O Guia Completo de Nusa Penida, em Bali

por Virginia Falanghe
0 Deixe seu comentário
viva o mundo

Nusa Penida relembra o que deveria ser Bali décadas atrás. Os poucos pontos turísticos formais recebem grupos em tours para passar o dia, já que maior das Nusas não possui grande infraestrutura para visitantes mais exigentes no quesito conforto. O que isso significa? Aventura, surpresas incríveis no roteiro, contato com locais que não falam inglês e cenários deslumbrantes ainda intocados.

Podemos dizer que Nusa Penida, em Bali, tem duas faces.

A primeira apresenta-se na parte sudoeste da ilha, com uma pegada mais turística, que recebe tours e excursões de maioria asiática para conhecer pontos turísticos famosos como a Klingking Beach e nadar com as raias mantas (às vezes, em meio ao lixo de plástico nos oceanos). Nestes lugares, o povo local é amável como sempre, mas já está acostumado com a carinha de um estrangeiro.

Já a segunda face revela-se ao norte, centro e nordeste da ilha. Em lugares escondidos como o surpreendente e enorme templo dentro de uma caverna Goa Giri Putri ou o Pura Puncak Mundi. Nestes lugares, os locais recebem os visitantes com grande alegria, mas não sabem falar inglês, e é comum crianças curiosas abrirem um sorriso e acenarem querendo entender de onde estes ‘estranhos’ apareceram.

Dedicar alguns dias para conhecer essa cena B de Nusa Penida vale muito a pena. Com um astral rústico, pacato, longe do bafafá turístico, a maior das Nusas é perfeita para quem busca um lugar tranquilo, praias pouco exploradas e uma maior imersão na cultura local da Indonésia. Tire o conceito de “lugar para turista ver” e descubra esse lado encantador da região.

Tudo sobre Nusa Penida Bali

Em nossa segunda visita a Indonésia, passamos rapidamente por Bali e já embarcamos direto rumo às ilhas Nusas.

Ficamos 3 dias em Nusa Penida e 2 dias em Nusa Lembongan e Ceningan, no mês de Fevereiro, e tivemos tempo suficiente para conhecer o melhor e pior de cada uma das ilhas.

Detalhamos aqui o nosso roteiro por Nusa Penida para ajudar você com a sua viagem:

Neste post você vai ver:

Informações básicas

As ilhas Nusas ficam cerca de 45 minutos de distância de Bali, e o transporte é feito por balsa, lá conhecida como Ferry.

Falésias, mata nativa preservada, águas cristalinas, lagoas azuis turquesa compõe as paisagens típicas das Nusas. Além de pontos perfeitos para praticar mergulho e surfe.

A cultura predominantemente hindu, com influência budista traz um clima de paz e serenidade, com boas energias dos incensos, velas e oferendas que trazem ainda mais magia ao lugar.

Vale ressaltar que o turismo comercial e as grandes redes de hotéis não chegaram em Nusa Penida. Dessa forma, tem pouca infra-estrutura para os visitantes, além de ruas bem esburacadas, poucos estabelecimentos comerciais e restaurantes.

Esqueça o inglês por lá, e aproveite a oportunidade para uma imersão no estilo local para uma viagem inesquecível.

viva o mundo

Quando visitar Nusa Penida?

A melhor época para visitar Nusa Penida é entre os meses de Abril e Novembro, temporada de seca.

Infelizmente, na época de chuva que corresponde aos meses de Dezembro à Março, o lixo e a poluição de outras ilhas turísticas acabam desembocando nas Nusas. O plástico no mar era tanto, que o meu esperado mergulho com as raias mantas foi na verdade um mergulho junto ao plástico e acabei ficando 5 minutos na água e sai com um nó na garganta, de tristeza em presenciar aquela cena.

viva o mundo

Como chegar em Nusa Penida

Par chegar em Nusa Penida saindo de Bali é preciso pegar uma ferry que sai da Baía de Sanur, em Bali, a cerca de 20 minutos do aeroporto de Bali (mas conte com um trânsito intenso em qualquer percurso pela cidade).

Fizemos toda a parte de traslados e ferry com a Maruti Express e super recomendamos! A empresa respondeu rápido todas as informações que solicitamos via e-mail, além do atendimento através do WhatsApp. Achamos bem organizados e indicamos para nossos conhecidos.

O serviço conta com traslado do aeroporto ou do hotel a Sanur, ida e volta de Ferry e depois translado para nos pegar no hotel nas Nusas e nos deixar no aeroporto ou hotel em Bali. O preço foi bem camarada, tudo custou 400.000 rúpias por pessoa (cerca de 35 dólares americanos).

Dados para contato da Maruti Express : Phone: +62 361 9381438 | E-mail: rsv@marutigroupfastboat.com

Não marque o seu cronograma muito apertado, já que os transportes costumam atrasar. Nós agendamos a primeira ferry do dia, às 7h30 da manhã. Porém, ela acabou saindo às 8h30. Bali style, rs! Depois, são 45 minutos de ferry (balsa) até Nusa Penida.

Além disso, muita gente pergunta como é feito o transporte entre as Nusas, e de Nusa Penida até as Ilhas Gili. As travessias são sempre feitas em balsas, mas não é como no Brasil, porque são para passageiros apenas. Esse transporte chama-se fast boat. Você pode agendar fast boats com hotéis ou também diretamente com locais no porto.

Roteiro: O Guia Completo de Nusa Penida, em Bali
Templo Pura Puncak Mundi, em Nusa Penida, Bali

Como se locomover em Nusa Penida

Prepare-se porque não é fácil se locomover em Nusa Penida. A ilha é grande e para atravessá-la de oeste a leste leva cerca de uma hora de moto ou carro. Isso sem contar os obstáculos por conta da precariedades das ruas, emburacadas e irregulares.

Sobre a locomoção dentro da ilha, alugamos uma moto por cerca de 5 dólares americanos o dia. Se você não tem prática com scooter, eu não recomendo. Nós temos e ainda levamos vários tombos, rs. No entanto, a moto dá mais liberdade e flexibilidade para explorar o destino, conhecer pessoas e fazer seu próprio roteiro diário.

Eu amo essa independência para poder passear à vontade e seguir meu próprio planejamento, acabamos encontrando atrações belíssimas que nem estavam na lista de pontos turísticos, mas nós indicamos aqui. Vale a dica 🙂

viva o mundo

Onde ficar em Nusa Penida

Se você está buscando onde ficar em Nusa Penida, saiba que a região que concentra os poucos hotéis da ilha fica na parte norte. Longe de pontos turísticos como Klingking Beach.

Decidimos nos hospedar perto da cidade para ficar perto de restaurantes e comércio, além de uma estrutura um pouco melhor. Assim, pudemos fazer um planejamento para conhecer um dia cada região da ilha.

As acomodações em Nusa Penida costumam ter um ótimo preço, mas com nenhuma opção mega luxo ou grandes redes.

Os poucos estabelecimentos em bangalôs rústicos mas bem confortáveis são verdadeiros convites para uma imersão na natureza e na cultura local.

Vista de Song Cang Bungalows

Song Cang Bungalows

Nós escolhemos o Song Cang Bungalows para nos hospedar. São três Bungalows charmosos e aconchegantes que compõe o pequeno hotel com vista para o mar.

O diferencial é a experiência durante a estadia, desde acordar com o nascer do sol no mar em frente ao quarto do hotel. Ao café-da-manã na varanda do bangalô. E o melhor, tudo isso por cerca de U$ 35 a noite.

A equipe que trabalha por lá é atenciosa e simpática como sempre, mas não fala inglês. Além do local ser incrível, a localização é excelente ( perto do templo da caverna e de ótimos restaurantes).

O quarto é grande e confortável, mas sem grandes requintes. O luxo aqui é o chuveiro quente, difícil de encontrar na ilha.

Ah, bom lembrar que é preciso cuidado com a água! Não escove os dentes com a água da pia, use sempre água mineral para evitar a famoa Bali Belly (dor de barriga).

Song Cang Bungalows

La Roja Bungalows

Outra opção de hospedagem em que a própria estadia já é uma aventura, o La Roja Bungalows tem restaurante próprio, café-da-manhã incluso com opções à la carte ou culinária asiática.

La Roja Bungalows

Bataran Garden Cottage

A pousada 4 estrelas tem a vista da praia Kutampi e o azul do céu a perder de vista. Aproveite o café da manhã continental e a tranquilidade do Bataran Garden Cottage que conta com recepção e serviço de quarto 24h.

Escolha entre quartos com camas de solteiros ou a opção Deluxe para casais. Como se o local já não bem relaxante o suficiente, os bangalôs contam com spa e um centro dedicado ao bem-estar.

Bataran Garden Cottage

Semabu Hills Hotel Nusa Penida

Relaxe na piscina de borda infinita e aprecie a culinária asiática e indonésia no hotel Semabu Hills Hotel Nusa Penida.

O diferencial aqui é que os funcionários falam inglês. É uma boa opção porque oferece quartos de família, piscina com lado raso e restaurante local. Aliás, a hospedagem também oferece opção de transporte para o aeroporto no final da viagem.

Semabu Hills Hotel Nusa Penida

Hospedagens em Nusa Penida:

Veja no mapa abaixo opções de estadias em Nusa Penida:

Booking.com
viva o mundo

O que fazer em Nusa Penida

Nusa Penida é uma ilha fantástica em Bali. O único problema que vale ressaltar é o cuidado com a falta de estrutura e difícil acesso aos principais pontos turísticos.

No primeiro dia, conhecemos o leste da ilha, como a Atuh Beach e o Cave Temple (Goa Giri Putri).

No segundo dia, visitamos o lado sul, como a Klingking Beach, o templo Pura Puncak Mundi, Angels Billboard e Broken Beach.

Já no último dia fizemos um passeio de snorkeling por quatro pontos (incluindo as raias mantas) que durou toda a manhã. Em seguida, já pedimos para o motorista do barco do snorkeling nos deixar em Nusa Lembongan no fim do passeio.

Veja mais sobre os encantos de Nusa Penida e suas atrações imperdíveis:

Klingking Beach em Nusa Penida

Klingking Beach é o cartão postal de Penida. Com as fotos desse post, já dá pra entender um pouco, certo? A praia lembra um pouco Navagio Beach, na Grécia, porém com um clima tropical que dá uma energia ainda mais vívida no local.

Dá para descer até a praia por uma trilha com pouquíssima estrutura. Moradores locais a construíram com galhos de madeira e corda, entre pedras e terra. Então leve água para aguentar o sol na cabeça e opte por tênis confortáveis (fui de chinelo e me arrependi, rs). A descida é super vertical, cerca de 40 minutos para descer, mais 40 pra subir.

A malhação é garantida e apesar do cansaço a vista recompensa cada suor. Lá embaixo, a praia é linda, parece uma pintura aquarela. No entanto é preciso cuidado também porque o mar é bem agitado e forte.

Lembra que falamos do lixo na temporada de chuvas? Os resíduos param todos na beira da praia e vários plásticos no oceano tiram a vibe boa do lugar, por isso é melhor evitar a visita entre Novembro à Março.

Roteiro: O Guia Completo de Nusa Penida, em Bali
Roteiro: O Guia Completo de Nusa Penida, em Bali
Roteiro: O Guia Completo de Nusa Penida, em Bali
Klingking Beach
Roteiro: O Guia Completo de Nusa Penida, em Bali
Klingking Beach

Angels Billboard

A cerca de 40 minutos de KlingKing Beach fica a Angels Billboard. O cenário é composto por uma piscina natural linda, de frente para o mar, e super fácil de chegar.

Roteiro: O Guia Completo de Nusa Penida, em Bali
Angels Billboard

Broken Beach

Em menos de cinco minutos caminhando a partir de Angels Billboard, fica a Broken Beach. A praia é um “buraco” impressionante. Como dá para ver na foto, a paisagem parece um quadro, o azul cristalino entra por baixo da ponte natural e forma uma praia linda, mas infelizmente não tem acesso.

No entanto, a vista compensa muito. Além disso, caminhe pela ponte natural e aviste o nado das Raias Mantas que dão um show do lado do mar aberto.

Roteiro: O Guia Completo de Nusa Penida, em Bali
Broken Beach

Atuh Beach

Atuh Beach fica ao lado leste da Ilha de Nusa Penida, entretanto é um pouco afastada das outras atrações. A beleza certamente compensa a distância. Eu recomendo conhecê-la no primeiro dia na ilha, e no segundo ir à Klingking.

A Atuh Beach é a melhor praia da ilha para passar o dia com tranquilidade e alguma comodidade. Na praia tem pequenos restaurantes e bares para tomar uma água de coco beira-mar e aproveitar o pôr do sol. Além disso, o mar é bem tranquilo e gostoso para nadar.

Atuh Beach

Cave Temple – Goa Giri Putri

Lembra quando falamos das atrações que você só descobre explorando os lugares? O Goa Giri Putri foi uma dessas surpresas da nossa visita à Nusa Penida.

O templo hindu feito dentro de uma caverna imensa na ilha pode ser acessado por uma pequena fenda na rocha e abre para um espaço imenso. Simplesmente maravilhoso! Aliás, ele fica pertinho da principal cidade da ilha, Batoemoenggoel. Vale conferir.

Cave Temple – Goa Giri Putri

Templo Pura Puncak Mundi

Outra descoberta, nós não tínhamos visto ele em site nenhum, foi uma sugestão de um local que encontramos quando estávamos no meio da ilha e ficamos super felizes. Ele falou em Indonésio com a gente, e não sei como, a gente entendeu, rs!

Como o templo fica no ponto mais alto de Nusa Penida, garante vistas incríveis no caminho até ele. O templo em si é pequeno, mas muito bonito. Não deixe de ver as dezenas de macacos que ficam nas árvores da redondeza e divertem o percurso com tanta curiosidade.

Templo Pura Puncak Mundi

Passeio de Snorkel

Sempre sonhei em mergulhar com as raias mantas. Quando fomos para Nusa Penida, na Indonésia, estava super animada porque lá é um habitat natural desses incríveis seres marinhos e eu poderia encontrá-los pela primeira vez.

Marcamos nosso passeio e lá fomos. O resultado? Fiquei menos de dois minutos na água e sai com um nó na garganta, de indignação, de raiva, de saber que o habitat delas agora se tornou um grande lixão plástico submarino.

Ao sair da água perguntei ao barqueiro de onde vinha todo aquele lixo. Ele disse que vinha de Java, ilha onde fica a capital Jacarta, mas para não me preocupar, já que era temporada de chuvas e logo todo aquele lixo sairia dali. Então, eu indaguei: “mas pra onde você acha que todo esse lixo vai saindo daqui?” Ele ficou confuso, não sabia me responder.

Inclusive, não sei se os mais de 10 milhões de habitantes de Jacarta imaginam que o saquinho plástico que eles consomem poderia parar ali ou em outras ilhas de plástico flutuando no meio do mar.

Fiquei pensando como as pessoas esquecem que nossas pequenas ações são conectadas com um ecossistema muito maior e que depende de nossas próprias escolhas.

Enfim, o passeio com as raias mantas em Nusa penida me fez só parar para lembrar que todos temos um papel de buscar a sustentabilidade.

Se quiser fazer o passeio com as raias mantas, não vá entre Novembro a Março. O passeio de snorkel inclui outros 3 pontos. O ponto com as estátuas no Ceningan Channe, o Gamat Bay e Crystal Bay e custa cerca de U$ 25 por pessoa.

Mapa com pontos de mergulho e atração de Nusa Penida

Mapas salvam a minha vida. Eu amo, principalmente os que você só encontra quando vai viajar, panfletos que viram lembrancinhas depois, rs. Eles indicam onde ficam as principais atrações, pontos de mergulho e cidade.

Dessa maneira, segue a foto de um mapas de nossa viagem. Grifei em azul alguns dos lugares que citei acima. Vale a pena, a ilha é um espetáculo a céu aberto.

Mapa com pontos de mergulho e atração de Nusa Penida

Gostou das nossas dicas?

Para mim Nusa Penida foi uma experiência e tanto. Com certeza deve estar na lista de destinos para viajantes apaixonados por aventura, natureza e praia.

Continue lendo sobre a Indonésia:

Perguntas frequentes

Onde fica Nusa Penida?

A Ilha Nusa Penida fica em Bali, na Indonésia. Continue lendo…

Quantos dias em Nusa Penida?

Três dias são suficientes para conhecer Nusa Penida. Continue lendo…

Onde ficar em Nusa Penida?

Nós escolhemos o Song Cang Bungalows para nos hospedar. São três Bungalows charmosos e aconchegantes que compõe o pequeno hotel com vista para o mar. Continue lendo…

Como ir de Nusa Penida para Gili?

Os transportes entre as ilhas da Indonésia são feitos por balsa, na maioria das vezes. Continue lendo…

O que fazer em Nusa Penida?

Passeios de marco e mergulho estão entre as principais atrações da ilha. Continue lendo…

Roteiro Bali e Nusas

Dica de roteiro: 10 dias em Bali (entre Uluwatu, Semyniak, Ubud), 4 dias nas Ilhas Gili e 4 dias nas Nusas… Continue lendo

0 Deixe seu comentário
0

You may also like

Deixe um comentário