Ubud, Bali – Arrozais, templos e yoga em um guia completo

por Virginia Falanghe
0 Deixe seu comentário

Centro cultural e espiritual de Bali, a cidade de Ubud é uma meca do bem-estar. Destino para viajantes que procuram serenidade em meio ao verde de florestas tropicais e arrozais, templos, aventuras na natureza, rituais hinduístas e muito yoga.

No montanhoso centro de Bali, a pequena cidade de Ubud é reconhecida mundialmente como o coração espiritual e cultural da ilha indonésia. Com o nome que vem da palavra balinesa Ubad, que significa medicina, Ubud ganhou fama por ser um lugar místico, rico em poderes de cura.

Essa energia reconfortante fez florescer uma cena de total serenidade na região: cerimônias em templos hindus que tiram as impurezas espirituais, gurus que atendem à visitantes com conselhos que tocam a alma e os mais consagrados centros de yoga se instalaram por aqui.

Em meio ao verde exuberante que rodeia a cidade, campos de arroz trazem um tom ainda mais bucólico à paisagem, florestas densas e rios cristalinos abrem caminho para passeios de aventura como trilhas, rafting e bicicleta.

A verdade é que a cena ‘hype’ do turismo chegou à Ubud nas últimas décadas. Até mesmo o filme “Comer, Rezar e Amar”, estrelado por Julia Roberts, foi gravado por lá.

Apesar da fama e da chegada do turismo em massa, ainda é possível encontrar na pequena cidade o ar místico, bucólico e intimista em pequenos restaurantes, lojas de artesanato, templos e paisagens naturais.

Já em alguns arrozais e ‘balanços’ espere um ar de atrações ‘para gringo ver’, com filas, cenários para fotos pagas, mas que ainda assim surpreendem pela beleza estonteante.

Ubud Bali
Em meio ao verde exuberante que rodeia a cidade, campos de arroz trazem um tom ainda mais bucólico à paisagem, florestas densas e rios cristalinos abrem caminho para passeios de aventura como trilhas, rafting e bicicleta.

História de Ubud

Existem lendas que contam que no século VIII, as famílias reais de toda a ilha enviaram seus doentes a Ubud para serem curados.

A verdade é que sabe-se que só no final do século XIX um ramo da família real se estabeleceu na região e iniciou-se uma série de alianças e confrontos com reinos vizinhos. Já em meados de 1900, Ubud tornou-se parte do reino de Gianyar e conseguiu se concentrar na parte religiosa e cultural. O cultivo de arroz também sempre foi muito presente na região, com técnicas únicas de irrigação utilizadas até os dias de hoje.

A partir daí, diversos artistas e intelectuais ocidentais começaram a frequentar a área. Em 1930, o estímulo à arte local e a promoção da cultura balinesa começaram a ser disseminados em escala global.

A família real ainda faz parte da vida de Ubud e ajuda a financiar exibições culturais e religiosas.

Ubud, Bali
Bate-papo com local em Ubud

Onde fica

Ubud fica no centro da ilha de Bali, em uma região chamada de Gianyar. Do Aeroporto Internacional Bali Ngurah Rai, são 36km de estrada. Porém, o tempo de chegada, de carro, é cerca de 1 hora pela condições das estradas.

Como chegar

O melhor jeito de chegar em Ubud é chamando um Uber (aconselho bastante, os preços são bem acessíveis), contratando um motorista privado ou com um traslado de hotel ou grupos de agência de turismo que fazem passeios de um dia pelo centro de Bali. (clique para ver preços e agendar).

Nós estávamos em um grupo de 7 amigos e alugamos uma van para sair de Uluwatu (onde ficamos para surfar) e irmos dirigindo. Para quem não se importa em viagens ‘com emoção’, alugar um carro pode ser uma alternativa – porém, não tão segura, ressalto.

Muitas pessoas escolhem as motos como principal meio de locomoção em Bali. Porém, vale a pena para a seguinte situação: se você já sabe dirigir moto e se for ficar em regiões próximas. Do contrário, é melhor evitar.

Se você estiver em Uluwatu, na península sul de Bali, esqueça a ideia de ir para Ubud de motinho. Digo porque pensei em fazer isso e depois vi que o caminho é longo (apesar da distância em km) e pode ser bem desconfortável pela condições das estradas e por passar também em auto estradas de grande movimento de carros, caminhões e ônibus.

Quantos dias ficar

Dois a quatro dias é tempo suficiente para conhecer as principais atrações de Ubud, em Bali. Há quem faça também day-trips para a região, o que eu acredito ser muito corrido e pouco proveitoso, mas se você tiver pouco tempo em Bali, definitivamente vale a pena. Existem imersões em práticas de yoga, como ashrams, que podem pedir mais dias dedicados à prática.

Ubud, Bali
As oferendas de Ubud, em Bali

viva o mundo

O que fazer em Ubud, Bali

Há muito o que fazer em Ubud. Das paisagens mais famosas de Bali, como o campo de arroz Tegalalang, o templo Tirta Empul e também a Floresta Sagrada dos Macacos à práticas de yoga ou até mesmo aventuras como rafting.

Ubud, Bali, é uma cidade super agradável e simpática. Tem pequenos cafés, lojinhas artesanais, aulas de yoga e muitas outras coisas para conhecer. Confira abaixo o que fazer em Ubud:

Tegalalang Rice Terrace

Um dos pontos turísticos mais famosos de Ubud e da ilha de Bali. O Tegalalang Rice Terrace é um enorme campo de arroz que envolve o subak (sistema tradicional de irrigação cooperativa de Bali).

Ao chegar no Tegalalang Rice Terrace, há uma cena turística com diversas lojinhas, restaurantes e até ponto de fotos com placas ‘I love Bali’ para entreter os visitantes. Porém, a beleza do campo de arroz é descer e caminhar livremente pelos campos.

Dedique de 30 a 1,5 horas para conhecer bem a área. O melhor horário para visitar é ao nascer do sol, assim você consegue testemunhar os raios de luz que atravessam as árvores e deixam o cenário ainda mais incrível principalmente para fotos. Assim, você aproveita e ainda evita multidões. Caso não queira acordar cedo, tente visitar antes das 10h ou depois das 16h para encontrar o arrozal com menos gente.

Tegalalang Rice Terrace Ubud Bali
Um dos pontos turísticos mais famosos de Ubud e da ilha de Bali, o Tegalalang Rice Terrace

Floresta dos Macacos

A Floresta dos Macacos de Ubud fica dentro da vila de Padangtegal, vizinha de Ubud (dá para ir a pé pelo centro principal da região).

Os locais reconhecem a Floresta dos Macacos como um importante centro espiritual, econômico, educacional e de conservação da vila. Por lá, você encontra cerca de 700 macacos soltos – e protegidos – em um parque verde com mais de 12 hectares de floresta.

Durante a visita, os macacos podem – ou não – interagir com os visitantes. Existem alguns locais que oferecem bananas aos macacos e eles acabam subindo nos turistas para alcançar a fruta.

Tome muito cuidado com seus pertences como óculos, celulares e bolsas. Os macacos em Bali adoram pegar seus pertencem e sair com eles (e depois é difícil pegar de volta).

A entrada custa 80 mil rupias para adultos e 60 mil para crianças.

Floresta dos Macacos, em Ubud, Bali
Por lá, você encontra cerca de 700 macacos soltos – e protegidos – em um parque verde com mais de 12 hectares de floresta.

Ubud Water Palace

Um dos templos mais importantes de Bali, é reconhecido como um local sagrado. O Ubud Water Palace costumava ser o lar da família real de Ubud, na década de 50.

Em frente, oferece um jardim aquático impressionante cheio de flor de lótus. Vale a pena se programar para assistir ao clássico show de dança balinesa que acontece todas as noites às 19h30, por 400 rupias.

Para entrar no palácio, é preciso seguir o código de vestimenta. Não esqueça de usar um sarongue que cubra seus joelhos e blusas que cobrem os ombros.

Em frente, há também o Lotus Restaurant, onde você pode almoçar de frente para a vista incrível do palácio.

O Ubud Water Palace costumava ser o lar da família real de Ubud, na década de 50.

Tirta Empul

Patrimônio Cultural Nacional, o Tirta Empul é um dos principais e mais antigos complexos de templos de Bali, construído por volta de 960 dC. Por lá, há a nascente da montanha sagrada na vila de Manukaya.

Tirta Empul significa ‘nascente de água benta’, que remete a uma fonte de água localizada dentro do templo. Diversos visitantes e locais vão ao Tirta Empul para reenergizar e limpar as impurezas nas águas do templo sagrado.

A entrada no Tirta Empul custa 50 mil rupias.

Tirta Empul
Diversos visitantes e locais vão ao Tirta Empul para reenergizar e limpar as impurezas nas águas do templo sagrado.

Elephant Cave – Goa Gajah

Goa Gajah, também conhecido como Templo da Caverna do Elefante, foi construído na encosta de uma colina no século XI.

A pedra esculpida em forma de um demônio leva a templo dentro de uma pequena – quase minúscula – caverna, com símbolos de deuses hindus. Em frente à caverna há duas piscinas quadradas com trombas d’água.

Para entrar, é obrigatório o uso de sarongue ou calças compridas. Os ingressos custam 15 mil rupias para adultos e 7 mil e quinhentos rupias para crianças e podem ser adquiridos na hora.

Nosso veredito: se você estiver com o tempo curto, é um programa que pode ficar para uma próxima vez. A visita é basicamente conhecer a fachada do templo (foto).

Goa Gajah, também conhecido como Templo da Caverna do Elefante, Ubud, Bali
Goa Gajah, também conhecido como Templo da Caverna do Elefante

Cachoeira Tegenungan

Localizada dentro de uma floresta tropical na vila de Kemenuh, a 20 minutos do centro de Ubud, Bali, a Cachoeira Tegenungan é uma das mais populares e visitadas em Bali. Na piscina natural formada pela cachoeira, é possível nadar e mergulhar.

O ingresso custa 15 mil rupias para adultos e 10 mil rupias para crianças e funciona das 6h30 da manhã até às 18h30. Para conhecê-la com pouco movimento e encontrar a melhor luz, visite por volta das 9h ou às 15h.

Cachoeira Tegenungan

Yoga

Ubud é uma meca para yoginis. Praticantes de todo o mundo visitam a cidade para passar uma temporada em ashrams ou conhecer os métodos dos centros locais como The Yoga Barn e Ubud Yoga House.

O hotel Four Seasons possui uma estrutura incrível para aulas de vinyasa e aeroyoga com kuruntas e uma paisagem que atende ao mais ambicioso sonho zen.

Como uma iogue assídua, praticar em Ubud é uma imersão em um estado de conexão profunda com a natureza, a cultura local e a si mesmo.

Alguns dos melhores locais para praticar yoga em Ubud, Bali:

  • The Yoga Barn (mais de 100 aulas por semana em um centro de bem-estar com estúdios, lojas e restaurantes no centro de Ubud)
  • Ubud Yoga House (em frente à arrozais, para uma experiência em um estúdio mais boutique)
  • Radiantly Alive (com opções de aulas, retiros e treinamentos para professores)
  • Taman Hati Yoga and Meditation Ashram (um ashram para quem quer uma conexão profunda com a Yoga e bem-estar da região)
Aula de Yoga Gravitacional no Four Seasons Sayan, em Ubud

Conversas com mestres

Inteligência emocional e espiritual, estar presente, conectar-se com o agora, além de um bate-papo sobre o segredo da felicidade, amor, compaixão, controle de estresse e a busca pela paz são alguns tópicos abordados em conversas com mestres que atendem em Ubud.

Fiz meu atendimento com uma ex-monge budista que estudou o Dharma em monastérios de toda a Ásia, chamada Ibu Fera, que atende no Four Seasons Resort (onde nos hospedamos).

Geralmente, estes mestres também dão aulas de meditação guiadas em alguns centros de Ubud. As conversas costumam durar cerca de 60 minutos e podem ser feitas em grupo, casal ou individual.

Nosso atendimento com a ex-monge budista Ibu Fera, no Four Seasons Sayan, em Ubud

Passeio de bicicleta pelos arrozais

Um passeio à lá Julia Roberts no filme ‘Comer, Rezar e Amar’, dar uma volta de bicicleta nos arrozais de Ubud, Bali, é incrível. Pare em alguns campos, interaja com simpáticos e amáveis locais e entenda mais a fundo a cultura local.

Reserve um passeio pelos arrozais através deste link, no site Civitatis.

Passeios pelo Four Seasons Sayan, em Ubud

Rafting no Rio Ayung

Não é só de paz, meditação e espiritualidade que vive Ubud. O Rio Ayung, que circunda a cidade, oferece excelentes condições para a prática de rafting.

Existem alguns passeios que juntam o rafting e quadricíclo em um único dia. Para quem adora aventuras, como nós, pode ser um prato cheio para trazer ainda mais equilíbrio entre dias de bem-estar e esportes cheios de adrenalina.

Para fazer o passeio é necessário comprar com antecedência, assim você garante o seu lugar.

Bali Swing

Se você já começou a pesquisar sobre Ubud Bali, provavelmente já viu aquelas fotos de balanços que sobrevoam paisagens cheias de verde, com rios e até cachoeiras.

Um ótimo passeio para os viciados em adrenalina, cada balanço vem com seu próprio fator de emoção. Escolha o que tem mais a ver com você e aproveite.

Existem dois principais “Bali Swings”, em Ubud, para você tirar fotos tão incríveis quanto a abaixo. Porém, espere um programa mais turístico, ok?

Vamos lá, estes são os melhores balanços para visitar em Ubud, Bali:

  • O Bali Swing é um dos melhores e mais populares balanços de Bali. Ele fica a 20 minutos de carro do centro de Ubud e fica aberto das 8h às 17h. Existem diversos balanços, alguns que sobrevoam até 78m acima do solo.
  • Há o balanço no Zen Hideaway, que é famoso por pairar entre os coqueirais. Ele fica a 30 minutos de Ubud.

Se quiser sair de Ubud ou outra cidade de Bali para visitar os balanços, é possível ir com um tour. Você pode fazer a sua reserva clicando aqui.

Aula de cozinha balinesa

Bali também é reconhecida pela cozinha indonesiana, com temperos exóticos, um pouco apimentados e muito arroz, ovo, frango e legumes.

A culinária típica é uma delícia e você pode aproveitar para agregar ao seu cardápio alguns pratos da ilha. Assim, ao voltar pra casa, você pode sempre voltar para Bali pelo menos com o sabor de seu jantar ;).

Existem aulas super legais, como esta aqui, na qual você vai conhecer um campo de arroz e seus cultivos, depois ao mercado, escolhe os ingredientes e depois aprende a cozinhá-los. Completo, né?

Passeios em Ubud Bali

Confira os passeios e tours para Ubud na plataforma Civitatis.

Onde comer em Ubud

Como a cidade de Ubud é voltada ao turismo, existe uma grande variedade de restaurantes para todos os gostos. Por lá, é possível comer muito bem gastando pouco (um bom jantar em média sai R$ 30,00). Nós fomos em dois que adoramos: para jantar, aproveite o ambiente delicioso do restaurante Ibu Rai. Já para o almoço ou café, curta a vista do templo Lotus no restaurante que leva o mesmo nome (Lotus Café), logo em frente.

Onde comprar em Ubud

O melhor das compras em Bali é perder-se nas ruas e lojinhas do centro e começar a barganhar iguarias e artesanatos com os locais.

No centro de Ubud, há diversas lojas voltadas ao bem-estar, com incensos, artesanatos, budas e outros itens de decoração maravilhosos. Porém, se você quer economizar, aqui fica a dica: pare nas estradas em lugares menos turísticos.

Na estrada que liga Ubud ao Tegalalang Rice Terrace, fique de olho. Por lá, existem diversas lojinhas (bem rústicas) que vendem esculturas maravilhosas de madeira (elefantes, budas, etc) por um preço ótimo. Nós compramos um elefante lindo de madeira com um tamanho generoso por cerca de R$ 30.

Nesta mesma estrada, há diversos ambulantes que vendem os típicos incensos que os balineses usam nas oferendas. Compre, depois você vai sentir falta do cheiro de Bali. 😉

Na ida de Uluwatu ou Kuta para Ubud, vale a pena parar no vilarejo de Celuk. O vilarejo é o reduto da prata balinesa. Sabe aquela prata que diversas lojas aqui no Brasil vendem super caro? Elas vem dalí. É uma boa parada para quem quer comprar pulseiras e colares de prata.

As compras que fizemos na estrada que liga Ubud ao Tegalalang Rice Terrace

viva o mundo

Onde ficar em Ubud

Há diversas regiões e tipos de hospedagem para quem busca onde ficar em Ubud. De hotéis de luxo em meio à floresta tropical nos arredores da cidade a hostels descontraídos para mochileiros no centro. Até mesmo, opções de hospedagens com custo-benefício para casais e famílias que buscam conforto e economia.

Selecionamos as melhores opções para você escolher onde ficar em Ubud:

Melhores hotéis de Ubud

Four Seasons Sayan

Fiquei a convite do Four Seasons Sayan hospedada em Ubud. E que convite inesquecível. Excelência em serviço, o Four Seasons é um hotel primoroso em todos os detalhes.

O hotel foi construído para ter o menor impacto possível no meio ambiente, com vilas particulares que se camuflam em meio ao verde da paisagem.

A vista das vilas particulares com vista para os arrozais e o rio Sayan é um dos grandes destaques, além das aulas, jantares e serviço único que o hotel proporciona.

Não é apenas uma hospedagem, é uma experiência inigualável.

> Faça a sua reserva no Four Seasons Sayan clicando aqui

Four Seasons Resort Bali at Sayan
Four Seasons Resort Bali at Sayan em Ubud

Hanging Gardens

Um outro hotel estonteante em Ubud é o Hanging Gardens of Bali. Um hotel boutique com uma piscina de borda infinita sob coqueirais e uma floresta tropical densa.

Hotéis bons e baratos em Ubud

Pondok Naya

Com piscina privativa em cada vila particular, o Pondok Naya é uma excelente opção de hospedagem pertinho do centro da Ubud. Também é possível ficar em um dos típicos chalés com piscina compartilhada.

>Garanta a sua hospedagem no Pondok Naya

Onde ficar em Ubud Bali
Pondol Naya é uma das dospedagens boas e baratas em Ubud, Bali

Bliss Ubud

No centro do vilarejo, o Bliss Ubud oferece quartos amplos, com café-da-manhã continental incluso. A piscina é compartilhada e as áreas comuns são bem cuidadas e charmosas.

>Reserve seu quarto no Bliss Ubud

Bliss Ubud Bali - Hotéis e hospedagens em Ubud
Bliss Ubud, uma ótima opção de hospedagem no centro

viva o mundo

Dicas de Ubud Bali em um bate-bola

Quando ir para Ubud

A melhor época para visitar Ubud é entre os meses de Abril e Setembro, temporada com menores chances de chuvas em Bali. Leia tudo sobre Ubud Bali.

Como chegar a Ubud

O melhor jeito de chegar em Ubud é chamando um Uber (aconselho bastante, os preços são bem acessíveis), contratando um motorista privado ou com um traslado de hotel ou grupos de agência de turismo que fazem passeios de um dia pelo centro de Bali. Leia tudo sobre Ubud Bali.

O que fazer em Ubud

Há muito o que fazer em Ubud. Das paisagens mais famosas de Bali, como o campo de arroz Tegalalang, o templo Tirta Empul e também a Floresta Sagrada dos Macacos à práticas de yoga ou até mesmo aventuras como rafting. Leia o que fazer em Ubud Bali.

Onde ficar em Ubud

Há diversas regiões e tipos de hospedagem para quem busca onde ficar em Ubud. Selecionamos as melhores opções para você escolher onde ficar.

Quanto tempo ficar em Ubud

Dois a quatro dias é tempo suficiente para conhecer as principais atrações de Ubud, em Bali. Leia mais sobre Ubud Bali.

Mais destinos na Indonésia:

0 Deixe seu comentário
0

You may also like

Deixe um comentário