Por @anna.laura, editora do Carpe Mundi, blog jornalístico de viagens, dicas de fotografia, experiências, achados e tendências

Os Lençóis Maranhenses estão entre os destinos mais paradisíacos do Brasil – senão do mundo.

Com três bases diferentes e uma infinidade de lagoas translúcidas pra aproveitar, veja um roteiro pelos Lençóis Maranhenses de 7 dias passando pelos principais destinos, passeios e atividades em Barreirinhas, Atins e Santo Amaro.

Roteiro Pelo Lençóis Maranhenses De 7 Dias: Day By Day
viva o mundo

Dia 1

São Luís – Barreirinhas

O início do roteiro pelos Lençóis Maranhenses de 7 dias se dá em Barreirinhas, a porta de entrada e capital do destino.

A cidade não tem o charme de Atins ou Barreirinhas, mas serve de base e descanso para quem chega de São Luís após 4 longas horas no carro.

Dá pra chegar, se ambientar e ir almoçar num restaurante como o Bambaê, na Encantes do Nordeste, que serve os melhores peixes, além de estar num ambiente super agradável à beira-rio. Outra ideia é já partir pra um passeio.

Em Barreirinhas, duas lagoas são as clássicas: a Lagoa Bonita e a Lagoa Azul, passeios de lei com lagoas gigantescas e que ficam cheias praticamente o ano todo, mesmo fora da temporada – ambas são alcançadas em trilhas de 40 a 50 minutos.

De noite, o restaurante Perppers do Porto Preguiças é uma boa opção e tem variedades locais de carne de sol a paella.

Roteiro Pelo Lençóis Maranhenses De 7 Dias: Day By Day
viva o mundo

Dia 2

Barreirinhas – Atins

Descendo o selvagem Rio Preguiças em Barreirinhas, num percurso de 1h de “voadeira”, lancha rápida, chega-se em Atins, uma vila de pescadores com pousadas e restaurantes espalhados por ruas de areia fofa e uma infinidade de dunas altas pontuadas por lagoas doces de água cristalina que vão de encontro ao mar, no início do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Leia mais sobre Atins aqui.

Durante a tarde dá pra curtir a Praia de Atins e comer algo por lá, quem sabe se aventurar numa aula de kite com a Atins Kiteboarding, ou atravessar o Rio Preguiças num barquinho pescador e dar uma conferida na extensão de praia do lado de lá, beirando o mar.

Um jantar mais chiquezinho pede ida à La Ferme de Georges e seu restaurante onde vigora a proposta farm-to-table.

Roteiro Pelo Lençóis Maranhenses De 7 Dias: Day By Day
viva o mundo

Dia 3

Atins

Passeio de dia todo nos Lençóis de Atins. É importante salientar que as lagoas usuais do roteiro vão mudando de temporada em temporada devido à chuva: umas não enchem tanto, outras rompem.

Das principais, é de lei visitar a Lagoa do Kite (entre as mais legais, já que o contraste das pipas voando soltas ao vento, das dunas e das lagoas é uma coisa linda de ver, além de ser uma oportunidade pra aprender kite ali), a das Sete Mulheres e da Capivara.

Também é bacana testemunhar o encontro do Parque Nacional com o mar, que pode ser feito ao final da manhã.

Na hora do almoço, o peixe ou o camarão grelhado vão ser no Canto do Atins, nos restaurantes do Antônio ou da Luzia – de sobremesa, peça cocada!

De tarde, curtir mais um pouco a Praia de Atins.

Na janta vale conferir as pizzas da La Pizzeria, na Pousada Maresia, feitas com farinha de fermentação natural e servidas num quintal a céu aberto.

viva o mundo

Dia 4

Atins – Barreirinhas

De voadeira, a lancha que percorre o Rio Preguiças, vai ser hora de retornar à Barreirinhas, para fazer uma atividade que é um must no destino: o sobrevoo pelos Lençóis Maranhenses, um dos passeios mais memoráveis e fotogênicos da viagem.

Num voo de cerca de 30 minutos partindo do aeroporto local você tem a imagem panorâmica das lagoas e das dunas formando o desenho de lençóis se movendo lindamente ao horizonte.

Para comer algo rápido no centrinho opções populares como o Subway são uma boa pedida.

De tarde, a boa é curtir Barreirinhas para fazer o passeio de boia-cross pelo Rio Formiga.

Para a janta, O Jacaré e o seu camarão ao leite de coco é o restaurante mais interessante.

Roteiro Pelo Lençóis Maranhenses De 7 Dias: Day By Day
Sobrevoo pelos Lençóis Maranhenses
viva o mundo

Dia 5

Barreirinhas – Santo Amaro

De manhã, é hora de pegar a estrada por cerca de 2 horas de Barreirinhas a Santo Amaro.

O almoço pode ser no tradicional Sol de Amaro.

A ideia do dia é o passeio para a Lagoa das Emendadas, saindo de tarde e fugindo do alto fluxo de turistas que faz o roteiro de manhã.

Emendadas é certamente a lagoa mais cobiçada, mas também a mais difícil de chegar, por não serem permitidos 4×4 por perto.

São 12 quilômetros caminhando, ou seja, você começa o percurso logo depois do almoço e só retorna à Santo Amaro de noite, tendo a experiência do belíssimo pôr do sol nos Lençóis e também do reflexo do céu estrelado nas dunas e lagoas, lindas oportunidades para fotos. Leia mais sobre Santo Amaro aqui.

De noite, a janta pode ser na Pousada Ciamat, que serve deliciosos peixes frescos.

Roteiro Pelo Lençóis Maranhenses De 7 Dias: Day By Day
viva o mundo

Dia 6

Santo Amaro

Passeio de dia todo nos Lençóis, na Lagoa da Bethânia, uma das mais famosas de Santo Amaro, apesar de ter “estourado” recentemente (quando uma lagoa enche tanto que rompe em outras lagoas).

Além dela você também visita a Casa da Farinha, numa comunidade de 300 locais localizada no leito do rio.

O almoço é durante o passeio (valor à parte), que contempla a possibilidade de buscar também lagoas desertas e desconhecidas ao longo do trajeto no Parque Nacional, com uma experiência personalizada, melhor para fotografias.

De noite, uma opção de janta bacana está na Pousada Rancho das Dunas.

Roteiro Pelo Lençóis Maranhenses De 7 Dias: Day By Day
viva o mundo

Dia 7

Santo Amaro – São Luís

As Lagoas da Andorinha e Gaivota são as mais próximas a Santo Amaro, na área municipal do parque (mas que costumam ficar lotadas aos finais de semana, então melhor evitar se for sábado ou domingo).

Para se despedir antes de retornar à São Luís, podem ser boas opções para curtir a manhã e finalizar o roteiro pelos Lençóis Maranhenses de 7 dias.

O retorno de Santo Amaro a São Luís é de 3 horas de carro.

Veja aqui mais dicas com perguntas e respostas sobre os Lençóis Maranhenses.

Roteiro Pelo Lençóis Maranhenses De 7 Dias: Day By Day

Perguntas e Respostas

Como chegar nos Lençóis Maranhenses?

É preciso pegar um carro de São Luís a Barreirinhas. A viagem leva… Leia Mais

Roteiro 7 dias Lençóis Maranhenses.

Dia 1 – O início do roteiro pelos Lençóis Maranhenses de 7 dias se dá em Barreirinhas, a porta de entrada e capital do destino… Leia Mais

O que fazer nos Lençóis Maranhenses?

Conhecer as lagoas e praias, praticar kitesurf, sobrevoo… Leia Mais

Leia mais sobre o Maranhão

Fernanda Gonçalves

Jornalista, pós-graduada em Marketing pela Universidade de São Paulo, as viagens estiveram sempre presentes na vida de Fernanda. Apaixonada pelo prazer que cada novo destino proporciona, acredita que a descoberta de novas culturas e lugares para ir é de uma riqueza infinita. Atualmente, mora no interior de São Paulo, já visitou por volta de 10 países, mas a lista de destinos desejados não para de crescer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *