16 cidades na Austrália Ocidental para colocar no roteiro

por Virginia Falanghe
0 Deixe seu comentário

As mais incríveis cidades na Austrália Ocidental para visitar

Ah, Western Austrália (Austrália Ocidental), que lugar fora de série. Por ser uma das regiões mais isoladas do planeta, é um destino perfeito para quem busca embarcar em um roteiro de carro singular na qual a natureza é a principal atração.

Vale a pena planejar um roteiro pela Austrália Ocidental. As cidades de Western Australia, como é conhecida, guardam um ‘que’ de surrealismo. No vasto território, que é maior que países como a Argélia, há em grande parte deserto. Porém, na costa ou nos parques nacionais é onde o encanto acontece.

Ao norte, a areia vermelha, o mar azul cristalino na costa com vida selvagem exuberante, planícies sem fim e formações rochosas que parecem de outro planeta tomam conta de cidades como Exmouth, Kalbarri, Broome ou o parque nacional de Kimberley ou Karenjini.

Se a sua onda está mais para florestas verdes, praias com areia branca, mar azul turquesa (afinal, estamos falando de Western Austrália), vinícolas e um pouco mais de movimento, é melhor conhecer o sudoeste, como Perth, Margaret River, Albany ou Esperance.

16 Cidades na Austrália Ocidental Para Colocar no Roteiro
O pôr do sol na Austrália Ocidental é como nenhum outro.

Roteiro pelas cidades da Austrália Ocidental

Na Austrália Ocidental, é possível andar quilômetros e mais quilômetros sem ver nenhuma outra pegada (talvez apenas de algum animal selvagem) ou curtir noites acampando sob o céu mais estrelado e limpo. Vantagens de ser um dos territórios mais isolados do planeta.

A melhor coisa a fazer se você tiver tempo é alugar um carro e explorar aos poucos toda a costa que se estende por 12,500km pelo estado. A definição de ficar muito tempo na estrada vai mudar para você, então vá preparado: tudo é longe na Austrália Ocidental. Porém, cada minuto no carro vai compensar no minuto que você chegar em cada cidade.

Fazer um roteiro pela Austrália Ocidental é conhecer um universo à parte do país ou até do mundo, onde o espírito desbravador aflora e a vontade de viver uma vida em um ritmo mais lento desperta em cada pessoa.

Aqui, esquecer do tempo, se livrar de amarras urbanas e explorar paisagens ainda quase intocadas pelo ser humano é a principal atração.

Esperance

A minha cidade predileta em toda a costa da Austrália. Nunca vi lugar com água mais turquesa e cristalina, areias mais brancas, um lugar que parece que os tons mais vibrantes das cores podem ser vistos à olho nu.

Dedique pelo menos dois dias na região, que fica a 7 horas de carro de Perth (é longe, mas vale cada minuto no carro). No caminho, passe por Wave Rock, única atração na estrada plana que parece não ter fim. Mas relaxe, uma hora você vai chegar em um verdadeiro paraíso.

No primeiro dia, visite o Parque Nacional de Cape Le Grande, onde fica a famosa praia de Lucky Bay, predileta também pelos cangurus que passam o dia descansando na areia branca reluzente. Explore todo o parque, e passe também pelas praias de Thristle Cove e aproveite para encarar a subida de meia hora no Frenchman Peak.

No outro dia, faça o circuito de praias que passa por Covela Road, Observatory Road e termina na Eleven Mile Beach Rode e o Pink Lake.

Não deixe de parar nas praias mais lindas da vida (fotos abaixo), como Twilight Beach, Haven’s Beach, 9 Mile Beach, 10 Mile Lagoon e 11 Mile Beach.

Albany

Ainda no sul da Austrália Ocidental, incluir Albany no roteiro é uma excelente pedida. Principalmente, para visitar o Parque Nacional Two People’s Bay. Não deixe de conhecer a Little Beach (foto).

O parque era ponto de encontro para os Aborígenes locais, chamados Noongar, que costumavam caçar e pescar por ali.

A 35 km de distância do parque fica a cidade de Albany, que vale passar para conhecer rapidinho. O maior encanto da região são mesmo os parques nacionais.

16 Cidades na Austrália Ocidental Para Colocar no Roteiro
Two People Bay National Park

Denmark

Próximo a Albany fica Denmark. Aqui, fuja da temporada, já que é um dos destinos prediletos dos moradores do Estado nas férias de verão. Por isso, acaba ficando muito cheio.

Denmark é um destino com belas praias e vinícolas, que vale incluir em um roteiro pelo sul da Austrália Ocidental. A cidade também é um charme, com ruas e lojinhas hippies e charmosas que se assemelham a Byron Bay, em Queensland, na outra costa.

A principal atração de Denmark é a Elephant Rocks (foto) e a Green Pool. Porém, vale a pena explorar em um roteiro de carro as vinícolas da região e outras praias da costa.

16 Cidades na Austrália Ocidental Para Colocar no Roteiro
Elephant Rocks

Busselton, Dunsbrough, Margaret River e Augusta

Já mais próximo de Perth, capital da Austrália Ocidental, ficam as cidades de Busselton, Dunsbrough, Yallingup, Margaret River e Augusta.

Estes são alguns dos destinos prediletos para o fim de semana entre os moradores de Perth. Não é à toa, aqui você encontra praias paradisíacas, ondas mundialmente conhecidas pelo surfe, as melhores vinícolas da região e vida selvagem abundante (o tamanho dos cangurus de Margaret River é surreal).

No caminho, visite as praias de Busselton e seu pier super fotogênico, pare em Dunsbrough para conhecer a praia de Eagle Bay e visite as piscinas naturais de Yallingup.

Em Margaret River, não deixe de ir na praia de Main Break para visitar a escada dos campeões, onde estão gravados os nomes de todos os vencedores da etapa de Margaret River do circuito mundial de surfe. Além disso, visite a praia de Gracebay (também ótimo pico de surfe para iniciantes e avançados).

Faça um tour pelas vinícolas e deguste os vinhos na Voyager Estate, Cape Mentelle, Leewin Estate, entre outras. Além disso, vale parar para almoçar nos jardins do delicioso restaurante Olio Bello. Visite a infinita floresta de Boranup Karri.

Mais ao sul, visite a praia de Hamelin Bay para ver de perto as lindas arraias que ficam na beira do mar. Aproveite e ande um pouco mais de carro e conheça as praias da cidade de Augusta, como a Granny’s Pool.

Perth

Ah, minha cidade querida. Morei aqui por anos e essa cidade tem um lugar especial em meu coração <3. Por isso, escrevi um post completo sobre o que fazer em Perth, porque há tanto para conhecer na capital da Austrália Ocidental.

Por aqui, vale destacar alguns pontos imperdíveis para você colocar no roteiro da Austrália Ocidental. Visite Rottnest Island, ilha em frente a Perth, onde vivem os simpáticos Quokkas e ficam algumas das praias mais bonitas do Estado.

Faça um tour pelo centro (é o único centro de cidade grande que você verá em todo o estado, com prédios e tudo mais). Além disso, conheça as praias urbanas (mas com aspecto completamente intocado) de Cottoesloe, City Beach, Scarborough, North Beach, Trigg Beach e Hillaries. Além de visitar o boêmio e histórico bairro de Fremantle.

Moore River, Lincelin e Cervantes

Agora vamos para o norte de Perth? Continuando nas cidades para visitar no oeste da Austrália estão Moore River, Lincelin e Cervantes, onde fica o famoso Parque Nacional de Pinnacles, um dos cartões postais da região.

Moore River é uma praia que vale a pena passar o dia ou até passar uma noite acampando. Onde o rio encontra o mar, tem paisagens bucólicas e incríveis para curtir o dia com crianças, amigos ou família.

Em Lincelin, apesar de você quase não ver pessoas na rua durante a semana, as dunas são uma boa pedida para conhecer ou fazer sandboard. As praias também são nível WA: paradisíacas.

Em Cervantes, não deixe de provar as famosas lagostas no Lobster Shack (inclusive, a gerente é brasileira). Visite também o Parque Nacional de Pinnacles no pôr do sol, quando as cores douradas da areia e formações rochosas peculiares ficam ainda mais destacadas.

16 Cidades na Austrália Ocidental Para Colocar no Roteiro
Moore River

Kalbarri

Há seis horas de carro ao norte de Perth fica uma pequena cidade chama Kalbarri. É lá que fica o Hutt Lagoon, lago com cor rosa choque por conta da alta concentração de algas e sal. Para visitar, coloque no Google Maps Pink Lake Lookout, e ele dá a direção da melhor vista do local.

Depois, não deixe de conhecer um pouco a cidade de Kalbarri, quem sabe passar a noite acampando por lá após um dia longo de estrada. No dia seguinte, acorde e visite a Island Rock e depois a Nature’s Window, no Kalbarri National Park.

Coral Bay e Exmouth

Como mergulhadora assídua, há de se falar que Coral Bay e Exmouth se consagraram como o melhor lugar que já entrei na água. A segunda maior barreira de corais da Austrália fica entre as duas cidades e diga-se de passagem, é muito mais preservada do que a Grande Barreira de Corais, em Queensland, onde o turismo já chegou em massa.

Em uma das regiões mais isoladas e remotas do planeta pra nós, Ningaloo Reef é um dos lugares com mais abundância de vida marinha que já vi. Em um dia de barco pela barreira para ver as enormes raias mantas, não só vimos quatro delas, nadando tão tranquilas por uma hora com a gente.

Também fomos surpreendidos por baleias jubartes dando um show particular em frente ao barco, incontáveis golfinhos, uma família de peixe boi, tubarões de várias espécies (tigre, lemon e reef), polvo, tartarugas de espécies pré-históricas e corais incríveis. Que lugar!

Tudo isso saindo em passeios de barco de Coral Bay e Exmouth! Imperdível!

Em Exmouth, não deixe de fazer um snorkeling em Turquoise Bay, em Cape Le Range National Park, visitar o farol da cidade e o Shothole Canyon.

Broome & Kimberley

Se você está com tempo de incluir mais cidades no roteiro, Broome é uma cidade totalmente ao norte da Austrália Ocidental. É a praia onde os passeios com camelos ao pôr do sol são a principal atração. Sim, existem camelos na Austrália.

Já o Parque Nacional de Kimberley é diferente de qualquer outra coisa que você já viu. Com formações geológicas impressionantes, os Bungle Bungle como são conhecidos valem a pena a visita, com cachoeiras únicas e diversas trilhas na montanha rochosa.

Parque Nacional Karijini

O Karijini é um Parque Nacional literalmente no meio do nada. A 13 horas de Perth de carro, 7 horas de Exmouth, é longe de tudo e todos. Por isso, é um lugar completamente espetacular, intocado e digamos, selvagem. Se você acampar por lá, cuidado com os dingos (cachorros selvagens).

O parque ganhou fama pelas impressionantes formações rochosas e cachoeiras totalmente surreais dentro de cavernas. Se você morar em Perth, vale a pena planejar uma visita.

Este artigo te ajudou com seu roteiro pelas cidades da Austrália Ocidental? 💕

Todas as reservas feitas através do site colaboram para manter o Viva o Mundo no ar, e você não paga nada a mais por isso.

Assim, ganhamos uma pequena comissão (que não altera o valor de sua hospedagem) e conseguimos continuar ajudando outros viajantes com dicas mundo afora. :).

Planeje sua viagem com o Viva o Mundo e nossos parceiros de confiança:

Obrigada pela colaboração!

0 Deixe seu comentário
0

You may also like

Deixe um comentário