O guia para conhecer Uluwatu, o reduto de surfe de Bali

por Virginia Falanghe
0 Deixe seu comentário

Reduto do surfe, que detém as praias mais lindas e tropicais da ilha dos Deuses, com festas, luais, restaurantes e pousadas super descolados. Descubra tudo para você curtir Uluwatu, em Bali.

Dentre as mais belas praias de Bali, famosa ilha que fica na Indonésia, Uluwatu se destaca pela paisagem, mar e clima paradisíacos. Essa viagem é ideal para quem gosta de curtir a natureza de um jeito mais descolado, despretensioso e aproveitar a badalação ao redor. 

Seja para um passeio relaxante ou para sair com os amigos, opção não falta para vivenciar aventuras de chinelos e roupa de banho. À noite, festas e bares, ou warungs como eles chamam, agitam a conhecida região da península de Bukit. 

Ainda, se você curte pegar umas ondas ou de repente quer aprender um novo esporte, Uluwatu é uma ótima opção para vivenciar essa vibe de surf, de conversas ao pé da areia e de muita energia positiva. 

Uluwatu, Bali - O Guia Completo da região
Padang Padang, uma das melhores ondas da região de Uluwatu

O que fazer em Uluwatu, Bali

Estive duas vezes em Bali e no mês que estive na ilha, escolhi Uluwatu para me hospedar e explorei bem a região. Cada vez mais presente na cena de Bali, a praia tem um ar jovem e descontraído. 

Uluwatu é conhecida mundialmente pelos seus picos de onda, especialmente em Long Uluwatu, porque, além de ter uma boa localização para conhecer as praias da região, também é excelente para quem quer acordar e cair direto na água.

Se acostume com os cocos servidos quentes, drinks refrescantes e aproveite as barracas para comprar uma canga e ler um bom livro enquanto escuta as ondas quebrarem e aprecia as paisagens. 

Visitar o Templo de Uluwatu em Bali

Uma das atrações mais culturais da região é esse passeio em Land’s End, para conhecer o Pura Luhur Uluwatu (templo). O lugar é muito bom para apreciar uma apresentação de dança com fogo, Kekac Fire Dance. Então recomendo que chegue por volta das 17h para garantir um lugar. O ingresso para adulto chega em média de 150 mil rúpias indonésias, o que custa cerca de R$ 50,00. 

Você também pode comprar outros passeios que passam pelo templo, como excursão guiada ou até mesmo um ticket para assistir à performance:

Uluwatu, Bali - O Guia Completo da Região
Kekac Fire Dance

O local fica em um parque preservado em cima de uma falésia, o que garante um visual e um ar puro para apreciar. A vista é bem legal para ver o pôr do sol, já que é ali que ele se põe e por causa da ótima visão panorâmica.

É bom lembrar que é importante respeitar a fauna e flora em volta do tempo, mas também ficar atento aos macacos que costumam roubar câmeras, celulares e óculos de sol, por isso deixe tudo bem guardado em uma mochila. 

Uluwatu, Bali - O Guia Completo da Região
Macacos no teplo de Uluwatu

Por respeito ao culto do templo, é essencial vestir um sarongue, tanto homens quanto mulheres devem usar essa saia como forma de respeito à cultura local. 

Uluwatu, Bali - O Guia Completo da Região
Templo de Uluwatu

Padang Padang Beach

Além das praias a serem exploradas, normalmente as menos conhecidas são mais bonitas, mas em questão de localização a praia de Padang Padang é uma excelente opção. Ela fica mais perto do comércios e dos serviços que a região oferece, como mercados e restaurantes, por isso é uma boa pedida para conhecer em Uluwatu. 

Entretanto, as praias dessa região também valem a visita. Padang Padang tem muitas lojinhas, aulas de surf para iniciantes e super ondas para os profissionais, além de uma boa faixa de areia pra tomar um sol. Conhecida como paraíso do surfe, é preciso se informar sobre as marés e as áreas de corais para evitar acidentes. 

Dicas de surfe em Uluwatu, Bali

Para quem curte pegar uma onda, conhecer Uluwatu pode ser o paraíso. Entretanto é preciso ter cuidado para passar por pelas encostas e pegar os melhores insides. É uma região de muita pedra e coral, recomendo fazer o trajeto de botinhas de surf para não machucar o pé. Dá pra pular na água e ir remando para um visual deslumbrante do oceano bem azul. 

Lojinhas e massagem

Como na Indonésia, Bali também vende muitos lenços, tapetes, saias e tecidos com estampas da cultura oriental. São muitas jóias e acessórios lindos em movimentadas galerias, porém o preço costuma ser salgadinho. 

Isso porque os comerciantes querem barganhar, é cultural repassar a tradição e o prazer de fazer negócios também para os turistas. Nessa hora, vale guardar essa dica: como eles aumentam cerca de 3 vezes mais os preços dos produtos, é importante e divertido entrar no teatro deles. 

Os comerciantes dão o preço e você tenta se comunicar dizendo que é muito caro e você não tem dinheiro, a expressão bankrrupct é muito comum para dizer que está quebrado, sem dinheiro. Essa brincadeira é levada pelos dois lados em forma de negociação e no final a barganha tem que valer a pena, e você deve levar um produto até mais barato do que um terço do preço inicial. 

Depois de um dia conhecendo o comércio local e barganhando muito, que tal relaxar com uma massagem ao ar livre? De frente para o mar e sentindo a brisa enquanto é massageado com cremes e produtos naturais da ilha? 

A melhor massagem do mundo dura cerca de uma hora e fica em um lugar bem escondido, que fica descendo um pouco as escadas depois do Surya Café. Depois de barganhar bastante, você consegue relaxar uma hora por cerca de R$ 25,00. 

Single Fin Bali

O Single Fin é um bar de surf onde a galera costuma ir curtir o pôr do sol depois de um dia no mar. É onde acontece algumas festas e onde as pessoas gostam de se reunir para tomar café, almoçar, comer sobremesas e curtir shows ao vivo, com DJ’s e muita badalação. 

Onde comer em Uluwatu

Você encontra uma gastronomia variada com ótimos bares e restaurantes em Bali. O Budha Soul oferece opções saudáveis de café da manhã e pratos vegetarianos e veganos. Aliás, é muito fácil encontrar essas opções com variedade de pratos e lanches. 

Você também pode aproveitar o clima praiano para experimentar pratos havaianos, comer sushi e frutos do mar no restaurante Shaka Riki. Para quem não dispensa uma pizza, que tal experimentar uma versão italiana da massa na Pizzeria Italia.

E como não pode faltar em toda a viagem, experimentar a gastronomia local é muito variada. Tem muita opção de legumes, verduras e vegetais. O restaurante cinco estrelas Tarunyan Resto Traditional pode ser uma ótima oportunidade de conhecer novos sabores. 

Uma opção para tomar um café recheado de frutas e culinária australiana é o Bukit Café que tem várias opções saudáveis e vegetarianas para tomar aquele lanchinho. 

Ainda, para quem sente falta da comidinha brasileira, tem o PF Brazil. O restaurante é bem simples e tem o preço acessível. Arroz, mistura brasileira e até o famoso feijão preto na hora da saudade. 

Onde ficar em Uluwatu

O Blue Point Bay Villas & Spa fica no pico de Uluwatu e é super indicado por ser um lugar cheio de atrações em volta, ou seja, dá pra fazer bastante coisa a pé mesmo. Situado no alto de um despenhadeiro, tomar café da manhã tem uma vista linda do mar e dos surfistas.

O Devata é outra opção até mais acessível e que, apesar de simples, é muito aconchegante e confortável, fica perto de conveniências e oferece o necessário para uma estadia segura e simpática. 

O Dreamsea Bali é outra opção de quarto à beira mar e recebe excelentes  avaliações. Ele fica próximo à Padang Padang, Thomas Beach e perto do Aeroporto Internacional. A vista do horizonte promete melhorar o passeio. 

Como se locomover em Uluwatu Bali

Como toda viagem, o planejamento é essencial. Uluwatu é uma cidade que costuma funcionar sobre duas rodas, motos e bicicletas. Para quem está acostumado com o veículo motorizado, compensa bastante alugar a moto para fazer passeios, mas Bali também tem Uber com um preço bem mais acessível que os táxis. 

De qualquer maneira, é legal pegar umas informações no lugar onde for se hospedar, às vezes os anfitriões podem te recomendar melhores preços, aliás, esse relacionamento é legal e importante em qualquer viagem, aproveite até a hospedagem para fazer amigos e estabelecer contatos. 

Quase todas as hospedagens, desde as mais simples até as mais sofisticadas, costumam alugar uma scooter que são ótimas para o trânsito caótico da cidade, mas é preciso prestar atenção, porque, como eles não costumam pedir documento, só dirija se você for habilitado. A diária custa, em média, dez reais. 

Alugar carro geralmente não compensa pelo alto custo devido ao tráfego intenso, então tente compartilhar uma corrida de uber com algum amigo, mesmo sozinho o preço não é muito salgado e você controla melhor suas economias. 

Mapa do que fazer em Uluwatu:

Leia mais sobre o que fazer:

0 Deixe seu comentário
0

You may also like

Deixe um comentário