viva o mundo

Conhecer a capital do Maranhão é uma quase uma viagem no tempo. O centro histórico repleto de construções do século XVII deixa qualquer um deslumbrado. Confira as 13 dicas de o que fazer em São Luís do Maranhão.

São Luís do Maranhão é a única capital brasileira fundada por franceses, em 1612. A cidade é lar de uma história riquíssima com diversas opções de lazer e entretenimento para quem quer conhecê-la.

O que não faltam são passeios que envolvam história e aventura. Escolher apenas alguns parece ser uma tarefa impossível com tanto lugar que merece uma visita.

Confira as melhores dicas de o que fazer em São Luís do Maranhão para aproveitar ainda mais a sua viagem para lá.

Centro histórico

O centro histórico de São Luís é repleto de casarões antigos e compõe grande parte do acervo cultural da cidade.

Vale a pena andar por cada ruazinha e se deixar maravilhar pelas construções antigas que são perfeitas para fotos.

Centro Histórico no Carnaval
Centro Histórico no Carnaval

Casa da Festa

O Casarão de quatro andares do século XIX reúne um diverso acervo com objetos e vestimentas típicas do folcore local e carnaval.

Em todos os andares da casa é possível descobrir um pouco mais sobre a cultura de São Luís, incluindo a festa do Bumba-meu-boi, as festas juninas e a festa do Divino.

Casa do Maranhão

A Casa do Maranhão também é um museu do folclore, com um acervo cheio de exposições permanentes que contam tudo sobre a cultura local. As visitas podem ser guiadas ou não, mas é sempre bom ter a explicação de alguém entendido do assunto para poder apreciar ainda mais as peças.

Rua Portugal

A Rua Portugal é uma das mais antigas do centro de São Luís. É ali que estão os bares e restaurantes que durante a noite agitam a vida maranhense com os sobrados e becos mais conhecidos de lá.

As fachadas das casas são cobertas por azulejos, dando um ar ainda mais de época para a rua, rendendo lindas fotos no cair do sol.

Rua Portugal - O que fazer em São Luís do Maranhão

Palácio dos Leões

Sede do governo maranhense, o Palácio dos Leões é um lugar que não pode faltar na sua lista de o que fazer em São Luís do Maranhão.

Logo na entrada já é possível ver duas esculturas enormes de leões, mas o passeio não acaba por aí. Ainda é possível acessar uma parte do edífcio e se deslumbrar com a decoração original com peças dos séculos XVIII e XIX.

É importante ter em mente que as visitas dependem das disponibilidade da agenda oficial do governador, portanto, cheque com antecedência se será possível entrar durante a sua viagem.

O que fazer em São Luís do Maranhão

Casa das Tulhas

Também conhecida como Feira da Praia Grande, a Casa das Tulhas é o local ideal para compras de coisas típicas da região.

Encontra-se de tudo, desde lojas que vendem os alimentos usados no dia-a-dia até produtos voltados para o público turístico levar de lembrança.

A dica é: se quiser ver como funcionam as lojas que vendem os produtos diários, vá pela manhã. Se for apenas para comprar lembrancinhas ou produtos típicos que queira levar para casa, não tenha pressa, pois elas ficm abertas até tarde.

Casa do Tambor de Crioula

Inaugurado em 2018, a Casa do Tambor de Crioula não é bem um museu, mas um centro cultural voltado para essa dança típica do Maranhão.

Ao som de atabaques, o rítmo é marcado por mulheres dispostas em círculos, dançando, duas a duas, das beiradas da roda para o meio, onde a dança termina com a umbigada, um cumprimento com a barriga.

A dança surgiu dos terreiros e o centro cultural tem uma pequena exposição sobre como nasceu o tambor de crioula e também é um centro de estudo sobre o movimento com bibliotecas e oficinas de percurssão e dança.

Casa de Nhozinho

Um passeio que não pode faltar na sua lista de o que fazer em São Luís do Maranhão é a visita a Casa de Nhozinho.

O museu fica no coração da cidade e é dedicado à um dos artesãos mais importantes do Maranhão, Antônio Bruno Pinto Nogueiro, conhecido como Nhozinho.

As artes contam com peças indígenas, carros de boi, vasos de cerâmicas, entre outras que ganham ainda mais valor quando se leva em consideração o histórico de Nhozinho, que apesar de ter uma doença degenerativa, continuou trabalhando até os 70 anos.

Ah, e o museu conta com visita guiada.

Museu histórico e artístico do Maranhão

No centro de Maranhão, o Museu histórico e artístico do Maranhão é mais um passeio histórico que você não pode deixar de adicionar à sua lista de o que fazer em São Luís do Maranhão.

O prédio, Solar Gomes de Souza, é histórico e conta com um rico acervo de mobiliário e itens que pertenceram à família que morava ali. Nele, também é possível ter uma linda vista de São Luís de um mirante.

Praias

Infelizmente, as praias de São Luís não são próprias para banho, o que faz com que elas não sejam assim tão conhecidas quanto as de outras capitais nordestinas.

No entanto, as praias ainda são ótimos lugares para frequentar quiosques e bares quando a noite cai, confira.

Praia do Calhau

Localizada a cerca de 9 km do centro, a praia do Calhau é uma ótima opção para quem busca o que fazer em São Luís do Maranhão.

Com águas calmas e vegetação rasteira, a praia é o point ideal para quem quer praticar esportes como corrida e ciclismo e até mesmo para quem busca bons restaurantes, charmosos por ficarem sobre palafitas.

Praia Olho D’Água

Apesar de urbanizada, a praia Olho D’Água atrai pessoas justamente por seu visual rústico.

Com uma larga faixa de areia, dunas e falésias, é o lugar ideal para quem quer praticar pesca com molinete e esportes à vela, como o kitesurf.

Praia Ponta D’Areia

A mais famosa e mais frequentada por turistas, a praia Ponta D’Areia é onde tem o Espigão, um calçadão de 527 metros perfeito para andar de patins, bicicleta, ou simplesmente caminhar. É ótimo também para aproveitar o pôr do sol.

É na praia Ponta D’Areia também que se encontram diversos bares, restaurantes e clubes de reggae, fazendo com que o local seja atrativo para diversos tipos de público.

Alcântara

Alcântara já foi uma das cidades mais ricas do Maranhão, entre os séculos XVIII e XIX, mas teve seu declínio com o fim do ciclo do algodão e a abolição da escravatura.

A cidade que fica a cerca de 1h20 de São Luís, percorridos de barcos saindo do porto da Praia do Cais, parece ter sido parada no tempo. As ruínas de aparência e textura antiga mostram a verdadeira história da cidade que teve um passado glorioso.

É possível fazer um bate e volta até Alcântara, mas o ideal mesmo é pelo menos passar uma noite da cidadezinha que, com o cair da noite, fica ainda mais deslumbrante e rende lindas fotos.

Isso se dá pelo fato de que, durante o dia, a luz do sol faz com que as fotos saiam com o fundo muito branco, quase estouradas, mas a medida que a noite vem chegando, é possível ver mudar esse cenário, além de ver também a vida na cidade, com pessoas andando por todos os lados.

Não se esqueça, porém, de levar boné, chapéus e roupas leves e frescas, pois Alcântara é muito quente, com a temperatura anual chegando na média de 28ºC.

Alcântara no Maranhão

Lençóis Maranhenses

Está com tempo e que estender a sua viagem até os Lençóis Maranhenses? É uma ótima opção!

As lindas paisagens e as lagoas de águas quente são bem conhecidas pelos visitantes e fazem com que os Lençóis Maranhenses seja um destino muito procurado por quem visita o Maranhão.

Apesar de ser um pouco distante de São Luís (cerca de três a quatro horas), o caminho até lá é feito frequentemente partindo da capital maranhense e o bate-volta acaba não compensando.

Entretanto, o melhor a se fazer, é procurar um hotel nos arredores de Barreirinhas, Santo Amaro ou Atins, as cidades que dão acesso aos Lençóis Maranhenses.

As infraestruturas são diferentes em cada uma delas. Barreirinhas a maior, onde os turistas costumam ficar. Santo Amaro é bem urbanizada e a mais próxima do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Atins, por outro lado, é um pequeno vilarejo de pescadores a cerca de 1h15 de Barreirinhas e tem todo aquele charme rústico de uma viagem praiana. Você pode saber mais sobre esse destino no nosso post Atins – O reduto de tranquilidade e kitesurf nos Lençóis Maranhenses.

Lençóis Maranhenses - O que fazer em São Luís do Maranhão
Circuito das Lagoas, saindo de Atins, nos Lençóis Maranhenses

Passagens aéreas

O modo mais fácil de chegar à São Luís é por avião e você pode conferir os melhores preços e voos para garantir a sua passagem aqui.

E aí, gostou das dicas de o que fazer em São Luís do Maranhão? Comenta aqui pra gente!

Leia mais

  • Atins – O Reduto de Tranquilidade e Kitesurf nos Lençóis Maranhenses
Fernanda Gonçalves

Jornalista, pós-graduada em Marketing pela Universidade de São Paulo, as viagens estiveram sempre presentes na vida de Fernanda. Apaixonada pelo prazer que cada novo destino proporciona, acredita que a descoberta de novas culturas e lugares para ir é de uma riqueza infinita. Atualmente, mora no interior de São Paulo, já visitou por volta de 10 países, mas a lista de destinos desejados não para de crescer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Uma resposta