou um vinho e alguns petiscos para comer durante o filme. É um passeio totalmente Ozzy.

Australia Day

Se você estiver em Perth no dia 26 de Janeiro, então saiba que este é um dos dias mais celebrados da cidade (apesar de haver controvérsias). Vale a pena curtir o Australia Day em Elizabeth Quay ou nos gramados que beiram o Swan River em Perth para ver a maior queima de fogos do país para celebrar a data. É realmente impressionante.

Fringe World

Entre janeiro e fevereiro a cidade abriga um dos maiores festivais de música do mundo: o Fringe World Festival. O espaço funciona como uma cidade mágica, são diversas atrações que vão desde shows, cabaré, teatros, apresentações de dança e performance circenses, arte visual, exibição de filmes e de stand ups, além, de uma programação especial para crianças. 

Vale a pena se programar para curtir um dia de Fringe durante os meses de janeiro e fevereiro. Os eventos acontecem durante o dia todo em diversos pontos da cidade e os ingressos devem ser comprados com antecedência. 

Festival de Tulipas

Se for visitar Perth em setembro, aproveite a primavera para ir no Festival de Tulipas do Araluen Botanic Park, ou Parque Botânico de Araluen que fica à 35 km da cidade. 

Passar uma manhã no parque é uma delicia para curtir os incríveis jardins, ficar em contato com a natureza, além de aproveitar mais picnics, foodtrucks e eventos em família. Camélias, rosas chá e tulipas são as atrações em mais de 14 hectares de jardins.

O que fazer em Perth - conheça os melhores passeios da cidade
Festival de Tulipas

Mapa de Perth

Mais passeios em Perth

Leia mais sobre a Austrália:

Como levar seu cachorro para a Austrália

Os 25 melhores lugares para viajar no mundo

0 Deixe seu comentário
0

You may also like

Deixe um comentário