Lugares que você precisa colocar em seu roteiro pela ilha de Bali

Precisa montar o seu roteiro por Bali, mas não sabe por onde começar? Depois de passar um mês na ilha, selecionei os melhores lugares para conhecer, o que fazer e onde se hospedar.

Se você está planejando um roteiro Bali, vale a pena ficar um tempo em cada uma das regiões para conhecer as peculiaridades de cada uma com mais calma.

Se você for surfista, a dica é reservar os primeiros dias de hospedagem em Uluwatu e depois fazer as reservas dependendo de onde vai entrar o swell. Assim, você curte o melhor do surfe na ilha.

Se você busca auto-conhecimento, que tal dedicar mais tempo para retiros de yoga em Ubud?

Já se quer aproveitar o melhor da ilha de Bali em um roteiro completo, vale a pena dedicar de 10 a 20 dias para aproveitar o melhor da Indonésia com calma.

Já fui duas vezes à Bali, totalizando mais de um mês na Ilha dos Deuses. Fiquei em Uluwatu, Ubud, Nusa Dua e Green Bowl, Nusa Lembongan, Nusa Penida e nas Gilis.

Abaixo, montei um roteiro que pode ser adaptado para a sua viagem e o seu perfil. Espero que goste!

As dicas iniciais de planejamento, moeda, mala e mais estão no guia inicial de Bali Indonésia.

Roteiro Bali – Tudo o que você precisa saber

Resumo do Roteiro Bai

As principais regiões para se hospedar em Bali ficam concentradas na parte sudoeste da ilha. Pense no seguinte triângulo: de Canggu, a Ubud e à península de Ulutawu é onda ficam as principais praias, cidades e atrações.

E, depois, para quem quer seguir roteiro nas ilhas próximas Nusa Lembongan, Nusa Penida e as Gili’s.

Mapa do Roteiro

Região central de Bali

Kuta

A região de Kuta é o centro de Bali. É conhecida como o “inferninho” da ilha. Realmente, Kuta é o caos! É aquela confusão divertida para quem está de férias, que a gente espera conhecer em países do sudeste asiático.

Com trânsito de motos infinitas, pessoas andando pra lá e pra cá, poluição, mil e uma lojinhas de roupas, acessórios, bugigangas e baladas, pode-se dizer que Kuta não é lá o melhor lugar para escolher onde ficar em Bali.

Com certeza essa região merece uma visita, talvez em uma tarde ou duas para algumas comprinhas. E, só vale a pena se você estiver precisando de um lugar para dormir próximo ao aeroporto ou totalmente em busca de baladas com uma vibe bem Spring Break (inclusive, os jovens australianos adoram pegar balada por lá).

A Praia de Kuta não é nada demais, mas às vezes entra um swell que garante boas ondas.

Melhores hotéis em Kuta, Bali: 

Seminyak e Canggu

Considerada um dos melhores points de Bali da atualidade, a região de Seminyak e Canggu fica localizada ao norte de Kuta. É lá onde ficam vários hotéis de luxo, restaurantes renomados e várias lojas para quem busca um pouco mais de sofisticação e lugares que são tendência.

É um lugar mais americanizado, principalmente por causa de seus shopping e grandes hotéis.

Seminyak e Canggu são boas pedidas para quem quer ficar próximo dos melhores beach clubes da ilha, de lojas super charmosas, restaurantes lindos em frente à arrozais e também de praias (com areia mais escura), mas que garantem ondas para iniciantes e longboarders. É lá também que fica o Tanah Lot Temple, um dos templos mais famosos da ilha.

Veja mais no post o que fazer em Bali

Os melhores hotéis em Seminyak:

O que fazer em Bali - 30 Atrações Imperdíveis
Tanah Lot Temple

Ubud

Ubud em Bali é um dos cartões postais de Bali. O sucesso se deve também ao filme de Julia Roberts, Comer, Rezar e Amar, no qual a personagem mora na cidade por um tempo.

Mais voltada para o lado espiritual e com raízes da cultura local, Ubud é o lar de uma das paisagens mais famosas de Bali, os campos de arroz ou arrozais, como o Tegalalang, e também a Floresta Sagrada dos Macacos.

Nessa região também ficam os templos mais conhecidos de Bali, como o Ubud Water Palace e o Tirta Empul. 

A região vale não só a pena para uma visita rápida, mas sim para se passar alguns dias, como uns 2 ou 3 dias passeando por lá.

Na ida, vale a pena parar no vilarejo de Celuk, reduto da prata, para quem quer comprar pulseiras e colares.

 

Aula de Yoga Gravitacional no Four Seasons Sayan, em Ubud

Melhores hotéis em Ubud

Keramas

Keramas é super famosa por ter uma das melhores ondas de esquerdas do mundo e até recebe etapas do Campeonato da Liga Mundial de Surfe. Para os surfistas que querem curtir a onda, a hospedagem no Komune é quase obrigatória.

Melhor hotel da região, tornou-se um ícone entre os surfistas, pela atmosfera moderna, com ótima infraestrutura, mas ao mesmo tempo super descolada.

Apesar de ser uma região majoritariamente para quem surfa e quer curtir as ondas, também é bom para quem quer ter lindas vistas do Agung, um dos vulcões mais ativos da ilha.

Inclusive, é uma boa parada em um roteiro de quem sai de Uluwatu, passa por Nusa Dua, faz a pausa em Keramas por alguma noite e depois segue para Ubud.

 

Melhores hotéis em Keramas


Península de Bukit (sul de Bali)

Jimbaran

A Praia de Jimbaran tem a fama de ser um dos melhores lugares para comer peixe fresco em Bali. Por ser uma baía de pescadores e outros moradores locais, a praia atrai visitantes com um prazeroso jantar de frutos do mar à luz de velas e pé na areia.

Apesar de Jimbaran ser praticamente um “restaurante à céu aberto”, é a localização perfeita para quem busca ficar em uma região central de Bali, com fácil acesso à Kuta, Semyniak, e também à península de Bali e Nusa Dua.

É uma das regiões mais “estratégicas” de Bali para ficar em uma área bem localizada. 

Melhores hotéis em Jimbaran:

Praia de Balangan

Uma das melhores praias da região de Uluwatu, a Praia de Balangan é quase um cenário de filme, com areia dourada contrastando com os morros repletos de vegetação. 

Predominantemente, é uma praia para surf, principalmente entre os meses de Maio e Setembro, quando os ventos do Sudoeste criam swells entre 1 e 3 metros, que duram por até 500 metros.

Para quem não surfa, é possível aproveitar a linda paisagem da costa junto às espreguiçadeiras que podem ser alugadas dos quiosques e cafés.

Praia de Bingin e Dreamland

A praia de Bingin é uma das mais isoladas dessa parte da Indonésia. Com areia branca e grossa, possui falésias de calcário recortam toda a vegetação, formando uma linda paisagem.

As águas claras chamam tanta atenção quanto as ondas fortes do lado esquerdo (até 2,5 metros) e atraem vários surfistas profissionais, além de quem procura por um dos pores do sol mais exóticos de Bali.

Já a praia de Dreamland é um pouco mais restrita, mas nem por isso deixa de receber os surfistas e turistas. 

O número de vistitantes não muito grande garante um bom proveito da praia, que conta com águas mornas e um beach club.  

 

Uluwatu e Padang Padang

Uluwatu é uma região bem mais tranquila quando comparada a Kuta, Seminyak e Canggu, apesar de cada vez mais estar crescendo e se transformando em um verdadeiro point de Bali.

A região abriga hotéis para todos os gostos e bolsos. Um hotel que é o cartão-postal de Bali é o Blue Point. Recomendo algumas diárias aqui para curtir a piscina infinita, com vista para o pico de surfe, em cima da falésia da Uluwatu. O valor da diária não é cara e vale super a pena pelo custo-benefício.

Algumas outras opções na região:

Melhores hotéis em Uluwatu:

Região de Green Bowl

A região de Green Bowl em Bali é onde ficam alguns dos principais hotéis de luxo da ilha, como o Amankila (da rede Aman), e outros.

Localizada ao sul da ilha, entre Uluwatu e Nusa Dua, o local é famoso pelas praias paradisíacas e quase particulares dos hotéis perfeitos para casais em lua de mel ou pela praia famosa de Green Bowl.

Melhores hotéis em Green Bowl:

Nusa Dua

Nusa Dua é a área perfeita para quem busca onde ficar em Bali em famílias, principalmente as com crianças pequenas. Em um loteamento na costa leste da península de Uluwatu, Nusa Dua é uma das áreas mais tranquilas, com boa infraestrutura e bem organizadas de toda Bali.

Reduto dos grandes resorts como Sofitel, Marriott, e outros, tem diversas praias protegidas por arrecifes (com poucas ondas) e toda a infraestrutura que só grandes hotéis proporcionam.

Nós ficamos no Sofitel, um mega resort com mais de 400 quartos e uma super infraestrutura. O destaque da acomodação vai para a piscina que é interligada com os quartos do térreo. Ou seja, você acorda e já pode pular na água para chegar na praia, que também fica logo em frente ao hotel.

Seguem algumas dicas de hotéis por lá:

Melhores resorts em Nusa Dua:


Ilhas próximas a Bali

As Ilhas Nusa

As Nusas são três ilhas que ficam bem próximas a ilha de Bali, muito famosa por suas belezas naturais e por serem um destino “férias das férias”. Ficam a poucos minutos de balsa da grande província, e possuem paisagens maravilhosas que valem a pena serem vistas.

Lá, você encontra lagoas de água cristalina, falésias antigas e praias inacreditáveis. Além disso, também ficam bons pontos para surfe e mergulho, o que faz com que vários visitantes optem por conhecer as ilhas na viagem para Bali.

O melhor de tudo é: quem quiser conhecer as três Nusas, tem muita facilidade. Além de elas serem pertinho uma da outra, existe uma ponte entre Nusa Ceningan e Nusa Lembongan, tornando o passeio super prático.

Nusa Penida

A mais afastada de Bali, Nusa Penida fica a 40 minutos de balsa. Com um pouco mais de 200 quilômetros quadrados de área, é dona de uma das paisagens mais bonitas da província inteira. 

Fiquei três dias em Nusa Penida. Me surpreendeu por ser um destino ainda pouco optado como hospedagem próximo a Bali, muitas pessoas vão conhecer a ilha pelo dia e voltam para a Ilha dos Deuses.

Porém, para quem gosta de lugares ainda fora do cenário turístico, recomendo passar alguns dias na ilha.

Melhores hotéis em Nusa Penida

Nusa Lembongan

Com ótima infraestrutura para turismo, Nusa Lembongan fica a mais ou menos 30 minutos de balsa de Bali. A ilha tem como atrativo principal as lindas praias, portanto é repleta de resorts, hotéis paradisíacos e beach clubs.

Além disso, ela é muito pequena, por isso é possível atravessar a Nusa Lembongan em mais ou menos uma hora de carro, fazendo com que seja possível conhecê-la bem.

Melhores hotéis em Nusa Lembongan:

Nusa Ceningan

A Nusa Ceningan possui uma infraestrutura muito parecida com a da Nusa Lembongan, pois ela também é muito bem preparada para o turismo que recebe.

Logo, são vários os hotéis, restaurantes e resorts espalhados por ela, o que faz com que a estadia por ali não seja um problema para quem visita esta Nusa. Além disso, existe uma ponte que liga a Nusa Ceningan da Lembongan, o que é ótimo para aproveitar as duas de uma vez só.

Nusa Ceningan

As Gilis

Ao nordeste de Bali e famosas por serem um lugar sem carros, moros e aeroporto, as Gilis são um pequeno arquipélago vizinho de Bali, composto por três ilhas: Gili Air, Gili Meno e Gili Trawangan. 

Com ruas de terra,  o meio de transporte lá são bicicletas e carroças, o que as tornam o local ideal para fugir do agito e relaxar.E o melhor é que chegar nesse paraído não é difícil: várias empresas de barco fazem o trajeto que dura cerca de 2 horas.

 

Gili Air

A Gili das festas, como é conhecida, tem a vida noturna como uma das maiores atrações. Com várias baladas, barzinhos, grandes hotéis e restaurantes, é um bom lugar para se curtir com os amigos.

Melhores hotéis em Gili Air

Gili Trawangan

Uma vez a ilha das festas, Gili Trawangan mudou sua fama e é o lugar perfeito para quem busca sossego após um desastre natural que fez com que toda sua infraestrutura fosse reformada. Agora, é perfeita para relaxar e recarregar as baterias.

Melhores hotéis Gili Trawangan

Gili Meno

A Gilli Meno é a menor das três ilhas, mas nem por isso fica para trás das outras: o mar é o mais incrível. É um destino muito parecido com a Gili Tawargan, só que um pouco mais isolado e paradisíaco. A Meno é um lugar ideal para pessoas viajando em casal ou com filhos pequenos, já que o agito lá é menor.

Melhores hotéis em Gili Meno:

 

Mentawaii

Composto por quatro ilhas principais, o arquipélago de Mentawaii fica a cerca de 100km de Sumatra. Conhecida como o “playground” de ondas para os surfistas, é lá que se encontram dezenas de picos e condições perfeitas para o esporte.

G-Land

Também conhecida como praia Plengkung, G-Land é internacionalmente reconhecida pelo seu pico de surf e já recebeu o mundial de surf. 

Para chegar lá, é preciso pegar uma lancha saindo de Bali e o percurso dura cerca de 2 horas.

Lombok

Mapa com hotéis para escolher onde ficar em Bali:

Booking.com

Gostou das dicas de onde ficar em Bali? Comente aqui!

Leia mais sobre Bali:

Virginia Falanghe

Jornalista de viagens e especialista em marketing digital de turismo, Virginia transformou sua paixão por viagens e aventuras em profissão. Já conheceu os cinco continentes com algumas paradas longas na Austrália, EUA, Portugal, Canadá, além de três meses a bordo de um catamarã pelas ilhas do Caribe. Além de escrever sobre destinos de natureza aqui no Viva o Mundo, é colunista de viagens na JovemPan, editora-chefe do site Dicas de Viagem e head da agência digital Pura. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.