Cachoeiras, trilhas e boa gastronomia em Gonçalves: confira todas as dicas sobre a cidade

Aquele clima típico do interior de Minas Gerais se faz presente em Gonçalves, que proporciona a perfeita visão de cidade pequena, com boa gastronomia e muito contato com a natureza.

Na divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, Gonçalves fica encravado na Serra da Mantiqueira, repleta de belas paisagens, trilhas incríveis, cachoeiras exuberantes e, também, lar de produtos orgânicos de dar água na boca.

A cidade com pouco mais de 4 mil habitantes é o lugar perfeito para quem busca descanso, romance e até mesmo aventura.

Abaixo, separamos as principais dicas para quem quer visitar Gonçalves, seja para uma curta viagem de final de semana ou para quem tem mais tempo. Confira.

Cachoeira Sete Quedas - Gonçalves
Foto: Prefeitura de Gonçalves

Como chegar em Gonçalves

Para quem sai de São Paulo, a viagem até Gonçalves é por volta de 3h15 minutos. Existem três caminhos que podem ser feitos: através da BR-116 (via Dutra), Ayrton Senna e BR-381.

Quando ir para Gonçalves

O clima da cidade faz com que a época ideal seja no inverno, entre junho e agosto. O friozinho da Serra da Mantiqueira junto ao charme de Gonçalves faz com que a visita seja ainda mais convidativa. A falta de chuva também ajuda ao percorrer as estradas de terra do município.

Porém é possível visitar Gonçalves em qualquer época do ano. Com o calor do verão, as águas geladas das cachoeiras podem parecer ainda mais convidativas.

viva o mundo

O que fazer em Gonçalves

Conhecer as diversas lojinhas de compras

Assim como uma boa cidade mineira, Gonçalves está recheada de lojas de doces, queijos, geleias e cachaças. Não é difícil de achar uma que agrade o seu gosto.

Senhora das Especiarias

A Senhora das Especiarias, por exemplo, é uma parada que não pode faltar na sua lista. Lá, você encontra as mais variadas opções de geleias, conservas, chutneys e temperos especiais.

É possível experimentar várias opções que se encontram por lá. Basta pegar um pedacinho de pão ou torrada e se deliciar. O difícil é escolher qual levar para casa.

Sr. Adão Artesanato

Para quem gosta de trabalhos feito a mão e peças esculpidas em madeira, esse é o lugar certo.

A casa é bem simples, com tijolo à vista. O local é repleto de esculturas de madeira de santos, carrancas e placas, feitas de forma autêntica. Os valores são bem acessíveis, principalmente para quem mora na capital.

Bar do Marcelo

Apesar do nome, o Bar do Marcelo não é um bar. E sim uma lojinha.

De parede a parede, é possível encontrar os mais diversos tipos e marcas de cachaças, ótimo para quem gosta da bebida ou quer presentear alguém.

Fazer um passeio 4×4 com a Mantiqueira Turismo

A Mantiqueira Turismo é uma agência especializada em turismo de aventura e ecoturismo composta por profissionais da área ambiental.

Eles oferecem diversos tipos de passeio pela Serra da Mantiqueira, inclusive os 4×4, com vários roteiros diferentes para todos os gostos, desde os mais simples até os que envolvem mais aventura, como os roteiros que chegam à Pedra do Baúzinho.

Além disso, há também a opção de trilhas guiadas para quem quer explorar a região a pé.

Mantiqueiratur
Foto: Mantiqueira Turismo

Visitar a Feira de Orgânicos de Gonçalves

Todos os sábados, a Feira de Orgânicos de Gonçalves ganha vida.

Ela tem lugar num galpão aberto com diversos produtores locais de verduras legumes, frutas, doces e geleias, queijos e até mesmo artesanatos.

Todos os produtos foram plantados na cidade e possuem um “selo de qualidade” municipal que garante a referência e manejo de cada produto.

É um ótimo lugar para encontrar aquela hortaliça fresca ou simplesmente passar para comer algum quitute no Café da Roça, dentro da Feira de Orgânicos mesmo.

Trilhas

Trilha é o que não falta em Gonçalves. A cidade é cercada pela Serra da Mantiqueira e pertinho de diversos pontos e acessos de trilhas, sejam elas dentro ou fora do munícipio.

Pedra do Cruzeiro

Uma trilha de dificuldade média, quem escolhe se aventurar por ela vai até 1.125 metros de altura passando por platações e campos abertos. Do alto, é possível ver o centro histórico de Gonçalves.

Durante a Semana Santa, os moradores da cidade fazem uma procissão que vai até a pedra. Saindo bem cedinho, alguns fiéis levam velas que iluminam a trilha até chegarem na capelinha que sinaliza o final do percurso.

Pedra do Cruzeiro - Gonçalves
Pedra do Cruzeiro
Foto: Prefeitura de Gonçalves

Pedra do Forno

Para quem gosta de trilhas um pouco mais puxadas e escaladas, a Pedra do Forno é a opção ideal.

São 2km de trilha com subida íngrema, mas sem dificuldades técnicas.

Um dos pontos mais altos da cidade (1970 metros de altitude), assim que se chega ao topo, é possível ver toda a região em 360º.

Pedra do Forno - Gonçalves
Pedra do Forno
Foto: Prefeitura de Gonçalves

Pedra do Baú

Apesar de estar localizada em São Bento do Sapucaí, visitar a Pedra do Baú enquanto estiver em Gonçalves também é uma ótima opção de passeio.

As duas cidades ficam a uma distância de 20 km, uma viagem que leva em torno de 30 minutos.

A Pedra do Baú é um complexo rochoso que atrai escaladores de todos os lugares e um dos mais famosos cartões postais do estado de São Paulo. Ao subir, é possível ter uma linda vista de todo o Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira.

Pousadas em São Bento do Sapucaí que recomendamos
Pedra do Baú – São Bento do Sapucaí

Conhecer as cachoeiras

Quem quiser se aventurar nas águas geladas das cachoeiras de Gonçalves, opção é o que não falta.

Na região, existem cerca de 30 cachoeiras e visitá-las pode ser um pouco complicado por estarem em propriedades privadas ou necessitar de um guia local para conhecê-las.

Confira abaixo algumas das melhores cachoeiras em Gonçalves.

Cachoeira Sete Quedas

Uma das mais próximas do centro de Gonçalves, a Cachoeira Sete Quedas recebe muitos visitantes.

É acessada através de uma trilha que parte do Quiosque Sete Quedas. A visitação custa em torno de R$ 5 por pessoa.

Nela é possível tomar banho no poço que se forma na principal queda, cercada de lajes de pedra.

Cachoeira Sete Quedas - Gonçalves
Foto: Prefeitura de Gonçalves

Cachoeira do Cruzeiro

Ao fim da trilha da Cachoeira Sete Quedas, é possível ainda visitar mais uma das quedas d’água em Gonçalves.

Considerada uma das mais bonitas, para chegar na Cachoeira do Cruzeiro é possível ladear um rio de águas cristalinas que também forma piscinas naturais. No fim, encontra-se a cachoeira, com a queda principal com 7 metros de altura formando um poço raso perfeito para quem quer dar um mergulho.

Foto: Prefeitura de Gonçalves

Cachoeira das Andorinhas

Um lugar perfeito para aproveitar a natureza e descansar sobre as pedras que formam a cachoeira.

A Cachoeira das Andorinhas forma uma piscina natural perfeita para banho e sua queda principal é o local de refúgio de muitas andorinhas que constroem seus ninhos nas pedras baixas.

Visitar o Sítio 3 Barras

Com uma imensa variedade de produtos, o Sítio 3 Barras é produtor de alimentos orgânicos. Você também pode encontrar os produtos de lá na feira que acontece todos os sábados, mas o passeio fica mais interessante por poder conhecer os campos de cultivo e a cozinha do local.

Lá é possível descobrir um pouco mais sobre como são feitos os plantios e colheitas dos produtos sem o uso de adubos químicos ou agrotóxicos.

viva o mundo

Onde comer em Gonçalves

Sabores da Mantiqueira

Avaliado com nota 5 no TripAdvisor, o Sabores da Mantiqueira é um ambiente aconchegante e com boa comida.

Com opções de sopas, sanduíches e pratos da cozinha brasileira como escondidinho, o Sabores da Mantiqueira também serve cerveja artesanal e comida vegana.

sabores da mantiqueira - gonçalves
Mix de Cogumelos
Foto: Sabores da Mantiqueira

Quintal da Bel

O Quintal da Bel é um restaurante instalado nos fundos de uma casa. A ideia é promover a sensação de “se sentir em casa” ao saborear as delícias disponíveis no cardápio.

Aberto para almoço e jantar, o restaurante serve diferente tipos de massas e comida brasileira e tem um ambiente com decoração rústica.

Quintal da Bel - Gonçalves
Foto: Quintal da Bel

Restaurante Sauá

O Restaurante Sauá oferece não só boa comida, mas também uma ótima vista.

Com o salão panorâmico cheio de janelas, é possível ter uma linda vista das montanhas da Serra da Mantiqueira enquanto aprecia uma refeição com bastante influência mineira.

Restaurante Sauá - Gonçalves

Quanto tempo ficar em Gonçalves?

Depende. Para quem quer aproveitar bem o que a cidade tem a oferecer, são necessários dois dias inteiros por lá. Alguns passeios, como trilhas, cachoeiras e até mesmo os passeios de 4×4 demandam tempo e podem cansar.

Para quem está só querendo um tempinho para fugir do agito das grandes cidades, um final de semana é o suficiente para recarregar as energias e curtir o que Gonçalves tem a oferecer nesse curto período.

Onde ficar em Gonçalves

Gonçalves é um destino não só de aventura, mas também romântico.

As pousadas da região são aconchegantes, afastadas do centro, com muito contato com a natureza e até com opções de hidromassagem.

São opções que agradam a todos os gostos e bolsos.

Pousada Serra Vista ($$$)

A Pousada Serra Vista fica a 5,5 km do centro de Gonçalves, cercada pela Serra da Mantiqueira com vista para as montanhas e muito verde.

Os chalés são rústicos, com lareira (perfeito para os dias frios) e vista para as colinas. Há também opções de chalés com banheira de hidromassagem e varanda.

>Confira o preço e disponibilidade da Pousada Serra Vista no Booking.com

Pousada Espelho Dagua ($$$)

A apenas 1km do centro de Gonçalves, a Pousada Espelho Dagua possui seus chalés com vista panorâmica para a Cachoeira Sete Quedas.

As acomodações também dispõe de hidromassagem, lareira e varanda para aproveitar a vista das montanhas.

>Confira o preço e disponibilidade da Pousada Espelho Dagua no Booking.com

Vila Flor Pousada ($$)

Uma pousada com muita área verde, redes, café da manhã continental e acomodações aconchegantes.

A Vila Flor Pousada tambem dispõe de churrasqueira, wi-fi e alguns chalés possuem banheira de hidromassagem.

>Confira o preço e disponibilidade da Vila Flor Pousada no Booking.com

Hospedaria Caminho da Roça ($)

Quartos espaçosos com varanda e vista para a montanha. A Hospedaria Caminho da Roça fica próxima à diversas atrações de Gonçalves, como cachoeiras e trilhas.

>Confira o preço e disponibilidade da Hospedaria Caminho da Roça no Booking.com

Garanta as ofertas do dia para Gonçalves no Booking.com

Booking.com

Perguntas frequentes sobre Gonçalves

Qual a melhor época para ir para Gonçalves?

Gonçalves pode ser visitado durante todo o ano. Mas existe uma melhor época que faz com que a cidade ganhe um charme a mais. Continue lendo.

Quais são os melhores passeios em Gonçalves?

A cidade é cercada pela Serra da Mantiqueira, o que garante diversos tipos de passeios de contato com a natureza, como trilhas, cachoeiras e passeios em 4×4. Continue lendo.

Quanto tempo ficar em Gonçalves?

Para aproveitar bem a cidade, o mínimo indicado são dois dias inteiros. Alguns passeios demandam tempo e são cansativos, por isso é bom ter um tempo a mais. Continue lendo.

Leia mais sobre a Serra da Mantiqueira

Fernanda Gonçalves

Jornalista, pós-graduada em Marketing pela Universidade de São Paulo, as viagens estiveram sempre presentes na vida de Fernanda. Apaixonada pelo prazer que cada novo destino proporciona, acredita que a descoberta de novas culturas e lugares para ir é de uma riqueza infinita. Atualmente, mora no interior de São Paulo, já visitou por volta de 10 países, mas a lista de destinos desejados não para de crescer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

4 respostas