O que fazer em Nusa Lembongan e Ceningan, na Indonésia

por Virginia Falanghe
0 Deixe seu comentário
viva o mundo

Repleta de belezas naturais e paraíso para surfistas, a pequena ilha de Nusa Lembongan é visita certa para quem busca boas ondas, tranquilidade, hotéis boutiques e muito charme a poucos minutos de Bali.

A ilha mais próxima de Bali, Nusa Lembongan é pequena em extensão e compõe a região conhecida como Nusas, três ilhas dentre as milhares da Indonésia: Nusa Lembongan, Nusa Ceningan (anexa a primeira) e Nusa Penida.

Para chegar em Nusa Lembongan  saindo de Bali é preciso pegar uma ferry (balsa para passageiros) na Baía de Sanur, que leva cerca de 45 minutos até a ilha.

As belezas naturais, praias e piscinas que contornam a ilha estão entre as principais atrações. No entanto, diferente das outras irmãs, Nusa Lembongan é pequena e a com mais estrutura para viajantes.

Vamos juntos ver o melhor de Nusa Lembongan e as dicas para você aproveitar ao máximo sua viagem? Confira tudo abaixo 😉

Roteiro: O Guia Completo de Nusa Lembongan, em Bali
Nosso hotel boutique, Batu Karanga, em frente a praia de Mushroom. Ótima dica para casais em lua de mel.
viva o mundo

Quando visitar Nusa Lembongan?

A melhor época para visitar Nusa Lembongan é entre os meses de Abril e Novembro, devido à temporada de seca.

De Dezembro à Março é a época de chuvas, e não recomendamos para não prejudicar os passeios. Mas principalmente, porque a região fica bem poluída nesse período.

Acontece que os lixos e resíduos de outras regiões da Indonésia produzidos durante o ano, acabam fluindo e acumulando entre as Nusas por causa da chuva e da corrente marítima. Infelizmente, a ilha fica bem poluída, com muito plástico e lixo no oceano. Muito triste.

viva o mundo

Como chegar em Nusa Lembongan

Como dissemos acima, você parte de Sanur, que fica a cerca de 20 minutos do aeroporto de Bali, e vai rumo às Nusas. Na balsa, peça para desembarcar na ilha que preferir.

Nusa Lembongan é super pequena, é possível dar uma volta na ilha em menos de uma hora em uma motinho. Além disso, a região é interligada à Nusa Ceningan pela famosa Yellow Bridge, ponto turístico obrigatório.

Aliás, os transportes costumam ser bem em conta, como quase tudo na Indonésia. Planeje esses mini roteiros com os locais para dicas de destinos, locomoções e estadias. Lá, por exemplo, descobrimos a Maruti Express onde fizemos nosso transporte.

Fomos bem recebidos e achamos a empresa bem organizada, com bom atendimento tanto via WhatsApp quanto E-mail. Anote essa dica:

Dados para contato da Maruti Express : Phone: +62 361 9381438 | E-mail: rsv@marutigroupfastboat.com

O serviço conta com translado do aeroporto ou de nosso hotel a Sanur, ida e volta de Ferry e depois translado para nos pegar no hotel nas Nusas e nos deixar no aeroporto ou hotel em Bali. O preço foi bem camarada, tudo custou 400.000 rúpias por pessoa (cerca de 35 dólares americanos por pessoa).

Os transportes costumam atrasar, mas procure chegar na hora. Nós pegamos a primeira ferry do dia, às 7h30 da manhã.

Como se locomover em Nusa Lembongan

A locomoção nas Nusas pode ser bem difícil. Como temos alguma experiência com scooters, alugamos uma moto por cerca de cinco dólares americanos por dia.

Você pode conseguir mais informações com os locais, às vezes as próprias hospedagens oferecem diversos tipos de transporte, inclusive excursão pelas praias, mas preferimos a moto para poder fazer nosso próprio roteiro, e foi sensacional.

Como se locomover em Nusa Lembongan
Nós sempre escolhemos nos locomover por motinho na Indonésia, mas é preciso ter experiência prévia
viva o mundo

Onde ficar em Nusa Lembongan

Batu Karang

Batu Karang foi o oásis que escolhemos para ficar em Nusa Lembongan. O hotel boutique cinco estrelas é ideal para casais que buscam comodidade, relaxamento e quartos sofisticados.

Além de todas as facilidades e excelência no serviço, Batu Karang é um resort boutique e contempla uma vista para o mar que espelha as silhuetas das montanhas ao horizonte. É uma super dica para casais em lua de mel.

Nusa Lembongan, Bali, Indonésia - O Que Fazer, Onde Ficar e Mais

Batu Karang
Nusa Lembongan, Bali, Indonésia - O Que Fazer, Onde Ficar e Mais
Batu Karang

Dinatah Lembongan Villas

A 400 metros de Mushroom Bay e perto da Jungutbatu Beach, praias famosas da região, o Dinatah Lembongan Villas é uma boa opção custo-benefício de hospedagem.

A acomodação tem piscina, quartos bem confortáveis e café-da-manhã. No Booking é um dos hotéis prediletos entre os viajantes com nota 9.2.

Faça a sua reserva no Dinatah Lembongan Villas clicando aqui

Dinatah Lembongan Viilas. Foto: Booking

Lembongan Cliff Villas

Que tal receber uma massagem balinesa relaxante enquanto aprecia a beleza e o som do mar? Lembongan Cliff Villas fica perto de pontos de surf, na Praia Selambung.

Um dos destaques da acomodação fica para a piscina com borda infitina e vista para o mar. Além disso, estadia oferece restaurante e bar para degustar drinks durante o banho de sol. Nada mal, não é mesmo?

Faça a sua reserva no Lembongan Cliff Villas clicando aqui

Lembongan Cliff Villas. Foto: Booking

Vila Puaji

O formato de vilas é muito comum na Indonésia. Então, se for viajar em família, que tal alugar um desses espaços e ter uma casa toda para curtir? A Vila Puaji fica perto da Praia Paradise e da Praia Jungutbatu, perfeitas para apreciar o pôr-do-sol e praticar esportes aquáticos.

A casa também oferece serviço de aluguel de bicicletas, uma vez que são um dos melhores transportes para conhecer a ilha e fazer passeios ao longo das praias. Assim, pode ser uma boa alternativa para quem procura hospedagens mais privativas.

Faça a sua reserva no Vila Puaji clicando aqui

Vila Puaji. Foto: Booking

Outras hospedagens em Nusa Lembongan

Ainda procurando onde se hospedar pela região? Confira o mapa abaixo e selecione opções de estadias em Nusa Lembongan:

Booking.com
viva o mundo

O que fazer em Nusa Lembongan

Há muito o que fazer em Nusa Lembongan e Ceningan. De praias com águas tranquilas para crianças à ótimos points de surfe para quem procura boas ondas. Manguezais, lagoas cristalinas e mergulho com budas precisam entrar no seu roteiro.

A ilha com melhor infra-estrutura das Nusas ainda oferece ótimos happy hours e até mesmo restaurante japonês de ótima qualidade! Vem com a gente descobrir o que fazer em Nusa Lembongan:

Surfe

São diversos pontos de ondas com formações perfeitas e para todos os níveis. Mushroom Beach é uma das mais famosas, mas para pegar as boas ondas é preciso contratar um barqueiro para te deixar no point. Por lá, no canto esquerdo da praia, fica o Playground, ótimo point para iniciantes.

Um excelente pico é o Mahana Point, em Nusa Ceningan. É preciso entrar através de um barzinho (e quem não surfar pode ficar assistindo) com uma boa Bitang (cerveja local).

Se quiser aprender a surfar, já reserve um curso de surfe em Nusa Lembongan 😉

Mahana Point, em Nusa Ceningan

Praias

Visitar Mushroom beach, Dream Beach, Sunset Beach, Jungut Batu e Secret beach são atrações bem legais também. De fato, qualquer praia é bem charmosa por lá, fácil de encontrar infraestrutura e paz.

Mergulho

Fazer uma saída de mergulho de snorkel ou cilindro vale bastante a pena pelas Nusas. Principalmente, se você for na temporada de seca. Existem passeios que levam a diversos pontos de mergulho entre as três ilhas, como o Buddha Point (foto).

Como falei no guia de Nusa Penida, nós fomos mergulhar com as Raias Mantas neste roteiro. Porém, na temporada de chuvas encontramos um mar de plástico junto a elas (é triste, leia a história completa aqui).

Você pode reservar o tour de snorkel pelas Nusas clicando aqui.

Nusa Lembongan, Bali, Indonésia - O Que Fazer, Onde Ficar e Mais
Mergulho Snorkel no Buddha Point.

Mangrove Forest

Um convite para imergir na natureza. A Mangrove Forest oferece um passeio de barco sem motor e uma volta pelos mangues por volta de vinte minutos natureza à dentro.

O passeio tranquilo ao som das águas pode ser feito de barco com um local, por cerca de 8 dólares americanos ou de caiaque para mais aventura.

Nusa Lembongan, Bali, Indonésia - O Que Fazer, Onde Ficar e Mais
Mangrove Forest

Dream Beach

Para quem procura passar um dia na praia, Dream Beach é uma maravilha! A praia dos sonhos tem o mar manso e boa infraestrutura para visitantes, com restaurantes bem estruturados.

Dream Beach, em Nusa Lembongan
Dream Beach, em Nusa Lembongan

Devil Tears

Ao lado de Dream Beach, o mar bate com força em uma falésia e forma uma fumaça grande de água. Apesar do nome soar um tanto perigoso, o local transborda beleza.

O bom é que você consegue ir a pé de um ponto turístico ao outro. Por isso, vale a parada para ouvir o som das ondas e apreciar a paisagem.

Yellow Bridge

A ponte que liga Nusa Lembongan a Nusa Ceningan é um ponto indispensável na viagem (até mesmo, porque você vai precisar passar por ela para passear entre as ilhas).

Yellow Bridge, que liga Nusa Lembongan a Nusa Ceningan

Blue Lagoon

Em Nusa Ceningan, não deixe de passar para conhecer a Blue Lagoon. Uma baia tranquila com cores tão turquesas que tornam-se um ponto turístico a parte. As ondas cor de nuvem batendo nas pedras são um espetáculo.

Blue Lagoon em Nusa Ceningan
Blue Lagoon em Nusa Ceningan

Daytrip para Nusa Penida

Se você tem poucos dias nas Nusas e decidiu basear sua hospedagem em Nusa Lembongan, não deixe de visitar Nusa Penida pelo menos em um dia.

Nós ficamos três dias conhecendo a ainda inexplorada e bucólica Nusa Penida. A ilha é um espetáculo e merece a visita pelo menos para conhecer Klingking Beach (foto).

Existem diversos passeios que saem de Nusa Lembongan e fazem uma daytrip para Nusa Penida.

Você pode também reservar um barco transfer e conhecer a ilha por conta própria.

Roteiro: O Guia Completo de Nusa Penida, em Bali
Roteiro: O Guia Completo de Nusa Penida, em Bali

Outros passeios nas Nusas

Onde comer e Happy Hours em Nusa Lembongan

Os melhores hotéis, restaurantes beach clubs e happy hours ficam em Nusa Lembongan, a ilha com melhor infraestrutura das Nusas. Inclusive, para quem gosta de sushi, lá tem um dos melhores japoneses que já provamos!

Beach Clubs

Curta o agito do Sandy Bay Beach Club, um bar beira mar que oferece muita coisa boa (tem até opção de estadia por lá).

Oishii Bar & Grill

Provamos e adoramos! Se você gosta de comida japonesa, experimente um dos melhores restaurantes. Confesso que ficamos receosos quando nos indicaram comida japonesa na Indonésia, mas vimos no TripAdvisor que é super bem avaliado e fomos.

A comida é excelente e o preço bem acessível. Fomos muito bem atendidos, e dá água na boca só de lembrar.

Oishii Bar & Grill

The Deck

Após um dia de muita aventura, praia e natureza, que tal um bar descolado para curtir o pôr-do-sol com drinks refrescantes e petiscos para animar o começo de noite em Nusa Lembongan?

O The Deck pertence ao Batu Karang e nós adoramos. Com uma pegada hippie chic, é excelente para quem busca sofisticação e bom atendimento de frente para o mar.

Ware Ware Rooftop Bar

Em frente à incrível baía de Mushrrom, esse rooftop é maravilhoso para um happy hour com muito agito, promoção de drinks e jantar sobre à luz do luar. Fantástico, não é mesmo?

Roteiro: O Guia Completo de Nusa Lembongan, em Bali
Ware Ware Rooftop Bar

E aí, o que achou desse post? Conte pra gente nos comentários. Essa é uma boa viagem para descansar e ficar em contato com a natureza. A ilha é pequena, mas repleta de belezas naturais.

Vale a pena dedicar dois a três dias para conhecer o melhor de Nusa Lembongan.

Aproveite para conhecer nosso post sobre Nusa Penida e embarque nessa aventura. Planeje-se com um guia completo de Bali Indonésia e boa viagem!

Continue lendo sobre a Indonésia

  • Roteiro de 3 dias em Nusa Penida, Indonésia
  • Tudo sobre Bali, Indonésia – O Guia para Viajantes
  • Onde ficar em Bali na Indonésia
  • Uluwatu Bali – Conheça o reduto de surfe da ilha dos Deuses
  • Ubud Bali – Arrozais, templos e muito yoga em um guia completo

Perguntas frequentes

Como ir de Uluwatu para Nusa Lembongan?

Uma alternativa possível é pegar um táxi de Uluwatu até Sanur, e de lá, pegar um barco ou balsa para chegar em Nusa Lembongan. Saiba mais sobre transportes e locomoção na ilha. Continue lendo…

Como ir de Bali para Nusa?

Para ir de Bali para Nusa, o transporte é feito por balsa de passageiros, conhecida com Ferry. Continue lendo…

O que fazer em Nusa Lembongan?

Nusa Lembongan oferece muitas atrações, além das praias e muito surf, a ilha também tem bastante estrutura para receber turistas. Continue lendo…

Quais são as melhores atrações em Nusa Lembongan?

Praias famosas, como Mushroom e Sunset, estão entre as principais atrações. Além disso, aproveite a natureza em pontos turísticos imperdíveis como a Dream Beach e Devil Tears, e ótimos restaurantes. Continue lendo…

Onde ficar em Nusa Lembongan?

Veja as hospedagens que o Blog Viva o Mundo separou para você. Conheça os encantos de estadias como Dinatah Lembongan Villas e
Lembongan Cliff Villas. Continue lendo…

0 Deixe seu comentário
0

You may also like

Deixe um comentário