Roteiro Costa Rica. O que fazer por lá? Por onde começar a planejar sua viagem pelo país? Que moeda usar, quais praias visitar? Te contamos tudo neste guia completo.

Em um dos lugares com a maior biodiversidade de fauna e flora do mundo, a imersão na natureza e no estilo de vida ‘Pura Vida’ ligado à ela é imediata. Impossível não se desconectar do ritmo frenético das cidades e se apaixonar pela Costa Rica. Descubra tudo para planejar sua viagem por lá.

 Pura Vida. “Viver uma vida pacífica, uma simples existência cheia de felicidade, satisfação, bem-estar, com um amor profundo pela natureza, família e amigos”. O significado do famoso cumprimento – e mantra – costa-riquenho é cheio de pequenas realidades que você vive durante uma viagem pelo país. 

São dias que você passa imerso na natureza, no horário em que o sol raia para acordar, na tabela da maré para surfar as melhores ondas, nos bichos que você encontra ao longo das estradas, até o momento de assistir o pôr-do-sol que fecha todos os dias pontilhando o horizonte. A noite reserva uma gastronomia deliciosa, com ritmo de férias, que habita as pequenas cidades praianas e de montanhas.

Se há algo que se entende ao viajar para lá, é como a Costa Rica é mesmo rica. Rica de paisagens, de cultura, de fauna e flora, de praias, vulcões, florestas, pores do sol, de astral e tantas outras coisas. Que lugar!

Roteiro Costa Rica
Uma das coisas mais comuns no país é se encantar com a abundância de pássaros que dão shows nas praias

Qual é a melhor época para visitar a Costa Rica

A melhor época para visitar a Costa Rica é entre o meio do mês de Dezembro à Abril. Esta é a alta temporada, quando dizem que tudo está mais cheio e os preços são mais altos. Nós fomos em Fevereiro e não sentimos nada “lotado”.

Pelo contrário, estava bem tranquilo, mesmo sendo alta temporada. Como fomos em dois casais, os custos foram bem tranquilos, já que dividimos o aluguel de carro, gasolina e hospedagem. 

No resto do ano, a chance de chuva é maior. Principalmente nos meses de Maio, Junho, Julho e Agosto, quando chove muito e quase todos os dias (segundo os locais). 

Como chegar na Costa Rica, na América Central

Não há voo direto para San José, capital da Costa Rica, das grandes cidades brasileiras. Nós fomos de Avianca via Bogotá. Até Bogotá, são 5h30 de voo.

Depois, para San José, são só mais 2h30. Se sua conexão for rápida, a viagem passa rapidinho.

Compramos o voo por cerca de R$ 1.500 saindo de São Paulo à San José. Você pode conferir preços e ver passagens em promoção através do site Viajanet.

> Leia mais sobre nossa experiência com a ferramenta no post Viajanet é confiável?

Dicas para Alugar um Carro na Costa Rica

Conselho de amiga: Alugue um 4×4 ou pelo menos um SUV. As estradas no país são ruins – muitas são de terra e esburacadas (principalmente indo para as praias). Tivemos até que atravessar um pequeno rio uma vez que nos perdemos.

Se você colocar no mapa, vai ver que as distâncias entre as cidades são curtas. Porém, como as estradas são meio precárias, cheias de curvas, desfiladeiros, buracos, a viagem demora muito mais. Também vale a pena se programar para fazer as viagens ainda com a luz do dia. Nada de sair a noite dirigindo, pode ser perigoso.  

Chegando em San José, já tínhamos alugamos um carro através da Rent Cars. A plataforma compara os preços e ofertas das melhores locadoras do mercado. 

> Confira os preços e modelos de carros para alugar na Costa Rica: RentCars

Nós alugamos um modelo chamado Bego (e ganhamos update para a RAV4) e funcionou super bem. A locadora que escolhemos foi a Budget, que possui transfer do aeroporto para a garagem dos carros que fica ao lado. Tudo foi super rápido. 

#DicaParaAnotar: Se você tiver um cartão de crédito Platinum ou Black, você não precisa pagar pelo Seguro do Carro (que quase dobra o valor da locação). Se você utilizar o cartão no aluguel do carro, ele automaticamente assegura você de danos ao veículo. Porém, não cobre danos à terceiros. Então é bom ficar atento!

Costa Rica Turismo
Nosso carro alugado através da RentalCars no Vulcão Arenal. Vale a pena alugar um SUV ou 4×4 para andar nas estradas do país.

Costa Rica Moeda e Câmbio

Se tem um câmbio chatinho e complicado é o da Costa Rica, rs! Em todos os lugares é possível pagar com a moeda local, chamada de Cólons, ou dólares. Porém, em muitos lugares, se você fizer o pagamento em Dólar vai receber o troco em Cólons com o câmbio do estabelecimento. Ou seja, sempre você perde um pouquinho.

Uma boa dica é chegar e trocar os seus dólares em um banco local. Eles sempre oferecem uma cotação melhor que as oferecidas pelos estabelecimentos. Os bancos pagam cerca de 610 cólons por 1 dólar, enquanto os estabelecimentos pagam entre 500 e 600 cólons por 1 dólar. 

Nós só aprendemos isso quase no último dia, rs! Então já fica a dica para garantir a melhor conversão.

Surf na Costa Rica

Não é à toa que na Costa Rica surf é sempre um dos esportes mais desejados , já que está sempre no radar dos surfistas. As ondas são perfeitas! Porém, é preciso ficar ligado na maré para saber qual é a hora certa de surfar.

Converse com os locais que eles te dão as melhores dicas para você aproveitar melhor cada pico de surfe. Alguns dos principais picos para anotar e cair na água:

As melhores praias de surf na Costa Rica

Região de Puntarenas, pacífico norte:

  • Playa Hermosa – uma reserva ambiental (cuidado com os crocodilos). A cidade – e onda – fica à direita. É um lugar bem “selvagem”, então não espere grandes estruturas, nem lugar para ficar na praia. Porém, foi lá que vimos araras-vermelhas na praia.
  • Esterillo Oeste: 10 minutos a frente de Playa Hermosa, Esterillo Oeste também tem altas ondas e ainda é pouco descoberta pelo turismo. 

Região de Guanacaste, pacífico norte:

  • Tamarindo – É uma praia para iniciantes, com ondas pequenas. Boa para quem quer aprender.
  • Playa Grande – 30min de Tamarindo. É um beach break bom e constante.
  • Playa Negra – 40 minutos de Tamarindo. Nossa onda predileta. Point de direita muito bom, melhor na maré média e cheia.

O pico fica em frente ao Hotel Playa Negra. Se andar uma praia pra esquerda, a onda é boa para iniciantes. Andando mais duas praias para a esquerda, lá no fundão, não é constante mas quando rola a onda é perfeita para quem já sabe.

  • Playa Avellanas – 25min de Tamarindo. Beach break bom com umas pedras. 
  • Marbella – 1 hora de Tamarindo, beach break tubular muito bom e sem crowd! Reza a lenda que rola uns sharks. Porém, é preciso chegar às 6h da manhã para pegar as ondas tubulares.
  • Roca Bruja/Ollies Point – Separe o melhor dia do swell pra ir! Saindo de Tamarindo, é preciso dirigir 1h30 até Playa del Coco. Lá vão ter vários barcos que saem para fazer o passeio, mas é bom combinar antes. O surf role em Ollies na maré seca e Roca Bruja na cheia.

Outras regiões do país com boas ondas:

  • Pavones, no sudoeste do país, pacífico sul.
  • Salsa Brava, na costa caribenha.

Roteiro Costa Rica – 10 Dias pelo país

Neste Roteiro Costa Rica, você encontra 10 dias de atividades no país. Fomos em Fevereiro de 2019, alugamos um carro, eu, Caio e mais um casal de amigos e caímos na estrada.

Nós decidimos fazer um mix de nosso roteiro entre praias de surfe, parques nacionais e o vulcão Arenal (o cartão postal do país) para fechar o roteiro.

Esse roteiro faz um “loop” no Noroeste do país e não ficou pinga-pinga, já que tínhamos entre 2 a 4 noites em cada lugar.

> Leia mais no post onde ficar na Costa Rica – As 5 melhores regiões


1º E 2º DIA – Roteiro Costa Rica:

JACÓ, PLAYA HERMOSA, ESTERILLO OESTE E PARQUE NACIONAL MANUEL ANTONIO

Playa de Jacó

Chegamos por volta das 22h em San José, pegamos o carro e já caímos na estrada em direção à Jacó, que fica a 1h30 dali. Jacó fica na região de Puntarenas e é a cidadezinha com mais infraestrutura ali. Nós alugamos um flat através do Booking.com e adotamos a cidade por 2 noites. 

Em Jacó, você se depara com várias lojinhas charmosas e uma praia com mais infra-estrutura. Nós tomamos café-da-manhã no TacoFish, que além de ser uma delícia, tem ótimos preços. Smoothies, panquecas, etc, custam 4 dólares e dá para duas pessoas. 

Playa Hermosa e Esterillo Oeste

Para quem quer surfar, vale acordar cedinho e conhecer o canto direito da Playa Hermosa e Esterillo de Oeste. Eu amei essa região por ser super selvagem e exótica.

Você está na praia e se depara com casais de araras vermelhas sobrevoando a areia. E não é uma vez só. Ali, parece que as araras são frequentadoras assíduas das praias. 

Playa Hermosa é uma reserva natural. Tem muita natureza, além de ser uma praia de areia escura, com coqueiros, diferente das que temos no Brasil. Por lá, espere por ZERO infraestrutura. Só tem gente no canto direito da praia, depois você pode seguir os outros 10km de praia por uma estrada de terra. 

Para comer em Playa Hermosa, a sugestão é o restaurante Falafel. 

Porém, é bom ficar atento: Não surfe em lugares sem ninguém! Crocodilos selvagens costumam ir ao mar.. e bom, ninguém quer se deparar com um gigante desses na água.

Parque Nacional Manuel Antonio

Eu me arrependi, mas se pudesse ficaria mais um dia para conhecer o Parque Nacional Manuel Antonio. Nós queríamos ir, mas acabou ficando um pouco apertado e tivemos que tirar um dos cartões postais do país do roteiro. Então, prepare-se e não corra o mesmo risco. 

O Parque Nacional Manuel Antonio fica a 1 hora ao sul de Jacó e vale dedicar um dia inteiro à ele. Bom, vamos ter que voltar para conhecer – não que seja um problema, rs!

Ponte dos Crocodilos

#DICANAESTRADA: Quando estiver indo de Jacó para Santa Teresa, pare para ver os crocodilos selvagens de cima de uma ponte.

Quando avistar umas lojinhas de crocodilos na estrada e muita gente na ponte, pare também! Este lugar chama Crocodile Bridge e você pode encontrá-lo no GoogleMaps. Você pode avistar dezenas de crocodilos que moram por ali. 

Costa Rica Turismo: Roteiro de 10 dias entre praias, surfe, vulcões e muita natureza
Os crocodilos selvagens que podem ser avistados da Crocodile Bridge. Quando fomos, contamos ao menos 20 crocodilos por lá

3º ao 5º DIA – Roteiro Costa Rica:

Praia de Santa Teresa, Costa Rica

Praia de Santa Teresa

Saímos cedinho de Jacó rumo à Santa Teresa. Como falamos, não é uma boa pegar estrada à noite na Costa Rica. Saímos as 6 da manhã em direção à balsa de Puntarenas.

Chegando lá, é uma confusão só para comprar os tickets. É preciso deixar o carro na fila, outra pessoa tem que ir comprar o ticket, ai voltar pro carro e ficar esperando. Espere gastar um tempo na balsa. Nós chegamos em Santa Teresa por volta da hora do almoço.

Se tem um lugar que me apaixonei completamente na Costa Rica é pela praia de Santa Teresa. Reduto de surfistas e yoginis, a vibe do lugar é completamente ligada ao ritmo da natureza. Acorde com o nascer do sol para surfar ou fazer um yoga matinal, relaxe nas sombras naturais na praia de areia branca durante a manhã, almoce uma comidinha local deliciosa e repita tudo isso a tarde. Se você não gosta desse tipo de programa, já tire Santa Teresa de sua lista. 

A cidadezinha ‘roots’ é um charme. Com lojinhas, ótimos restaurantes e boas opções de hospedagem, Santa Teresa parece unir o bom astral com férias fora do eixo turístico. Não é à toa que muitos visitantes acabam se tornando moradores locais, já que se apaixonam pelo estilo ‘Pura Vida’ do vilarejo.

>Veja nosso post completo sobre Santa Teresa Costa Rica

Onde se hospedar em Santa Teresa

Nós AMAMOS a nossa hospedagem e super recomendamos. Ao lado da praia e a 5 minutos a pé da cidadezinha. Tivemos uma casinha super charmosa e nova, com dois quartos com ar condicionado, sala de estar, cozinha e terraço. Existem opções para 2, 4 e 6 pessoas.

Pagamos cerca de 400 reais para as 3 noites por pessoa (estávamos em 2 casais). O local chama Casas Santa Teresa.

>Você pode reservar a Casas Santa Teresa através do Booking.com, clicando aqui. 

Costa Rica Turismo: Roteiro de 10 dias entre praias, surfe, vulcões e muita natureza
Nossa casinha em Santa Teresa, nas chamadas Casas Santa Teresa. A portuguesa Laura é uma excelente anfitriã. Clique para ver no Booking.com

Onde comer em Santa Teresa:

Soda Tiquícia – Almoço local bom e barato.

Banana Beach Club – Delicia pra comer, curtir um Happy Hour e Jantar

Tomato – Ótima Pizza

5º AO 9º DIA – Roteiro Costa Rica

Região de Guanacaste: Praia de Tamarindo e Arredores

Praia de Tamarindo

Saímos de Santa Teresa à tarde desta vez, por volta das 14h. A estrada é super sinuosa e chatinha em alguns trechos. Por isso, não deixe para sair muito tarde. Nós acabamos pegando alguns trechos à noite e não foi uma boa.

A região de Guanacaste guarda algumas das melhores praias que entram em nosso Roteiro Costa Rica.

Escolhemos a cidade de Tamarindo como base por 4 noites, já que é a cidade com melhor infraestrutura da região. Diversos restaurantes, lojinhas, agências de passeios, praias nos arredores, tudo com um charme mais americanizado. 

Praias de Guanacaste

  • Praia de Avellanas: Mais americanizada, mas bem gostosa para passar o dia. Principalmente, se puder ficar no restaurante Lolas em frente à praia.
  • Playa Negra: Minha predileta. Se puder, hospede-se por uma noite no Hotel Playa Negra para uma imersão total na natureza. 
  • Playa Grande: Uma das mais populares para surfistas da região, dentro de um parque nacional. Nada de mais, mas legal para conhecer. 
  • Playa Tamarindo: A praia da cidade, passe ou termine o dia assistindo o pôr do sol em um dos happy hours dos bares pé na areia. Ótima para crianças, já que o mar é calminho.
  • Playa Langosta: A continuação da praia de Tamarindo. Porém, mais reservada. Vale conhecer também.
  • Playa Conchal: O cartão postal da região. É uma praia com o mar mais “caribenho” em tons azuis cristalinos. É preciso andar pela praia vizinha por 10 minutinhos para chegar em Conchal. 
  • Playa Flamingo: Com mais infra-estrutura e cercada por coqueiros, é uma praia para quem gosta de ficar o dia em uma espreguiçadeira só curtindo o visual.

Onde se hospedar em Tamarindo:

Nós ficamos em condomínio de casas excelente, o Tamarindo Garden Boutique. Ofere opções de hospedagem para 2 ou 4 pessoas, com quartos, sala de estar, jantar, cozinha e piscina.

Fica na avenida principal da praia, mas longe da bagunça. É preciso de carro para se locomover, só que o custo-benefício do local compensa. Nós super recomendamos!

>Você pode reservar a Tamarindo Garden Boutique no Booking.com, clicando aqui. 

Costa Rica Turismo: Roteiro de 10 dias entre praias, surfe, vulcões e muita natureza
Roteiro Costa Rica – Na piscina do Tamarindo Gardens Boutique, nós adoramos e super recomendamos! Clique para ver no Booking.com

Onde comer em Tamarindo:

  • Nogui: comida Costa-riquenha deliciosa em frente à praia. Ótimo para drinks no fim de tarde em frente ao mar.
  • El Mercadito: Adoramos o Poke da pequena zona gastronômica. Voltamos lá umas 3 vezes, rs!
  • Patagonian Argentinan Grill: Para uma comida argentina verdadeira, com direito à milanesas deliciosas e vinho argentino. 
  • Falafel Bar: Para quem gosta de comida árabe e saudável. 
  • Venezia Gelato & Café: Garante a sobremesa todas as noites com ótimos gelatos italianos. 

10º e último dia – Roteiro Costa Rica:

La Fortuna, Costa Rica – Parque Nacional Vulcão Arenal

La Fortuna

De Tamarindo para La Fortuna, nós saímos por volta das 14h também. Chegamos ao anoitecer na cidade. Não pegue essa estrada a noite, ela tem trechos bons no começo, mas chegando em La Fortuna a estrada é super sinuosa, estreita e nós passamos por alguns trechos de terra. A paisagem é linda chegando lá.

La Fortuna é o cartão postal da Costa Rica e precisa entrar em seu roteiro. A pequena cidadezinha abriga o imponente Vulcão Arenal,  o mais ativo da Costa Rica e um dos 10 mais ativos do mundo. Inclusive, a cidade ganhou este nome “La Fortuna” após ser a única “sortuda” a permanecer intacta na redondeza após o uma erupção do vulcão devastadora em 1968.

A última vez que o Vulcão Arenal entrou em erupção foi 2010. Porém, é possível ver gases e fumaça saindo de sua cratera todos os dias. É incrível! 

>Leia nosso post com o roteiro de 2 dias em La Fortuna e outras dicas

Por ser tão ativo assim, não é permitido subir até o topo. Até porque, seria uma bela pernada. Porém, você pode ir até a sua base no Parque Nacional Vulcão Arenal ou vê-lo através de um mirante em uma outra trilha do parque. 

O vulcão torna tudo na região mais especial. Inclusive, é o responsável pela enorme variedade de águas termais que se espalham pela cidade. Rios naturais com águas quentinhas, que você pode relaxar como em uma Jacuzzi. 

No entorno da cidade, vale a pena ficar de olho nas árvores para encontrar bichos-preguiça ou quatis andando pela região. 

Um ou dois dias na cidade são o suficiente para conhecer as principais atrações, que são as seguintes.

>> Confira o post sobre a região de La Fortuna, na Costa Rica

Onde ficar em La Fortuna:

Hospedagem econômica em La Fortuna: Arenal Hostel Resort

Foi onde ficamos e adoramos! tem opção de quartos compartilhados e privativos. Ficamos com a segunda opção). O hotel tem duas piscinas, uma aquecida.

Oferecem ainda welcome drink na chegada. Além disso, fica logo no centrinho de La Fortuna, com vista para o vulcão.

>Você pode reservar a o Arenal Hostel Resort no Booking.com, clicando aqui. 

Roteiro Costa Rica: Roteiro de 10 dias entre praias, surfe, vulcões e muita natureza
Roteiro Costa Rica – Arenal Hostel Resort. Nós ficamos e adoramos! O hotel tem opções de quartos compartilhados e privativos. Clique para ver no Booking.com

Custos na Viagem para o Roteiro Costa Rica

  • Café da manhã: 4-7 dólares em média
  • Almoço e Jantar: 10-20 dólares em média
  • Gasolina para o Carro:  40 dólares o tanque (1.08 litro)
  • Hospedagem: de 22 a 37 diária.
  • *Preços de 2019, por pessoa.

Seguro Viagem para o Roteiro Costa Rica

Seguro Viagem é sempre um fator imprescindível em viagens. Além de ser baratinho, te salva da dor de cabeça de qualquer contratempo. Nós contratamos através do SegurosPromo, uma plataforma que compara as coberturas e preços entre as melhores seguradoras do mercado. 

Use o cupom VIVAOMUNDO5 para 5% de desconto e pague no boleto para mais 10% OFF. Para ver mais, confira como conseguir descontos em seguro viagem neste post.

Agora, se você for praticar esportes como surfe, trekking e outras atividades de aventura, é melhor optar pelo seguro WorldNomads que cobre este tipo de esporte.

Gostou do post Roteiro Costa Rica? Comente aqui!

Passeios na Costa Rica

Vale a pena também dar uma olhadinha nos passeios na Costa Rica para já agendar um bem legal para a sua viagem. Em Santa Teresa, não há passeios para pré-agendar, mas se for seguir viagem para Guanacaste, Jacó ou La Fortuna, aqui estão os passeios:

Continue lendo sobre a Costa Rica:

Dicas rápidas para o Roteiro Costa Rica

Como alugar um carro na Costa Rica?

Uma dica: alugue um 4×4 ou SUV, as estradas tem trechos de terra e esburacados. Na Rent Cars você compara os preços.. Continue lendo...

Onde ficar na Costa Rica

Contamos aqui as 5 melhores regiões para conhecer no post onde ficar na Costa Rica. Ou veja o nosso roteiro

Quando ir para a Costa Rica?

A melhor época para conhecer a Costa Rica e aproveitar o sol com tranquilidade é de Janeiro até… Continue lendo.

É preciso seguro para viagem para Costa Rica?

Seguro viagem para Costa Rica não é obrigatório, mas é super recomendado. Se for fazer esportes de aventura, uma boa opção são as coberturas da WorldNomads. Continue lendo.

Virginia Falanghe

Jornalista de viagens e especialista em marketing digital de turismo, Virginia transformou sua paixão por viagens e aventuras em profissão. Já conheceu os cinco continentes com algumas paradas longas na Austrália, EUA, Portugal, Canadá, além de três meses a bordo de um catamarã pelas ilhas do Caribe. Além de escrever sobre destinos de natureza aqui no Viva o Mundo, é colunista de viagens na JovemPan, editora-chefe do site Dicas de Viagem e head da agência digital Pura. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 respostas